O Smart POS é um terminal físico de pagamentos, desenvolvido para revolucionar a gestão financeira do seu restaurante. Esta solução inovadora opera com sistema Android e é integrada às principais operadoras de cartão do mercado.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), foram movimentados R$2,2 trilhões em transações realizadas com cartões no primeiro semestre de 2025.
O diferencial mais notável deste hardware é a operação com sistema Android, semelhante a de smartphones e tablets. Isso possibilita que a máquina seja integrada a diferentes tipos de sistemas para gestão, como de controle de estoque e finanças.
Assim, fica bem fácil de entender que essa tecnologia chegou para trazer mais agilidade ao dia a dia do seu negócio, não é mesmo? Além de dar mais autonomia para os donos de restaurante, ela também agrega positivamente à experiência do cliente.
Pensando em como apresentar essa solução inovadora e te convencer de que ela é a ideal para o seu negócio, a Saipos desenvolveu este artigo completo com tudo que você precisa saber sobre a Smart POS. Confira:
Continue a leitura e saiba tudo sobre smart pos pdv!
Como falamos anteriormente, a Smart POS é um terminal financeiro, mais especificamente uma máquina de cartão, que funciona com sistema Android incluso. Desta forma, é possível que aplicativos de gestão e vendas sejam integrados ao equipamento.
O aparelho é portátil e o processamento de dados ocorre sem fio, sem a necessidade de estar conectado a smartphones, computadores ou tablets. Ele também possui conexão 4G, WI-FI e Bluetooth, além da impressora térmica já inclusa para emissão de cupons.
Entre as principais funcionalidades smartpos pdv, podemos citar:
Estas funcionalidades dão autonomia, sobretudo, para quem está à frente do atendimento ao cliente: os garçons. As vendas podem ser feitas diretamente na mesa, com a finalização de pedidos através da própria máquina e sem a necessidade de o cliente ir até o caixa.
Assim, não há ganhos somente para quem gere o negócio ou atende o consumidor, como também para o próprio cliente que tem uma experiência positiva através da agilidade no atendimento.
Saipos explica: Smart POS é uma máquina ou um sistema? Bem, ele é os dois, visto que é uma máquina de cartão operando através de um sistema (software) próprio. Este aparelho é desenvolvido integrado a diferentes operadoras de crédito, como o smart pos p2 da TecToy e o smart pos stone.
O SmartPOS é uma máquina de cartão inteligente que chegou para potencializar a gestão do negócio de uma forma simples, ágil e inteligente. Se você ainda não se convenceu de que precisa dele, nós vamos te apresentar seus principais benefícios.
Confira 4 vantagens do equipamento para o seu restaurante:
Vamos ver cada uma delas em detalhe a seguir.
Utilizar um POS Smart garante mais mobilidade para sua operação, visto que o dispositivo não precisa de conexão via cabo USB a uma fonte fixa. Sendo assim, é possível utilizá-lo em quiosques, eventos e feiras, expandindo suas possibilidades de negócio.
Além disso, também surge a possibilidade de atender mais rapidamente clientes em grandes filas ou na venda de fichas. Um atendente fica com a máquina móvel registrando os pedidos dos clientes, que são encaminhados para a cozinha via integração de KDS.
Dica da Saipos: a Smart POS não precisa de um caixa central, visto que a própria marca pode atuar como um. Nela, é possível registrar pedidos, aceitar pagamentos e imprimir cupons.
Apesar de ser uma máquina de cartão, a Smart POS vai além e possibilita que várias formas de pagamentos sejam aceitas em uma única plataforma. Desde o clássico NFC, até as carteiras digitais e QR Code para recebimento de PIX.
Outra opção que garante mais flexibilidade aos clientes é o pagamento em dinheiro e controle de fiado. Para dinheiro, é possível fazer o registro manual do valor e inserir o que foi recebido. Na sequência, o sistema pode calcular o troco e gerar o recibo.
Já para o controle fiado, o dispositivo permite o cadastro de informações dos consumidores. Assim, é possível definir as parcelas do pagamento e as datas de vencimento. A própria máquina gera um controle, notificando automaticamente uma parcela que esteja vencendo.
