Sistema delivery por WhatsApp: saiba tudo

Tudo o que você precisa saber sobre sistema delivery por WhatsApp

Usar o sistema delivery por WhatsApp se tornou algo cômodo e prático para os consumidores.

Afinal, milhões de usuários já têm o aplicativo e se comunicam por ali diariamente.

Por isso, é fundamental que os restaurantes consigam se adaptar à plataforma para proporcionar o melhor atendimento possível aos clientes.

O que muitos ainda não sabem é que existem diversas soluções tecnológicas que podem deixar esse processo mais simples. 

E é isso que nós vamos te contar neste guia com tudo o que você precisa saber sobre sistema delivery por WhatsApp! Confira:

Antes de conhecer os detalhes dessa operação, que tal ter acesso a um material exclusivo e gratuito com tudo sobre delivery? 

Aperte no banner para fazer o download e consultar o e-book quando quiser!

Como usar o sistema delivery por WhatsApp?

Utilizar o sistema delivery por WhatsApp para atendimento torna a sua relação com o cliente mais próxima e íntima. Isso pode acabar fidelizando seu consumidor.

Para isso, você só precisa baixar o WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu smartphone e cadastrar o número do seu delivery na plataforma.

A extensão Business do app também é gratuita e está disponível tanto para Android quanto para iOS. O diferencial dela são as ferramentas apropriadas para lidar com a clientela, como:

  • Perfil da empresa;
  • Respostas automáticas;
  • Listas de transmissão.

Além, é claro, de ser uma forma de separar o seu número pessoal do contato do restaurante. Isso evita confusões e aumenta a agilidade do atendimento.

Depois de cadastrar os dados no aplicativo e criar o perfil do seu delivery, você precisa divulgar essas informações aos seus clientes. 

Anuncie nas redes sociais que agora é possível fazer pedidos pelo WhatsApp, publicando o link e/ou o número para contato. Se preciso, reforce esse comunicado periodicamente.

Viu como é simples? Agora saiba por que como atender os seus clientes com o sistema delivery por WhatsApp.

Sistema delivery por WhatsApp

Como atender clientes com o sistema delivery por WhatsApp?

O atendimento delivery é um diferencial para o seu restaurante e isso pode aumentar as suas vendas. 

Por isso, é importante saber como se adaptar para receber os clientes que procuram o seu estabelecimento por meio do aplicativo.

Veja algumas dicas de como fazer o atendimento via sistema delivery por WhatsApp:

 

Como atender bem os clientes

Seja cordial

É importante que o contato com o cliente seja sempre muito cordial, respeitoso, empático. Faça saudações, como “Olá, boa noite!” antes de perguntar qual será o pedido e responda às dúvidas com atenção.

Mantenha a reputação

O primeiro contato é sempre decisivo para o cliente, portanto, é importante que você se dedique a conquistá-lo neste momento. Mas, para manter uma boa reputação, é preciso repetir esse comportamento em todos os outros atendimentos também!

Receba feedbacks

Incentive os feedbacks dos seus clientes e esteja pronto para receber críticas, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento. Utilize essas devolutivas para melhorar a qualidade do seu delivery em vez de discutir com o consumidor.

Tenha cuidado com a entrega

Todos esses processos são importantes no atendimento, mas é a entrega do pedido que definirá todo o seu delivery. Tenha atenção às embalagens e garanta que o cliente vá receber os pratos com a melhor aparência e temperatura possível.

 

Fora isso, qualifique seus entregadores. Eles são a cara do seu restaurante e são os únicos que têm contato direto com seu cliente. 

Por isso, é fundamental que você treine essas pessoas! Afinal, a reputação do atendimento do seu delivery depende do tratamento que eles darão aos consumidores no momento da entrega.

Preparamos um e-book com 11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante que pode te ajudar nessa tarefa de capacitar os seus profissionais.

Aperte no banner e baixe gratuitamente agora mesmo!

Por que usar o sistema delivery por WhatsApp?

Além de inovar e tornar o seu delivery mais acessível, você pode utilizar o app como sistema de pedidos online, mas também para a divulgação do restaurante.

Afinal, o seu negócio estabelece uma relação mais próxima com o seu cliente. E dessa forma, o seu atendimento pode ser mais dinâmico.

Então, você pode usar o sistema delivery por WhatsApp para criar listas de transmissões e oferecer promoções para quem pede por ali.

Uma outra estratégia para tornar o app atrativo é transformá-lo em um canal exclusivo, por meio do qual os clientes recebem novidades e cupons em primeira mão.

Diferente das outras redes sociais, o WhatsApp não sofre com a influência dos algoritmos. Portanto, tudo o que você enviar e publicar no perfil, será recebido pelos contatos.

Quais são os benefícios do sistema delivery por WhatsApp?

Usar o app para atendimento, além de promover essa aproximação entre cliente e restaurante, pode ter outros benefícios ainda mais significativos. Veja a seguir:

  • Conforto do consumidor: como já falamos, é muito provável que o seu cliente já tenha o aplicativo no celular e isso otimiza o tempo dele;
  • Contato direto: sem a necessidade de intermediários, você consegue comunicar eventuais imprevistos e responder rapidamente a clientela;
  • Economia para o restaurante: o WhatsApp é um aplicativo gratuito, portanto, não há gastos com taxas e comissões por vendas;
  • Praticidade no atendimento: as ferramentas disponíveis, como chatbots, ajudam a agilizar o fechamento dos pedidos.

O sistema delivery por WhatsApp também possibilita a criação de um catálogo exclusivo do seu cardápio na plataforma.

Confira como funciona.

Sistema delivery por WhatsApp

Catálogo no WhatsApp Business

O WhatsApp Business liberou, às empresas que utilizam a plataforma para realizar vendas, a possibilidade de inserir seus produtos em um catálogo.

Para os restaurantes, por exemplo, essa ferramenta pode ser utilizada como um tipo de cardápio que torna o atendimento ainda mais rápido para os clientes.

Afinal, basta acessar o perfil do seu estabelecimento no sistema delivery por WhatsApp para visualizar todas as opções disponíveis para fazer um pedido.

Para utilizar a funcionalidade, siga esses passos:

  1. Abra as Configurações do aplicativo;
  2. Vá em Configurações da empresa;
  3. Em seguida, na opção Catálogo.

Nessa aba, você vai cadastrar os seus pratos, com fotos, descrição dos ingredientes e preço.

Caso tenha um site próprio ou venda também por plataformas como o iFood, é possível colocar o link direto para compra.

Como ter um sistema delivery por WhatsApp?

A melhor maneira de ter um sistema delivery por WhatsApp eficiente é utilizando o sistema para delivery da Saipos.

Com ele, você pode vincular o número do WhatsApp ao site delivery desenvolvido exclusivamente para o seu restaurante.

 

Dessa forma, consegue gerenciar todos os pedidos dentro da mesma plataforma, nesse caso, do nosso software. 

O sistema da Saipos ainda conta com uma Inteligência Artificial, o Saipos Bot, que envia mensagens automáticas e agiliza o atendimento.

Para utilizá-lo, basta configurar o seu perfil da Saipos no site delivery do seu restaurante e colocar em prática a automação das respostas. 

Apesar de ser simples, você não precisa fazer nada disso sozinho! 

A nossa equipe estará à sua disposição para tirar dúvidas e dar todo o suporte necessário para a implantação do seu sistema delivery por WhatsApp.

Aperte no banner agora mesmo e saiba mais sobre essas ferramentas!

Descubra de graça todas as integrações do sistema Saipos!