ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Saiba tudo sobre Delivery de Bebidas!

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Entenda como montar um Delivery de Bebidas!

O delivery de bebidas pode fazer tanto sucesso quanto um delivery de comida, e se você tem dúvidas disso, basta lembrar da importância desse acompanhamento na hora de um jantar especial ou refeição elaborada.

Se o cliente planeja pedir uma refeição diferenciada, ele certamente busca também beber um drink saboroso ou um vinho que harmonize com o cardápio.

Mas é importante lembrar que existem duas formas de fazer um delivery de bebidas: a primeira é vendendo os produtos juntamente com o cardápio de alimentos. E a segunda (e mais desafiadora) é trabalhar somente com as bebidas.

E por ser um nicho de delivery em crescimento e ainda pouco explorado no Brasil, a Saipos preparou um guia completo que vai te mostrar todos os pontos de atenção na hora de investir no setor.

Mas antes de continuar lendo, aperte no banner e confira nosso e-book exclusivo com tudo que você precisa saber sobre delivery! 

7 pontos de atenção em um delivery de bebidas

Abrir um delivery de bebidas é, sem dúvidas, um grande desafio. E como todo o processo de abertura de um novo negócio, é necessário estar atento ao plano de negócios, metas a serem atingidas, faturamento e outras burocracias.

No entanto, vamos focar apenas nos pontos que são exclusivos para este setor, e no final, te daremos uma dica de ouro para garantir assertividade na gestão do seu negócio.

Mas agora, confira quais pontos de atenção você verá nesta lista:

  • Tenha um cardápio enxuto 
  • Tenha receitas próprias
  • Dê atenção às embalagens
  • Agregue valor ao produto
  • Organize os processos
  • Localização estratégica
  • Tecnologia para vender mais

1. Tenha um cardápio enxuto 

Quando falamos em um cardápio enxuto para delivery de bebidas, significa que você precisa delimitar o que deseja vender no seu empreendimento, e não dá para incluir todas as opções.

Existem duas divisões importantes às quais você precisa optar. A primeira é criar um cardápio apenas com bebidas industrializadas, entregues ao cliente da mesma forma que são recebidos pelos fornecedores.

E a segunda opção é composta por drinks personalizados, preparados pelo próprio delivery a partir de outros ingredientes.

Veja algumas opções:

Bebidas industrializadas para delivery

Alcoólicas 

Não alcoólicas 

  • Cervejas
  • Sucos
  • Vinhos e espumantes
  • Água
  • Vodkas
  • Energéticos
  • Cachaças e Whiskys
  • Refrigerantes
  • Drinks e coquetéis
  • Cervejas sem álcool
  • Rum e licores
  • Preparos para drink

 

 

Como você deve ter reparado, é fundamental ter opções de bebidas sem álcool no cardápio.

 

Aposte em uma categoria específica 

Na tabela acima, você viu que há bebidas dos mais variados tipos, desde os destilados aos fermentados.

No entanto, vale apostar em um tipo específico e garantir uma gama de rótulos diversificada, itens nacionais e importados.

Nesse sentido, abrir um delivery de cerveja ou um delivery de vinhos é uma ótima aposta, e garante um ticket médio muito mais alto, justamente por serem produtos com maior valor agregado.

Mas, seguindo a lógica da divisão entre industrializados e artesanais, agora você verá algumas opções de drinks deliciosos e personalizados que podem ser feitos no seu delivery, e vendidos por um preço interessante.

Bebidas artesanais para delivery

  • Gin Tropical
  • Margarita
  • Mojito
  • Sex on the Beach
  • Pina Colada
  • Batidas de frutas, leite condensado e Vodka
  • Cosmopolitan
  • Caipirinha (sabores diversos)

 

2. Tenha receitas próprias

O volume de deliveries de bebida é muito menor, comparado a quantidade de deliveries de comida existentes, mas essa tendência de crescimento vem sendo notada.

Isso quer dizer que, aos poucos, novos empreendimentos vão surgindo com essa mesma proposta. Com isso, se faz necessário buscar formas de diferenciar o cardápio entre a concorrência.

Essa estratégia pode ser trabalhada independentemente da escolha de modelo do seu delivery de bebidas. Isso porque, mesmo que você opte por vender apenas industrializados, é possível criar uma única bebida personalizada.

Fazer isso não vai impactar negativamente o seu faturamento, e pode tornar o seu delivery mais popular, se destacando entre os demais.

E se você escolheu vender bebidas artesanais por delivery, precisa, além de incluir os drinks mais famosos no cardápio, fazer releituras do que já é popular, agregando novas cores e sabores às bebidas.

Para isso, separamos 3 dicas básicas que tornam qualquer drink mais atrativo.

Como tornar um drink mais atraente?

Coerência com o clima

Se você mora em uma região onde faz muito frio no inverno, é importante estar atento às bebidas que combinam com esse clima. 

Destilados mais potentes e com maior teor alcoólico ajudam a aquecer, e apostar na refrescância das frutas pode não ser uma boa ideia no inverno rigoroso.

