SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Delivery em casa: como abrir?

Saiba como abrir um delivery em casa e lucrar muito!

Abrir um delivery em casa pode ser a solução para quem quer migrar para o empreendedorismo no mercado de food service ou até mesmo para quem busca fazer uma renda extra.

De acordo com a Neotrust, empresa especializada em dados sobre e-commerce, o delivery tem uma expectativa de 18% de faturamento no ano de 2022

Isso significa que o setor está superaquecido e com oportunidade para novos negócios. Abrir um delivery de comida em casa, além de ser um investimento de baixo custo, é uma opção muito rentável para empreendedores iniciantes.

Estima-se que cerca de 78% da lucratividade do segmento vem dos pequenos e médios negócios no setor alimentício. Para que o seu restaurante aumente essa estatística, você vai precisar aprender como montar delivery em casa.

Aqui, você vai descobrir:

  • Como abrir delivery em casa;
  • Quais são os melhores segmentos para montar delivery em casa;
  • Como equipar a cozinha de um delivery em casa;
  • Tipos de entrega para delivery em casa;
  • Embalagens para delivery em casa;
  • Como divulgar um delivery em casa;
  • Canais de venda para delivery em casa;
  • Como otimizar delivery em casa com um sistema de gestão.

Mas, antes de continuar a leitura, que tal baixar um material completo com tudo que você precisa saber sobre delivery para consultar quando quiser?

Aperte no banner e faça o download gratuitamente agora mesmo!

Como abrir delivery em casa?

O mais importante que você precisa saber sobre como fazer um delivery em casa é que é necessário planejamento, tanto financeiro quanto estrutural. 

Antes de montar um delivery e colocá-lo para atender os clientes, você terá que passar pelo processo burocrático para tornar sua empresa legal e evitar imprevistos, multas e até fechamento do seu negócio.

O primeiro passo para montar um delivery em casa é ter um CNPJ, para ter os dados de uma empresa e emitir notas fiscais. Nesse caso, o MEI (Micro Empreendedor Individual) já é o suficiente para o seu negócio.

Mesmo sendo em casa, seu delivery precisará de um alvará de funcionamento para conseguir oferecer o serviço de entregas. 

Também é importante ter o certificado sanitário da Vigilância Sanitária para garantir que o seu empreendimento respeita as normas de higiene exigidas.

Quais são os melhores segmentos para montar delivery em casa?

Todo segmento alimentício pode começar a ser comercializado em casa, tendo os itens necessários para investir no negócio. Com um delivery é ainda mais fácil, uma vez que não precisa de espaço para o atendimento presencial.

Mas, existem alguns nichos que são mais vantajosos para um delivery em casa, porque exigem menos custos de investimento e espaço, e ainda assim são bastante rentáveis. 

Na tabela a seguir, você confere as categorias ideais e alguns itens específicos necessários para começar e administrar o seu delivery em casa.

Segmentos para delivery em casa

Hamburguer

Chapa para hamburguer e abafadores

Quentinhas

Panelas grandes para produção de comida em uma quantidade maior que o cotidiano 

Salgados

Máquina de fazer salgados e panela grande exclusiva para a fritura

Sushi

Sudare (esteira de sushi), futomaki ou yanagi (facas específicas para sushi), pinça culinária e pedra de afiar faca

Açaí

Freezer horizontal, potes para os acompanhamentos e concha de gelados 

Bebidas

Freezer vertical e embalagens térmicas para as entregas

Doces

Batedeira e utensílios como fouet, saco de confeiteiro, tábua bailarina e espátulas para decoração

 

Esses são alguns dos instrumentos específicos necessários para fazer seu delivery em casa.

São tão poucos e simples que você não tem mais desculpas para não tirar os planos do papel e começar o seu negócio.

Como equipar a cozinha de um delivery em casa?

Agora que você já sabe dos itens específicos de cada nicho gastronômico, é hora de entender o que você precisa para a cozinha, que é o coração da sua empresa. 

E o primeiro passo para você que quer saber como fazer um delivery em casa é identificar o que já possui e pode ser utilizado para seu novo negócio.

Como a intenção de um delivery em casa é ser um investimento simples e barato, a melhor saída é adaptar sua cozinha de acordo com a demanda. Para começar a vender sem sair de casa, você vai precisar de:

  • Fogão;
  • Geladeira;
  • Potes para insumos;
  • Utensílios e talheres em geral;
  • Armário para armazenamento do estoque.

Sem dúvidas, o ideal é ter equipamentos para delivery, como a geladeira, separados para sua empresa e para o uso da sua família.

