Pedido por WhatsApp: como receber?

Como receber pedido por Whatsapp?

Receber pedidos por WhatsaApp é um processo fundamental para o sucesso do seu delivery. Afinal, o aplicativo é um dos mais populares do mundo e conta com uma base de mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente.

No Brasil, ele é usado por 99% dos usuários de smartphones, o que significa que a maioria dos seus clientes potenciais já tem o aplicativo instalado em seus dispositivos.

Nesse artigo, vamos mostrar o que você precisa fazer para receber pedidos por WhatsApp de forma organizada e as vantagens que o atendimento através desse canal pode trazer para o seu negócio. Confira:

Mas, antes de iniciar a leitura clique no banner a seguir e confira nosso e-book completo com tudo o que você precisa saber sobre delivery. 

O que é preciso para receber pedidos por whatsapp?

Para receber pedidos por WhatsApp, você precisa ter um número de telefone exclusivo para esse canal, que pode ser um celular ou um telefone fixo. 

Você também precisa baixar e instalar o aplicativo WhatsApp Business no seu dispositivo, que é uma versão do WhatsApp voltada para negócios.

O WhatsApp Business permite que você crie um perfil comercial com informações sobre o seu negócio, como nome, endereço, horário de funcionamento, descrição e site.

Você também pode configurar respostas automáticas para quando o cliente entra em contato com você, quando você está ausente ou ocupado, ou para perguntas frequentes. 

Além disso, você pode usar etiquetas para organizar as suas conversas por categorias, como novo pedido, pedido confirmado, pedido entregue, etc.

Para divulgar o seu número de WhatsApp e atrair mais clientes, você pode usar diferentes estratégias, como:

  • Colocar o seu número nas suas redes sociais, no seu site, no seu cardápio impresso ou digital, no seu estabelecimento físico, etc.
  • Criar um QR Code que leva diretamente para o seu WhatsApp e colocá-lo em locais visíveis ou em materiais promocionais.
  • Criar uma campanha de marketing digital usando anúncios no Facebook ou no Instagram que direcionam para o seu WhatsApp.
  • Criar uma promoção exclusiva para os clientes que fizerem pedidos pelo WhatsApp.

Como realizar pedidos por whatsapp?

Fazer pedido por WhatsApp é algo muito simples e rápido, talvez mais do que o próprio delivery por iFood, Rappi ou Delivery Much.

Sempre que você quiser utilizar este meio para pedir comida, basta informar o que deseja comer, a quantidade, o que quer adicionar ou retirar, o endereço e a forma de pagamento.

Saiba como fazer e receber pedido por WhatsApp

Quais as vantagens de receber pedidos por WhatsApp?

O WhatsApp oferece algumas vantagens para os donos de restaurantes que querem receber pedidos por esse canal, tais como:

Benefício

Descrição

Facilidade

O seu cliente não precisa baixar nenhum app ou se cadastrar em sites ou plataformas. Para realizar o pedido, ele só precisa ter o número do seu estabelecimento salvo na agenda e enviar uma mensagem pelo WhatsApp. 

Agilidade

O pedido é enviado e recebido em tempo real, sem intermediários ou taxas. Você pode responder ao cliente imediatamente, tirar dúvidas, confirmar o pedido e informar o tempo de entrega.

Personalização

Esse canal permite um atendimento mais personalizado e humanizado com cada cliente, aumentando as chances de fidelização. 

Fidelização

Através do WhatsApp você pode solicitar feedbacks, avaliações e indicações, e oferecer descontos e brindes para os clientes mais fiéis.

Muitas vantagens, né? Com o sistema da Saipos você pode automatizar tudo isso e deixar sua gestão ainda mais simples, ágil e inteligente.

Com o nosso software, você pode otimizar o atendimento através de um robô inteligente que conversa com o cliente usando áudio ou texto e anota o pedido sem a necessidade de links.

Ele também te permite criar um cardápio digital interativo para o whatsapp e fazer a gestão de entrega dos seus motoboys, demais né?

É seguro comprar pelo WhastApp?

O Whatsapp oferece uma funcionalidade que permite aos usuários enviar ou receber dinheiro, dentro da própria plataforma. 

Para utilizar esse recurso, é necessário que o cliente tenha um cartão de crédito ou débito cadastrado na plataforma e pertencente a alguma das instituições financeiras habilitadas. 

Esse procedimento é seguro e protegido por diversas camadas, como PIN ou biometria do celular, e processa pelo Meta Pagamentos e Cielo. 

Os dados do cartão são protegidos com criptografia, conforme os requisitos do PCI, e por diversas camadas de segurança. Além disso, o WhatsApp não cobra taxas para enviar ou receber dinheiro pelo aplicativo.

