Saiba tudo sobre fluxo de caixa para bar, restaurante e delivery

Fluxo de caixa bar, restaurante e delivery: vale a pena? 

Realizar o fluxo de caixa bar, restaurante ou delivery é fundamental para a saúde do seu negócio! 

Então, sim, vale a pena gastar tempo e energia com esse processo. Além disso, é importante que você classifique ou faça parte de cada modalidade. Dessa forma, você terá maior controle e será mais fácil organizar e garantir a saúde financeira do seu empreendimento.

Fazer o fluxo de caixa bar, restaurante e delivery ajuda a controlar os gastos e a ser mais assertivo na hora das compras. É importante lembrar que, por segurança, é preciso guardar uma quantia para despesas de urgência, o famoso pé de meia.

Com essa estratégia em prática, você evita gastos desnecessários. Se você concorda com isso, não pode deixar de baixar o material grátis e exclusivo sobre fluxo de caixa que a Saipos preparou. Clique no banner abaixo!

Como fazer o fluxo de caixa de restaurante?  

Para fazer o cálculo do fluxo de caixa de um restaurante, você pode anotar todas as entradas de capital e todas as vendas. Contas de água, luz, salário dos funcionários, pagamento de fornecedores, tudo isso entra na sua planilha.

Também registre todos os seus ganhos do mês. É importante que tudo esteja organizado para evitar deslizes. Você precisa calcular também o preço de custo de cada produto que seu restaurante oferece.

Dessa forma, você saberá se não está cobrando pouco ou caro demais pelos seus pratos e lanches.

É importante que você não esqueça de calcular os impostos e também a mão de obra dos seus funcionários para produção. Além disso, calcule também sua margem de lucro e, aí, coloque o preço. Depois, coloque na sua planilha.

Agora que você já tem as informações de que precisa para começar o seu plano de caixa, é arregaçar as mangas e trabalhar. 

Como fazer fluxo de caixa para bar?

Embora pareça complicado, fazer o fluxo de caixa bar não é difícil, basta prestar atenção.  

Primeiramente, é necessário juntar todas as informações de gastos do seu bar. Isso inclui o pagamento de fornecedores e o preço de custo de cada produto oferecido.

Entretanto, é imprescindível ter atenção nesse momento, e uma revisão sempre é bem-vinda. Do mesmo modo, é preciso informar os gastos com pessoal, aluguel e empréstimos (caso seu empreendimento tenha algum).

E, se você está querendo começar logo, a dica é baixar a planilha de fluxo de caixa da Saipos. Para adquirir é só apertar no banner abaixo!

Fluxo de caixa para delivery 

De acordo com a revista Exame, toda as empresas, em especial as pequenas, devem ter um bom controle de caixa

Quando se fala nesta função, nenhum tipo de negócio está livre. O que pode acontecer é a adoção de tipos de fluxo de caixa conforme o tipo de estabelecimento. Ou seja, uma loja de roupas pode optar pelo fluxo de caixa operacional e uma empresa pelo fluxo de caixa projetado, por exemplo. 

Mas, quando se fala em fluxo de caixa para delivery, você pode usar como base o mesmo controle feito para restaurante. 

Isto é, você pode usar o fluxo de caixa já explicado no seu bar, restaurante ou delivery desde que siga as instruções do processo corretamente. 

Apenas para recapitular, um fluxo de caixa para delivery deve ser feito da seguinte maneira: 

  • Verificação do saldo inicial do delivery (do caixa do local); 
  • Classificação das receitas e despesas; 
  • Registro de todas as entradas do período; 
  • Registro de todas as saídas do período; 
  • Atualização e correção dos lançamentos financeiros. 
Aprenda a fazer fluxo de caixa para bar, restaurante e delivery

Demonstrativo do fluxo de caixa: Saiba o que é! 

Agora você que já sabe o que é fluxo de caixa, é importante ter conhecimento sobre o demonstrativo. Essa função é responsável por indicar onde, quando, quanto e como as entradas e saídas de dinheiro do mês acontecem. 

Com o demonstrativo do fluxo de caixa, você consegue mapear todas essas atividades, oferecendo uma visão mais completa e clara do seu dinheiro. 

Para que o processo funcione bem, é indicado que faça o demonstrativo mensalmente no primeiro ano da empresa e trimestralmente nos anos consecutivos. Além disso, é fundamental que construa uma planilha, até porque você precisa guardar as informações em algum lugar. 

E, então, está pronto para começar? Apostamos que o seu restaurante, bar ou delivery vai funcionar ainda melhor! 

Qual é o melhor sistema para auxiliar no fluxo de caixa do restaurante?

Use o Sistema para Restaurante Saipos. Ele é o mais eficiente, porque consegue agrupar diversas áreas da operação em um único software, que entende que cada etapa é parte de um único núcleo. 

Com isso, você terá otimizações em todas as áreas dos processos e acompanhará o desenvolvimento dos seus resultados de forma significativa.

Confira alguns dos benefícios:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner, assista uma demonstração e entenda por que a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

Baixe agora a planilha de fluxo de caixa