Como vender pelo WhatsApp?

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como vender pelo WhatsApp?

Para saber como vender pelo WhatsApp você precisa da versão business do aplicativo, que tem configurações específicas para vendas e atendimento. 

O WhatsApp Business é gratuito e conta com uma série de funcionalidades que a outra versão não tem, como o catálogo de produtos, que é fruto de uma das últimas atualizações do app. 

Além desta funcionalidade, que é ótima para montar cardápio para restaurante que vendem por WhatsApp, você pode contar com: 

  • Conta empresarial;
  • Mensagens inteligentes;
  • Análises e relatórios;
  • Respostas automáticas;
  • Personalização horário de atendimento;
  • Descrição. 

Além de econômica a plataforma permite que você faça a divulgação dos seus produtos por meio do “Status”, que funciona como a Story, do Instagram. 

Para entender melhor como usar cada recurso, confira abaixo 4 dicas infalíveis de como vender pelo WhatsApp: 

Caso você já utilize essas dicas, confira o material de 11 Dicas para Melhorar o Atendimento do seu Restaurante. É só clicar no banner abaixo!

 

4 dicas infalíveis de como vender pelo WhatsApp

Com essas dicas você vai conseguir transformar o seu negócio em um delivery de sucesso em pouco tempo. 

O WhatsApp é uma ferramenta muito fácil de usar, mas é preciso conhecer duas funcionalidades para extrair o que há de melhor dela e usar ao seu favor. 

Nós sabemos sabemos alguns meios de fazer o seu restaurante delivery vender e agora está na hora de você conhecer. Confira! 

1. Cardápio para WhatsApp 

O cardápio para WhatsApp ou catálogo de produtos, faz parte das últimas atualizações do Whatsapp Business e funciona muito bem para quem trabalha com delivery. 

Para usá-lo é preciso seguir um breve passo a passo. Veja: 

  1. Instale o WhatsApp Business;
  2. Abra o aplicativo;
  3. Clique em “configurações” e, em seguida em “configuração de empresas”;
  4. Selecione “catálogo;
  5. Cadastre seus produtos adicionando fotos, nomes, descrições, preços e o link para a compra;
  6. Divulgue o WhatsApp do seu negócio para os seus clientes. 

Ainda na função Catálogo, você consegue colocar uma foto do seu cardápio, mas lembre-se de colocá-lo na resolução certa, caso contrário não será possível abrir a foto. 

Se você ainda não tem o menu do tamanho certo ou está em busca de um novo modelo, baixe agora o pacote com 70 Artes para Cardápio clicando no banner abaixo!  

2. Conta comercial 

Se você quer vender pelo WhatsApp e ter um bom faturamento, vai precisar da conta empresarial do aplicativo. 

Inclusive, para ter as funcionalidades já ditas anteriormente, é obrigatório ter a conta comercial, que existem 3 tipos:

  • Conta comercial oficial: Recebe a verificação do WhatsApp de que a conta é do proprietário do negócio. Quem tiver o reconhecimento recebe um ícone verde, que aparece ao lado do nome da marca, no cabeçalho da conversa. 
  • Conta comercial confirmada: Nesta opção você tem um símbolo cinza com um tique ao lado do número que está vinculado.
  • Conta comercial regular:  É a conta feita no Whatsapp Business ou seja, assim que você adquirir a versão para negócio, a sua conta passa a ser comercial.

Vale lembrar que em qualquer das opções você terá acesso a todas as ferramentas do WB, como: adicionar horário de atendimento, localização, catálogo, mensagens automáticas e muito mais. 

3. Mensagens inteligentes 

As mensagens inteligentes ou automáticas, para momentos que você não está atendendo ou que está com longe do atendimento por whatsapp.

E o melhor de tudo, é que você consegue encontrar 3 opções mensagens automáticas no aplicativo, que são de:

  • Ausência;
  • Saudação;
  • Respostas rápidas.

É possível usar todas elas no seu atendimento, especial se operar com delivery de comida. Veja abaixo como cada uma funciona e como podem ajudar: 

Mensagem de ausência 

Se você quer vender por whatsapp sem ficar 24 horas monitorando o app, a mensagem de ausência é uma ótima opção. 

Com ela, o cliente recebe uma mensagem mesmo que o local não esteja mais atendendo. Você mesmo pode configurar e programar o que será enviado.

Embora seja algo simples, o recurso funciona muito bem e ainda ajuda a não deixar seu público sem uma resposta

Mensagem de saudação

Nesta opção a mensagem de saudação é enviada para quem entra em contato pela primeira vez ou fica 14 dias sem conversar com você. 

Essa estratégia é ótima para conquistar novos clientes, já que mostra que você se importa com ele e quer que ele conheça seu restaurante. 

Teste essa funcionalidade com cupons junto ou para mostrar que tem uma promoção. Com certeza irá conseguir vender por whatsapp depois dessa dica. 

Respostas rápidas

As respostas rápidas são um ótimo recurso para quem ver vender pelo whatsapp, já que servem para agilizar qualquer pergunta feita pelo freguês. 

