🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

Sistema de Comanda Eletrônica: confira como funciona

Como funciona o sistema de comanda eletronica?

Um sistema de comanda eletrônica tem uma funcionalidade muito simples e serve para qualquer tipo de restaurante, especialmente os de médio e grande porte.

Se antes os garçons precisavam anotar manualmente os pedidos de cada mesa e entregá-los pessoalmente à cozinha, a comanda eletrônica vem para automatizar esse processo do seu restaurante.

Muitos empreendedores já perceberam a importância de automatizar a gestão do próprio negócio. Por isso, o uso de tablets e smartphones tem se tornado cada vez mais comum na comanda eletrônica para restaurantes.

Você vai descobrir neste artigo que abandonar o uso de papel no atendimento do seu estabelecimento, além de otimizar o trabalho dos garçons, vai aumentar a produtividade e lucratividade do seu restaurante.

O que você vai ler:

  • O que é comanda eletrônica;
  • Vantagens de usar comanda eletrônica no seu restaurante;
  • Por que usar um sistema de comanda eletrônica para restaurante;
  • Como implementar o uso de comanda eletrônica no seu restaurante;
  • Melhor sistema de comanda eletrônica do mercado.

Para entender melhor como funcionam os modelos de comanda, acesse gratuitamente o material que a Saipos preparou para você. Aperte no banner e faça o download agora mesmo!

BAIXE MODELO DE COMANDA
BAIXE MODELO DE COMANDA
Otimize e qualifique o seu atendimento com um modelo de comanda ideal para o seu restaurante.
BAIXAR AGORA

O que é comanda eletronica?

A comanda eletrônica é um tipo de cartão de identificação com número ou código de barras. 

Ela substitui a comanda de papel que pode gerar confusões comuns no atendimento, como confusão dos pedidos e até mesmo o esquecimento de entregar a comanda à cozinha.

Nas comandas eletrônicas, o garçom anota os pedidos e eles já são enviados automaticamente para o sistema interno da cozinha, de forma simples, ágil e inteligente.

No entanto, é importante saber o que é uma comanda eletrônica e como ela funciona. 

A intenção da implementação de um sistema de comanda eletrônica é gerar benefícios para seu restaurante, mas, caso você não conheça bem a ferramenta, ela pode se tornar um problema.

A grande vantagem desse modelo de comanda é que ele diminui os erros dos pedidos. O restaurante ainda acaba ganhando mais tempo para fazer outros processos.

Se o seu restaurante, hamburgueria, lanchonete ou outro tipo de negócio de alimentação for de médio ou grande porte, contratar um sistema de comanda eletrônica vai impactar positivamente a produtividade do seu negócio.

Isso porque, ao utilizar essa ferramenta de forma eletrônica, o atendimento do seu restaurante fica muito mais eficiente do que quando utiliza a comanda para imprimir.

O modelo em papel, mesmo sendo um investimento mais barato inicialmente, pode acabar trazendo prejuízos incalculáveis ao seu restaurante, por causa de erros comuns, como anotações erradas e perda das comandas.

Apesar de você pode construir um modelo de comanda personalizado para seu restaurante e imprimi-lo, os benefícios da digitalização do processo são maiores para a gestão.

Vantagens de usar comanda eletrônica no seu restaurante

Automatizar o registro de pedidos, com um sistema de comanda eletrônica, do seu restaurante promove mudanças significativas no funcionamento geral do estabelecimento.

As vantagens são ainda mais impactantes se você optar por um sistema completo de gestão, uma vez que ele proporciona uma administração centralizada de todos os processos do seu restaurante.

O melhor de tudo é que a comanda fácil pode ser usada para lanchonetes, hamburguerias, pastelarias, churrascarias, pizzaria e qualquer outro tipo de empreendimento gastronômico. 

Confira agora algumas das vantagens que utilizar um sistema de comanda eletronica pode trazer ao seu restaurante:

1. Agilidade no atendimento

Você vai ganhar mais tempo para as outras tarefas do seu restaurante com o uso do sistema de comanda eletronica.

Tendo um tablet ou smartphone em mãos com a comanda eletrônica, o garçom não precisa mais gastar tempo anotando manualmente os pedidos dos cliente e muito menos se deslocar até a cozinha para entregar a comanda.

Sem contar que é muito mais fácil apenas selecionar os itens em um catálogo digital do que escrevê-los em um papel. 

Pensando em um expediente de muita movimentação, os garçons são obrigados a escrever com rapidez e, com isso, a compreensão do pedido pode ser comprometida.

Um sistema de comanda também vai receber pedidos com mais agilidade e diminuir os riscos de anotar algo errado. O atendimento do seu restaurante vai ser muito mais satisfatório para o cliente, o que aumenta as chances de fidelização.

Mas, além da automatização do registro de pedidos, existem outros pontos de atenção e melhoria para tornar o atendimento do seu restaurante mais eficiente. 

A Saipos preparou um e-book exclusivo com 11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante para você capacitar sua equipe. Aperte no banner e faça o download gratuitamente!

2. Reduz os erros nos pedidos

Como já falamos anteriormente, a maior desvantagem das comandas de papel é que é um meio muito suscetível ao erro. 

A rapidez que o atendimento exige do garçom pode comprometer a grafia no papel e acabar gerando uma confusão de pedidos na cozinha. A comanda ainda pode se perder no caminho e nem chegar à cozinha para a preparação dos pedidos.

Nesse caso, o gerente terá que contornar uma situação desagrádavel e mostrar ao seu cliente as falhas do atendimento. As chances de fidelização ficam reduzidas.

