O fluxo de caixa projetado é a ferramenta usada para antecipar as situações de risco ou falhas que podem comprometer o orçamento do seu negócio.
Com ele, você consegue ver claramente quais medidas devem tomadas para evitar qualquer tipo de problema financeiro.
Sendo assim, o esse recurso ajuda a reduzir perdas de capital financeiro em situações de risco e prevenir gastos desnecessários.
O FCP é o responsável por indicar o período futuro, entradas e saídas, incluindo as contas a pagar e a receber das datas futuras.
Você pode, inclusive, compará-lo com uma régua que mostra qual é o momento entre vender e receber um produto ou repor o estoque, por exemplo.
Ou, então, usar uma planilha para controlar. Abaixo você pode adquirir este material gratuitamente!
Clique no banner e baixe agora a Planilha de Fluxo de Caixa e acabe com os seus problemas de organização financeira.
Para saber como fazer fluxo de caixa, seja ela projeto ou não, é importante analisar os dados de recebimento e gastos dos meses anteriores.
Depois que isso for feito, é necessário estipular um período de tempo no qual você vai planejar o fluxo de caixa.
Quando esta hora chegar, lembre-se de adicionar os seguintes dados:
- Gastos com tributação e cadastrados ;
- Salário dos funcionários ;
- Aluguel (caso você atue em um local alugado);
- Contas de luz, água, internet e telefone.
A dica para ter um bom fluxo de caixa projetado é montar uma lista de ordem cronológica dos seus futuros débitos e da data que você terá que efetuar cada pagamento.
Depois faça uma uma tabela dos seus lucros. Se houver muita variação, faça uma média entre os últimos meses e preocupe-se em não gastar mais do que receberá.
Com o intuito de não fechar o mês com déficit, tente reservar uma parte da soma total dos seus ganhos como reserva caso um imprevisto aconteça.
É importante que sua tabela esteja sempre atualizada e organizada para evitar que seus gastos fiquem mais altos que seus ganhos.
O principal benefício do fluxo de caixa projetado é o controle financeiro e a gestão de gastos supérfluos e todas as receitas recebidas.
Além disso, ele terá grande atuação em outras áreas e atividades que farão toda a diferença, como:
- Saldo inicial;
- Despesas fixas e variáveis;
- Entradas divididas em Previsão e Realizadas;
- Intervalo de tempo entre os seus recebimentos;
- Planejamento de contas.
Sem dúvida essa estrutura auxilia na visualização das despesas, se tornando uma ferramenta de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
Ou seja, utilizar o fluxo de caixa projetado pode ser o ponto que definirá se a sua empresa será um sucesso, com anos de atividade pela frente, ou acabará falindo em pouco tempo.
Outro benefício deste sistema é que, quando usado, é mais difícil que você esqueça de cumprir com as suas obrigações, como pagamento de contas.
Por isso, essa atividade auxilia na distribuição de recursos e na conferência dos dados de gastos e ganhos. Isso diminui as chances de recorrer à empréstimos.
Procure dar atenção a isto sempre que necessário. E para ajudar você ainda mais, nós separamos um E-book Grátis de Fluxo de caixa!
Clique no banner abaixo e baixe agora! Com ele você nunca mais terá dúvidas sobre FC!
O fluxo de caixa projetado pode ser usado por qualquer empreendedor e em qualquer tipo de negócio, já que o foco é o controle financeiro, não o produto oferecido.
Desse modo, o recurso pode e deve ser usado durante todo o período de funcionamento do estabelecimento, visto que sua função e tentar impedir a falência.
Dito isso, o serviço pode ser usado para empresas com alto nível de receita e também por empresas com baixa rotatividade financeira.
É interessante que além de utilizar esse sistema mensalmente, que o gestor financeiro faça a análise do resultado final, mês a mês.
Essa projeção também serve para que seja possível ver a linha de crescimento ou de decrescimento da empresa.
Então, é importante sempre ter em mente que o fluxo de caixa projetado tem a função de organizar as finanças e ter esse controle de caixa é imprescindível.
A viabilidade econômica é uma análise feita para projetar o futuro de um negócio a longo prazo.
Com ela é possível identificar quais são as possibilidades de crescimento a partir da avaliação detalhada das despesas.
Mas que despesas? O que é preciso observar? Informações básicas da empresa, tais como:
- Custos fixos mensais — aluguel, luz, água, internet, custos de produção etc;
- Número de funcionários;
- Valores a serem pagos para comissões;
- Custos com salários, horas extras, décimo terceiro e férias;
- Custos variáveis mensais.
Com essa observação é possível identificar quanto dinheiro é necessário para cobrir as despesas do negócio por um certo período.
Assim, você consegue organizar muito melhor as finanças e possíveis investimentos, diminuindo muito os riscos financeiros e fazendo a empresa crescer de forma saudável.
A viabilidade econômica é uma ferramenta complementar ao fluxo de caixa projetado. Use estes dois truques para ter uma empresa saudável e com vida longa.