Delivery quentinha: faça sucesso com essas 6 dicas

Entenda como lucrar muito com delivery quentinha

O segredo de ter um delivery quentinha de sucesso, além de oferecer um produto de qualidade, é um administrativo que desempenhe bem esta função.

É preciso que você tenha planejamento, definição de modelo de negócio e logística para poder expandir o seu negócio ou lucrar mais.

Desde 2020, o mercado de delivery só cresce no Brasil. Segundo a Statista, a taxa de crescimento esperada é de 7,04% ao ano, até 2029.

O setor é promissor, as opções são diversas e tudo depende dos seus objetivos e da administração do seu negócio. Pensando nisso, a Saipos separou as melhores dicas para você que deseja ter um delivery quentinha de sucesso:

  1. Crie uma boa definição para o seu negócio;
  2. Monte um cardápio atrativo;
  3. Saiba como escolher bons fornecedores para delivery de marmita;
  4. Como fazer o marketing do meu delivery quentinha;
  5. Saiba onde vender suas quentinha;
  6. Tenha um sistema de gestão!
delivery quentinha - SAIPOS 1

1. Crie uma boa definição para o seu negócio

Antes de abrir o seu delivery quentinha é importante que você estabeleça um modelo de produção concreto e com seus objetivos.

Onde será seu ambiente de trabalho? Vai ter uma plataforma própria de delivery ou vai trabalhar através dos aplicativos? Quais são seus fornecedores?

Tenha bem desenhado todos os pontos a seguir, para que o seu delivery de marmita se diferencie da concorrência e mostra para o seu consumidor os seus valores:

  • Missão, visão e valores: descreve o propósito, o que deseja para o futuro e os princípios que regem o negócio.
  • Plano de negócios: descreve os objetivos, estratégias, análise do mercado e etc.
  • Conceito do negócio: define a essência do seu restaurante, o que ele resolve para o cliente, o público-alvo e a proposta de valor.
  • Público-alvo: detalha o segmento específico de clientes que você visa alcançar e se adequar para chamar atenção com as estratégias de marketing, vendas e produtos.
  • Modelo de negócios: como a empresa cria, entrega e captura valor.

Dessa forma você vai desenhar de forma clara quais são os objetivos do seu negócio, para onde deseja evoluir com o tempo e ajuda a encontrar oportunidades e ameaças para a sua trajetória.

2. Construa um cardápio atrativo

Quando falamos de cardápio queremos nos referir a escolha dos seus pratos, afinal, é preciso ter um menu que capture a atenção dos clientes do seu delivery quentinha. 

Mas como fazer isso? Calma, que nós vamos te dar o caminho. Para escolher os pratos que irão compor o seu cardápio você precisa tentar entender qual tipo de delivery de comida é popular na sua região.

Isso porque os pratos com maior consumo em cada estado variam bastante por conta dos preços e também pelos ingredientes disponíveis.

É interessante pensar na inserção de um cardápio vegano ou para pessoas com algum tipo de restrição alimentar, como lactose e glúten, afinal, elas estão cada vez mais comuns.

Então faça essa pesquisa e garanta que a execução da sua comida seja de qualidade e que agrade a grande maioria. Confira, a seguir, um exemplo de cardápio para o seu delivery quentinha:

Dia da Semana

Prato sem restrições

prato vegano

Segunda-feira

Arroz, feijão, frango à milanesa, batata frita e mix de folhas.

Arroz com tofu e legumes

Terça-feira

Arroz, estrogonofe de carne e batata palha

Arroz, feijão, nuggets de feijão branco e mix de folhas

Quarta-feira

Espaguete com frango assado.

Espaguete com almôndega de berinjela

Quinta-feira

Arroz, feijão preto, farofa, carne assada com batata

Arroz, estrogonofe de palmito e batata palha

Sexta-feira

Feijoada completa

Arroz de Forno Cremoso com Espinafre

Sábado

Arroz, feijão tropeiro, bife à parmegiana e salada de tomate.

Arroz integral, feijão azuki, hambúrguer de grão de bico e salada de repolho

Domingo

Churrasco misto, arroz, vinagrete e farofa

Arroz, moqueca de banana da terra, farofa de castanha e abacaxi.

 

Com mais opções para diferentes públicos, você garante mais clientes desse segmento e apresenta novas opções no cardápio, que geralmente não são comuns em outros restaurantes.

Cardápio virtual

Por se tratar de um delivery quentinha, é importante que você tenha um cardápio virtual bem trabalhado para chamar atenção dos seus clientes.

Essa é a primeira impressão que o possível comprador terá do seu negócio, por isso é importante que ele seja visualmente agradável. Portanto dê uma maior atenção e garanta que o menu tenha uma boa aparência e faça o cliente se interessar pelos seus preparos.

O cuidado com o cardápio remete no cliente a sensação de investimento, seriedade e de um cuidado com o sucesso do delivery quentinha.

A melhor parte de um cardápio virtual é que ele pode ser divulgado em formato de link em qualquer rede social: Instagram, Facebook ou WhatsApp, faça uma linha de contato com seus clientes e disponibilize em todas as suas postagens ou mensagens.

3. Saiba como escolher bons fornecedores para delivery de marmita

A escolha dos seus fornecedores vai definir a qualidade dos preparos do seu delivery quentinha. Não tem como fazer comida boa com produtos de segunda categoria.

Então procure fornecedores com todas as certificações da Anvisa e que funcionem de acordo com as normativas da vigilância sanitária.