A melhor forma de evitar esses problemas é contratando um sistema de comanda eletrônica. Dessa forma, os pedidos cadastrados não tem como serem confundidos no sistema. 

3. Informações mais detalhadas para toda a equipe

Um sistema de comanda eletronica permite que toda a sua equipe tenha as informações detalhadas do seu restaurante.

Com um sistema na ponta dos dedos, o controle de pedidos se torna muito mais fácil e seguro. Tanto os garçons quanto os cozinheiros e gerente têm acesso aos pratos solicitados pelo cliente.

Além de tudo, isso ajuda a contornar possíveis problemas no atendimento. O garçom tem a opção de confirmar o pedido com o cliente antes de enviá-lo à cozinha e tem o registro da solicitação caso ele reclame de algo.

4. Criação de novas estratégias para o restaurante

Você deve ter imaginado que a comanda eletrônica serve apenas para agilizar o atendimento direto com o cliente, mas a verdade é que a vantagem da criação de novas estratégias para o restaurante é ainda mais importante.

A gente te explica como isso é possível: imagine que você tem uma pizzaria e acredita que o sabor mais vendido é a pizza de calabresa. 

Com um sistema de comanda eletrônica, você tem o registro de todos os pedidos e consegue ter precisão nessa informação. É possível, inclusive, que você descubra que o carro chefe da sua pizzaria seja a pizza portuguesa.

Dessa forma, você consegue traçar estratégias para aumentar a venda de outros sabores, por exemplo, ou até mesmo planejar promoções especiais com o sabor mais vendido na sua pizzaria.

5. Fechamento de caixa simplificado

Quando se tem um sistema de gestão para restaurante com comanda eletrônica, você passa a ter um sistema capaz de fechar o caixa de forma simplificada.

É comum que essa funcionalidade permita que o pagamento seja feito separadamente. Ou seja, não é mais preciso subtrair ou dividir o valor para chegar ao resultado de cada um.

O caixa vai funcionar de maneira quase automática, diminuindo também as chances de somas erradas que causam os famosos prejuízos.

Viu como é possível automatizar de forma simples as comandas do seu restaurante e obter um resultado incrível em diversas áreas? 

Agora nós vamos te explicar como funciona a ferramenta que pode revolucionar a gestão do seu negócio: o sistema para restaurante.

Por que usar um sistema para restaurante?

Um software de gestão para restaurante não vai ajudar apenas na comanda eletrônica, mas também em outros diversos processos do seu dia a dia.

Além de ser prático, um sistema para restaurante com comanda eletrônica acaba se tornando mais barato, já que com ele você ganha tempo na rotina do seu restaurante. E, como diz o ditado, tempo é dinheiro!

O uso da comanda de papel acaba representando um gasto significativo em impressão que pode variar de acordo com o modelo de comanda. 

Com a automatização, o único gasto que você, geralmente, vai ter é a mensalidade do sistema. A comanda eletrônica realmente agiliza o seu negócio e ainda ajuda no controle financeiro, que é essencial para qualquer gestor que preza pelo lucro.

Mas entenda que um sistema de comanda eletronica pode ser mais que isso. Isso porque, com ele é possível ter melhorias no processo do restaurante do início ao fim. 

Talvez você não tenha parado para pensar sobre a possibilidade de utilizar um sistema para restaurante, provavelmente porque você ainda não sabe o quanto o investimento pode ser baixo.

Como implementar a comanda eletrônica no seu restaurante

Contratar um sistema de comanda eletrônica é muito mais simples do que você pode imaginar. O mais importante é que você capacite os seus funcionários para que eles utilizem a ferramenta da forma correta. 

Além disso, você vai precisar investir em uma estrutura específica para o uso do serviço, mas provavelmente o seu restaurante já deve ter a maior parte dos equipamentos necessários.

Para implementar o sistema de comanda eletrônica no seu restaurante, disponibilize:

  • Computador com amplo armazenamento e processamento de boa qualidade para a gestão do caixa;
  • Wi-Fi para o funcionamento do software, que opera em nuvem;
  • Tablets ou smartphones para a equipe de atendimento ter acesso à ferramenta.

Além disso, é fundamental fazer uma boa escolha do sistema que vai ser implementado no seu restaurante.

Melhor sistema de comanda eletrônica do mercado

Se você busca um sistema de comanda eletrônica, conheça o sistema para restaurantes da Saipos. 

Além de proporcionar a digitalização do registro de pedidos e automatizar o atendimento do seu restaurante, nosso software também oferece facilidades que vão desde o controle de estoque à gestão financeira do seu negócio.

Confira como o nosso sistema pode descomplicar a sua administração:

  • Emissão de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissão de cupom fiscal via SAT;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes.

Antes de tomar qualquer decisão, você ainda pode solicitar uma demonstração gratuita do funcionamento do nosso software! 

Preencha o formulário ou aperte no banner que estão aqui embaixo e conheça o sistema com o melhor custo benefício do mercado!

Vantagens de um Sistema de Comanda Eletrônica

  1. Agilidade no atendimento;
  2. Reduz os erros do pedido;
  3. Informações mais detalhadas para a equipe;
  4. Fechamento de caixa simplificado.

A Saipos faz tudo isso por você! Conheça mais preenchendo o formulário, vamos entrar em contato!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
William Martins - Jornalista e Analista de Marketing e SEO da Saipos
Escrito porWilliam Martins

Jornalista e Analista de Marketing e SEO da Saipos

Saiba mais sobre comandas!