Veja como descobrir o NCM de um produto

Como descobrir o NCM de um produto?

Entender como descobrir o NCM de um produto traz maior facilidade e organização para o sistema fiscal. Porém, nem sempre fica claro como encontrar esse código. 

Em 2025, específicamente em outubro, a nova versão da Tabela NFC traz mudanças significativas ao mercado. Tais alterações trarão impactos para cálculos de tributos como IPI, PIS/COFINS e ICMS. 

Nos portais oficiais do governo é possível encontrar todas as informações atualizadas, mas para simplificar esse processo vamos fazer um passo a passo para você! 

Nesse texto você poderá conferir: 

como descobrir ncm SAIPOS

O que é NCM e para que ele serve?

Antes de explicarmos como descobrir o NCM de um produto, é preciso que você entenda claramente o NCM o que é e como deve utilizar.

O NCM passou a ser utilizado em 1995, tendo como base o Sistema Harmonizado (NCM SH).A sigla significa Nomenclatura Comum do Mercosul, e serve para repassar informações ao governo.

O objetivo é identificar produtos sujeitos a tributação nas operações comerciais. Portanto, podemos dizer, então, que esse código é a Classificação Fiscal dos produtos.

Desse modo, o NCM é possível analisar estatísticas econômicas dos países do Mercosul, já que é neles que vigora esse tipo de categorização de mercadorias.

Portanto, o código está presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O número, que contém 8 dígitos, precisa estar presente nas notas fiscais das empresas.

Pensando nisso, a Saipos separou um material para você: a tabela NCM mais utilizada em restaurantes, bares, pizzarias e deliveries. Faça o dowload gratuito no banner abaixo:

Como descobrir o NCM de um produto pelo Siscomex?

Informar um NCM errado na sua nota fiscal, ou outros documentos da empresa, pode gerar transtornos a médio e longo prazo, podendo acarretar em multas significativas.

Por isso, é ainda mais importante que você saiba como encontrar o código correto, e por isso precisa usar informações seguras. 

Portanto, a melhor opção, sem dúvidas, é fazer a pesquisa nos portais oficiais do governo, garantindo total eficácia desses itens. 

Passo 1 

O primeiro passo para encontrar a tabela e os itens atualizados é acessar o site do Governo Federal. Nos últimos anos, o Gov br se tornou uma plataforma unificada para assuntos gerais do país. 

Com isso, a grande maioria dos assuntos são encontrados dentro da plataforma. Partindo da página inicial, veja o passo a passo dessa etapa. 

  • Acesse o site oficial Gov br;
  • Localize o item “Assuntos”;
  • Essa página contará com diversas informações;
  • Deslize para baixo e localize “classificação fiscal de mercadorias”; 
  • Selecione e vá para a próxima página. 

Nesse ponto você abrirá uma nova guia onde encontrará diversos itens rolando a página para o final. Dentre as opções disponíveis, encontre “NCM” e selecione a opção. 

Passo 2 

Após os passos anteriores você encontrará a aba de NCM do site. Essa também reúne algumas informações extras se você precisar. Agora, vamos seguir os passos para chegar na tabela e código NCM:

  • Deslize para baixo até encontrar um hiperlink em azul “NCM online do sistema Classif”;
  • Clique nesta opção;
  • Resolva o captcha da nova guia que abrirá;
  • Você está no portal Siscomex, podendo descobrir o código NCM dos itens desejados;

Lembre-se de que neste portal você também encontrará atualizações e itens diferenciados que podem ser úteis para sua gestão fiscal. Aproveite! 

Passo a passo SAIPOS

Pesquisa no SEFAZ como fazer?

A pesquisa no site da Sefaz, conta com  duas páginas específicas para isso: o Assistente para consulta NCM e a página Nomenclatura Comum do Mercosul.

No entanto, cada uma das versões possui uma forma de consulta diferente, com códigos e impostos. Por isso, vamos te mostrar como prosseguir em cada uma delas!

Por classificação

Você só precisa selecionar em cada lacuna a categoria que mais faz sentido para o seu item até chegar ao NCM correto.

