ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Planilha de Controle Financeiro pizzaria: saiba como usar essas ferramentas

4 planilhas de controle financeiro pizzaria para ajudar você a administrar seu negócio 

Se você está buscando uma administração mais eficiente e melhores resultados para a sua pizzaria, é muito importante começar a fazer o controle financeiro. Essa atividade pode ser feita por meio de planilha de controle financeiro pizzaria. 

Realizar esse controle garantirá que você saiba exatamente quanto está ganhando e gastando, além de descobrir as melhores ações estratégias para o crescimento do negócio. Você saberá, também, exatamente qual o seu lucro e também os impostos a pagar. 

O primeiro passo para fazer a administração financeira na sua pizzaria é criar o hábito de anotar tudo o que entra e o que sai. Ou seja: registrar as vendas e também os gastos da pizzaria. 

Além disso, também é importante saber qual o custo das suas pizzas e outros itens, ou seja, entender quanto você gasta para preparar cada produto. Isso ajudará na precificação adequada dos produtos e criação de estratégias promocionais

A seguir você vai conhecer 4 planilhas de controle financeiro de pizzaria grátis. São elas:

Planilha de Fluxo de Caixa Mensal

Controla as entradas e saídas do seu caixa mensalmente. Importante para declaração de imposto de renda.

Planilha de Fluxo de Caixa Diário

Controla os ganhos e gastos da sua pizzaria diariamente. Importante para organizar datas de pagamentos e recebimentos. 

Planilha de Controle de Vendas

Controla as suas vendas diariamente, entendendo faturamento diário, produtos mais vendidos e principais formas de pagamento, possibilitando a criação de estratégias para melhoria de resultados. 

Planilha de Custo de Prato

Saiba qual o custo de cada um dos produtos oferecidos para precificar corretamente e criar promoções vantajosas para o negócio. 

Por que e como administrar financeiramente uma pizzaria?

É impossível falar em gestão estratégica de pizzarias sem falar do assunto financeiro. 

Afinal, uma empresa existe para dar lucro aos proprietários e não apenas para oferecer um produto ou serviço. 

Quando você administra bem a sua pizzaria, é possível saber com precisão quais os gastos do negócio e quais ações tomar para melhorar o desempenho. Além disso, você poderá definir objetivos financeiros e projetar crescimento. 

Dessa forma, você agirá baseado em dados e não em achismos ou percepções, que muitas vezes podem estar equivocadas. 

Cada controle financeiro da pizzaria tem a sua função na empresa. Falaremos sobre cada um a seguir. Confira a importância de cada uma das planilhas. 

Planilha de Controle Financeiro de pizzaria: fluxo de caixa mensal 

A Planilha de Fluxo da Caixa Mensal é uma das mais importantes para o seu negócio. A principal função dela é registrar as entradas e saídas, ou seja, os gastos e os ganhos, que aconteceram no mês. 

Esse controle é fundamental e praticamente uma exigência para todas as empresas, uma vez que é por meio dele que é possível apurar os impostos a pagar. Ou seja: é uma tarefa não apenas financeira, mas também contábil. 

A planilha de controle financeiro de fluxo de caixa conta com duas sessões:

  • Entradas: tudo aquilo que entrou de dinheiro no seu caixa, seja por venda, seja por investimento de sócios, por exemplo. 
  • Saídas: tudo o que foi gasto durante o período, tais como folha de pagamento, aluguel, água, luz, compras, manutenção etc. 

Calculando as entradas e as saídas, é possível chegar a um dado muito importante: o lucro. O lucro líquido é o resultado final entre aquilo que se ganhou e o que se gastou. 

Outra função da planilha de fluxo de caixa mensal é conhecer os meses com maiores faturamentos. 

Assim, a gestão da pizzaria pode se preparar para enfrentar os períodos menos movimentados e manter a saúde financeira da pizzaria. 

Por fim, vale mencionar que o controle de fluxo de caixa mensal deve constar realmente todos os gastos referentes ao negócio. 

Nada de juntar gastos pessoais com os profissionais, e nem de ocultar determinadas saídas para não impactar no lucro final. 

Lembre-se sempre que: quanto mais transparente e honesto os gestores forem, melhor será a qualidade do controle financeiro e mais crescimento pode ser alcançado pela empresa. 

Clique no banner abaixo para fazer o download da Planilha de Fluxo de Caixa Mensal que a Saipos preparou para você:

BAIXE A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA MENSAL
BAIXE A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA MENSAL
Organize suas informações financeiras do seu restaurante de maneira simples e tenha controle do seu negócio.
BAIXAR AGORA

Planilha de Fluxo de Caixa Diário

Mais uma planilha de controle financeiro de pizzaria muito importante é a de Fluxo de Caixa Diário. Ela é praticamente igual a mensal, que falamos no tópico anterior, mas aqui você acompanha dia após dia. 

Mas, por que fazer esse controle diário? Existem dois motivos principais: primeiro porque esses dados servirão para alimentar o fluxo de caixa mensal, ou seja, você acompanhará todos os dias, e terá as informações para colocar no controle do mês. 

Segundo porque permite um controle financeiro muito mais eficiente e detalhado. 

