11 dicas imperdíveis de como montar um restaurante delivery

Saiba como montar um restaurante delivery 

Entender como montar um restaurante delivery é muito importante, já que o mercado de alimentação tem crescido significativamente e fazer parte dele pode aumentar sua renda. 

A chegada desse modelo de atendimento tem beneficiado não somente os consumidores, mas também os empreendedores.

Montar um restaurante com  esse modelo pode não ser tão complicado comparado aos de atendimento presencial, mas exige muito planejamento e organização.

Com o setor, a economia de diversos países recebeu um grande movimento. Então, que tal começar a movimentar a sua renda a partir desse nicho de vendas?

A Saipos preparou as melhores dicas de como montar um restaurante delivery, confira!

  1. Escolha o seu nicho;
  2. Elabore um plano de negócios;
  3. Saiba montar a estrutura do seu restaurante delivery;
  4. Tenha os melhores equipamentos para delivery;
  5. Faça entregas de qualidade;
  6. Esteja sempre dentro da lei!;
  7. Tenha um excelente marketing;
  8. Se destaque da concorrência;
  9. Monte um bom cardápio;
  10. Seja cuidadoso;
  11. Tenha um sistema para delivery.

Mas antes, baixe grátis o e-book que criamos, que conta tudo sobre delivery e que com certeza vai ajudar você a montar seu restaurante da maneira correta!

Aperte no banner e faça download agora mesmo!

1. Escolha o seu nicho

Antes de tudo, é preciso definir se você vai montar um restaurante delivery com pratos diversificados ou com apenas um tipo de comida.

Outro ponto a se avaliar também é qual será a proposta do seu negócio.

Mesmo que você escolha trabalhar com hambúrgueres ou com comidas fit, por exemplo, vai precisar seguir algumas etapas que são padrão.

Defina o seu tipo de restaurante delivery

Muitas pessoas que pensam em iniciar um delivery restaurante já tem em mente o tipo de área em que querem atuar.

Mas em caso de dúvida, o melhor a se fazer é pesquisar de acordo com a concorrência, o que poderia fazer mais sucesso na sua região.

Existem infinitas possibilidades de setor que agradam bastante a maioria das pessoas, abaixo vamos citar algumas opções que você pode analisar.

Tipo de delivery

O que faz

Delivery de marmita fit, vegana ou tradicional

Comida sem carnes e derivados animais (como leite e mel).

Delivery de massas

Lasanhas, diferentes tipos de macarrão, entre outros.

Pizzaria delivery

Pizzas de sabores e tamanhos variados.

Delivery de comida mexicana

Tortilhas, nachos, burritos, entre outras variedades da comida de origem mexicana.

Delivery de sushi

Comida japonesa.

Delivery de espetinhos

Espetinhos salgados de carne ou de vegetais.

Hamburgueria delivery

Hambúrgueres, acompanhamentos como batatas e onion rings, entre outros.

Delivery de comida caseira

Prato feito, comida típica brasileira, entre outros.


Além dessas, é possível encontrar muitas outras categorias, e inclusive, criar um negócio diferenciado, com a sua autoria.

Localização do delivery

Estar localizado em um ponto estratégico, mesmo que tenha apenas uma cozinha funcionando, é uma das etapas importantes.

Isso porque, facilita muito estar próximo ao local de onde os pedidos vem, pois se tem mais agilidade na entrega.

Mas é possível ter um atendimento take away, que é quando o cliente vai até o local retirar o pedido pessoalmente, e consome em casa.

Nesse caso, é ainda mais importante estar bem localizado, caso contrário, os clientes irão encontrar dificuldade para buscar a comida.

2. Elabore um plano de negócios

O plano de negócios para restaurante delivery tem um papel fundamental em qualquer negócio de alimentação.

Ele funciona muito bem como um guia, evitando que a administração do seu delivery se perca.

Desse modo, é importante traçar metas e objetivos sobre a parte financeira, necessidades do empreendimento, como tipo de público, quantidade necessária de funcionários, entre outros.

É importante descrever muito bem quanto você tem para gastar, e seguir a risca essa questão para não estourar o orçamento e conseguir montar um delivery com pouco dinheiro.

