Montar uma Pizzaria: Faça sucesso com esses 5 passos!

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Como montar uma Pizzaria? 5 passos simples!

Saber como montar uma pizzaria corretamente é o que irá definir o sucesso do seu negócio a médio e longo prazo.

Esta ideia pode sim ser muito promissora para os amantes da gastronomia moderna. Mas para dar certo,  é preciso escolher o tipo de atendimento, preparar a documentação, escolher o local, definir custos e objetivos financeiros.

O sucesso de uma pizzaria vai depender dos pontos acima. É por conta disso que poucos de destacam no mercado, que está crescendo cada vez mais.

Para ajudar a montar uma pizzaria que realmente venda, confira abaixo o passo a passo completo. 

Baixe agora o material GRÁTIS e exclusivo de "Como aumentar a produtividade da sua pizzaria". É só apertar no banner abaixo!

1. Elabore um Plano de negócio para pizzaria

Organizar um plano de negócio antes de montar sua pizzaria é essencial para que o seu empreendimento inicie, minimamente, com um projeto de desenvolvimento. 

Analise o mercado de pizzarias da região, veja quais são as suas concorrentes e qual a média de valores dos produtos. 

Além disso, estude o perfil do seus clientes. Entenda o público-alvo do restaurante. 

Também veja o valor disponível para investimento e os custos da abertura da sua pizzaria. 

Confira se o valor que se tem é o suficiente para manter o local até a receita for o suficiente para cobrir os custos.

Enfim, coloque o passo a passo de como irá montar sua pizzaria. Ele vai te ajudar durante o processo de organização do empreendimento. 

2. Adquira os equipamentos necessários

Não importa se for uma pizzaria delivery, gourmet, com rodízio ou apenas de pré assadas, você vai precisar de algumas coisas básicas.

Ingredientes como farinha, ovos e queijos, são indispensáveis.

Mas a grande dúvida é quanto ao maquinário e o melhor tipo de forno para pizzaria. Pensando nisso, nós montamos uma lista sobre quais são os equipamentos para montar uma pizzaria.

  • Caixas registradoras
  • Forno a lenha
  • Forno elétrico 
  • Forno industrial
  • Freezer
  • Geladeira
  • Telefone
  • Utensílios de comida
  • Veículo para delivery e bolsa térmica

Separamos um vídeo com tudo que você precisa saber sobre o melhor forno para a sua pizzaria, já que esse equipamento é o mais importante do estabelecimento. Assista!

Vídeo - Saipos

3. Defina o tipo de pizzaria que irá montar

Antes de mais nada, é preciso analisar qual será o tipo de pizzaria que você quer abrir. 

Há variados tipos de pizzaria, com maneiras diferentes de funcionamento. Então, conheça as opções e defina qual delas é o melhor para você!

Pizzaria de Rodízio

Quem gosta de pizza ama ouvir a palavra “rodízio”. Parece muito fácil, mas existem várias dúvidas sobre como montar uma pizzaria de rodízio.

Nesta opção é importante que você foque no preço e na qualidade do serviço prestado pelo seu estabelecimento. 

Monte um cardápio variado e com as pizzas mais clássicas, isso certamente chamará a atenção do consumidor, mas não deixe de inovar, que é fundamental!

Além disso, é necessário entender que essa modalidade precisará dar conta de uma alta demanda. Para quem ainda não tem experiência na área, pode ser complicado dar conta.

Por isso, tenha os pés no chão. Uma pizzaria rodízio necessita de um grande espaço, mais equipamentos, mais funcionários e muito mais investimento.

Pizzaria Delivery 

Saber como montar uma pizzaria delivery é essencial para o andamento do seu negócio. 

O seu empreendimento, que fará entregas a domicílio, pode ter ou não um salão para recepção de clientes. 

Um ponto muito positivo para o seu negócio é colocá-lo nos aplicativos de delivery, como o iFood, Uber Eats e Rappi. 

Muitos restaurantes, que iniciam como delivery, ao participarem das plataformas de pedidos online crescem a ponto de abrir um ponto físico de atendimento.

No entanto, para fazer sucesso é necessário ter um planejamento eficaz e dar atenção para a experiência do cliente, com embalagens atrativas e entrega rápida e de qualidade.

Pizzaria Fast Food

É um novo modelo de pizzaria que tem feito sucesso justamente por trazer uma novidade ao cliente. 

Nesse novo conceito, são vendidas pizzas por fatias. E assim, o valor é cobrado por unidade consumida. Mais que isso, algumas marcas vendem pizza cone, pizza recheada e em formatos bem diferentes. 

O principal ponto nesse caso, é a localização do lugar, já que é um lanche rápido, precisa estar próximo do grande público, onde mais pessoas transitam. 

Pizzaria Gourmet

Montar uma pizzaria gourmet requer um pouco mais de análise dos clientes e de localidade. 

Neste caso, que mescla sabores diferentes e mais elaborados, a localização pode influenciar muito.

Por isso, um dos primeiros pontos de como montar uma pizzaria gourmet, é pensar no capital de investimento. O valor será mais alto, especialmente porque o público é mais seleto. 

Uma brecha para vender muito nesse segmento é tentar reproduzir as pizzas da forma mais tradicional possível, dignas da Itália. Isso com certeza trará mais valor ao seu produto!

Pizzaria Pré-assada

O tempo é algo que está ficando cada vez mais valioso. E é por isso que existem as pizzas pré assadas, para facilitar o dia a dia. 

Mas como montar uma pizzaria pré assadaO que diferencia esta modalidade das demais, é que ela não chega totalmente pronta ao cliente. 

É comum que ela seja congelada, que os consumidores escolham os ingredientes dela e que tenha um tamanho padrão – normalmente grande.

Quando se opta por este tipo de serviço, é preciso ter em mente que o próprio cliente será responsável em como ela será aquecida. 

Justamente por isso, a parte de como montar uma pizzaria pré assada fica mais fácil.

4. Elabore um plano de marketing para pizzaria

Muitas pessoas não valorizam essa etapa, mas a verdade é que sem divulgação não existe pizzaria!

Uma dica importante é começar a fomentar as redes sociais antes mesmo da inauguração. Assim você já organiza um grupo de possíveis clientes.

As plataformas mais eficazes para isso são o Instagram e o Facebook, mas utilizar o Whatsapp é uma forma inteligente de atender o cliente.

Você ainda pode automatizar mensagens no aplicativo para direcionar o freguês para o seu pedido online. Isso mesmo!

Estamos falando de pedido online porque essa é uma ferramenta indispensável para quem opta pela modalidade delivery.

Inclusive, a Saipos possui muitas possibilidades de integração com outras plataformas. Assim, você garante mais tecnologia para o seu negócio. Aperte no banner e confira!

5. Automatize seus processos!

Uma pizzaria não pode ser criada apenas sobre os pilares de sabor, preço e qualidade. Existe muitas outras questões que são indispensáveis.

Para crescer, é necessário estar em dia com a parte não tão agradável do negócio, que diz respeito a parte financeira, incluindo controle de estoque, vendas, emissão de cupom fiscal e muito mais.

A Saipos é a melhor opção para te ajudar no dia a dia, e não importa qual modelo de atendimento você tenha escolhido.

Você pode aproveitar benefícios em todas as etapas de processo, e com o sistema Saipos, pode contratar o Site delivery para ter uma página profissional com pedidos online para sua pizzaria.

O Software da Saipos foi criado pensando em você, dono de pizzaria, que quer saber como aumentar a agilidade da pizzaria.

Aperte no banner e veja tudo que o Sistema para pizzaria da Saipos tem a oferecer!