Tipos de churrasco: quais são as opções mais lucrativas?

Tipos de churrasco: saiba como escolher a melhor opção para o seu negócio

Existem diversos tipos de churrasco com os quais você pode trabalhar, afinal esse é um negócio muito difundido e comercializado em todo o planeta. 

Cada cultura, busca maneiras de adaptar o churrasco a sua culinária local, o que acaba resultando em diferentes modos de fazer e consumir as carnes. 

Portanto, antes de começar a trabalhar com churrasco, é importante que você conheça todas essas variações e saiba escolher, dentre elas, aquela que faz mais sentido para o seu negócio. 

Para isso, será necessário levar em consideração fatores como o modo de preparo, estrutura necessária, concorrência, localização, entre outros.

Nesse texto você vai ver:

  1. Diferentes tipos de churrasco por região no Brasil;
  2. Diferentes tipos de churrasco ao redor do mundo;
  3. Diferentes maneiras de comercializar o churrasco;
  4. Qual o melhor tipo de churrasco para o seu negócio;
  5. Melhores utensílios, temperos e acompanhamentos para churrasco;
  6. Como se diferenciar da concorrência;
  7. Como um Sistema para churrascaria pode impulsionar suas vendas.

Mas antes de começar a leitura, temos uma dica que vai facilitar toda a gestão do seu negócio. É a nossa planilha de controle de estoque

Com ela, você consegue ter um controle maior de todos os ingredientes que entram e saem da sua churrascaria, facilitando o processo de reposição e evitando que a sua cozinha fique sem insumos para a preparação dos pratos. Além de outras funcionalidades.

E sabe qual o melhor? Estamos disponibilizando esse material de forma 100% gratuita. Para ter acesso é só apertar no banner abaixo e fazer o download. 

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

1. Diferentes tipos de churrasco por região no Brasil 

Podemos dizer que o churrasco, para o brasileiro, se tornou muito mais do que um simples ato de assar carnes. Afinal, de norte a sul do país, esse é um momento onde as pessoas reúnem a família e os amigos para comer e celebrar. 

Dessa forma, é possível afirmar que o churrasco é algo que faz parte da cultura brasileira, sendo que cada região possui sua própria maneira de preparar os alimentos, escolher os acompanhamentos e os cortes de carne. 

Para que você fique por dentro das peculiaridades de cada uma das regiões e consiga aplicá-las no seu negócio, confira a tabela a seguir: 

Diferentes tipos de churrasco por região no Brasil

 

Sul

Sudeste

Centro-oeste

Norte

Nordeste

Acompanhamentos mais utilizados

- Maionese de batata e cenouras

- Arroz branco

- Vinagrete

- Cebola na brasa

- Maionese temperada

- Farofa com bacon

- Mandioca 

- Legumes grelhados

- Farofa

- Vinagrete

- Vinagrete

- Feijão tropeiro

- Mandioca

- Abacaxi assado

- Mandioca

- Feijão de corda com vinagrete

- Pirão de queijo

Tipos de carne mais utilizados

- Costela

- Linguiça toscana

- Picanha

- Cortes suínos e de frango

- Picanha

- Alcatra

- Pão de alho

- Cortes suínos e de frango

- Picanha

- Alcatra

- Maminha

- Cortes suínos e de frango

- Picanha

- Alcatra

- Cortes suínos e de frango

- Carne de sol*

- Cortes bovinos e suínos e de frango

Saipos explica: A carne de sol é um tipo de carne típica da região nordeste, que é salgada e colocada em um local coberto e bem ventilado para ser conservada. 

2. Diferentes tipos de churrasco ao redor do mundo

Assim como acontece no Brasil, ao redor do mundo também podemos encontrar diferentes tipos de churrasco, com relação à acompanhamentos, cortes utilizados e modo de preparo. 

Abaixo, montamos uma lista para você conhecer como o churrasco é comercializado em alguns países. Confira:

Japão

Como o churrasco é chamado: Yakiniku ou Yakitori

Modo de preparo: O Yakiniku, que significa assado de carne bovina, é preparado em chapas quentes ou grelhas.  Geralmente, as carnes e vegetais utilizados só são temperados após serem assados.

