Montar um delivery de comida chinesa é uma ótima opção para quem quer entrar no mercado food service, afinal, a culinária asiática é bastante popular entre a clientela.
Além disso, o serviço de delivery tem sido cada vez mais aderido, afinal é uma oportunidade para comer aquilo que deseja no conforto de casa.
Neste material a Saipos separou as melhores dicas para você entrar neste mercado e fazer sucesso:
E para te ajudar ainda mais nesse novo empreendimento, a Saipos separou esse material 100% gratuito para te ajudar a divulgar ainda mais o seu delivery de comida chinesa! Baixe agora!
O mercado de comida chinesa no Brasil se mostra constante como sendo um ótimo tipo de investimento para quem deseja ingressar no mercado gastronômico.
Uma das maiores redes de comida chinesa do país, o China in Box, conta com cerca de 150 mil unidades e clientes apaixonados pela culinária em todo Brasil.
Durante a pandemia de Covid-19 o setor também acabou tendo um aumento significativo, ainda mais com a vantagem de comer comidas típicas sem sair de casa.
Em 2023, o delivery de comida chinesa tem média de faturamento mensal de R$ 15 mil, em cidades pequenas ou médias.
Apesar de ser muito lucrativo e promissor, todo nicho tem suas vantagens e desvantagens e antes de investir é preciso entender muito bem quais são eles:
Vantagens |
Desvantagens |
Alta aceitação: uma coisa é certa, os brasileiros são apaixonados por comida oriental, seja ela chinesa, japonesa, coreana ou até mesmo tailandesa; Clientes fiéis: junto com a paixão por comida oriental, vem consequentemente a fácil fidelização de clientes caso você ofereça uma boa experiência do cliente e boa comida; Baixa concorrência: apesar da popularidade, a comida chinesa tem uma baixa concorrência justamente pela dificuldade de preparar a comida. |
Desafios de gerenciamento: por ser um tipo muito específico de culinária é preciso contratar uma equipe que esteja familiarizada com a comida, além de ter as dificuldades de administração de um delivery. |
As vantagens e desvantagens também podem ser relativas, afinal, se for um negócio familiar, provavelmente a dificuldade de conseguir uma equipe especializada seja menor.
Já se você deseja abrir um restaurante de comida chinesa em um bairro oriental, a concorrência com toda certeza será bem maior!
Para montar um cardápio de delivery de comida chinesa é preciso, primeiramente, estar familiarizado com a cultura do país.
Afinal, para montar um cardápio é preciso pensar além da comida, é necessário dar ao cliente toda a experiência de estar comendo um prato nativo.
Yakissoba |
O Yakissoba significa "macarrão frito ao molho". O preparo é feito com macarrão, geralmente do tipo talharim ou lámen, refogado com legumes e carnes. |
Rolinhos primavera |
Os rolinhos primavera surgiram na China, e deram origem ao tradicional "enroladinho", salgado sempre presente nas festas. Trata-se de uma massa feita com farinha de arroz, originalmente, mas pode ser substituída por trigo. O recheio é composto por vegetais cortados bem fininho, e ainda pode ser acrescentado carnes ou camarão. Os rolinhos podem ser fritos ou assados, e acompanhados com molho forte. |
Frango Xadrez |
O frango xadrez, apesar de ter sua origem na China, tem uma cara bem brasileira. Por isso, agrada a maioria das pessoas. O prato consiste em vários tipos de legumes cortado em cubos. Como proteínas, na maioria das vezes o frango é utilizado. Mas como diferencial, é possível oferecer outros alimentos no lugar, como carne bovina, camarão e peixes. |
Pato à Pequim |
O pato à pequim é muito comum na China, visto como um dos principais pratos do país. O pato é assado com molhos especiais e adquire uma coloração avermelhada. Após, ele é fatiado de forma muito fina e servido com acompanhamento de crepes também muito finos. |
Apesar destes serem os pratos mais populares nos delivery de comida chinesa, existem outros que também podem ser explorados no seu negócio.
