Como fazer um plano de marketing para restaurantes?

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Como fazer um plano de marketing para restaurantes?

Antes de você saber sobre os 6 segredos de um plano de marketing para restaurantes, é necessário ter noção de, antes de mais nada, entender as características do seu negócio e o seu público alvo.

Assim, você pode definir o que fazer e onde quer chegar. Dessa forma, fica mais fácil pensar em uma estratégia eficiente e relevante.

Além disso, também é fundamental manter um acompanhamento consistente sobre o seu plano de marketing para restaurante.

Realmente, construir um processo sólido e assertivo nesse sentido demanda tempo e atenção, e foi pensando nisso que a SAIPOS preparou este artigo.

A partir de agora, você verá como estruturar cada passo do seu plano de marketing, para que ele traga resultados efetivos. Preparado? Então continue lendo!

[Melhore suas vendas com o meterial de 5 Dicas para Divulgar seu Restaurante!]

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing para restaurante é o planejamento de um conjunto de ações que serão realizadas para atingir os objetivos do negócio nesta área, com o foco no aumento de receita e de melhora do fluxo de caixa.

Geralmente, são detalhados os objetivos que o empresário deseja e a partir disso, todas as estratégias são montadas. 

Seria algo similar como um GPS que guia para as melhores rotas em busca de resultados do seu restaurante. 

Fazer ações de marketing sem planejamento é como jogar dinheiro no lixo, afinal, não se sabe se as estratégias adotadas estão sendo eficientes e o seu resultado real em números.

Parte do plano de marketing é definir métricas que avaliam o desempenho de cada uma das ações executadas, dessa forma, é possível compreender se o resultado buscado está sendo alcançado ou se é necessário mudar a estratégia.

6 segredos de um plano de marketing para restaurante infalível!

Toda a estratégia traçada precisa seguir algumas diretrizes para ter resultado. O primeiro ponto a se pensar é no objetivo.

Você quer fazer uma ação de marketing para vender mais ou para atrair clientes para a sua nova loja? Coloque uma meta antes de sair para o ataque. 

Também é interessante olhar para o momento atual, tanto de mercado quanto do restaurante. Nada vai adiantar se a administração do local estiver uma bagunça. 

Para não errar em nada, confira abaixo 6 segredos de um plano de negócio para restaurante infalível! 

1. Estabeleça um diagnóstico do seu momento atual

O primeiro passo é sempre “colocar a casa em ordem”. Por isso, é importante identificar qual é o atual momento que a empresa passa, respondendo algumas perguntas:

  • Há possibilidades de investir financeiramente em marketing? 
  • Como estão às vendas?
  • O restaurante vende mais de forma presencial ou online?
  • Quais são os pratos que mais são vendidos?
  • Quantos acessos diários o site recebe?
  • Como está a comunicação pelas redes sociais?
  • Quem é o público alvo?
  • Qual o diferencial do restaurante?

Após reunir estes dados, é imprescindível levar em conta a análise SWOT do seu estabelecimento, lá estarão detalhadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que estão ligadas ao restaurante.

Caso o restaurante utilize o conceito de engenharia de cardápios, também é importante observar como é a venda e direcionar o foco para o que é mais pedido pela clientela.

Seu negócio sempre necessitar de acompanhamento das vendas, não tem como espacar disso.

Para não deixar nada escapar, use a Planilha de Controle de Vendas da Saipos. Aperte no banner abaixo e faça o download!

2. Estude o mercado e a concorrência

Estipule restaurantes benchmarking para sua empresa, afinal, você precisa mirar alto para ser o melhor.

Também verifique como está a situação dos seus concorrentes nas redes sociais, nos sites e nos meios de comunicação. 

  • Eles têm blogs?
  • Fazem postagens todos os dias?
  • O layout do site é bonito?
  • Como é a interação dos os clientes nas redes sociais?
  • Eles utilizam muita mídia paga?

Se você e seus concorrentes têm um tipo de público parecido, provavelmente estratégias similares farão a diferença.

3. Defina um orçamento para o marketing

Chega de falar que publicidade e marketing são caros demais, que não dão resultados. Estipule um orçamento fixo para investir na divulgação do seu restaurante, o mais rápido possível. 

Não se preocupe em distribuí-lo no momento, apenas em estabelecer um valor global para gastar. Na hora de distribuir as tarefas, você pode definir o orçamento de cada uma.

