Se você é dono de restaurante e não sabe como descobrir o NCM de um produto, a boa notícia é que encontrar essa informação não é tão difícil quanto parece e pode ser feita diretamente no site da Sefaz.
Por isso, nós, da SAIPOS preparamos este artigo para lhe ensinar todas as possíveis formas de buscar o código NCM dos seus produtos e a consulta ncm como fazer.
Está preparado? Então vamos começar!
O que é NCM e para que ele serve?
Antes de explicarmos como descobrir o NCM de um produto, é preciso que você entenda claramente o NCM o que é e como deve utilizar.
O NCM passou a ser utilizado em 1995, tendo como base o Sistema Harmonizado (NCM SH).
A sigla significa Nomenclatura Comum do Mercosul, e serve para repassar informações ao governo.
O objetivo é identificar produtos sujeitos a tributação nas operações comerciais.
Portanto, podemos dizer, então, que esse código é a Classificação Fiscal dos produtos.
Desse modo, o NCM é possível analisar estatísticas econômicas dos países do Mercosul, já que é neles que vigora esse tipo de categorização de mercadorias.
Portanto, o código está presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O número, que contém 8 dígitos, precisa estar presente nas notas fiscais das empresas.
Agora que você já sabe o real significado do NCM e para que ele serve, vamos ver como achar o NCM de um produto. Confira!
Informar um NCM errado na sua nota fiscal, ou outros documentos da empresa, pode gerar transtornos a médio e longo prazo, podendo acarretar em multas significativas.
Por isso, é ainda mais importante que você saiba como encontrar o código correto, e por isso precisa usar informações seguras.
Portanto, a melhor opção, sem dúvidas, é fazer a pesquisa no site da Sefaz, e existem duas páginas específicas para isso:
O Assistente para consulta NCM e a página Nomenclatura Comum do Mercosul.
No entanto, cada uma das versões possui uma forma de consulta diferente.
Por isso, vamos te mostrar como prosseguir em cada uma delas!
Nessa forma de consulta, você pode buscar o código NCM por meio de três opções, podendo ser por classificação, por descrição, ou por codificação.
Por classificação, é uma forma fácil de entender como localizar o ncm de um produto.
Você só precisa selecionar em cada lacuna a categoria que mais faz sentido para o seu item até chegar ao NCM correto.
Para pesquisar NCM de um produto através da descrição, basta escrever no campo de busca o nome do item, de forma clara e objetiva.
No entanto, é comum que você não encontre alguns itens na primeira tentativa. Nesse caso, o ideal é tentar deixar o nome o mais específico possível.
Por isso, aproveite e baixe GRÁTIS nossa Planilha de Cadastro de Produtos que vai facilitar a classificação das suas mercadorias!
Para descobrir o NCM de um produto por codificação, basta digitar o código no campo de pesquisa.
Mas veja, nesse caso você já precisa saber o número.
Portanto, é uma busca mais indicada quando você, por algum motivo, sabe um código mas não a descrição do que ele representa.
A nossa próxima possibilidade de fazer a consulta ncm de um produto na SEFAZ é pela aba de Nomenclatura Comum do Mercosul.
Portanto, para encontrar o código NCM de um produto nessa extensão, é muito simples, e pode ser feito de duas maneiras, sendo por Nome do Produto ou Código do Produto.
Então, para fazer a busca pelo nome do produto, basta inserir na expressão de busca uma descrição clara sobre o item que está procurando.
No entanto, a opção de consulta por código do produto também pode ser feita caso você não saiba a qual mercadoria o NCM se refere.
Já falamos que a melhor forma de como pesquisar NCM de um produto é através da SEFAZ, por conta da garantia de que as informações estão sempre atualizadas.
No entanto, no site da SEFAZ há indicação de busca por meio de uma outra plataforma, o Portal Único do Comércio Exterior.
Nesse site, você consegue enxergar a tabela completa, sem cortes.
Além disso, pode digitar a descrição do item que está procurando, o que facilita a pesquisa.
A tabela no site se divide por seções. Por isso, ao identificar que o seu produto se encaixa em uma determinada categoria, é necessário clicar no capítulo mais apropriado.
Nesse caso, clicamos no capítulo 04, e já fomos direcionados a uma página com um detalhamento maior dos itens que se encaixam na sessão.
Feito isso, é necessário apenas entrar nas categorias em que o seu produto está inserido.
Mas, você sabe como os dígitos no NCM são organizados? Confira nossa explicação sobre isso!
O NCM possui uma infinidade de códigos.
Por isso, além de saber localizar o que você procura, é interessante entender como ele é estruturado.
Por isso, veja a função de cada um dos 8 dígitos que compõem o NCM:
O NCM é dividido em 21 seções e 96 capítulos.
Desse modo, fica muito mais simples buscar um determinado produto.
Veja no exemplo abaixo como o NCM de Café Solúvel se apresenta na Tabela NCM.
A organização é feita de acordo com as divisões de capítulo, posição, subposição, item e subitem.
CÓDIGO NCM 2101.11.10 |
||
Capítulo: | 21 | Preparações alimentícias diversas |
Posição: | 2101 | Extratos, essências e concentrados de café, chá ou mate e preparações à base destes produtos ou à base de café, chá ou mate; chicória torrada e outros sucedâneos torrados do café e respectivos extratos, essências e concentrados. |
Subposição: | 2101.1 | Extratos, essências e concentrados de café e preparação à base destes extratos, essências ou concentrados ou à base de café. |
Item: | 2101.11 | Extratos essências e concentrados. |
Subitem: | 2101.11.10 | Café solúvel, mesmo descafeinado |
Agora você já sabe como encontrar o ncm correto dos seus produtos, mas a dica é usar uma tabela específica para o seu negócio.
Então, aproveite e clique no banner para baixar a Tabela NCM para Restaurantes da SAIPOS!
É grátis e vai facilitar muito a consulta dos códigos fiscais do seu estabelecimento!