Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Depois de idas e vindas, o WhatsApp Pay agora é uma realidade, e você precisa se preparar para aproveitar essa nova funcionalidade do app no seu restaurante!
No ano passado, a possibilidade dos pagamentos serem feitos por meio do Whatsapp gerou comoção em muitos empreendedores, mas logo foi banida pelo Banco Central.
A questão principal era proporcionar um pagamento facilitado por meio do WhatsApp Business, justamente para tornar as vendas na web mais simples.
No momento, ainda não há previsão para que o recurso de pagamentos seja estendido ao campo dos negócios, mas isso não impede que você o conheça e comece a planejar uma nova modalidade de vendas.
Pensando nisso, a Saipos trouxe todas as informações que você precisa saber sobre o WhatsApp Pay, e os impactos dessa novidade para você, dono de restaurante.
Mas, antes de continuar lendo, que tal baixar as melhores dicas para potencializar a qualidade do seu atendimento?
Preparamos 11 passos essenciais para melhorar essa etapa do seu restaurante ou delivery. Aperte no banner e baixe grátis!
Por enquanto, não! A liberação para o pagamento pelo app está direcionada apenas a transferência de dinheiro pelo WhatsApp que não tenha ligação com os negócios.
Isso não impede que você faça transferências para colaboradores ou parceiros, em menor escala. O fato é que ainda não é o momento de inserir o WhatsApp Pay na sua lista de opções de pagamento abertas ao cliente.
Como você já sabe, para aproveitar os benefícios do WhatsApp para restaurantes, é necessário migrar a conta para o Whatsapp Business, uma versão própria para empresas.
Por lá, você pode inserir seu cardápio, automatizar mensagens para os clientes e personalizar informações sobre a sua loja.
E é aí que mora o problema, já que o Pay ainda não está vinculado ao WhatsApp Business. Mas fique tranquilo, porque a expectativa é de que em breve essa plataforma também seja otimizada!
Segundo o diretor de operações do aplicativo, Matthew Idema, as conversas com o Banco Central estão em andamento sobre a liberação do serviço para empresas. O objetivo é que ainda neste ano a otimização já esteja funcionando.
Portanto, você já pode considerar essa nova modalidade de venda como uma possibilidade real, em um curto período de tempo.
Mas, então, quais medidas o seu negócio precisa tomar para se preparar para essa nova era de pagamentos, que promete chegar em breve?
A resposta está em como você direciona seus clientes até o WhatsApp Business para restaurante! Se o seu negócio utiliza bem o Facebook e o Instagram para levar o cliente até o seu Whats, perfeito!
Nesse caso, você já utiliza a plataforma que funcionará para os recebimentos futuramente, e só precisa fortalecer o vínculo com seu freguês por este canal.
Para fazer isso, não deixe de enviar promoções através de cards atrativos, vídeos curtos ou pequenos textos. Programe mensagens automáticas para direcionar o seu cliente para o cardápio, no caso de ser um delivery. Assim, você torna a experiência de compra muito mais assertiva.
Com essas ações, quando a versão do WhatsApp Pay para o Business estiver ativa, você já vai estar acostumado com a plataforma, e seus clientes também. Desse modo, será muito mais fácil que seu público se acostume com o novo método de pagamento.
É muito simples. Primeiro, abra a conversa no WhatsApp com quem você quer enviar dinheiro. No local onde você costuma escrever mensagens, clique no ícone de clipe, no canto direito. Ao apertar ali, uma tela vai abrir com diferentes imagens.
Uma delas é o ícone de pagamento. Ao usar o WhatsApp pela primeira vez para enviar ou receber dinheiro, é necessário inserir os dados do seu cartão na plataforma do Facebook Pay.
Ao apertar no ícone de pagamento, você verá uma tela para digitar os dados do seu cartão: número, data de vencimento, nome escrito no cartão e código de segurança.
Depois, será necessário criar um PIN, ou seja, uma senha com números. Esse PIN será a sua assinatura digital.
Feito isso, ao clicar no ícone de pagamento, a tela para preenchimento do valor irá abrir. Clique no ícone PAGAMENTO para inserir os valores que deseja enviar pelo WhatsApp Pay.
O WhatsApp vai pedir o código PIN, a sua senha. Após inserir os números, é só enviar. O dinheiro será transferido na hora, de forma muito semelhante ao PIX.
