Delivery de comida saudável: 8 passos para abrir o seu

8 passos para abrir um delivery de comida saudável 

Para abrir um delivery de comida saudável, é necessário ter um entendimento sólido desse tipo de gastronomia, além de seguir certos passos para montar um restaurante.

Ainda assim, investir em vender comida natural delivery é uma boa opção para quem quer apostar em um novo negócio, porque a alimentação saudável tem estado cada vez mais em alta.

Neste texto, separamos 8 dicas para você que quer saber como abrir um delivery de comida saudável de forma simples e prática. Confira:

  1. Dê atenção à procedência dos alimentos;
  2. Tenha um plano de negócio para restaurante;
  3. Monte um cardápio saudável atrativo;
  4. Divulgue o seu delivery de comida saudável;
  5. Invista na estrutura do seu delivery;
  6. Tenha os equipamentos necessários para abrir um delivery de comida saudável;
  7. Invista na sua marca de delivery de comida saudável;
  8. Tenha um sistema para delivery.

Como você já percebeu, vem muitas dicas por aí!

Antes disso, aperte no banner e baixe grátis o melhor e-book para aprender tudo o que você precisa saber sobre delivery para ter um empreendimento de sucesso!

1. Dê atenção à procedência dos alimentos

Se você quer abrir um delivery de comida saudável, seja ele um restaurante pequeno, ou não, é importante se ater à qualidade do que está sendo oferecido.

Isso porque é preciso entender que, quem procura esse tipo de alimentação, valoriza muito o modo de preparo e a qualidade dos ingredientes utilizados.

Portanto, sempre que possível, utilize alimentos orgânicos e, se puder, informe a procedência dos seus insumos aos clientes. Você pode fazer isso na descrição dos pratos, por exemplo.

Seguindo essa linha, seu negócio pode buscar matéria prima de pequenos produtores locais ou você mesmo pode cultivar alguns legumes e verduras, se tiver estrutura para isso.

Afinal, esse tipo de ação aumenta a credibilidade do seu estabelecimento e passa ao cliente um sentimento que é a base para crescer no mercado: a confiança!

Delivery de comida saudável

2. Tenha um plano de negócio para restaurante

Montar um plano de negócio para a sua empresa de comida natural delivery é essencial para que tudo fique organizado e você tenha uma visão ampliada dos processos desenvolvidos.

Assim, será possível visualizar também a sua situação financeira detalhada: o quanto você tem para investir na abertura, uma estimativa de gastos por operação e a média de lucro. Isso também te ajuda a precificar os seus produtos.

Mas como saber o que colocar em um plano de negócio de delivery de comida saudável?

Costumamos dizer que ele é uma espécie de mapa que vai te guiar até os seus objetivos com o novo empreendimento.

Pensando nisso, é fundamental inserir o máximo de informações possível. Entre elas, o valor exato disponível para investimento, custos mensais, metas, visão e valores do negócio, público alvo, dados referentes aos funcionários, entre outros.

 

Dessa forma, você consegue focar em apenas uma coisa e executá-la da melhor forma possível, pelo menos nos primeiros meses do seu novo negócio.

3. Monte um cardápio saudável atrativo

Para ter um delivery de comida saudável de sucesso, é preciso montar um cardápio que chame a atenção dos clientes.

Nesse momento, a escolha do nicho vai fazer total diferença. Afinal, isso irá definir os pratos que serão inseridos no seu menu.

Confira algumas dicas de cardápio para delivery de comida saudável:

Tipo de cardápio

Sugestões

Orgânico 

Frango assado com legumes;

Legumes salteados na manteiga com ervas;

Mix de folhas com proteína;

Nhoque de inhame.

Low carb

Mix de legumes refogados;

Salmão grelhado com salada;

Sobrecoxa de frango com legumes;

Carnes ao molho pesto;

Salada de folhas com ovos cozidos.

Vegano/vegetariano

Feijoada de tofu;

Legumes com molho à base de azeite;

Risoto de legumes;

Strogonoff de palmito;

Lasanha de abobrinha;

Salada primavera com macarrão.

Fitness

Arroz integral;

Escondidinho de batata doce;

Omelete com legumes;

Frango grelhado com molho de maracujá;

Legumes salteados;

Caldos e sopas.

 

Mas você não precisa se limitar às refeições clássicas! Pense em um cardápio com opções saudáveis de lanches, como hambúrgueres e pastéis assados, que podem ser usados para compor uma cesta de café da manhã, por exemplo.

Quanto mais inovação, melhor! Lembre-se de sempre pedir e ouvir as sugestões dos seus clientes para melhorar e variar os pratos do seu delivery de comida saudável.

4. Divulgue o seu delivery de comida saudável

O marketing é muito importante para o crescimento do seu negócio. Por ser um mercado cada vez mais competitivo, o ideal é promover ações para fidelizar os clientes.

Conseguir isso pode não ser muito fácil, mas, com a ajuda da divulgação, é possível. Portanto, invista bastante nas redes sociais.

Você pode utilizá-las como uma forma de mostrar o seu cardápio do dia, por exemplo. Assim, você cria um canal de contato diário com o seu cliente!