Em um início de negócio é preciso lembrar da importância de ser realista. Muitas vezes o lucro demora mais do que se imagina, e é preciso se preparar se isso acontecer.

É muito importante garantir também um fundo de caixa, para momentos de necessidade.

3. Saiba montar a estrutura do seu restaurante delivery

Muitas pessoas pensam que ao montar um restaurante delivery, é possível descuidar da organização ou utilizar aquilo que se tem em casa para preparar os pedidos.

No entanto, esta é uma ideia um pouco equivocada, já que não importa se o cliente está vendo ou não a maneira que você está trabalhando.

O cuidado e a higiene precisam ser o foco do seu trabalho, e ainda é preciso lembrar que a equipe deve seguir seu exemplo, então mantenha a sua estrutura em perfeito estado.

Organização do local

A organização é fundamental para que as receitas sejam feitas corretamente, para que o prazo de entrega seja alcançado, e também para que a equipe esteja confortável.

Organização é como um vício contagioso, se você der um mal exemplo, certamente, em breve seus funcionários estarão reproduzindo os hábitos negativos.

Portanto, mantenha como uma meta deixar o seu espaço de trabalho sempre limpo, organizado e agradável para se trabalhar. 

O clima do local influencia muito no desempenho dos profissionais que trabalham com você. E funcionários felizes sempre desempenham um trabalho da melhor maneira.

4. Tenha os melhores equipamentos para delivery

Como você deve imaginar, é possível montar restaurantes delivery de todos os tipos, como os de sushi, comida italiana, espetinhos e até comida mexicana.

Mas, isso quer dizer que para cada tipo de comida que irá fornecer, é preciso identificar os equipamentos necessários.

É claro que existem itens obrigatórios para a maioria das modalidades, como os freezers, geladeiras, fogões e fornos, mas alguns tipos de culinária exigem equipamentos bem específicos.

Um exemplo é delivery de hambúrguer, nesse tipo de negócio, ter um moedor de carne, e uma chapa de qualidade para preparar os hambúrgueres é essencial.

Portanto, se preocupe primeiro com itens básicos, como fogão, freezer, microondas, fritadeira, talheres e panelas.

Depois, se você quiser, pode sofisticar e procurar os outros equipamentos que farão parte do seu dia a dia.

Por último, e não menos importante, são os equipamentos para montar o um restaurante delivery.

Para a parte de delivery mesmo, você precisará além do clássico balcão, de um computador– até para gerar a NF-e –, internet, telefone e máquinas para cartão.

E lembre-se, um bom atendimento, entrega rápida e comida de qualidade, precisam ser o lema para montar o seu restaurante delivery.

11 dicas de como montar um restaurante delivery Saipos sistema para restaurante

5. Faça entregas de qualidade

As suas entregas farão o nome do seu restaurante delivery. Opte por montar uma estrutura com o mínimo de falhas possíveis.

A parte de entrega é a alma de um delivery. Para que ela seja feita com excelência você vai precisar seguir alguns critérios. Veja!

Tenha um bom atendimento

Um bom atendimento é primordial em qualquer empreendimento de delivery. Isso porque, nesse tipo de negócio, o contato com o cliente é muito escasso.

Para isso, treine sua equipe de motoboys (caso tiver) para que sigam um formato de atendimento padrão, que tenha gentileza, simpatia e atenda de maneira bem pessoal.

Embalagem para delivery

Por mais que muitas pessoas não valorizem essa questão, a embalagem para delivery que vai ser entregue também é importante para o negócio.

Imagine que ela é a cara do seu negócio, por isso deve transmitir a proposta do seu restaurante, e principalmente, sua marca.

Portanto, utilizar as cores da sua logo, nem que seja em um adesivo para vedar a embalagem, já faz diferença e traz um toque de cuidado a mais com o seu produto.

Também é fundamental utilizar materiais de qualidade para colocar a sua comida. Para cada tipo de alimento, existe um tipo de invólucro mais eficiente.

Por isso é importante pesquisar bem sobre isso, sempre levando em consideração que o produto deve chegar perfeitamente até o cliente, sem estar amassado ou desorganizado.