No entanto, para o início, é possível compartilhá-los, desde que tenham um espaço dedicado exclusivamente aos insumos do delivery. 

Se for necessário adquirir um maquinário específico, como a máquina de salgados ou estufas para quem busca como montar um delivery de lanches em casa, comece investindo em produtos semi-novos de boa qualidade.

As opções no mercado são variadas e compensam mais do que comprar instrumentos novos, correndo o risco de ter prejuízos. Com a expansão e aumento de vendas do seu delivery em casa, invista em equipamentos mais modernos.

Qual é o melhor tipo de entrega para delivery em casa?

Um bom delivery em casa precisa contar com um serviço de entrega de excelência. Para garantir que os pedidos sejam entregues com rapidez e qualidade, é necessário definir qual o melhor modelo de entrega para o seu negócio.

Leve em consideração qual é o valor máximo de investimento que você está disposto a pagar para o serviço de um entregador e avalie, entre as opções da tabela abaixo, o que atende melhor o seu delivery em casa.

Modelos de serviço de entrega para delivery em casa

Frota própria

Exige um investimento em motos, seja por compra ou aluguel, além de ser obrigatório seguir o modelo CLT e garantir todos os direitos assegurados por lei. A vantagem deste serviço é a certeza de que você sempre terá um profissional à disposição.

Freelancer

Modelo de contratação de motoboy por demanda com um acordo entre as partes. O pagamento pode ser definido por diária, por área de cobertura e até mesmo pelo número de entregas.

Terceirizado

Nesse caso, você contrata uma empresa de motoboy para delivery que será responsável por gerir os entregadores, traçar as estratégias para garantir a qualidade e agilidade das entregas e solucionar imprevistos com rapidez.

 

Também é possível, na fase inicial do seu negócio, que você realize as entregas dos pedidos. Não é o ideal, visto que é necessário administrar todas as outras partes do seu delivery, mas pode ser uma solução provisória.

Além disso, os aplicativos de delivery oferecem o serviço de motoboys com um adicional nas taxas de adesão das plataformas.

Vale lembrar que, independente de qual o modelo de entrega for escolhido para atender ao seu delivery em casa, é fundamental delimitar uma área de cobertura que possibilite um atendimento ágil e de qualidade.

Como escolher as embalagens para delivery em casa?

Sem dúvida, as embalagens para delivery são fundamentais para o seu novo negócio. Além de garantir que os alimentos sejam entregues com a temperatura e o aspecto conservados, elas contribuem na divulgação do delivery.

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para o transporte de produtos alimentícios, como o alumínio, o isopor e o papelão, que são os mais comuns. 

É possível encontrar os diferentes tipos de material disponível em formatos variados. Cada um deles têm uma característica específica para atender todos tipos de comida.

Vale ressaltar que, como as embalagens ajudam a divulgar a imagem do seu delivery em casa, escolher os invólucros envolve uma estratégia além do que se imagina. 

Se o seu empreendimento usa materiais reciclados ou recicláveis para a conservação dos pedidos, por exemplo, isso comunica aos clientes que a sua marca se importa com o meio ambiente e oferece um delivery sustentável.

Como divulgar um delivery em casa?

O grande segredo para ter um negócio de sucesso é investir pesado na maneira de divulgar um delivery. Com uma propaganda assertiva, as vendas do delivery em casa tendem a crescer, uma vez que ele passa a ser conhecido na região.

Para isso, vale a pena dedicar esforços nas redes sociais. Fazer posts constantemente no Instagram e Facebook, por exemplo, já garante que a sua marca comece a ser vista por mais pessoas.

Enviar panfletos e imãs de geladeira nos pedidos também são formas de divulgar a empresa. Assegure-se de incluir informações relevantes nesses materiais, como promoções e contatos do delivery em casa, para que o cliente não os descarte.

Não se esqueça de ter boas fotos dos pratos oferecidos no seu delivery para incluir no cardápio digital dos aplicativos de entrega ou site próprio. Contratar um fotógrafo profissional, neste caso, faz toda a diferença nos resultados.

Como definir os canais de venda para delivery em casa?

Além da divulgação, estar presente nos apps de delivery pode ajudar a alavancar as vendas do seu novo negócio. O momento de definir os canais de venda para o seu empreendimento é crucial para a visibilidade da sua marca.

Entre as opções disponíveis, você pode optar por vender por meio de:

Optar por apps é o que a maioria dos empreendedores têm feito, devido às vantagens oferecidas pelas plataformas. Além de dar mais destaque para o delivery em casa, é muito mais fácil gerenciar os pedidos.