Já o Yakitori (termo utilizado para comidas servidas em espeto), se assemelha ao que conhecemos como espetinhos de churrasco e é muito comercializado durante festivais tradicionais da cultura japonesa. 

Proteínas utilizadas: carnes bovinas e diversas partes de aves, como o pescoço, fígado, moela e a pele.

Estados Unidos

Como o churrasco é chamado: Barbecue

Modo de preparo: Geralmente os americanos optam por assar as carnes em uma grelha e realizam o cozimento de uma forma mais lenta, para que a carne fique mais macia e derreta na boca. 

Proteínas utilizadas: Há uma preferência por cortes um pouco mais duros, como costelas, sobrepaleta (também conhecida como copa-lombo e ribeye) e peito. Além disso, nos EUA, hambúrgueres, salsichas, e linguiça-alemã, também são muito comuns nos churrascos. 

Índia

Como o churrasco é chamado: Tandoor 

Modo de preparo: As carnes são assadas em um forno, geralmente feitos de argila, que possuem um formato cilíndrico e a parte superior aberta para permitir ventilação. Esses fornos também recebem o nome de tandoor.

O corte mais tradicional é o frango, que temperado com especiarias típicas da região e servido com naan (pão indiano com receita à base de trigo) e pedaços de abacaxi. 

Proteínas utilizadas: A vaca é um animal sagrado para a cultura indiana, portanto, nesse país não se consome a carne bovina. Dessa forma, nessa cultura, prioriza-se os cortes de frango e o churrasco vegetariano.

Oriente Médio

Como o churrasco é chamado: Shawarma, Kebab, churrasco turco ou churrasco grego;

Modo de preparo: As carnes são empilhadas e assadas em um grande espeto giratório vertical. Após esse processo, os pedaços são fatiados e servidos como se fossem um bife: fino e comprido. 

Proteínas utilizadas: Carne de cordeiro, carne de carneiro , carne de cabra (caprina) ou frango; 

Argentina

Como o churrasco é chamado: “Asado”

Modo de preparo: Os argentinos costumam assar as carnes em uma parrilla, que utiliza uma grelha inclinada a cerca de 45º. Dessa forma, a brasa é formada ao lado e não abaixo da grelha. Além disso, os “hermanos” geralmente utilizam  a lenha no lugar do carvão.

Uma outra peculiaridade do churrasco nessa cultura é a forma como eles temperam as carnes. Ao invés do sal grosso, é utilizado o sal de parrilla, que se espalha pela carne de maneira mais uniforme e gradual. 

Proteínas utilizadas: Colita de cuadril (maminha), vacío (fraldinha), asado de tira (costela), bife de chorizo, bife ancho e ojo de bife (filé de costela);

3. Diferentes maneiras de comercializar o churrasco

Assim como cada cultura possui sua própria maneira de preparar as carnes, existem diferentes maneiras de se comercializar o churrasco. Para te ajudar, montamos uma tabela com as principais. Confira:

Diferentes maneiras de comercializar o churrasco

Tipo de comércio

Características

Churrasco gourmet

Trabalha com cortes mais nobres e conta com um cardápio mais sofisticado.

Churrasco grego

Trabalha com cortes mais macios, que são empilhados em um espeto vertical e servidos com um pão árabe com legumes e outros acompanhamentos

Churrascaria container

Como o próprio nome já diz, é uma churrascaria que possui uma estrutura diferenciada das demais. E que pode optar pela venda de alimentos mais rápidos, como espetinhos ou funcionar como uma churrascaria tradicional.

Espetinho bar

O principal objetivo desse tipo de comércio é combinar a venda de churrasco e bebida, como cerveja, sucos e refrigerantes.

Churrasco marmitex

Um modelo de negócio rápido, prático e que pode ser trabalhado via delivery. 

Steakhouse

Um tipo de churrascaria que busca inspirações gastronômicas dentro de cardápios norte-americanos.

Churrasco para entrega

Churrascaria que opera no modelo delivery, seja com a entrega de espetinhos ou pratos com carne de churrasco. 