É importante interagir com o público que segue o seu perfil nas redes sociais e isso pode ser feito com as próprias ferramentas das plataformas. Crie enquetes, faça vídeos e responda às perguntas nos stories e comentários, sempre que possível.

 

Ações mais simples, como enviar um cartão de apresentação ou um folheto de agradecimento junto com o pedido, também podem ser bastante eficazes na divulgação do seu delivery.

Baixe gratuitamente o nosso e-book com outras dicas de como divulgar restaurante e impulsione a sua marca nas redes sociais!

5. Invista na estrutura do seu delivery

Por mais que a comida seja vendida por meio dos aplicativos de delivery ou por telefone, é importante investir na estrutura e localização do seu negócio.

Ter uma cozinha espaçosa e bem equipada com uma estrutura limpa, arejada e clara é indispensável para manter a qualidade dos pratos.

Pense também na divisão das praças: tenha um balcão específico para a montagem dos pedidos, por exemplo, para evitar a contaminação cruzada dos alimentos.

Escolha estrategicamente a localização do seu restaurante, mesmo que ele não opere com atendimento de mesa. Quanto mais perto de vias de acesso da cidade, melhor.

Assim, você facilita o trabalho dos entregadores, otimiza o tempo das entregas e ainda garante que os pedidos sejam entregues com a temperatura adequada e apresentação impecável!

6. Tenha os equipamentos necessários para abrir um delivery de comida saudável

A maioria dos equipamentos necessários para abrir um delivery de comida saudável são simples e baratos. Inclusive, começar com os utensílios da própria cozinha é uma prática muito comum entre empreendedores iniciantes!

E isso não é um problema! Mas é preciso ter um cuidado maior para garantir que os ingredientes não se misturem com os insumos da sua casa.

No caso de um delivery vegano, por exemplo, é fundamental que os alimentos do seu estabelecimento não sejam manuseados com talheres e utensílios utilizados para cortes de carne e produtos de origem animal.

Além disso, para otimizar a produção dos pedidos, também é interessante investir em alguns equipamentos pouco comuns em uma cozinha residencial.

Confira uma lista de equipamentos para delivery de comida saudável:

  • Fogão industrial;
  • Extrator de suco industrial;
  • Freezer horizontal;
  • Forno microondas;
  • Multiprocessador de alimentos;
  • Cortador de frios;
  • Marmiteiro.

Vale lembrar que você pode investir inicialmente em produtos de segunda mão, se bem conservados, e também pode ir comprando outros utensílios de acordo com o crescimento do seu negócio!

7. Invista na sua marca de delivery de comida saudável

Como já falamos, comida saudável é um nicho muito específico de vendas delivery. Por isso, é importante ter uma identidade visual de marca bem planejada e posicionada no mercado!

Não economize nessa etapa do seu negócio: contrate um profissional para criar uma logo exclusiva com todos os detalhes da sua empresa e aprenda a utilizá-la nas suas estratégias.

Vale criar adesivos, cartões de visita, imã de geladeira e até mesmo embalagens personalizadas com as cores da marca. E por que não pensar em um slogan marcante para o seu negócio?

Abuse da criatividade para fazer com que a sua marca esteja sempre no imaginário dos consumidores!

Delivery de comida saudável

8. Tenha um sistema para delivery

Um dos grandes diferenciais no mercado food service, sem dúvidas, é a organização dos processos, desde a produção até a logística das entregas.

Um delivery de comida saudável, por mais simples que seja, trabalha com muitos ingredientes e gera bastante demanda em horários de pico, como o almoço e o jantar.

Implementar tecnologias que centralizem as operações é uma prática que os principais donos de restaurantes estão adotando para ter bons lucros e fidelizar a clientela.

Existem inúmeras ferramentas específicas para a gestão de restaurantes e o sistema para delivery da Saipos reúne todas elas em um único lugar!

Com ele, você tem acesso a recursos de gerenciamento das operações, como controle de estoque e financeiro, organização dos pedidos e roteirização das entregas, com o melhor custo benefício do mercado.

Dica bônus: explore as integrações!

Garantir as vendas por delivery vai além de atrair os clientes com uma boa divulgação: é preciso estar presente em diferentes plataformas e aplicativos de delivery disponíveis no mercado.

Mas como dar conta de todos esses aplicativos de uma só vez nos horários de pico do restaurante? Afinal de contas, você precisa aceitar os pedidos e atualizar o andamento deles até o momento da entrega, tudo isso com muita agilidade.

Foi pensando nisso que a Saipos se preocupou em desenvolver a melhor e mais completa integração com aplicativos de delivery do mercado. 

São mais de 30 integrações disponíveis, entre marketplaces, sites próprios, aplicativos de logística e assistentes virtuais, para você conhecer e implementar no seu delivery de comida saudável.

Para conhecer de perto o benefício de cada uma delas e entender como elas podem aumentar as vendas do seu delivery e oferecer um atendimento cada vez mais simples, ágil e inteligente aos seus clientes, aperte no banner!

Conheça todas as integrações do sistema Saipos!