A lei da comanda existe em defesa do consumidor e está entre as legislações que todo dono de restaurante precisa saber.
Isso porque o descumprimento das normas pode envolver o estabelecimento em situações problemáticas.
Prejuízos financeiros, crise de imagem e até mesmo de reputação podem ser algumas das consequências.
Para ajudar você a evitar essas possíveis crises, preparamos este conteúdo que reúne as principais leis da comanda. Confira:
Antes de começar a leitura, baixe gratuitamente o nosso Modelo de Comanda! É só clicar no banner abaixo para ter acesso ao material.
A lei da comanda individual garante ao cliente o controle e o pagamento individualizado de seu consumo no estabelecimento.
A obrigatoriedade da lei 6.506/20 prevê que, independente do número de pessoas que estiverem na mesa, o controle do consumo deve ser realizado de forma individual.
O não oferecimento da opção desobriga o consumidor do pagamento do valor, caso ele considere indevido.
Logo, é importante que o seu restaurante adeque-se à lei da comanda individual a fim de evitar prejuízos e constrangimentos.
Mas, para além da importância de se adequar a lei, a ferramenta ajuda a otimizar muitos processos do restaurante, tais como:
Logo, a utilização da comanda individual garante uma maior organização dos processos operacionais e torna o atendimento mais fácil, tanto para seu garçom quanto para sua clientela.
E por falar nisso, baixe gratuitamente nosso material que reúne 11 dicas para melhorar o atendimento! Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!
É comum alguns restaurantes cobrarem multa dos consumidores que alegam a perda da comanda, como forma de ressarcir possíveis gastos do cliente.
Aliás, muitos deixam disponível um aviso de cobrança de multa na própria comanda de consumo.
Entretanto, essa é uma prática considerada ilegal e abusiva segundo os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor.
Art. 39 do CDC: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva
Art. 51 do CDC: São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: IV – estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam, incompatíveis com a boa-fé ou a equidade.
A lei da comanda perdida prevê que é dever do restaurante controlar o consumo individual ou das mesas, independente das comandas que são entregues ao cliente.
Isso porque, em caso de comanda perdida, é possível realizar a cobrança apenas do que foi consumido, sem prejuízo para o consumidor.
Entretanto, se você não tiver um registro de controle dos gastos dos seus clientes, o correto é cobrar apenas o que ele relata ter consumido.
Agora que você conhece as principais lei da comanda, é hora de saber quais são os modelos mais utilizados no mercado.
Aproveite e baixe agora mesmo o material da Saipos que reúne dicas para tornar seu negócio mais eficiente! Aperte no banner e faça o dowload gratuitamente.
Há diversos modelos de comanda restaurante para você utilizar no seu estabelecimento, sendo os principais:
Diante das possibilidades, é necessário que você escolha pela ferramenta que ofereça o melhor controle sobre as vendas e consumações do seu público.
A seguir, conheça melhor como funciona cada um dos modelos de comanda restaurante para acertar na escolha!
As comandas de papel são muito tradicionais no ramo gastronômico, mesmo não sendo muito atraentes.
Por depender de um processo manual, no qual o garçom escreve o pedido a mão, esse modelo se adequa melhor a locais com menor fluxo de clientes.
A comanda de papel pode ser impressa com os campos predefinidos ou em branco, o que melhor atende aos processos operacionais do seu negócio.
Porém, é importante ressaltar que ambos os modelos são suscetíveis a erros e perdas, tanto por parte da equipe quanto do cliente.
A comanda QR Code é muito funcional e uma das maneiras de modernizar o atendimento em bares e restaurantes.
Esse modelo consiste em cartões com números de identificação, que possuem QR Code.
Ao chegar no estabelecimento cada cliente recebe um cartão no qual o garçom cadastra o pedido no sistema através de um tablet ou smartphone.
Na hora do pagamento, basta ler o QR Code para consultar o consumo do cliente e o valor a pagar.
Uma das vantagens de utilizar essa tecnologia é a integração da ferramenta com a cozinha, que poderá controlar o recebimento dos pedidos através de um monitor.
Diante disso, a comanda QR Code apresenta um menor risco de erros! Em caso de perda, o restaurante terá todas as informações de consumo no sistema.
Logo, não precisará se submeter a lei perda da comanda.
Com o modelo da comanda mobile ou eletrônica é possível anotar os pedidos através de celulares, computadores ou tablets, o que torna o atendimento muito mais eficiente.
Esse modelo foi criado para agilizar o processo do pedido, evitar tempos de espera prolongados e acabar com os recorrentes erros de anotação dos garçons.
Seu modo de funcionamento é bem similar a comanda QR Code: quando o cliente chega ao estabelecimento, ele recebe uma comanda numerada.
Quando estiver pronto para fazer o seu pedido, basta acionar o garçom que ele insere os dados no aparelho digital integrado com o sistema PDV do restaurante. Assim, o pedido é enviado diretamente para a cozinha e para o caixa.
Feito isso, o garçom pode voltar sua atenção para outras mesas, agilizando o recebimento de pedidos no restaurante.
A comanda mobile para restaurante garante diversas vantagens, entre elas:
Através desse modelo de comanda você qualifica o atendimento e ainda garante o total controle sobre os pedidos do seu restaurante.
Inserindo a tecnologia no dia a dia do seu negócio você pode otimizar os processos e diminuir a incidência de erros operacionais.
A comanda eletrônica é um primeiro passo, mas você pode ir além ao utilizar um sistema de gestão como o da Saipos.
Com ele é possível melhorar todas as etapas do seu restaurante, independente de qual seja o seu modelo de negócio.
A seguir você confere as principais funcionalidades do Sistema Saipos!
O sistema de gestão da Saipos permite diferentes tipos de impressão, que podem ser feitas em mais de uma máquina ao mesmo tempo.
Dessa maneira, você consegue configurar a impressão das comandas da forma que melhor contribuir para os processos operacionais do seu restaurante.
Com a Saipos, o trabalho do garçom é facilitado e pode ser feito a partir de um smartphone ou tablet.
Através da integração do sistema, não é preciso que o funcionário se desloque para levar o pedido até a cozinha.
O KDS é um monitor responsável por mapear todos os pedidos que chegam na cozinha.
Com ele, é possível visualizar todos os pedidos ao mesmo tempo, o que facilita os preparos e evita atrasos.
Além de economizar papel, você pode agilizar e organizar toda a operação.
Além de revolucionar a gestão da comanda de consumo do seu restaurante, a Saipos oferece uma série de outras funcionalidades.
Entre elas, podemos destacar algumas:
Quer saber mais sobre o sistema com melhor custo benefício do mercado? Clique no banner e assista uma demonstração gratuita!