Montar um delivery de vinho pode ser um excelente negócio, porque a rentabilidade dos produtos é alta e os clientes tendem a ser fiéis.
No Brasil, algumas regiões consomem mais vinhos que outras. No Sul, por exemplo, a cartela de vinhos é muito mais variada e apreciada do que no Nordeste.
Ainda assim, o número de enófilos, como são chamadas as pessoas apaixonadas pela bebida, é muito alto. Por isso, investir no ramo tende a ser uma garantia de sucesso.
Para te ajudar a cumprir todos os passos necessários antes de abrir um delivery de vinho, preparamos esse guia. Veja:
Investir em um delivery de vinhos vai muito além de uma simples tendência. É uma decisão estratégica baseada em um mercado que só cresce, ainda mais nas épocas frias do ano.
Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o consumo de vinho deu um salto significativo desde 20129, saindo de 1,8 litros por ano para cerca de 2,7 litros.
O que indica uma mudança cultural e um apreço do vinho no dia a dia do consumidor. No entanto, existem 3 pontos positivos que merecem destaque. Confira quais são:
Veja abaixo os detalhes de cada ponto para te convencer que vender vinhos pode ser sua renda master!
Baixas temperaturas e uma taça de vinho são dois elementos que harmonizam muito bem.
Quem não gosta de degustar a bebida em um jantar romântico ou, então, ao confraternizar com os amigos?
O inverno é a estação do ano em que há o maior movimento das enotecas e adegas do Brasil.
Afinal, em dias frios, os rótulos podem ser servidos em temperatura ambiente e ajudam a aquecer o corpo.
Além disso, também é nesses meses que a população mais tenta “se arriscar” na cozinha, testando e inovando algumas receitas com a companhia de um bom vinho, o que gera uma maior procura pelas garrafas.
Portanto, ter um delivery de vinho preparado para receber as demandas do inverno é sinônimo de muitas vendas! Por isso, sair na frente e estruturar sua operação para atender a esse público é o passo mais importante para o sucesso. E a Saipos pensou em tudo, chega de erros e atrasos! Clique no banner abaixo e otimize sua entrega hoje mesmo.
Se você deseja ter um delivery de bebidas de sucesso, apostar em vinho é essencial para garantir que o seu cliente gaste mais no seu estabelecimento.
Isso porque a bebida harmoniza muito bem com certos tipos de alimentos, dependendo do rótulo. Dessa forma, eles podem ser vendidos no mesmo pedido.
Confira alguns exemplos abaixo:
A harmonização de pratos doces e garrafas de vinhos ainda é algo desconhecido para grande parte dos brasileiros.
Portanto, experimente incluir no cardápio alguns rótulos de uvas alemãs, como Riesling, Trocken e Liebliche.
Essas são as melhores opções para quem quer combinar sobremesas com a bebida. Como são vinhos com características diferentes, o seu delivery pode atrair ainda mais consumidores.
💡Dica Saipos: tenha um diferencial! Ofereça acessórios e utensílios, como saca-rolhas, taças e corta-gotas nas opções do cardápio e veja a mágica acontecer.
Já parou para notar que existem milhares de garrafas diferentes por aí? Em um delivery de vinho, você terá muitos tipos de clientes.
Haverá aquele que é exigente e gosta de rótulos internacionais caríssimos e também, aqueles que preferem beber algo com custo-benefício menor.
Por isso, apostar nesse tipo de negócio é extremamente vantajoso, porque você não estará focado somente em um grupo de pessoas, podendo vender para todas as classes sociais, por exemplo.
E essa oportunidade de vender de tudo vai além de apenas ter opções, ela traz vantagens estratégicas diretas para o seu negócio:
Com várias opções, se tornar um delivery de confiança é muito mais fácil! Assim, você consegue se destacar e consequentemente vender mais!
No universo da enologia, existem basicamente 4 grupos de vinhos: os tintos, brancos, rosés e espumantes.
Mas, cada uva tem uma variedade específica de sabores, aromas e combinações.Por isso, separamos em uma lista os tipos que são mais consumidos pela população. Confira:
Vinho tinto |
Vinho Branco |
Vinho rosé |
Espumante |
Malbec |
Sauvignon Blanc |
Rosé de Provence |
Moscatel |
Cabernet Sauvignon |
Chardonnay |
Rosé Piscine |
Brut |
Merlot |
Pinot Grigio |
Rosés Nacionais (Syrah, Pinot Noir) |
Prosecco |
Com toda esta variedade, vale a pena investir em uma carta de vinhos contendo todas as informações e dicas para consumir a bebida da melhor maneira.
Tente equilibrar seu cardápio com a regra 80/20, que é basicamente: garanta que 80% do seu portfólio seja composto por esses rótulos “famosos” e use os 20% restantes para descobertas.
Ou seja, vinhos de uvas menos comuns, de pequenos produtores locais ou de regiões diferentes.
Em Porto Alegre, por exemplo, existe o "Suspeito Vinho", uma marca criada por empreendedoras locais que fazem uma curadoria de vinhos para descomplicar o consumo.
