O contador é o profissional responsável por auxiliar nas finanças, controle de impostos, pagamentos, notas e demais processos das empresa.
E pense bem: com uma rotina sempre agitada, fica difícil para um dono de restaurante ou delivery atender a este serviço.
Por este motivo, é recomendado que você contrate um profissional especializado nesta função. Afinal, erros podem prejudicar a empresa, e um contador poderá ser a pessoa que vai salvar a sua pele.
O contador é uma figura muito importante para o funcionamento da gestão financeira, principalmente em micro e pequenas empresas.
Pensando nisso, a Saipos preparou um material completo para você entender mais sobre esse profissional. Confira:
Antes de você descobrir se precisa de um contador no seu estabelecimento, é bom entender o que este profissional faz. Afinal, ele é responsável por toda a parte do planejamento financeiro, econômica e patrimonial do seu negócio.
Em geral, este profissional exerce funções que visam elaborar demonstrações contábeis a partir de um estudo dos patrimônios que compõem o local.
Entre as atividades exercidas por ele, estão:
Além disso, o contador pode realizar auditorias, analisando e avaliando todas as informações financeiras de uma empresa ou restaurante. Tudo é feito a partir de padrões estabelecidos.
Existem diversas áreas de atuação onde o contador pode exercer suas funções e prestar serviço. São setores como:
Ter um contador para a gestão financeira do seu restaurante é a melhor forma de prevenir erros comuns que estão presentes em diversos estabelecimentos. Ele organiza, analisa e acha respostas adequadas às informações.
Além disso, a contratação de um profissional da área contribui para que o restaurante mantenha as portas abertas e não fechem.
A falta de um contador no seu negócio pode acabar gerando sérios problemas com pagamentos e impostos.
Feliz é o dono de negócio que tem um contator sempre ao seu lado no dia a dia. Pense bem sobre isso e verá que a melhor solução é ter um profissional técnico no assunto. |
Tenha em mente que um contabilista não serve apenas para tomar conta dos números, mas também para atualizar a legislação tributária, balanços e até influenciar na inteligência do negócio.
Existem três principais efeitos em um restaurante caso não haja a contratação de um contador, sendo eles:
Confira o que pode acontecer se você optar por não ter um contator no seu estabelecimento:
Por lei, todo o tipo de negócio deve fazer o pagamento de tributos, então, se isso não ganhar a devida atenção, sérios problemas podem ser desenvolvidos.
Para que nada de ruim aconteça, certifique-se de que alguém está tomando conta dessa função.
Nesses casos, é bom ter um contator no seu estabelecimento, já que a tributação é uma das suas funções dentro do cargo.
Vá em busca de um funcionário interno, que tenha a jornada integral na sua empresa, ou, se preferir, contrate um local especializado nisso.
O trabalho do contador no seu estabelecimento vai além de informar sobre os impostos que precisam ser pagos ou realizar cálculos como capital de giro.
Ele pode, e deve, trabalhar na análise de desempenho do local, na gestão de riscos de questões trabalhistas e ainda pode auxiliar na tomada de decisões.
Por estar à par de tudo que acontece na parte financeira, o contator pode ser um ótimo conselheiro para investimos, já que é ele quem sabe de toda a movimentação.
Portanto, podemos afirmar que contar com esse tipo de profissional,também é super importante para o crescimento da sua empresa.
Você sabia? O contador também é responsável por orientações e consultas para tomadas de decisão importantes para o futuro do seu negócio. |
No mundo dos negócios, existem várias questões que apenas um contator no seu estabelecimento pode cuidar.
Questões como guias de pagamento, declarações mensais, trimestrais e anuais, elaborar planos do calendários fiscais, contratos sociais e até balanços, são algumas das documentações indicadas para o contador tomar conta.
Muitos deles, inclusive, são necessários para que a empresa permaneça regulamentada nas esferas municipais, estaduais e federais.
E, se porventura, o seu negócio não tem um profissional especializado, é recomendável que corra atrás de um o mais rápido possível.
Agora que você já sabe a importância deste profissional para o seu estabelecimento, está na hora de entender como contratar um bom contador.
Para essa contratação não se tornar um processo longo e demorado, a dica é seguir alguns critérios de seleção. Veja:
Confira a especialidade |
Procure um contador que tenha um conhecimento na área que você necessita. É importante fazer um estudo e também pesquisar em locais diferentes. Além disso, pedir recomendações e referências pode ser uma ótima opção. |
Determine se deve ser interno ou terceirizado |
Nos casos das empresas maiores, é indicado a contratação de um contador interno, já que o fluxo de trabalho é mais alto. Para as empresas menores, um contador terceirizado já dá conta do recado. |
Tenha uma definição clara do serviço |
Dentro deste segmento, existem algumas funções principais, que são: folha de pagamento, auditoria ou consultoria, além de serviços fiscais, tributários e contabilidade. |
Agora que você já sabe tudo sobre contador, é hora de entender como um sistema simples, ágil e inteligente auxilia na automatização de processos simples, porém trabalhosos.
Para que o contador faça muitos dos processos que precisa, você terá que emitir relatórios de notas, transações, fluxos de caixa, entre outros. Isso tudo de forma manual é bastante trabalhoso.
Para solucionar isso, o software do sistema de gestão da Saipos ficará responsável por diversas áreas administrativas do seu estabelecimento, te oferecendo tempo e otimizando a sua gestão.
Confira algumas das nossas funcionalidades:
Para garantir agora mesmo uma demonstração 100% gratuita do melhor sistema do Brasil, basta clicar no banner abaixo.
Saiba mais sobre esse assunto!
Gerenciar as finanças de uma pessoa física ou jurídica;
Responsável por diversas áreas financeiras, tributárias e patrimoniais;
Em diversas áreas do setor público e privado;
Sólido conhecimento em direito tributário e trabalhista, economia, matemática financeira, entre outros.