Churrasco vegano

Churrascaria que oferece opções de carne e pratos veganos e vegetarianos, para clientes com restrições alimentares. 

Espetinho congelado para venda

Modelo de negócio que pode funcionar de forma presencial ou delivery, com foco na venda ou revenda de espetinhos congelados. 

Restaurante de espetinhos

Uma churrascaria ou restaurante de espetinhos, trabalha com uma grande variedade de carnes ou demais alimentos como, queijo coalho e pão de alho, servido em espetos. 

4. Qual o melhor tipo de churrasco para o seu negócio?

Agora que você conhece as diferentes maneiras de fazer e comercializar o churrasco no Brasil e ao redor do mundo, chegou o momento de entender como definir qual o melhor para o seu negócio.

Para isso, será necessário fazer uma pesquisa detalhada do mercado, a fim de observar as práticas adotadas pela concorrência. Além de estudar a fundo o seu público-alvo, para entender quais são e como suprir as necessidades dessas pessoas. 

Com os resultados obtidos, você conseguirá colocar na ponta do lápis os prós e contras de cada modelo de churrascaria e definir, baseado nesses pontos, aquela que melhor se encaixa nos moldes do negócio que você pretende montar. 

Tão importante quanto definir o melhor tipo de churrasco para o seu negócio é saber como calcular o cardápio de churrasco. Afinal, é preciso cobrar um preço justo, que atraia os clientes mas ao mesmo tempo te permita obter uma boa margem de lucro. 

Para te ajudar nesse processo, a Saipos criou a “planilha de custo de prato”. Com ela, você consegue saber o preço médio dos seus pratos e ainda aprende a organizar toda a parte financeira da sua churrascaria. 

E o melhor, tudo de forma 100% gratuita. Para acessar é só apertar no banner abaixo e fazer o download do material. 

5. Melhores utensílios, temperos e acompanhamentos para churrasco

Assim como existem diversos tipos de churrasco ao redor do mundo, é possível encontrar diferentes modelos de grelhas, facas, espetos e também diferentes tipos de temperos e acompanhamentos, como o sal, maionese e farofa.

Abaixo, você encontrará algumas listas e tabelas com informações que vão te ajudar a escolher os melhores utensílios, temperos e acompanhamentos para a sua churrascaria. Confira: 

Tipos de grelha para churrasco

Confira na tabela abaixo os diferentes tipos de grelha para churrasco:

Tipo de grelha

Características

Grelha tradicional

Modelo mais comum e que já vem inclusa em diversas churrasqueiras. Ideal para grelhar todo tipo de carne e espeto

Grelha moeda

Possui uma estrutura cheia de furos, em um formato que lembra as moedas. É ideal para o preparo de peças maiores ou inteiras. 

Grelha parrilla

Possui dois roletes que facilitam a controlar o posicionamento da carne. Essa grelha é muito utilizada em churrascos argentinos e uruguaios.

Grelha para legumes

Modelo adaptado para assar legumes e extremamente indicado para churrascarias veganas. 

Grelha tipo cesto

Possui um formato arredondado, que se assemelha a um cesto e é ideal para assar legumes e coração de frango. 

Tipos de carnes nobres para churrasco

As carnes nobres são ótimas opções para utilizar na sua churrascaria gourmet. Confira abaixo as principais: 

  • Picanha
  • Bife ancho
  • Bife de chorizo
  • T-bone;
  • Maminha.

Tipos de espeto para churrasco

Confira a seguir os tipos de espetos mais utilizados no churrasco e os tipos de corte para que são recomendados: 

Tipo de espeto

Características

Espeto duplo ou triplo

Espeto com “2 ou e 3 pontas” recomendado para peças de carnes maiores, como costela e frango

Espeto fino

Recomendado para espetar linguiça e cortes menores, como coração de frango. 

Espeto largo

Também recomendado para espetar peças maiores, como carnes bovinas, por exemplo

 

Tipos de farofa para churrasco

A farofa é um acompanhamento que combina muito bem com o churrasco. No box a seguir, confira algumas opções que você pode oferecer na sua churrascaria. 