No entanto, também vale inserir um drink quente por tempo limitado, como por exemplo, um chocolate quente com rum ou conhaque.

Ingredientes regionais

O Brasil é rico em diferentes sabores, aromas e texturas, e as frutas nacionais provam isso perfeitamente.

Por isso, nada melhor do que inserir os ingredientes regionais no seu cardápio de delivery de bebidas. É possível usar o açaí, cachaça de jambu, erva-mate e muitos outros.

Design temático

A decoração de uma bebida também conta muito Por isso, é fundamental caprichar na apresentação do drink, inovando a partir de elementos pouco utilizados.

Vale a inserção de flores, especiarias, glitter e colorações inusitadas.

 

3. Dê atenção às embalagens

Uma boa embalagem para delivery é sempre fundamental. No entanto, quando se trata de um delivery de bebidas, é ainda mais importante acertar no invólucro perfeito.

Mas, o que ele precisa ter para garantir que a bebida chegue geladinha, e o mais importante - sem vazar?

Primeiramente, é necessário entender a proposta do seu negócio. Para um delivery de bebidas que só vende industrializados, optar por sacos plásticos resistentes e que podem ser lacrados já é eficiente.

Mas quem tem um empreendimento com foco em drinks artesanais, costuma ter mais dificuldade em planejar uma embalagem própria e que conserve todas as propriedades da bebida, incluindo temperatura.

Uma boa pedida são os vidros com tampa de metal, muito usados para conservas de alimento. O ponto positivo é que eles possuem tampa segura e ainda podem ser personalizados com a logo da sua marca.

Além disso, por ser uma embalagem que pode ser reaproveitada, vale ainda criar uma campanha de embalagens retornáveis, assim você garante desconto para o cliente e economia para seu delivery!

4. Agregue valor ao produto

Agregar valor ao seu produto nada mais é do que saber cobrar por ele o valor devido, valorizando a sua marca e a qualidade do produto desenvolvido.

Para bebidas industrializadas, essa questão é mais simples, já que existe um preço base que costuma ser aproximado entre os concorrentes.

Mas para quem vende drinks personalizados, há mais dificuldade de entender quanto vale o produto desenvolvido.

No entanto, é importante que, além de embutir na soma de custos os seus gastos fixos e variáveis, se leve em conta a qualidade do drink, sua apresentação, diferenciais e todo o trabalho feito para aprender a criar uma bebida de valor.

Lembre-se que, apesar de comparar preços, o cliente dificilmente opta pelo mais barato, já que ele passa menos sensação de confiança

Se você tem dúvida sobre como calcular o preço do seu delivery de bebidas, aperte no banner e baixe agora a nossa planilha!

5. Organize os processos

Gerir um delivery de bebidas exige uma organização regrada, porque é necessário dividir o processo interno do negócio de acordo com a demanda.

Assim, é preciso reservar um espaço de refrigeração apenas para itens alcoólicos, outro apenas para sem álcool

Além disso, ficar atento com o rodízio de troca dos itens refrigerados é fundamental, pois quem recebe uma bebida em casa espera que, no mínimo, ela esteja bem gelada.

E isso impacta também a rota do entregador, que precisa chegar logo para transportar o pedido, evitando, assim, que o item esquente.

O ideal é proteger as bebidas dentro de uma embalagem de isopor. Pois além de manter o líquido gelado, garante mais firmeza para as embalagens, evitando que uma se choque contra a outra.

6. Localização estratégica

Apesar de ser um delivery de bebidas, que não recebe clientes para consumo no local, estar em uma localização adequada é fundamental para que o pedido chegue antes até o cliente.

Mais que isso, estar no lugar certo evita que o entregador pegue congestionamentos e reduz a taxa de entrega.

Sendo assim, você pode oferecer frete grátis por meio dos aplicativos de delivery para um maior número de clientes.

Falando nisso, os apps de delivery são fundamentais para que o seu negócio ganhe visibilidade. E se você tem dúvida sobre quanto cada plataforma cobra, a Saipos tem uma novidade: o Primeiro Comparador de Apps de Delivery do mercado!

Aperte agora no banner e acesse totalmente grátis!

COMPARADOR APPS DELIVERY
COMPARADOR APPS DELIVERY
Saiba todas as taxas e escolha o melhor aplicativo de entregas para seu restaurante!
ACESSAR COMPARADOR

7. Utilize a tecnologia e para aumentar os lucros

Agora que você já tem as melhores sugestões para seu delivery de bebidas, precisa adicionar um ingrediente valioso para um empreendimento de sucesso: tecnologia para restaurante!

Para gerir todos esses itens com eficiência é necessário um sistema para restaurante. Acredite, tocar isso sozinho e manualmente é o grande erro da maioria dos estabelecimentos.

Por meio do Sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores do seu negócio, aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito.

Além disso, você evita e reduz prejuízos consequentes de desvios ou perda de validade dos produtos. Acredite, ter uma gestão é o segredo para um empreendimento competitivo. 

Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Quer saber mais sobre a Saipos? Aperte no banner abaixo e assista uma demonstração:

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
BAIXE GRÁTIS: e-Book Tudo sobre Delivery!