Embalagens para comida chinesa
Quando se monta um delivery, além do cardápio também é preciso pensar na forma que essa comida irá chegar até o seu cliente, por isso, as embalagens são de extrema importância!
Então se atente para que alguns pratos como Yakissoba e Frango Xadrez, que possuem molhos, são vazem ou cheguem bagunçados no seu cliente.
Afinal, nós também comemos com os olhos.
Por mais que seja apenas um lugar para fazer a comida, é preciso de uma estrutura básica para manter uma administração, local para os motoboys e local de preparo.
Para a área administrativa, deve-se ter um computador, uma impressora, mesas, telefones, cadeiras e armários/ estantes.
Já para a área de cozinha: cortador de frios, buffet, exaustor, espremedor de frutas, extrator industrial de sucos, fogão industrial, geladeira, microondas, freezer horizonta, vitrines geladas, utensílios de cozinha, multiprocessador de alimentos, mesas e cadeiras.
Todos os equipamentos para o restaurante devem estar bem conservados, limpos e funcionando. A temperatura de armazenagem deve ser regulada para que os alimentos quentes fiquem acima de 60ºC e os alimentos frios, abaixo de 5ºC.
Busque sempre informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de duração de seus equipamentos. Podendo fazer uma análise de custo-benefício para a sua aquisição de novos ou usados.
O primeiro passo é contratar um profissional habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e para ajudar a conseguir o alvará de funcionamento e as licenças para a operação.
O profissional também irá te informar sobre a legislação tributária que mais se adeque ao seu negócio.
É preciso se certificar que este prestador de serviço seja habilitado no Conselho Regional de Contabilidade e sem reclamações registradas contra ele.
A empresa só poderá iniciar as suas atividades depois de cumprir essas etapas.
1. Junta Comercial;
2. Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
3. Secretaria Estadual de Fazenda;
4. Prefeitura Municipal ( para conseguir o alvará de funcionamento);
5. Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
6. Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema "Conectividade Social - INSS/FGTS";
7. Corpo de Bombeiros Militar.
Como já mencionamos, ter uma boa equipe é fundamental em qualquer tipo de negócio, mas para abrir um delivery de comida regional essa importância dobra de tamanho!
Afinal, é preciso que seus funcionários tenham conhecimentos sobre a culinárias chinesa e também sobre a própria China para colaborar com a experiência do cliente.
Por isso, ajude nesses conhecimentos da melhor forma possível.
Realize mentoria com chefs especializados, veja vídeos no YouTube e incentive a visita na concorrência.
Dessa forma você consegue treinar a sua equipe da melhor forma possível.
Se você pensa em ter um delivery de comida chinesa, vai precisar aparecer bastante nas redes sociais. Ter um bom marketing é uma qualidade de ótimos restaurantes. Por isso, não descuide dessa etapa.
Então, dedique tempo e planejamento para preparar algum material atrativo do seu produto, como alguma arte digital interessante para compartilhar, logotipo e logomarca.
Tirar fotos reais dos pratos faz uma grande diferença nesse processo. Então, tente produzir imagens bem claras e que enchem os olhos, sabe?
Assim, fica mais fácil de encantar o cliente, aumentando as chances de traze-lo para o seu estabelecimento.
Para oferecer o melhor serviço e conquistar mais consumidores no seu delivery de comida chinesa, utilize o Sistema para restaurante da Saipos!
Com ele, você consegue oferecer muitos mais serviços para melhorar ainda mais a experiência do cliente em restaurantes!
Além de poder integrar com apps de delivery, ampliando o atendimento, você também consegue gerenciar clientes com base de dados e relatórios! Tudo muito fácil e rápido!
Confira abaixo algumas funcionalidades do Sistema para restaurante da Saipos:
Ficou interessado? Então não perca tempo! Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre o Sistema de gestão para restaurante da Saipos!