Atualmente, existem mais de 250 aplicativos de delivery cadastrados no Brasil, com taxas e benefícios distintos. 

A Saipos desenvolveu o primeiro comparador de aplicativos delivery gratuito para que você não cometa nenhum equívoco na decisão dos canais de venda do seu negócio. 

Confira e faça escolhas de forma assertiva!

Comparador de aplicativos delivery da Saipos

Selecione as opções no filtro abaixo e veja qual é o melhor aplicativo delivery para seu restaurante.

Ifood
Ifood
iFood

O iFood é uma empresa brasileira e um dos principais players do mercado. Atuam em mais de 1200 cidades no Brasil sempre trazendo o que há de mais inovador no mercado.

Mensalidade
R$100 a R$130
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
12%
Comissão Full Service
27%
Taxa de Pagamento Online
3.5%
Rappi
Rappi
Rappi

O Rappi é um aplicativo de delivery de comida, remédios, compras, entre muitos outros. O app está disponível em dezenas das principais cidades brasileiras.

Mensalidade
R$150
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
12%
Comissão Full Service
27%
Taxa de Pagamento Online
3.5%
Delivery Much
Delivery Much
Delivery Much

O Delivery Much é uma empresa gaúcha de delivery. Ele é o maior aplicativo de delivery de comida do interior do Brasil estando presente em mais de 300 cidades brasileiras.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
12%
Comissão Full Service
25%
Taxa de Pagamento Online
3.5%
Aiqfome
Aiqfome
Aiqfome

Há 13 anos no mercado o Aiqfome está presente em mais de 20 estados brasileiros e é o terceiro maior app delivery do país com mais de 2 milhões de usuários cadastrados.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
8% a 12%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
2.99% a 3.5%
Uai Rango
Uai Rango
Uai Rango

A empresa mineira está há 4 anos no mercado e atende mais de 200 cidades brasileiras. O app apresenta diversas opções de filtros e um programa de bonificação de pontos por pedido feito.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
8% a 12%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
2.99% a 3.5%
Quero Delivery
Quero Delivery
Quero Delivery

O Quero Delivery está disponível em mais de 100 cidades brasileiras. Possui diversos formatos de pagamento e apresenta uma seção voltada para informar descontos e promoções.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
5% a 10%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
4.99%
Bigou
Bigou
Bigou

O app está presente em mais de 34 cidades brasileiras nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Eles são uma plataforma completa de divulgação, marketing e vendas online.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
10%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
Não há
 Tô no Lucro
 Tô no Lucro
Tô no Lucro

A empresa está presente em mais de 40 cidades e com 5 mil restaurantes cadastrados e 2 mil entregadores ativos.

Mensalidade
R$75
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
15%
Comissão Full Service
25%
Taxa de Pagamento Online
Não há
99 food
99 food
99 Food

O app está presente nas principais capitais e regiões metropolitanas do país. Tem dezenas de restaurantes cadastrados e você consegue pagar pelo app e acompanhar seu pedido.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
22%
Comissão Full Service
27%
Taxa de Pagamento Online
Não há

Como otimizar um delivery em casa?

Você já deve ter percebido que, embora seja simples montar um delivery em casa, existem diversas etapas na administração do seu negócio, não é mesmo?

Em um espaço pequeno, como a própria casa, é fundamental otimizar os processos para que não haja nenhum erro nos pedidos. E a melhor forma de fazer isso é implementando um sistema para delivery!

Com o sistema Saipos, você automatiza a gestão de pedidos, além do controle de estoque e emite notas fiscais de forma simplificada. Ainda é possível ter acesso a relatórios inteligentes sobre o desempenho do seu delivery em casa.

Nosso software também oferece a maior integração com aplicativos de delivery do mercado. Ou seja, você pode acompanhar os pedidos de diferentes plataformas de entrega em uma única página, a do nosso sistema!

Confira outros benefícios Saipos:

  • Organização de produtos;
  • Fluxo de caixa;
  • Gestão financeira;
  • Controle de vendas;
  • Lista de compras;
  • Gestão de motoboys.

Aperte no banner para solicitar agora mesmo uma demonstração gratuita dos nossos serviços e tire todas as suas dúvidas com um de nossos consultores!

SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
Sistema integrado aos principais apps de delivery do mercado, com funcionalidades que vão otimizar a gestão e o atendimento do seu negócio.
QUERO CONHECER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o sistema para delivery com o melhor custo-benefício!