6. Esteja sempre dentro da lei!

Dar atenção a burocracia do seu estabelecimento, mesmo sendo apenas um negócio delivery, é muito importante.

Não dá para deixar essa etapa para depois na esperança de que não haja fiscalização, pois se isso acontecer, a multa será grande, podendo resultar até mesmo em uma interdição.

Por isso, fique atento para providenciar o seu alvará de funcionamento. Para isso, é necessário entrar em contato com a prefeitura do município em que deseja abrir.

Mas no geral, a documentação necessária para emitir o alvará é a seguinte:

Documento

Descrição

Registro de Pessoa Jurídica

Documento que comprova a legalidade da empresa, como CNPJ, contrato social ou registro na junta comercial.

Alvará de Localização e Funcionamento

Documento expedido pela prefeitura que autoriza o funcionamento do estabelecimento em determinado endereço.

Laudo de Vistoria Sanitária

Certificado que comprova que o estabelecimento atende às normas sanitárias exigidas, emitido por órgãos de vigilância sanitária local.

Planta e Layout do Estabelecimento

Desenho detalhado do espaço físico do restaurante, indicando a disposição de equipamentos, mobiliário, banheiros, cozinhas, etc.

AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)

Documento expedido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que o estabelecimento está em conformidade com as normas de prevenção e combate a incêndios.

Licença Ambiental

Documento que comprova que o restaurante está em conformidade com as normas ambientais locais, se aplicável.

Certificado de Dedetização

Comprovante de que o estabelecimento passou por um processo de dedetização regular, geralmente exigido por órgãos de vigilância sanitária.

Carteira de Saúde dos Funcionários

Documento que atesta a saúde dos funcionários do restaurante, indicando que estão aptos a manipular alimentos.

Certificado de Capacitação dos Funcionários

Documento que comprova que os funcionários do restaurante passaram por treinamentos e capacitações exigidas pela legislação local, como curso de higiene e manipulação de alimentos.

RG e CPF dos Sócios e Responsáveis Técnicos

Documentos de identificação dos sócios e dos responsáveis técnicos pelo estabelecimento, normalmente exigidos para comprovar a idoneidade dos envolvidos.

7. Tenha um excelente marketing

Como montar um restaurante delivery necessita de apoio consistente do marketing, por isso é importante saber como divulgar um delivery.

Ao iniciar um novo negócio, principalmente no ramo de alimentação, é natural que muitos acabam não dando a devida atenção para o marketing.

Apesar do motivo ser, na maioria das vezes, uma forma de evitar gastos com questões dispensáveis, é preciso entender que nesse setor de negócio, essa é uma etapa importantíssima.

Isso porque quando se inaugura um local com atendimento presencial, é mais simples fazer uma fachada atrativa, que por si só, já serve como propaganda delivery.

Assim, ao passar por ali, o público se acostuma com sua marca e começa a reconhecê-la em qualquer circunstância. 

No caso do restaurante delivery, é preciso registrar sua marca de uma outra maneira. Para isso, a melhor ação é promover sua imagem através das redes sociais.

Para ajudar nessa etapa, a Saipos criou um e-book com "5 dicas para divulgar seu delivery e aumentar suas vendas".

Ele com certeza vai te ajudar a entender tudo sobre divulgação de marca. Aperte no banner e baixe grátis!

8. Se destaque da concorrência

É fácil notar que cada vez mais clientes optam pela compra por delivery, seja pela comodidade ou apenas pela preferência.

Embora isso seja animador, também permite um crescente número de concorrentes, por isso, para saber como montar um restaurante delivery de sucesso, você precisa superá-los.

E não existe melhor maneira de fazer isso, do que apostando em estratégias diferentes, não é mesmo? As novidades sempre são atraentes, e certamente, existem infinitas possibilidades.

Nesse sentido, além de ter um cuidado especial com as embalagens e aquela atenção extra nas entregas, que já comentamos, apostar nos combos é uma grande jogada.

Com eles, é mais fácil estimular os clientes a comprar mais, aumentando o ticket médio, e isso é muito relevante para entender como montar um restaurante delivery corretamente.