Ao acompanhar diariamente as entradas e as saídas, o gestor da pizzaria saberá informações como os dias com maiores faturamentos e as datas de determinados pagamentos, como as contas fixas e acerto com fornecedores. 

Dessa forma, é possível se organizar para realizar tais pagamentos com tranquilidade. E, sabendo os dias com maior faturamento, toma-se decisões sobre quais ações tomar para melhorar os outros dias. 

Assim, o controle de fluxo de caixa diário fornece uma série de dados que o controle mensal não dá conta. Por isso, é importante manter esses dois registros. 

Conheça agora e faça o download gratuito da Planilha de Fluxo de Caixa diário da Saipos. É só clicar no banner abaixo.

BAIXE A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA DIÁRIO
BAIXE A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA DIÁRIO
Organize suas informações financeiras do seu restaurante de maneira simples e tenha controle do seu negócio.
BAIXAR AGORA

Planilha de Controle de Vendas

A Planilha de Controle de Vendas possibilita muitas informações estratégicas para pizzarias. Por meio dela é possível saber:

  • Produtos mais vendidos;
  • Formas de pagamento mais utilizadas;
  • Ticket médio;
  • Quantidade de vendas realizadas em cada ponto de venda (presencial, delivery e balcão). 

Ao saber quais os produtos mais vendidos e as principais formas de pagamento, você entenderá o comportamento do seu público e poderá tomar decisões estratégicas relacionadas a isso. 

Já o ticket médio é o valor médio que cada cliente costuma gastar em sua pizzaria. Ticket médio mais altos tendem a ser mais vantajosos para a empresa.

Assim, é possível utilizar este indicador para tomar decisões que visem aumentar o gasto de cada cliente.

Por exemplo, para aumentar o ticket médio você pode oferecer sobremesas, combos de pizzas, drinks, promoções em que o cliente ganha desconto em quantidade, entre outras ações.

Outra utilização prática dessa planilha é, por exemplo, observar a quantidade de pizzas vendidas por delivery.

Dependendo da quantidade, talvez seja interessante reestruturar este setor ou fazer um plano de negócio para pizzaria delivery, em um modelo de filial ou franquia. Já imaginou crescer dessa forma? 

A planilha de fluxo de vendas é especialmente importante também para poder alimentar as outras ferramentas de fluxo de caixa

Faça o download da Planilha de Controle de Vendas e comece agora mesmo a organizar o seu estabelecimento. Clique no banner para fazer o download gratuito.

BAIXE PLANILHA DE CONTROLE DE VENDAS
BAIXE PLANILHA DE CONTROLE DE VENDAS
Tenha total controle das vendas em seu restaurante com a planilha gratuita da Saipos.
BAIXAR AGORA

Planilha de Custo de Prato

A planilha de custo de prato é essencial para você que está buscando precificar adequadamente os seus produtos. É especialmente importante acompanhar esse dado de perto em tempos de inflação alta. 

Nessa planilha você vai calcular quanto de matéria-prima está gastando para fazer cada uma de suas pizzas, e vai considerar também outros custos, como o armazenamento e equipe. 

Com a informação do custo de prato você saberá quanto deve cobrar por cada produto vendido. 

Mas, além disso, os gestores do negócio também podem definir promoções de maneira mais vantajosa para a empresa.

Por exemplo: digamos que você descubra o preço de custo de uma pizza de calabresa e resolva fazer uma promoção para atrair clientes em determinado dia da semana.

O preço da pizza promocional poderá ser estipulado levando em consideração o custo e diminuindo um pouco o lucro. 

Para utilizar essa ferramenta, clique no banner abaixo e faça o download gratuitamente.

Como melhorar o controle financeiro da pizzaria? 

Utilizar planilha de controle financeiro de pizzaria vai ajudar você a administrar melhor o seu negócio. No entanto, pode ser um pouco trabalhoso completar tantas planilhas, não é mesmo?

Uma boa forma de melhorar o controle financeiro da sua pizzaria é adotar o uso de um sistema, ou seja, um software para computador. Com um bom programa, é possível otimizar e automatizar uma série de tarefas. 

Por exemplo, utilizando um sistema para pizzaria como o da Saipos, você vai anotar no sistema os pedidos feitos, e eles serão enviados para a cozinha automaticamente. 

Depois, quando o cliente pagar a conta, tudo já ficará registrado no controle de vendas diários. 

Então, esses dados também serão adicionados no controle de fluxo de caixa do dia e também no mensal. 

E quando você fizer pagamentos para fornecedores, por exemplo, esses registros ficarão com data e hora, além de serem adicionados no fluxo de caixa mensal

Quer ainda mais vantagens? O próprio sistema também emite relatórios, calcula ticket médio e também conta com uma área de controle de estoque. 

A tecnologia é uma grande aliada para o sucesso do seu negócio, pois ela não oferece apenas uma ferramentas, mas também diminui erros, automatiza processos e agiliza todo o seu trabalho

Por isso, é ainda mais interessante do que utilizar planilha de controle financeiro de pizzaria. Quer conhecer mais ainda sobre o Sistema Saipos para pizzaria? Clique no banner abaixo e conheça todas as vantagens.

O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
O MELHOR SISTEMA PARA PIZZARIA
A sua pizzaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Liandra Cordeiro - Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.
Escrito porLiandra Cordeiro

Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.

Sistema para Pizzaria