Uma Cloud Kitchen, ou “cozinha na nuvem”, é um espaço colaborativo onde mais de um chefe de cozinha, e sua equipe, podem trabalhar via delivery.
A ideia pode parecer complexa, mas na verdade contribui em diversas questões de negócio, inclusive nas finanças.
Isso porque, estando em uma Cloud Kitchen, o valor gasto com aluguel, energia e outros custos fixos é reduzido, pois é compartilhado entre outros ocupantes do lugar.
Investir em uma Cloud Kitchen é uma ação que pode ser dividida em diferentes formatos. Entrar em um espaço colaborativo e se vincular a uma cozinha na nuvem apresenta bons resultados e facilidades.
Outro ponto é que, para quem busca um investimento maior, é possível criar esse espaço para receber outros chefes, e garantir um retorno financeiro ainda mais alto.
Mas, como montar uma Dark Kitchen? Quanto custa? Quais são os desafios, vantagens e desvantagens? Neste texto você vai ver os principais pontos sobre essa tendência do delivery e tirar suas dúvidas.
Antes de seguir a leitura, preparamos um material completo com dicas para quem quer trabalhar com delivery e aumentar suas vendas.
Aperte no banner e baixe agora mesmo!
Analisamos as principais dúvidas que os donos de restaurante têm em relação às Cloud Kitchens, e agora você confere as respostas para as 6 perguntas mais frequentes. Confira!
As Cloud Kitchens, assim como as Dark Kitchens, são espaços destinados para a preparação de todos os pratos que um delivery vende. É lá onde tudo acontece, como a cozinha de um espaço físico com atendimento.
O diferencial é que não há nenhum tipo de contato com o cliente pessoalmente. Talvez você esteja se perguntando: mas qual a diferença entre uma cloud kitchen e um delivery convencional?
A principal diferença é que uma Cloud Kitchen pode ser compartilhada entre diversas marcas. Dessa forma, o seu negócio tem redução nos custos, já que os gastos podem ser também compartilhados.
O funcionamento de uma Cloud Kitchen tem exigências diferenciadas, quando comparadas a outros modelos de delivery convencionais.
É que nesse contexto é necessário pensar o espaço, equipamentos e processos para que a agilidade seja a mais otimizada possível.
Uma Cloud Kitchen, por ser ocupada por diversos restaurantes, recebe um alto número de entregadores a cada hora, e esse volume é contínuo, já que cada marca tem suas demandas e horários de pico diferentes.
A tecnologia também é indispensável para garantir que o negócio dê certo. Para isso, é fundamental contar com um sistema para delivery e com uma logística de entrega que evite atrasos.
É possível sim! O que não pode acontecer é ter uma Cloud Kitchen com atendimento presencial. Se isso acontece, nem é possível chamar o restaurante por esse nome.
No entanto, nada impede que um empreendimento gastronômico tenha uma filial com capacidade de receber clientes, e uma Cloud Kitchen para o delivery.
Fazer essa separação em locais diferentes evita o tumulto com entra e sai de entregadores, além de garantir mais organização e clareza nos resultados.
Para esta pergunta, a resposta também é sim! Muitos donos de restaurante têm espaços muito maiores do que o necessário, principalmente quando o negócio funciona em um espaço próprio, e não alugado.
Nesses casos, sabia que é possível ceder o local para outras marcas? Fazendo isso, além de manter a sua venda delivery da mesma forma, você cria uma Claud Kitchen própria.
Como dono desse modelo de negócio gastronômico, é possível lucrar com o aluguel de outras marcas, ou então, economizar com a manutenção de equipamentos, energia elétrica, água e outros custos.
Sim! Isso quer dizer que você pode, por exemplo, vender mais de um tipo de produto no seu delivery, mas com marcas diferentes.
É possível ter uma pastelaria, uma hamburgueria e um delivery de frango frito no mesmo local, cada um dos segmentos com um nome diferente, inclusive apostando em um delivery de bebidas em paralelo, criando uma “cozinha fantasma”.
O cliente não terá como saber que as três marcas são suas, e assim você consegue medir os resultados de cada nicho.