Além disso, se for possível, compre com fornecedores locais, pois isso aumenta a economia da cidade. Ou seja, isso é melhor para todos, inclusive para você que economiza com impostos por transporte.

Dica da Saipos: venda as boas ações do seu delivery quentinha. Lembre que é difícil encontrar negócios do ramo gastronômico que se preocupam com a economia local ou movimentos ambientais.

 

Por isso, caso escolha um fornecedor que cumpra um dos requisitos deixe isso muito claro aos seus clientes, isso vai aumentar o valor de marcado.

Controle de estoque

A gente entende que trabalhar com grandes quantidades pode ser um problema por causa da perda de alimentos quando o controle de estoque falha.

Por isso o cuidado com o prazo de validade e também com a integridade de produtos perecíveis como carnes, frutas, verduras e legumes é tão importante.

Cada alimento que apodrece ou fica impróprio para consumo é dinheiro, literalmente, posto fora pelo seu delivery quentinha, o que gera prejuízos nas finanças..

Então sempre se atente às datas de fabricação e vencimento que vem no seu produto. No entanto, se ainda tiver problemas com isso, contrate um sistema de gestão para realizar o controle de estoque para evitar o desperdício do seu dinheiro.

Para te ajudar com isso, a Saipos preparou uma planilha para você usar no seu controle de estoque. Para baixar, é só clicar no banner abaixo. É fácil e grátis!

4. Como fazer o marketing do meu delivery quentinha?

Já que seu objetivo é fazer do seu delivery quentinha um sucesso, o marketing da sua marca é muito importante. O primeiro passo é criar redes sociais como Facebook, Instagram e até mesmo Tik Tok para chegar em todos os cantos da cidade.

No entanto, é preciso ter cuidado para alimentar essas páginas, isso porque as fotos e vídeos precisam ser dos seus pratos reais e de preferência, bem iluminados.

O foco principal deve ser seus preparos, o cuidado com os alimentos no dia a dia e também com os clientes. Por isso busque responder comentários de forma rápida e cordial para que os seguidores da sua rede se sintam importantes.

Além disso, oferecer descontos para promover pratos específicos também é uma boa pedida, pois auxilia no relacionamento com o cliente, principalmente os mais fiéis.

Crie um calendário de postagens

Se não tiver verba para contratar um profissional de marketing para fazer postagens nas redes sociais, é interessante que você mesmo realize um calendário de postagens.

Nele você irá intercalar os dias de postagens de fotos e videos, pensar em legendas e hashtags para as postagens chegar ao maior número de pessoas possível.

Você pode criar conteúdos a partir dos seus produtos, datas comemorativas que fazem sentido com o restaurante e promoções, por exemplo.

E lembre-se de nunca esquecer de postar algo nos stories para deixar sua página ativa e atrair cada vez mais clientes para o seu delivery quentinha.

5. Saiba onde vender suas quentinhas

Existem no mercado diversos aplicativos que realizam a ponte entre seus clientes e o seu restaurante. Eles são muito populares entre os usuários por conterem diversos estabelecimentos dentro de um único aplicativo.

Sem contar que o fato de a maioria oferecer cupons de desconto incentiva ainda mais a compra. Além disso, fazer parte desses apps melhora também a sua visibilidade e a segurança na entrega do seu delivery quentinha.

Assim como também permite que os usuários vejam as avaliações anteriores e também a nota geral da sua loja. Então conheça agora os apps de delivery de mais sucesso atuantes no Brasil, são eles:

delivery quentinha - SAIPOS 2

Com eles você pode aumentar significativamente suas vendas e consequentemente conseguir um lucro maior. Mas para isso é necessário saber como fazer o cálculo para cobrar pelas refeições o valor mais correto possível.

6. Tenha um sistema de gestão!

Agora que você entendeu como ter um delivery quentinha de sucesso, que tal conversar com os representantes do Sistema para restaurante da Saipos para deixar seu restaurante integrado?

Com ele, você consegue oferecer muitos mais serviços para melhorar ainda mais a experiência do cliente em restaurantes! 

Além de poder integrar com apps de delivery, ampliando o atendimento, você também consegue gerenciar clientes com base de dados e relatórios! Tudo muito fácil e rápido! 

Confira abaixo algumas funcionalidades do Sistema para restaurante da Saipos:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Ficou interessado? Então não perca tempo! Junte-se aos mais de 15 mil restaurantes do Brasil que confiam na Saipos! Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre o nosso Sistema de gestão para restaurante!

FAQ

Saiba mais sobre delivery quentinha!

Quantas quentinhas dá um 1kg de arroz?

Em média, 1 kg de arroz cru pode servir de 14 a 20 pessoas, usando como referência o consumo de aproximadamente 60g por pessoa.

Qual a melhor plataforma/aplicativos de delivery?

O mais famoso no Brasil, principalmente nas grandes cidades, é o iFood, pois ele é reconhecido por dominar o mercado.

Qual a margem de lucro de quem vende marmita?

A margem de lucro para quem vende delivery de quentinha está entre 15% e 25%, podendo ser maior dependendo dos custos e do preço vendido.

Qual o peso ideal para uma marmita?

Para uma refeição completa e sem restrições, a quentinha deve pesar de 300g a 500g. Se for uma marmita fitness, por exemplo, ela pode pesar entre 200g a 300g, já que possui mais salada.

BAIXE GRÁTIS: Planilha para calcular preço de marmitex