Entender como fazer conciliação bancária é essencial para todo dono de restaurante. Esta é uma etapa delicada e de extrema importância na organização financeira do negócio.
A conciliação bancária consiste em uma análise para comparar os lançamentos do extrato bancário com os registros contábeis. Assim é possível localizar divergências e também garantir que tudo esteja de acordo.
Em casos onde essa atividade rotineira é negligenciada, o restaurante pode sofrer com falta de capital referente aos afazeres diários e obrigações financeiras.
Se você tem ou irá abrir um restaurante, deve dar atenção à gestão financeira do seu negócio. Por isso, acompanhe o conteúdo que a Saipos preparou: você vai aprender como se faz conciliação bancária em 4 passos e muito mais. Confira:
É essencial para qualquer restaurante entender o que é conciliação bancária. De forma resumida, nada mais é do que fazer a conferência dos extratos bancários e dos saldos, a partir do controle financeiro do seu negócio.
Com essa revisão de saldos bancários você consegue visualizar se todos os lançamentos estão corretos e se não há nenhuma falha ou erros nos registros. Além disso, é possível verificar se as contas estão em conformidade.
Ter o controle bancário do seu estabelecimento é fundamental para a saúde financeira dos negócios, principalmente para a análise do fluxo de caixa e o saldo bancário correto. Ela também influencia a verificação de caixa futuro para as atividades operacionais.
Entender como fazer a conciliação bancária do seu restaurante é um processo muito simples. O objetivo desta prática é verificar todas as entradas e saídas do seu caixa a partir da comparação entre o saldo interno e o extrato bancário.
É ideal manter um acompanhamento quinzenal, mensal ou semanal. Isso pode variar conforme a necessidade de cada tipo de negócio. |
Desta forma, você conseguirá avaliar se todos os registros estão corretos ou se existe alguma inconsistência nas informações.
O ideal a ser feito é seguir um passo a passo, assim você garante que nenhum dado irá passar despercebido. Acompanhe o conteúdo com 4 passos para fazer a conciliação bancária do seu restaurante:
Vamos conferir sobre o que se trata cada passo deste processo:
O primeiro passo para fazer a conciliação bancária é controlar diariamente todas as movimentação de entradas e saídas do restaurante.
Essa atualização, que é feita diariamente no fluxo de caixa, irá auxiliar no momento de realizar a análise. Assim você irá evitar possíveis falhas e erros no fechamento de caixa.
Os registros de contas dentro de um restaurante incluem, por exemplo:
Entrada |
Saída |
Pagamentos feitos direto no caixa |
Remuneração dos funcionários |
Receitas referente a eventos |
Despesas fixas (água, luz, internet, etc) |
Transferência recebidas |
Matéria prima para preparo dos pratos |
Procure dar atenção para os valores informados no extrato referente ao saldo inicial e final do controle interno. Eles precisam bater com os saldos no extrato bancário.
Nesta etapa, é feita uma verificação e comparação entre os documentos, para identificar divergências, lançamentos não registrados, ou que ainda não foram refletidos no banco.
Ao realizar a verificação, deve-se lembrar dos valores relacionados ao cashback, que podem estar vinculados a contas de maquininhas e em sistemas de fidelização. |
Se estiverem muito distintos, é provável que algum processo não tenha sido feito corretamente.
Nesta etapa, deve ser realizada a conferência de todos os detalhes, analisando as movimentações por data, descrição e natureza das operações.
Não deixe de conferir se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta. Além disso, verifique se os valores também estão de acordo com o plano contábil do seu restaurante.
Todas as informações devem estar de acordo entre os documentos. Caso não esteja correto, você deve fazer uma pesquisa para identificar o que ocorreu.
Nessa fase, é verificado todos os dados lançados e também são feitas correções em situações como:
Também são feitas inclusões de registros ausentes até o momento, como tarifas bancárias, juros, entre outros. Sendo todas as correções feitas, a partir de documentos que comprovem e sigam as normas vigentes.
No final de cada mês é necessário enviar os documentos para o setor de contabilidade. E não esqueça de guardar todos os comprovantes de pagamentos, notas fiscais, boletos e extratos.