No entanto, é claro que para fazer isso você precisará avaliar muito bem quais os tipos de alimento que valem a pena serem vendidos, e ter noção de que quanto mais tipos de comida, mais funcionários são necessários.
Falando nisso, preparamos um conteúdo que mostra o que mais vende no ifood. Leia para descobrir!
Para começar a trabalhar dentro de uma Cloud Kitchen, o investimento é muito menor do que aquele que seria necessário em um delivery tradicional.
Isso porque, geralmente, esses espaços já oferecem tudo que um restaurante precisa para começar a funcionar.
Estima-se que, em média, o valor de investimento gire em torno de ⅓ do que seria gasto na criação de um espaço para delivery.
Agora, se a sua ideia for criar uma Cloud Kitchen própria, para receber novos empreendedores, é necessário somar o custo de abertura de um delivery convencional e multiplicar pelo número de marcas que irão atuar no espaço.
Uma Cloud Kitchen é um modelo de negócio que garante muitas vantagens para o seu negócio. Separamos as 5 mais importantes. Confira!
Um delivery, por si só, já possibilita o corte de gastos com diversas questões do dia a dia de um restaurante com atendimento presencial.
No caso de uma Cloud Kitchen, a economia é ainda maior, porque além de não ser necessário um salão de atendimento, a própria cozinha compartilhada já oferece toda a estrutura necessária.
É claro que é preciso pagar uma mensalidade, como forma de aluguel, mas ela geralmente inclui no valor tudo que é preciso para que a sua equipe possa somente entrar e trabalhar.
Se a economia é um ponto alto em uma Cloud Kitchen, a paz também poderá reinar na sua cozinha, graças a todos os problemas com os quais você não terá que se preocupar.
Isso inclui manutenções em equipamentos de uso coletivo e até reparos na estrutura. Tudo isso é responsabilidade do proprietário da cozinha compartilhada, e você poderá ficar tranquilo quanto a estes imprevistos.
O espaço de uma Cloud Kitchen é pensado para que todas as marcas tenham no seu local de trabalho autonomia e agilidade.
Sendo assim, você terá acesso facilitado a tudo que precisa para desempenhar seu trabalho e garantir pratos deliciosos para seus clientes.
Além do mais, por ser um local onde tudo funciona de forma interligada, a logística de entrega pode ser padronizada, oferecendo mais qualidade no serviço e rapidez para que o alimento chegue rapidamente ao cliente.
Uma Cloud Kitchen é tecnológica em sua essência. Sem uma gestão moderna e eficiente, é impossível que uma cozinha compartilhada funcione.
Geralmente, as Dark Kitchens já recebem os deliveries com um sistema integrado que atende todas as equipes. Isso garante um custo menor para manter o sistema funcionando e facilita o controle dos resultados de cada equipe.
Parceria com apps de delivery é fundamental
Por ser um negócio totalmente digital, é necessário estar vinculado aos apps de delivery, e o ideal é que não se escolha apenas um.
Isso porque já aconteceu de algumas plataformas, como o iFood, passarem por instabilidades, prejudicando donos de restaurantes.
Mas como estar em mais de um app sem se prejudicar com as altas taxas? A Saipos preparou um Comparador de Aplicativos Delivery - o primeiro do Brasil!
Com ele você consegue analisar claramente quais são as melhores opções. Aperte no banner abaixo e acesse grátis!
Como você viu ao longo do texto, tecnologia para restaurante é indispensável em uma Cloud Kitchen.
Para gerir todas as etapas de gestão de um delivery com eficiência é necessário um sistema para restaurante. Acredite, tocar isso sozinho e manualmente é o grande erro da maioria dos estabelecimentos.
Por meio do Sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores do seu negócio, aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito.
Além disso, você evita e reduz prejuízos consequentes de desvios ou perda de validade dos produtos.
Além de tudo, a Saipos é o sistema para delivery que mais integra com outros apps de delivery no mercado!
Acredite, ter uma gestão é o segredo para um empreendimento competitivo.
Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:
Quer saber mais sobre a Saipos? Aperte no banner abaixo e assista uma demonstração:
Jornalista formada pela Unisinos, Analista de Marketing e SEO da Saipos