O recurso pode ser usado por qualquer tipo de negócio, desde delivery de sushi até uma loja de roupas, por exemplo. 

Se o seu restaurante recebe um grande volume de mensagem, teste as respostas rápidas e veja o quanto fará diferença. 

4. Análises e relatórios

Para quem gosta de realizar campanhas de marketing via whatsapp, essa característica é muito interessante.

Com este recurso, você consegue ver as estatísticas das suas conversas. Por exemplo, verificar quem recebeu e leu suas mensagens.

O benefício disso é entender quantas pessoas você conseguiu alcançar com o seu marketing. Não adianta fazer uma ação se não houver uma visão do resultado. 

Estratégias para vender pelo whatsapp

Desenvolva campanhas de divulgação e de vendas, que sejam persuasivas e convença seu consumidor de adquirir o que você estiver ofertando.

Portanto, acertar no conteúdo é essencial para que seu objetivo, que é fazer o contato comprar o seu produto.

Abaixo nós separamos as principais estratégias para vender pelo whatsapp que realmente funcionam. Veja: 

Estratégias de convencimento

Essas estratégias se tratam dos famosos “gatilhos mentais”, que são técnicas para incentivar pessoas a consumirem o que você está vendendo. 

Mas para usar esta forma engajando das suas vendas, você precisa usá-los da forma certa. Veja abaixo algumas delas: 

  • Novidades: Faça a divulgação dos seus novos produtos. Coloque no status, mande como mensagem automática para seus contatos e divulgue nas suas outras redes sociais;
  • Temporalidade: Crie promoções com prazos. Envie mensagens com  o aviso da data que ela acabará. exemplo: ofertas relâmpago.
  • Autoridade: Mostre que seu estabelecimento tem autoridade no que faz.

Chamar a atenção do seu cliente está muito ligado ao marketing de atração. Então, para ter sucesso nas suas vendas, trabalhe em algo que desperte o interesse do freguês.

Crie conteúdos que chamem a atenção do público, destacando o preço logo no começo da mensagem e falando de uma novidade, por exemplo. 

Faça o exercício de observar o que o seu público mais procura e de se colocar no lugar dele. O que você, como cliente, busca em um restaurante? 

Lista de transmissão

Uma das vantagens do disparo de mensagens para muitas pessoas é a lista de transmissão. Ele permite que sejam enviadas ao mesmo tempo recados para 256 pessoas.  

Utilizar esse recurso é melhor que a criação de um grupo. Muitos usuários não se sentem confortáveis em estar com vários desconhecidos.

Além disso, moderar vários usuários é muito mais complicado. Certamente sua ideia acabaria trazendo outros tipos de discussões entre os participantes.

Você pode separar seus clientes em novos e antigos e fazer dois tipos de transmissão, com anúncios distintos. 

Todavia, é interessante dar atenção a pequenos detalhes, que podem atrapalhar ao invés de colaborar. Para isso não acontecer, evite coisas como: 

  • Mensagens em grande quantidade. Conteúdos que não tenham relevância podem acabar gerando o efeito contrário e você acabará bloqueado;
  • Não envie recado constantemente. Respeite um determinado período de tempo;
  • Não ignore seus clientes. Responda as dúvidas e críticas que chegarem;
  • Cuidado ao criar grupos, muitas pessoas não curtem.

Crie conteúdos

Outra vantagem é que você consegue enviar vários tipos de arquivos: áudio, vídeo, texto e imagens. Portanto, você pode pensar em diversos tipos de conteúdos para disseminar.   

Por isso, pense em uma estratégia com materiais que chamem a atenção e que divulguem seu estabelecimento, suas promoções e ofertas.

A melhor maneira de chamar atenção de possíveis clientes e se promover na internet, sem dúvidas, é utilizando os vídeos.

Portanto, sempre que possível, crie conteúdos audiovisuais. No entanto, se essa questão não for possível no momento, capriche nas imagens.

É através do visual que você poderá atrair um novo cliente, e Whatsapp combina muito com imagens.

Whatsapp Web

Usar este recurso permite flexibilidade na utilização da ferramenta. Você pode enviar mensagens por meio de qualquer computador.

Essa maneira diferente de acessar suas conversas, torna mais fácil a administração dos contatos e do envio das mídias.

Utilize outras mídias sociais

Fazer a utilização de outras plataformas para a divulgar o seu número é uma boa estratégia para aumentar o quantidade de pessoas na sua lista de contatos.

Um bom exemplo disso é criar promoções e pedir para que confirme a participação através do app.

Além disso, é possível vender pelo Whatsapp criando campanhas específicas só para a tecnologia. Assim, os seus clientes devem te chamar obrigatoriamente se quiserem consumir.

No Facebook, inclusive, é possível inserir um botão com link direto para o Whats, assim o atendimento é mais rápido e você ainda consegue captar mais dados de clientes.

Viu como usar o Whatsapp pode ser uma ótima maneira de  aumentar as vendas? Então não perca tempo e comece a usar agora mesmo!