Dar espaço a iniciativas como essa no seu delivery não só enriquece seu cardápio, mas também cria uma forte conexão com a comunidade e conta uma história que seus clientes vão adorar.
Um dos passos mais importantes para abrir um delivery de vinho é definir qual será o modelo adotado para o negócio.
Você pretende abrir uma adega, na qual o cliente possa, eventualmente, visitar e retirar o pedido ou o atendimento será exclusivo para entregas?
No caso de um delivery específico, como é o de bebidas, os canais de vendas também são pontos que devem ser muito bem utilizados.
Você pode optar por vender vinho delivery por:
Ambas as plataformas são muito eficientes e, por isso, são até combinadas no atendimento da maioria dos estabelecimentos.
Confira algumas diferenças principais:
Os aplicativos de entrega são ferramentas indispensáveis na hora de vender vinho pelo delivery. Isso porque eles já possuem uma grande quantidade de consumidores diários.
Ou seja, o seu delivery de vinho se torna visível para milhares de pessoas, dependendo da plataforma em que estiver. E você pode ir além! Se explorar bem a tecnologia que essas plataformas oferecem, consegue aumentar ainda mais o destaque da sua marca.
Para isso, capriche nas fotos, que devem ser nítidas e atraentes, e crie descrições completas para cada rótulo, informando a uva, a origem, as notas de sabor e sugestões de harmonização.
Esse cuidado não só atrai mais clientes, como também transmite profissionalismo.
Seguindo no benefício de vender sem taxas, o WhatsApp Business é um recurso que pode e deve ser utilizado no seu delivery de vinho.
O WhatsApp é um dos canais mais utilizados no Brasil e isso também é uma grande vantagem!
Afinal, o cliente não precisa baixar mais nada para fazer um pedido. Basta apertar no link do delivery, que deve ser disponibilizado nas suas redes sociais, e comprar.
Para isso, você precisa contar com algumas tecnologias, como o Saipos Bot. Uma Inteligência Artificial que envia mensagens automáticas e facilita o atendimento.
A grande vantagem do site delivery em relação aos aplicativos, sem dúvidas, é a possibilidade de vender sem comissão.
Os grandes marketplaces cobram taxas sobre os pedidos feitos e isso influencia diretamente no valor do seus produtos, o que pode acabar afastando o cliente.
Mesmo que, naturalmente, o vinho já seja uma bebida mais cara que as outras, é preciso praticar um preço atrativo no seu delivery. O site delivery da Saipos é uma solução para este impasse!
Além de ser uma ferramenta econômica e lucrativa, ela também pode ser utilizada para estratégias de divulgação da sua marca e ser vinculada ao WhatsApp.
Independente do canal de vendas em que você recebe o pedido, o que o cliente mais deseja é a agilidade na entrega. Só assim é que o atendimento pode ser considerado satisfatório.
Portanto, invista em um processo rápido e eficiente na hora de organizar o seu delivery de vinho.
Mapeie quais são as regiões mais fáceis de realizar as entregas e calcule o prazo de acordo com a proximidade.
E não esqueça! Tenha sempre seu estoque controlado e só coloque à venda os rótulos que você já tem catalogado.
A maioria dos vinhos precisa estar em temperatura ambiente, entre 14ºC e 18ºC. Se a temperatura for muito maior, existe o risco de o líquido "cozinhar" e avinagrar, se for muito menor, ele pode congelar.
Por isso, é importantíssimo prestar muita atenção ao transporte e à embalagem no seu delivery. Para garantir que tudo chegue perfeitamente ao cliente, siga estas dicas:
Dessa forma, você mantém a explicação inicial do seu texto e apresenta as ações práticas de uma maneira mais organizada e dinâmica.
💡Dica Saipos: use um sistema de gestão para cadastrar seus kits e combos de vinhos. Isso automatiza o controle do estoque de cada item e agiliza o pedido do cliente.
Como você pôde perceber, abrir um delivery de vinho não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Fazer a gestão do seu negócio também não precisa ser!
Mas, para isso, você precisa ter à sua disposição uma ferramenta desenvolvida especialmente para facilitar a vida de donos de bares e restaurantes, como o sistema para delivery da Saipos.
Além da integração com apps e canais de vendas que já mencionamos, a Saipos oferece tecnologias pensadas para a roteirização das entregas e gestão dos pedidos.
Sem falar nos recursos de controle de estoque simplificado, para garantir que o cardápio esteja sempre completo e os clientes cada vez mais satisfeitos!
Ao contratar a Saipos como seu sistema de delivery de vinho, você ganhará muitos benefícios, como:
Faça parte do time de mais de 15 mil restaurantes ao redor do país que operam de forma simples, ágil e inteligente com a Saipos.
Aperte no banner para falar agora mesmo com um dos nossos consultores!
Tire suas dúvidas aqui!
Sim, desde que sua empresa siga as regras do iFood para a venda de bebidas alcoólicas.
Através de transportadoras especializadas, pois elas cuidam da logística e das exigências fiscais.
Não, os Correios proíbem o envio de bebidas alcoólicas.