Outra alternativa para chamar a atenção da clientela, é liberar um item grátis ou algum desconto quando a pessoa atingir um determinado número de compras. 

Essa é uma boa maneira de motivar o cliente a comprar mais, afinal, todo mundo gosta de desconto, não é mesmo?

9. Monte um bom cardápio

Montar um cardápio de forma certeira exige alguns cuidados. No caso do delivery, sabemos que é possível escolher vários modelos gastronômicos.

Mas indiferente disso, para  saber como montar um restaurante delivery é fundamental que o cardápio seja elaborado com consciência sobre os custos com o estoque, por exemplo.

Alguns pratos saem muito caros, e levando em conta o risco de que o cliente possa não optar por ele, é necessário considerar a possibilidade de sair perdendo.

Assim, na maioria das vezes não vale a pena inventar moda nessa questão. A dica é optar pelo básico, mas de qualidade.

Após a experiência chegar, aí sim é o momento de incrementar o menu e disponibilizar mais opções de pratos.

Até lá, você adquire mais experiência, assim, em breve terá segurança para testar pratos mais elaborados.

Para te ajudar com o menu, confira um vídeo completo com dicas imperdíveis sobre como elaborar um cardápio de sucesso! Aperte o play e aproveite:

10. Seja cuidadoso

Para finalizar nosso checklist, é importante frisar alguns pontos que são cruciais para entender como montar um restaurante delivery da melhor maneira possível. 

Estoque

Manter o seu estoque sempre em  dia é fundamental para que o pedido do cliente nunca seja negado por falta de ingredientes. 

Esse tipo de situação acontece muito quando não se dá a devida atenção para a etapa de compra dos produtos.

Ter um controle de estoque é fundamental para que se evite desperdícios, além de facilitar o entendimento sobre quais alimentos têm demanda maior e o que não vale a pena comprar.

Fornecedores

Para que o estoque seja eficaz para a sua demanda, ter bons fornecedores é crucial.

Escolha sempre aqueles que estão mais próximos do seu estabelecimento, assim o alimento chega mais fresco.

O cuidado precisa ser ainda maior quando se  utiliza ingredientes mais sensíveis, como carnes, peixes e frutos do mar.

Mas, nada impede que você mesmo vá até as feiras e pesquise os preços. 

Essa é uma boa estratégia para conseguir alimentos novinhos e de qualidade, então se no local onde mora há essa opção, vale a pena considerar.

Conhecimento dos processos

Mesmo que possa contar com uma equipe grande de funcionários, a presença de uma liderança no local é sempre importante. 

E isso não quer dizer que a função dessa pessoa seja apenas delegar tarefas. Pelo contrário, é preciso estar presente para entender cada fase do processo, desde o preparo até a entrega.

Desse modo, muitas ideias podem surgir para resolver possíveis conflitos. 

11. Tenha um sistema para delivery

Como você pode perceber, para montar um delivery, é preciso ter uma gestão de ponta. 

Além disso, o controle financeiro é imprescindível para calcular os preços e evitar prejuízos no caixa, não é mesmo? 

Sem contar que a organização dos pedidos conta muito para a satisfação do cliente. Afinal, não tem nada mais desagradável do que atrasar as entregas.

Isso pode ser feito por meio da integração dos aplicativos de delivery ao seu software de gestão.

Só assim, você garante que todas as entregas e informações estejam reunidas em um só lugar.

A Saipos é o sistema de gestão para delivery que conta com mais possibilidades de integração do Brasil! Então, permite reunir todas as informações e logísticas em um só sistema.

Inclusive, trazendo o iFood, Rappi e mais de 30 possibilidades de integração para sua tela de controle!

A integração ocorre por meio de implementação da opção na plataforma de software. Então, o sistema coleta informações e consegue distribuir e relatar dados.

É possível, por exemplo, que o pedido realizado por meio do iFood seja automaticamente direcionado para a cozinha através do monitor KDS.

Quer saber mais sobre as possibilidades do Sistema para Delivery da Saipos? Clique no banner abaixo!

Baixe grátis: tudo sobre delivery!