A possibilidade de integrar a Smart POS a um sistema de gestão para restaurantes é um verdadeiro facilitador para lidar com a correria da operação. Os dados são sincronizados de forma automática, evitando o retrabalho de preencher as informações manualmente.
Desta forma, o processo como um todo fica muito prático: o sistema já faz o envio direto dos pedidos para a cozinha em um monitor KDS, junto ao monitoramento em tempo real do estoque e controle de caixa. Assim, você centraliza toda a gestão em um único lugar.
A integração com TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) possibilita a comunicação entre o sistema de gestão e o terminal de pagamento, automatizando a captura de valores e emissão de comprovantes. Assim, seu negócio fica em conformidade com a SEFAZ.
Além disso, a sincronização de informações reduz a quantidade de falhas humanas, garantindo a veracidade das informações. Na imagem abaixo, você confere como o fluxo do processo é realizado.
Atualmente, os modelos de máquinas mais utilizados no mercado são POS, um dispositivo tradicional e que promove maior liberdade à operação, e a Smart POS, versão modernizada e com recursos que vão além de receber pagamentos.
Cada um possui diferentes funcionalidades e níveis de autonomia, sendo necessário aprofundar-se em características dos aparelhos para entender qual atende melhor a sua gestão.
Com isso em mente, elaboramos uma tabela comparativa com os principais pontos de análise destes equipamentos. Confira:
Máquina |
POS |
Smart POS terminal |
Funciona de forma autônoma? |
Sim, não há necessidade de conectá-la a smartphones, tablets ou computadores |
Sim, não há necessidade de conectá-la a smartphones, tablets ou computadores |
Integra com ERP? |
Não, necessário fazer lançamento manual das informações no sistema |
Sim, possibilita instalação de aplicativos de gestão no próprio aparelho |
Conectividade |
Via linha telefônica ou redes locais, limitada à presença de rede e energia para funcionar |
Via linha telefônica ou redes locais, opera offline e sincroniza dados após reconexão |
Uso ideal para |
Estabelecimentos pequenos à procura de uma opção simples e independente de pagamento |
Restaurantes à procura de mobilidade para operações, principalmente os que possuem quiosques ou similares, e que visam manter a gestão integrada ao dispositivo |
Além dos dispositivos citados acima, o Pin Pad também é amplamente utilizado. No entanto, este dispositivo é mais limitado, tendo a necessidade de estar conectado via cabo USB ou Serial. Ele é parte do sistema TEF, Transferência Eletrônica de Fundos.
Através dos benefícios que a Smart POS pode proporcionar, fica evidente como centralizar sua operação em um único lugar é vital para o sucesso do seu negócio. Com isso, nada melhor do que contar com um bom sistema de gestão, que otimiza e facilita processos.
Economia de tempo, diminuição de erros financeiros, aumento da produtividade… tudo isso e muito mais somente a Saipos pode proporcionar! Utilizado por mais de 15 mil estabelecimentos no Brasil, o software da Saipos é o mais completo do mercado!
Com a Saipos, todo o processo do seu restaurante, desde o pedido até a entrega, é automatizado, o que torna o seu atendimento eficaz. Aqui, você tem acesso a +70 funcionalidades pensadas para tornar sua rotina mais simples, ágil e inteligente.
Confira algumas funções que a Saipos proporciona para o seu dia a dia:
Não perca mais tempo: te ajudamos a transformar a maneira que você gere seu negócio!
Aperte no banner abaixo e entre em contato com um dos nossos especialistas para ter uma demonstração gratuita!
Saiba mais sobre esse assunto!
A maquininha Smart POS é um terminal de pagamentos inteligente que opera com sistema Android integrado. Desta forma, é possível instalar aplicativos de gestão na máquina de cartão, fazendo com que a utilidade do equipamento vá além de só receber pagamentos.
O POS da maquininha é de "Point Of Sale", traduzido para "ponto de venda" em português. O termo consiste em um tipo de máquina autônoma, que não precisa estar conectado via USB a computadores, tablets ou smartphones. Sua conexão é via chip ou rede local.
Sim, a Smart POS é a maquininha de cartão mais tecnológica do mercado. Com ela, é possível centralizar a gestão do seu negócio em um único lugar, facilitando a rotina dos donos de restaurante e melhorando a experiência do cliente.