  • Farofa com bacon
  • Farofa de calabresa
  • Farofa de milho
  • Farofa de soja crocante (pode ser usada como opção vegetariana)

Tipos de maionese para churrasco

A maionese também é um acompanhamento muito utilizado nos churrascos. Confira algumas opções que podem ser inseridas no seu cardápio:

  • Maionese de legumes;
  • Salada de maionese;
  • Maionese de batata

Tipos de sal para churrasco

Existem diversos tipos de sal para temperar as suas carnes. Confira os mais utilizados para churrasco: 

  • Sal grosso
  • Sal de parrilla
  • Sal rosa do himalaia
  • Sal negro
  • Flor de sal
  • Sal defumado
  • Sal marinho

Tipos de faca para churrasco

Existem diversos tipos de faca que você pode utilizar na sua churrascaria, sendo que cada uma possui uma função específica e é recomendada para determinado tipo de corte. Confira: 

Tipo de faca

Característica

Faca do chef

Recomendada para cortar peças maiores, como carnes bovinas e suínas, em geral 

Faca desossa

Como o nome já diz, esse tipo de faca é recomendada para desossar peças que possuam pedaços de osso. Como o pernil ou paleta de cordeiro. 

Faca trinchante

Indicada para o corte de fibras de carnes mais grossas e espessas. 

Faca cutelo

Ideal para cortar carnes muito duras ou com ossos, como frango e costela

Faca de serra

Pode ser utilizada para fatiar linguiça ou cortes que possuam uma casca mais dura

6. Como se diferenciar da concorrência?

Independente do tipo de churrasco com o qual você decidir trabalhar, é preciso encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência. Afinal, você não está concorrendo apenas com outras churrascarias, mas também com os mais diversos negócios do ramo alimentício. 

Portanto, é preciso estudar a fundo o mercado, os clientes, e buscar sempre estar por dentro das novas tendências. Como, por exemplo:

  • Trabalhar com produtos veganos;
  • Optar por embalagens e sistema de delivery sustentável;
  • Adaptar seus produtos ou criar opções que se encaixem na culinária local.

Além disso, é importante que você sempre procure oferecer diferentes tipos de corte para churrasco e aposte em estratégias como, criação de cartão fidelidade ou cupons de desconto, para fidelizar os clientes.

Molhos caseiros e receitas ou acompanhamentos exclusivos também são ótimas opções para agradar o paladar dos clientes e se destacar no mercado. 

7. Como um Sistema para churrascaria pode impulsionar suas vendas?

Como você acabou de ver no tópico anterior, o mercado de churrasco é extremamente competitivo. Portanto, para que o seu estabelecimento sobreviva e continue dando lucro, é essencial realizar uma boa gestão. 

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. E é por isso que você precisa investir no Sistema para Churrascaria da Saipos

O nosso software foi criado para deixar toda a gestão do seu negócio mais simples, ágil e inteligente, além de integrar a sua churrascaria ao maior número de de aplicativos delivery do mercado.

Confira outros benefícios que o nosso sistema oferece para o seu estabelecimento:

  • Integração com o maior número de aplicativos delivery do mercado, como iFood, Bigou, entre outros.
  • Acesso a um PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base, para que você possa conhecer aquelas pessoas mais fidelizadas com o seu negócio e monte ações de marketing para vender mais;
  • Acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio.
  • Comanda eletrônica para tirar pedidos em smartphones ou tablets e enviá-los diretamente para a cozinha, qualificando o atendimento de mesa;
  • Controle e análise da performance individual do seu garçom ou da equipe inteira;
  • E muito mais!

Para ter acesso a uma demonstração gratuita dessas e de todas as nossas funcionalidades, aperte no banner abaixo e converse com um de nossos consultores. 

UM SISTEMA COMPLETO PARA CHURRASCARIA!
UM SISTEMA COMPLETO PARA CHURRASCARIA!
Automatize a gestão da sua Churrascaria com a Saipos e tenha todos os benefícios do melhor software para o mercado food service.
QUERO CONHECER
Alexandre Leite - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porAlexandre Leite

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

O melhor Sistema para Churrascaria