Manter a organização financeira deve ser prioridade dentro de qualquer restaurante, visto que na rotina dos estabelecimentos que fazem parte do setor food service é comum lidar com transações, vendas, impostos, entre outras despesas.
Em caso de financiamento para restaurante, com o controle adequado de todos os registros de entrada e saída de dinheiro do caixa, o estabelecimento manterá o pagamento das parcelas em dia. |
Para que este controle financeiro seja feito da forma correta, saber como fazer conciliação bancária está na lista principal. São inúmeros os benefícios que esta prática traz ao seu negócio, como:
Apesar de ser considerada por muitos uma tarefa pesada e um tanto quanto lenta, a conciliação bancária é simples de ser feita. Confira as vantagens da prática:
Ao fazer a conciliação bancária, você conseguirá visualizar as movimentações no seu fluxo de caixa. Isto é essencial para que o restaurante mantenha a saúde financeira o mais organizada possível.
Esta falta de controle pode ocasionar uma instabilidade financeira, não sendo possível fazer pagamentos de despesas fixas ou ter dinheiro para situações de emergência, sendo possível que o restaurante pare de operar.
Para ajudar neste processo, a Saipos tem um material exclusivo que vai auxiliar na organização financeira. Clique no banner e baixe sua planilha de fluxo de caixa grátis!
Ao fazer a conciliação bancária, também será possível identificar falhas e erros, além de problemas como erros nos processos, cobranças indevidas e fraudes.
É de extrema importância que o restaurante tome decisões precisas a partir de dados corretos. Um conciliação bancária bem feita pode auxiliar este processo, visto que ela fornece informações exatas.
Com isso, será possível planejar investimentos, reduzir despesas e aumentar a rentabilidade.
Para manter a regularidade com o cumprimento das obrigações fiscais, a conciliação bancária contribui e garante que todas as transações sejam devidamente registradas.
Para fazer a conciliação bancária do seu restaurante, é necessário separar alguns documentos que serão utilizados no processo. Esses papéis irão facilitar na busca das informações essenciais.
Confira a lista de documentos para fazer a conciliação bancária:
Documentos |
Descrição |
Extrato bancário |
Extratos referentes ao período, com todas as informações sobre transações |
Registro contábil interno |
Todos os lançamentos realizados, como contas a pagar e contas a receber |
Relatório financeiro |
Relatórios que informam os dados sobre movimentação financeira, auxiliando na verificação de valores |
Informações de tarifa bancária |
Saber sobre as tarifas e taxas cobradas pelo banco, visto que pode impactar o saldo disponível |
Estes documentos irão garantir que o processo da conciliação bancária aconteça de forma eficiente e sem dificuldades.
Embora seja um meio simples de controle financeiro, na hora de fazer a conciliação bancária algumasr operações podem acarretar em prejuízo real na estrutura de custos de um restaurante.
Veja a seguir os principais riscos que podem ocorrer durante uma conciliação bancária:
Se não houver integração com o que acontece no ERP e nas contas bancárias do estabelecimento, há um grande risco de perder a origem das movimentações.
Isso não é bom, já que faz com que a empresa se complique ao fazer a manutenção dos livros contábeis.
Para o seu restaurante ter uma gestão de qualidade, utilizar o Sistema para Restaurantes da Saipos é a solução!
Com o nosso software, seu negócio pode ter todos os processos burocráticos automatizados, com planilhas e relatórios atualizados de forma simples, ágil e inteligente!
Você poderá acompanhar o desenvolvimento dos seus resultados de forma significativa.
Além dos benefícios citados acima, o software da Saipos oferece vantagens que irão contribuir para o crescimento do seu estabelecimento. Confira alguns dos benefícios:
Viu nossas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porque a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!
Saiba mais sobre o assunto aqui!
Comparar os lançamentos do extrato bancário com os registros internos em empresas, identificando divergências.
O custo varia conforme o volume de transação e o tipo de sistema usado, pode ser gratuito ou pago (manual e software).
Utilizando software financeiros que integram os dados bancários e realizam a comparação dos registros.
Extrato bancário, comprovante de pagamento, nota fiscal, relatório de vendas e registro contábil.