Esse é um dos maiores benefícios que a plataforma oferece. Fica muito mais fácil cobrar aquele amigo ou parente que está devendo algum dinheiro para você.
E, como o WhatsApp é um chat mais descontraído, solicitar o pagamento dessa forma é um jeito mais direto e menos constrangedor de cobrar, né? Para fazer isso, é bem simples:
Feito isso, o seu contato conseguirá realizar o pagamento rapidamente, e o valor vai direto para a conta na qual você está vinculado.
Existem, sim. Se você quer enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay, é necessário seguir o limite de transações permitido pela plataforma.
É por conta destes limites que utilizar a ferramenta como opção de pagamento para os seus clientes ainda não é possível, já que também existe um número máximo de recebimentos.
Valor máximo por envio | R$ 1.000 por transação |
Quantidade máxima de envios por dia | É possível receber ou enviar até 20 transações por dia |
Valor máximo por mês | R$ 5.000 por mês |
Apesar desses valores serem os permitidos pela plataforma, os bancos parceiros podem interferir nessa questão, liberando um valor de envio inferior aos limites.
Não. A única forma de fazer seus pagamentos pelo WhatsApp Pay é por meio de cartão de débito ou cartão pré-pago.
Para isso, você precisa estar vinculado a uma conta em banco. E, nesse ponto, atenção para as instituições que estão ativas a essa nova funcionalidade:
Depende! Apesar de o recurso já estar liberado para uso, nem todos os usuários têm acesso a nova funcionalidade.
O recurso será ativado gradativamente, e é necessário estar com a última versão do aplicativo atualizada.
Alguns bancos farão uma espécie de convite aos clientes para desbloquear as transferências pelo WhatsApp Pay.
O Nubank foi um dos primeiros a se pronunciar, e já informou que nas próximas semanas irá liberar as funções para os usuários. Para isso, é necessário também manter o aplicativo do banco atualizado. E isso não vale somente para o Nubank, viu?
Se você é cliente de algum dos bancos que listamos anteriormente, e quer aderir aos pagamentos pelo WhatsApp, precisa manter os aplicativos atualizados.
Você está buscando uma forma de facilitar os pagamentos feitos pelos seus clientes, mas sabia que é possível conseguir isso e muito mais com um site próprio?
A Saipos oferece o Site Delivery, um site personalizado para o seu restaurante, que comporta seu cardápio, e tem a opção de pagamento online.
Assim, o seu cliente tem muito mais praticidade na hora de comprar, e o melhor é que você não paga nenhuma taxa!
Os principais benefícios são:
Quer conhecer melhor essa solução incrível da Saipos? Aperte no banner e se surpreenda!
Vale a pena, sim. No entanto, é necessário considerar se essa novidade é relevante para você. O PIX já é um método muito seguro e sem burocracias para a transferência de dinheiro.
Tanto o PIX quanto o WhatsApp Pay não cobram nenhuma taxa, então, a escolha é sua sobre qual método é mais prático e assertivo.
E, se você tem um restaurante, delivery ou qualquer estabelecimento que venda produtos de alimentação, o WhatsApp Pay é uma ótima ferramenta para facilitar o fluxo de compra do seu cliente.
Por isso, mais uma vez: esteja preparado para utilizar essa ferramenta nas suas vendas, porque a novidade estendida ao WhatsApp Business chegará em breve!
Não adianta buscar estratégias que aumentem seus resultados e demandas, se você não foca em tecnologia.
Automatizar processos diários do seu estabelecimento com um sistema delivery por WhatsApp é o principal meio de otimizar a sua gestão, qualificando todos os serviços, inclusive o atendimento.
Por isso, agora que você já sabe que o WhatsApp Pay poderá ser uma grande aposta na sua forma de vender, é necessário se preparar!
A SAIPOS é um sistema de gestão para restaurantes que atua em todas as etapas dos seus processos.
Para você ter uma ideia, o volume de transações feitas pela Saipos em uma única noite chega a 190 mil pedidos! Isso significa que a cada segundo, 30 pedidos são transacionados pela Saipos!
Com nosso sistema você conta com benefícios que podem resolver os mais variados problemas de gestão. Veja alguns:
São tantos benefícios que não dá para explicar tudo por aqui. Então, aperte no banner e confira os detalhes do sistema para restaurante com melhor custo benefício do mercado!