NCM por descrição

Basta escrever no campo de busca o nome do item, de forma clara e objetiva. 

NCM por codificação

Digite o código no campo de pesquisa. 

Nomenclatura

Insira na expressão de busca uma descrição clara sobre o item que está procurando.

 

 

Essas são as formas mais rápidas e certeiras para utilizar e encontrar as informações de forma simples e contar com a confiança de que os dados estão corretos.

Como é a estrutura do NCM? 

O NCM possui uma infinidade de códigos. Por isso, além de saber localizar o que você procura, é interessante entender como ele é estruturado.

Por isso, veja a função de cada um dos 8 dígitos que compõem o NCM:

  • 2 primeiros dígitos – Capítulo;
  • 4 primeiros dígitos – Posição;
  • 6 primeiros dígitos – Subposição;
  • 7º dígito da NCM – Item;
  • 8º dígito da NCM – Subitem.

O NCM é dividido em 21 seções e 96 capítulos. Desse modo, fica muito mais simples buscar um determinado produto.

A organização é feita de acordo com as divisões de capítulo, posição, subposição, item e subitem.

Essa nomenclatura se aplica à exportação?

A Classificação Fiscal de Mercadorias serve para fazer a determinação das alíquotas e o também o tratamento administrativo do produto ou do bem. É possível fazer a consulta NCM dela por qualquer órgão vinculado à Receita Federal.

O seu restaurante, ou qualquer outro tipo de empresa, deve ficar atento para outros pontos antes de começar a importar ou exportar. Faça uma boa pesquisa de mercado internacional, juros, burocracias, preços, fornecedores, clientes no exterior, riscos e afins.

Comprar ou vender no exterior não é mais um desafio, pode ser simples, mas exige um bom planejamento. Certas empresas acabam indo para este meio sem o preparo necessário e acabam tendo um idéia de que importar e exportar não é vantajoso, o que é um erro de pensamento.

Se houver cuidado e bons parceiros, o comércio exterior trará vários benefícios para seu negócio. 

Todas as empresas precisam ter em seus registros o NCM?

Todo o tipo de empresa deve informar a Nomenclatura nos seus documentos fiscais assim como todas as outras atividades desse cunho que são feitas no local.

Não cadastrar ou cadastrar errada a nomenclatura pode acabar gerando sérios problemas, como uma multa de R$ 5 mil. Ou, em alguns casos, multa de 15% sobre o valor da mercadoria mais 1% por causa da classificação incorreta.

De qualquer maneira, é sempre bom fazer a consulta NCM para que você não tenha nenhuma dor de cabeça.

Tenha um bom sistema para gestão do seu negócio

Para entregar um resultado fiscal ideal, seu caminho passa pela gestão do seu negócio e a administração financeira! Para te ajudar com toda a burocracia e entregar tempo para o que realmente importa, conte com a Saipos! 

O sistema mais completo do Brasil, conta com mais de 70 funcionalidades para tornar seu negócio mais simples, ágil e inteligente. Confira algumas funcionalidades: 

  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou.

Clique no banner abaixo e agende uma demonstração 100% gratuita para revolucionar a forma de administrar seu restaurante!

FAQ

Saiba mais sobre esse assunto!

Como consultar a tabela NCM?

É possível acessar a tabela NCM através do site da Receita Federal, por meio do link "Tabelas Aduaneiras". Lá, você deverá selecionar a letra "N" e clicar no "Nível 6 Subitem". Desta forma, é possível visualizar toda a estrutura de NCM.

Qual o melhor sistema para gestão do seu restaurante?

O sistema Saipos é o mais completo do Brasil, contando com mais de 70 funcionalidades para seu negócio. Com Saipos você revoluciona a gestão e o atendimento do seu restaurante!

Como consultar o NCM?

Através de portais oficiais do governo, como Receita Federal e Secretaria da Fazenda. Lá você encontrará todas as informações sobre esse assunto e as atualizações anuais.

Qual é o NCM para refeição e marmitex?

Neste caso, o NCM utilizado é o mesmo correspondente a restaurantes: 21069090 - Almoços, Jantares, Refeições e Pizzas.