Quais são os desafios de usar o WhatsApp para receber pedidos?

Apesar das vantagens, usar o WhatsApp para receber pedidos também pode trazer alguns desafios para os donos de restaurantes, são eles:

Problema

Descrição

Como resolver?

Organização

Necessidade de controle eficiente para organizar o volume de pedidos recebidos.

Utilizar uma planilha, sistema ou app específico para gerenciar os pedidos.

Escala

Necessidade de uma equipe capacitada e disponível para atender os pedidos pelo WhatsApp, especialmente nos horários de pico. 

Você pode usar um número exclusivo para esse canal, ou usar o WhatsApp Business, que permite criar um perfil comercial, configurar respostas automáticas e etiquetar conversas.

Segurança

Necessidade de garantir a segurança dos dados dos seus clientes, evitando vazamentos ou fraudes

Você pode usar a verificação em duas etapas do WhatsApp, que solicita um código PIN sempre que você acessa o aplicativo em um novo dispositivo.

 

Apesar desses desafios, recomendamos que você não deixe de receber seus pedidos de pizza, hambúrguer, açaí ou seja qual for o seu produto, por whatsapp ou outro aplicativo de entrega. 

Afinal, além de oferecer muita facilidade para os clientes, os seus concorrentes também estão por lá.

Saiba como fazer e receber pedido por WhatsApp

Quais são as melhores práticas para receber pedidos no WhatsApp?

Para usar o WhatsApp para receber pedidos de forma eficiente e satisfatória, você pode seguir algumas boas práticas, tais como:

  • Divulgue o seu número: faça com que os seus clientes saibam que você recebe pedidos pelo WhatsApp. Você pode divulgar o seu número nas suas redes sociais, no seu site, no seu cardápio impresso ou digital, no seu estabelecimento físico, etc.
  • Crie um catálogo: facilite a escolha dos seus clientes criando um catálogo com os seus produtos e serviços. Você pode enviar fotos, vídeos ou áudios dos seus pratos, com descrições, preços e informações nutricionais. Você também pode criar um cardápio digital interativo.
  • Seja rápido e cordial: responda aos pedidos dos seus clientes o mais rápido possível, usando uma linguagem clara e educada. Agradeça pela preferência, confirme os dados do pedido e do cliente, informe o tempo e o valor da entrega, e solicite uma avaliação após a entrega.
  • Ofereça opções de pagamento: facilite o pagamento dos seus clientes oferecendo diversas opções, como dinheiro, cartão, transferência, PIX, etc. Você também pode usar ferramentas como o PicPay ou Mercado Pago para receber pagamentos pelo WhatsApp.
  • Peça permissão para enviar mensagens: respeite a privacidade dos seus clientes e só envie mensagens com o consentimento deles. Você pode pedir permissão para enviar novidades, promoções, dicas, etc. Você também pode segmentar as suas mensagens de acordo com o perfil e o comportamento dos seus clientes.

Como automatizar os pedidos pelo WhatsApp?

Receber pedidos pelo WhatsApp pode ser muito vantajoso, mas também pode ser desafiador se você não tiver uma boa organização e uma equipe capacitada. 

Por isso, automatizar os pedidos pode ser uma solução para otimizar o seu atendimento e evitar erros ou atrasos.

A automação consiste em usar ferramentas ou sistemas que facilitam a comunicação com os clientes e a gestão dos pedidos. 

Um exemplo de um sistema para delivery que oferece essas funcionalidades é o Saipos, que é um software simples, ágil e inteligente para o setor de food service.

Algumas das principais funcionalidades do nosso sistema relacionadas ao recebimento de pedidos por WhatsApp são:

  • Integração com os principais apps de delivery do mercado, como iFood, Rappi e Delivery Much. Com isso, os pedidos desses aplicativos são enviados diretamente para o sistema, sem a necessidade de digitação manual ou uso de múltiplas telas;
  • Automatização do atendimento por WhatsApp com um robô inteligente que conversa com o cliente usando áudio ou texto e anota o pedido sem a necessidade de links;
  • Criação de um cardápio digital interativo que pode ser enviado pelo WhatsApp, permitindo com que cliente visualize fotos, vídeos ou áudios dos produtos, com descrições, preços e informações nutricionais.
  • Gestão das entregas pelo WhatsApp como controle de motoboys, para que você acompanhe as rotas, envie mensagens automáticas para os clientes e receba avaliações sobre a qualidade da entrega.

Ficou interessado? Clique no banner a seguir e solicite uma demonstração gratuita dessas e de todas as funcionalidades do Sistema com um de nossos consultores. 

5 Dicas para Divulgar Delivery - Baixe Grátis!