O macarrão na chapa delivery é uma excelente opção para quem quer investir em delivery de massas.
Como diz o nome, é um alimento feito em uma chapa, que mistura o macarrão pré-cozido com outros ingredientes diversos. Ele é culturalmente uma “comida de rua”, sendo muito vendido em food trucks ou em restaurantes container.
No entanto, também é um alimento que pode facilmente ser consumido na residência do cliente. Ele não é um líder de vendas em aplicativos de entrega, como hambúrguer e pizza, mas se o delivery em casa for bem feito, o sucesso é quase garantido.
Muitas pessoas que têm interesse em investir no segmento ainda têm dúvidas sobre como realizar essa função, sem saber qual chapa utilizar e até mesmo em qual embalagem servir o alimento.
Pensando nisso, a Saipos separou 4 dicas de como começar a vender macarrão na chapa delivery. Confira:
Porém, antes de começarmos com o conteúdo, confira o nosso ebook gratuito que te ensina tudo sobre delivery!
Para acessá-lo, basta apertar no banner abaixo!
Para vender macarrão na chapa delivery é necessário seguir algumas dicas, que irão te ajudar a otimizar o funcionamento e deixar o alimento ainda mais saboroso.
Confira as dicas que a Saipos separou:
A primeira dica é saber escolher a chapa utilizada para fazer o macarrão. Essa etapa faz a total diferença tanto no sabor do alimento quanto na higiene do estabelecimento.
Primeiramente é necessário escolher o material do equipamento. Neste tópico, não existe debate. A melhor opção é o aço inoxidável.
O primeiro motivo para isso é que, se for bem manuseado, esse aço não enferruja, diminuindo os custos de manutenção, além de evitar uma possível contaminação do macarrão na chapa.
Além disso, é extremamente fácil de realizar a limpeza, por ser antiaderente. Dessa forma, os resquícios dos ingredientes não ficam grudados.
Escolhido o material, é momento de escolher o tipo da chapa. As principais opções são as elétricas e as à gás. Aqui a definição vai depender de diversos fatores, como orçamento, características da sua região e até mesmo o espaço do estabelecimento.
Confira a tabela comparativa que montamos e escolha qual é a melhor opção para o seu delivery de macarrão:
Tipo de chapa |
Pontos positivos |
Pontos negativos |
Elétrica |
* Não necessita alvará de segurança do Corpo de Bombeiros. * Não é necessário construir uma estrutura extra para a chapa. * O controle de temperatura é muito eficaz. * Atinge a temperatura ideal rapidamente. |
* Pode ter um valor muito elevado, de acordo com a conta de luz média da sua região. * Não é o tipo mais indicado para fazer carnes. |
À gás |
* Retém o calor por mais tempo, aumentando a eficácia da produção. * Não produz muita fumaça. * É excelente para produzir carnes. |
* Necessita alvará de segurança do Corpo de Bombeiros. * Pode ter um valor muito elevado, de acordo com o preço do gás na sua região. |
A segunda dica é oferecer várias opções de macarrão delivery no cardápio.
O prato tradicional normalmente tem como ingredientes linguiça calabresa, cebola, bacon e queijo. No entanto, para agradar um número maior de clientes, é necessário adicionar outros insumos.
A escolha das novas opções será feita por você, mas a Saipos tem algumas indicações para te oferecer. A primeira delas é variar o tipo de carne.
As mais utilizadas são as de porco. No entanto, a alcatra de boi picada também é uma excelente pedida e com certeza será sucesso de venda.
Outra indicação é oferecer uma opção vegetariana. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope, aproximadamente 30 milhões de brasileiros se identificam como vegetarianos.
Vale destacar que nem todos que optam por esse prato estão incluídos nesse número. De acordo com pesquisa realizada pelo Ipec, cerca de 46% dos brasileiros deixam de comer carne pelo menos uma vez por semana, por escolha própria.
Dessa forma, oferecer um macarrão sem carne agradará ainda mais pessoas. Os legumes são a melhor escolha para substituir esse ingrediente, sem perder qualidade alguma.
Também é interessante oferecer mais de uma opção de molho. Assim, o cliente pode escolher a que mais lhe interessa. Os mais utilizados são bolonhesa, sugo e branco.
Por fim, ofereça também tipos diferentes de macarrão, fugindo somente do talharim e do espaguete. Duas ótimas opções são o penne e o parafuso.
A terceira dica é manter a chapa sempre muito bem higienizada. Isso afeta tanto a longevidade do equipamento quanto o sabor do macarrão.
Ao final de cada dia, a limpeza deve ser realizada, para evitar que restos de comida e gordura fiquem expostos. Caso isso aconteça, pode criar crostas na chapa, o que deteriora o material.
Além disso, esse acúmulo também pode enferrujar o equipamento, mesmo sendo de aço inoxidável.
Isso também afeta o sabor do macarrão na chapa delivery que será produzido no dia seguinte, pegando o gosto dos itens que ficaram presos na superfície.
Como em qualquer estabelecimento do ramo alimentício, a satisfação do cliente deve ser prioridade. Um alimento com gosto ruim certamente não contribuirá para isso.
O acúmulo de resíduos e gordura também pode afetar a saúde do cliente, já que contribui para a proliferação de germes e bactérias na chapa.
A higienização do equipamento após o expediente é um processo muito simples e, como já foi dito, muito importante.
De início, é necessário tirar todo o resíduo superficial com uma espátula e descartá-lo. Após isso, com a chapa ainda quente, despeje água com bicarbonato, vinagre e limão e espere agir.
Após isso, basta passar uma esponja de aço e retirar toda a sujeira restante. Ao final, enxágue e o equipamento já estará disponível para uso no dia seguinte.
Nossa quarta dica é saber qual a embalagem correta para o delivery de macarrão na chapa.
Uma opção que é muito utilizada é o isopor, que isola muito bem o calor. Essa opção também é extremamente higiênica.
No entanto, não é muito resistente, o que pode resultar em vazamento de molho, por exemplo.
Outra alternativa é a embalagem de plástico, que é extremamente resistente e também segura bem o calor. Dessa forma, o macarrão chega quente e inteiro na casa do cliente.
Uma última opção indicada é o alumínio. É a embalagem que mais retém calor. No entanto, também sofre com a resistência, já que é um material que amassa com facilidade.
Portanto, é importante destacar que o macarrão na chapa é uma excelente ideia para delivery, mas se não for feito da forma correta, o resultado final será insatisfatório.
Agora que você já sabe como vender mais macarrão na chapa delivery, é hora de potencializar a administração do seu restaurante com o sistema de gestão da Saipos!
O nosso software cuida de diversas áreas administrativas, agilizando os processos e entregando resultados precisos e de qualidade.
Além disso, somos o sistema que mais integra com aplicativos de delivery no mercado. Com isso, seu sistema de entregas seria otimizado e as vendas aumentariam ainda mais.
Confira mais alguns benefícios do melhor sistema de gestão do Brasil:
Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo!
Redator SEO do time de conteúdo da Saipos