Delivery de massas: invista nessa ideia!

Delivery de massas: ideias para investir e lucrar muito

Montar um delivery de massas tem tudo para dar certo, a começar pelo fato de que a maioria dos brasileiros gosta dessa delícia, que pode ser consumida em todas as estações do ano.

Além da facilidade de conquistar uma clientela fiel, o delivery de massas ainda é pouco explorado no mercado. E, considerando as várias possibilidades de venda do produto, há espaço para todos.

É possível focar em produtos frescos para serem finalizados pelo cliente, pratos personalizados, lasanhas e até mesmo itens congelados.

Além de tudo, trabalhar com esse alimento é muito mais barato do que abrir outro tipo de negócio de alimentação, já que os ingredientes principais são bastante acessíveis.

A Saipos reconhece que um restaurante de massas delivery representa uma possibilidade real de investimento que vale a pena e, por isso, preparamos um conteúdo completo para sanar todas as suas dúvidas!

Mas, antes de continuar lendo, faça o download do e-book “Tudo que você precisa saber sobre Delivery”, feito pela Saipos e totalmente grátis. Aperte no banner e baixe agora!

Vender massas pré-prontas é uma boa escolha?

Sim! Massas lembram comida caseira e combinam muito com aquele jantar em família ou almoço de domingo. 

Por isso, produzir receitas tradicionais é uma ótima opção para clientes que não costumam comprar alimentos prontos.

Além disso, todo mundo gosta de uma boa macarronada, daquelas que lembram receitas de família. 

O problema é que preparar as receitas à mão requer habilidade e tempo. E é essa questão que irá gerar valor ao seu trabalho.

O delivery de massas frescas já existe, mas em número muito menor quando comparado a outros tipos de restaurantes, podendo ser visto como uma novidade no mercado.

Em relação aos tipos de receitas, existem dezenas de massas tradicionais ou inovadoras que podem conquistar até mesmo os clientes mais exigentes. Separamos algumas opções para te inspirar:

  • Massa fresca integral;
  • Fettuccine;
  • Rondelli;
  • Cannelloni;
  • Ravióli;
  • Massa sem glúten;
  • Macarrão vegano;
  • Massa de lasanha;
  • Capeletti;
  • Nhoque;
  • Talharim;
  • Spaghetti.

Apesar de tradicionais, as massas caseiras podem ser inovadoras

Se você pensa que ao vender massas frescas terá que lidar com opções ultra tradicionais e sem atrativos extras, está totalmente enganado.

Apesar de lembrar aquela comidinha de vó, as massas frescas podem compor pratos modernos e despojados. Para isso, o segredo é incluir ingredientes pouco utilizados para criar suas receitas próprias. 

Cenoura, espinafre, beterraba… Há uma vasta gama de opções de legumes com cores vibrantes que podem servir como aliados na hora de criar massas diferenciadas.

Grãos e especiarias também podem conferir uma textura inovadora e um aroma fora do padrão. 

Atenção ao prazo de validade

Não importa se a venda será feita com a massa fresca ou congelada, o prazo de validade precisa ser seguido à risca.

Para as versões frescas, o produto pode ficar armazenado na geladeira por até três dias. Já as congeladas, podem ir ao freezer por um prazo de três meses.

Essas informações precisam ser repassadas aos clientes por meio de etiquetas informativas nas embalagens.

 

Para te ajudar a manter seus produtos com qualidade, a Saipos preparou o e-book “Conservação de alimentos”. Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

Utilize boas embalagens para delivery de massas

Ter um delivery de massas envolve diversos cuidados específicos, considerando a textura, consistência e temperatura adequada para manter o produto com a qualidade desejada.

Sendo assim, o tempo é o maior aliado na cozinha e após a preparação. Afinal, ninguém gosta de comer um macarrão frio e com textura emborrachada, não é mesmo?

As embalagens para delivery são um ponto de atenção importantíssimo quando se escolhe esse modelo de vendas. Quando falamos em delivery de massas, essa questão é ainda mais relevante.

É necessário escolher os materiais adequados para cada tipo de produto. Massas congeladas precisam estar em invólucros que possam ir ao freezer, enquanto as frescas precisam estar protegidas do ar para que não fiquem ressecadas.

Se você apostar em pratos quentes, para o consumo imediato, deve priorizar a conservação da temperatura, com embalagens bem vedadas, que impedem a evaporação da água.

O plástico de polipropileno é uma boa escolha, porque evita vazamentos e mantém a temperatura. Além disso, pode ir ao freezer.

No entanto, se você quer fortalecer a sua marca usando as embalagens como propaganda delivery, a melhor opção são as caixas ou box, que podem ser impressas e personalizadas.

Influência italiana pode gerar mais valor à sua marca

O Brasil possui uma enorme quantidade de descendentes italianos. Só em São Paulo, são mais de 13 milhões. 

Mas o que isso quer dizer? Bom, é que as massas são itens obrigatórios na culinária típica. Isso quer dizer que é um bom meio de conquistar mais clientes e vender mais. 

É possível abrir um restaurante de comida italiana, no entanto, toda a criação do espaço costuma sair muito mais caro do que o investimento para um delivery de massas. 

Uma sacada inteligente é trazer para o seu negócio um pouco da essência italiana, com pratos típicos feitos à base de massas e as tradicionais macarronadas.