4. Tenha objetivos e prazos para cumprir

Após analisar seu próprio restaurante, o mercado a concorrência e definir o quanto poderá gastar, é hora de estabelecer objetivos fixos com datas limites para ser cumprido. 

O que você vai fazer? Vai colocar a mão na massa e contar com a ajuda de profissionais capacitadas para te ajudar. 

Uma dica para definir as ações é realizar um brainstorm com a equipe, apontando diferentes ideias que podem ser usadas para atingir as metas estipuladas.

Também é importante estabelecer objetivos globais e específicos, todos baseado na visão e missão da empresa.

5. Elenque tarefas para cada objetivo

Se seu objetivo é posicionar sua marca como referência no setor gastronômico da sua cidade, a dica é investir em marketing de conteúdo, por exemplo.

Já se você quer estar “na cabeça das pessoas”, é legal aderir às estratégias de marketing de guerrilha, espalhando sua logotipo e serviços em todos os lugares com promoções, planos de fidelidade e etc. 

Organize suas tarefas de acordo com cada função, assim, você terá uma eficiência maior em menos. 

É importante separar um orçamento e um prazo para cada meta e objetivo. Caso você tenha pessoas capacitadas na sua equipe, compartilhe o trabalho delegando atividades a cada um. 

6. Atente-se aos feedbacks

Um bom plano de marketing para restaurantes não é nada sem um feedback, já que é a partir dele que você vai conseguir realizar uma análise de tudo!

Mas por onde começar? Do começo! Recapitule tudo o que foi feito e de que forma foi aplicado. Ou então se faça as seguintes perguntas: 

  • O que deu certo? 
  • O que não deu certo? 
  • Quais foram as melhores plataformas?
  • Melhores dias? 
  • Qual o melhor público?
  • Quanto foi gasto?

Faça estas perguntas a si mesmo e a sua equipe e entenda como foi o rendimento do planejamento de marketing

Todas as informações são valiosas para que possa ser otimizado tempo e recursos nas próximas vezes. 

E lembre-se de manter um bom atendimento, independente das situações, já que isso que fará o seu feedback render cada vez mais.

Mas não fique nas mesma técnicas. Renove e melhore o seu negócio com as 11 Dicas para Atendimento de Restaurante que aSaipos separou. Aperte no banner abaixo e baixe o material!

Quais os benefícios do plano de marketing para restaurante?

Criar um bom plano de marketing para restaurante vai fazer o seu negócio crescer muito mais rápido.

Na verdade, quanto mais organização você tiver, melhor para o crescimento e lucro de qualquer empreendimento. 

Se esses dois fatores não são o suficiente para você, confira abaixo outros benefícios que o marketing para restaurante pode proporcionar: 

  • Conhecimento de todos os detalhes do negócio, servindo como base para todo tipo de tomada de decisões com os elementos que interagem com o restaurante.
  • Permite ter, finalmente, um roteiro com ações concretas para alcançar objetivos ao longo do tempo.
  • Estabelece um controle financeiro maior, pois detalha quais são as áreas que precisam de mais investimento e quais as que estão dando mais resultados.
  • Com ações bem pensadas e direcionadas para os objetivos corretos, o restaurante evita estratégias que comprometem sua marca ou confundem o cliente.
  • Aumenta a satisfação dos clientes já que consegue oferecer aquilo que prometeu. Em algumas campanhas de fidelização, também faz com que as pessoas sintam-se mais pertencentes ao local.
  • Com uma publicidade bem feita, seja on ou off-line, as vendas do restaurante tendem a subir, já que há uma conversão maior de clientes. 

Plano de marketing é a mesma coisa que um planejamento estratégico?

Esta é uma pergunta muito frequente que é feita pela maioria dos donos de restaurantes. Por mais que os dois planos sejam parecidos, a resposta é: não.

Planejamento estratégico faz parte de um domínio muito mais amplo, contemplando áreas comerciais e administrativas, servindo como um guia para a gestão de toda empresa. 

Os planos de marketing estão dentro dos eixo estratégico, no entanto, segmentados como um braço de divulgação dos serviços. 

Tenha em mente essa diferença para aplicar suas estratégias, e, acima de tudo, organize seu restaurante, caso contrário nenhuma ação terá efeito. 

Para isso, conte com a Saipos, o software de gestão para restaurante capaz de otimizar todas as principais tarefas do seu negócio. 

Clique no banner abaixo e conheça um pouco desse sistema simples, ágil e inteligente!