Na hora de escolher o nome do empreendimento, vale ressaltar essa inspiração. E, acredite, a maior parte dos brasileiros ama comida italiana, principalmente por conta da fartura e ingredientes tentadores.

Queijos e vinhos não podem faltar

É impossível negar! Queijos e vinhos são acompanhamentos perfeitos para as massas.

Primeiramente, se você for trabalhar direcionado à cultura italiana, o queijo é uma paixão na culinária típica, e é necessário trazê-lo fortemente para o cardápio.

Já os vinhos, são inegavelmente a melhor opção de bebida para consumir junto a uma boa lasanha, raviolli ou capeletti.

Por isso, um diferencial que vai agregar valor aos seus produtos é introduzir uma sessão de vinhos ao seu menu, com sugestões de harmonização.

E essa ideia funciona também se a escolha for vender massas frescas. Assim, o cliente garante um jantar caseiro e com uma bebida fantástica e alinhada ao cardápio.

 

Que tal oferecer opções personalizadas no cardápio?

Todo o cliente gosta de ter liberdade quando se trata da escolha de um prato e, em relação às massas, é possível permitir que ele tenha controle total sobre o que irá compor a receita.

Bem ao estilo de um restaurante de macarrão ao vivo, o seu delivery pode contar com um cardápio contendo todas as possibilidades de acompanhamentos para o prato:

  • Tipo de massa;
  • Opção de molho;
  • Legumes;
  • Temperos;
  • Carnes.

Desse modo, você garante que o comprador irá gostar da receita, já que foi desenvolvida por ele mesmo. 

E não pense que um delivery de massas precisa vender apenas isso, tá? Risotos e saladas mais elaboradas também funcionam muito bem, e podem ser oferecidas na mesma modalidade de personalização.

12 sugestões de pratos para delivery de massas que são um arraso!

A Saipos preparou uma seleção de pratos deliciosos e que fazem sucesso nos restaurantes que trabalham com massas.

Confira as opções e já comece a planejar o que pode, ou não, ser inserido no cardápio do seu delivery de massas!

Pratos quentes
Massa carbonara Macarronada com almôndegas
Massa ao molho 4 queijos Lasanha bolognesa
Ravioli recheado  Risotos variados
Fettuccine com filé Nhoque ao molho
Especiais veganos
Nhoque vegano de legumes Risoto vegano de brócolis 
Macarrão vegano com cogumelos e molho bechamel Lasanha de berinjela

 

A Saipos preparou um e-book completo sobre “Como montar um cardápio”. Aperte no banner e baixe agora totalmente grátis!

Aposte nos combos para lucrar mais!

Para aumentar o ticket médio dos clientes, a melhor opção é inserir combos no seu cardápio. Para fazer isso em um delivery de massas, você pode utilizar diversas combinações:

  • Entrada + prato principal + sobremesa
  • Prato principal + sobremesa
  • Prato principal + vinho
  • Bandeja de frios + vinho
  • Combo casal + espumante

Para as entradas, saladas regadas com um bom azeite sempre caem bem, principalmente as que levam castanhas e outros ingredientes crocantes na composição.

As sobremesas podem ser variadas, como pudim, Petit Gateau, mini tortas, Tiramisù, Panna Cotta e até fondue.

A escolha de combinações pode ser direcionada para diversas ocasiões, desde o cliente que só quer uma opção prática, até o casal que busca um jantar romântico. 

Escolha bem os acompanhamentos

Por mais que você trabalhe com massas caseiras, sem bons acompanhamentos a receita não terá todo o sabor que se espera.

Por isso, separamos algumas opções de molhos e outros itens que podem fazer parte do seu cardápio, contrastando com as massas e ressaltando o sabor. Confira!

Molhos são indispensáveis

Não importa qual é o tipo de massa - sem um bom molho, ela não ficará saborosa. Por isso, escolha as opções tradicionais para oferecer aos clientes, sem deixar de lado criações próprias, que agregam valor aos pratos.

Molhos com frutos do mar: molho de camarão com limão, creme de salmão e atum.

Molhos brancos: bechamel, carbonara, 4 queijos, requeijão com cogumelos.

Molhos com carnes: molho vermelho com filé mignon, molho de calabresa, molho bolonhesa com creme de queijo, molho cremoso com frango.

Molhos de queijos: molho de gorgonzola, molho de provolone, creme de cheddar.

Grelhados combinam muito bem

Embora as massas possam ter proteínas como acompanhamento, um bom filé grelhado faz toda a diferença na refeição.

Por isso, além das opções que citamos até agora, vender carnes também dá um toque especial ao cardápio. Grelhadas ou assadas, os preparos são mais simples, já que apenas bons temperos e o ponto certo garantem um sabor e textura de qualidade. 

Tenha opções de carne bovina, suína e frango. Assim, o cliente pode escolher o que mais gosta, e combinar com a massa que deseja.

Um sistema de gestão é fundamental para um delivery de massas!

Em um delivery de massas, a otimização de tempo é o ponto que mais importa para a eficiência e qualidade dos processos. Para isso, a melhor opção é optar por um Sistema para Delivery.

A Saipos é o software de gestão para restaurantes mais completo e que mais cresce no mercado. 

Com ele, você terá benefícios em todas as etapas do seu dia a dia. Confira alguns benefícios.

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com o melhor custo-benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!