Delivery sustentável: como usar no seu restaurante?

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como implantar delivery sustentável no meu restaurante?

Para ter delivery sustentável no seu restaurante, é preciso investir em ações que diminuam o uso de plástico nas entregas.

Esse é um projeto em que o iFood está colocando forças, priorizando a sustentabilidade. Então, você, dono de restaurante, precisa estar preparado para essa tendência.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e contratar serviços de empresas sustentáveis, que prezam pelo meio ambiente.

Então, é hora de sair na frente da concorrência e entender as oportunidades desse cenário para inovar o modelo de negócio do seu bar ou restaurante.

Vamos entender mais sobre o que pode ser feito para implantar essa estratégia no seu empreendimento? A Saipos vai explicar tudo neste artigo.

Mas, antes, baixe grátis o material que a Saipos criou sobre como deixar seu restaurante mais sustentável e eficiente! Aperte no banner e faça download agora mesmo!

Por que ter delivery sustentável no meu restaurante?

Bom, podemos dizer que o motivo mais importante para implantar isso no seu negócio é porque os consumidores estão preferindo marcas que não causam impacto ambiental, ou melhor, que informem sua sustentabilidade.

Então, com esse assunto sendo cada vez mais estudado e comentado, é impossível não investir na sustentabilidade corporativa para o alinhamento estratégico do seu bar ou restaurante.

E óbvio, nessa estratégia o delivery sustentável não pode ficar de fora! Pense bem e comece a praticá-lo.

Em julho de 2021, o iFood anunciou que 100% das entregas realizadas pelo app seriam compensadas antecipadamente em CO2. 

Como? Com investimentos em projetos de preservação ambiental na Floresta Amazônica.

Assim, a ação que o iFood usou foi comunicar seus usuários atualizando com banners, ícones e notificações com push up especiais na hora de fazer o pedido.

Exemplo: quando o consumidor é sinalizado com o “pedido a caminho”, aparece uma mensagem sobre a entrega neutra e o ícone do modal de entrega, na tela de pedido rastreável, que foi alterado para remeter ao delivery com suas emissões de CO2 compensadas.

Também podem escolher se querem usar talheres e guardanapos, tendo a opção de negar, evitando desperdício.

Ah! Os clientes também podem conferir no histórico de pedidos as entregas neutras que receberam, a partir de um selo da iniciativa.

Outra ação legal do aplicativo é a seção de “Doação”, que também tem a opção direcionada aos trabalhos de plantio de mudas na Mata Atlântica. 

Dessa maneira, 100% dos recursos arrecadados são destinados à SOS Mata Atlântica, revertidos na plantação e manutenção de novas árvores.

Viu só? Seu restaurante pode ser sustentável e ajudar o meio ambiente também. Continue lendo o artigo para ter mais ideias e atitudes para mudar!

Por que usar embalagens sustentáveis para delivery?

Vamos tentar explicar com números: cerca de 79 milhões de toneladas de lixo são produzidas anualmente.

Esse número assusta, não é? Então, tornar seu serviço de entrega em um delivery sustentável é uma forma de obter desenvolvimento econômico em equilíbrio com nosso Planeta.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, atualmente, 80% das embalagens dos produtos são utilizadas uma única vez e depois descartadas.

Portanto, repensar um modelo tão arcaico e inconsciente de utilização de recursos é uma excelente forma de inovar e surfar na onda verde dos empreendimentos sustentáveis.

Para atingir esse objetivo, o primeiro passo é começar pelas embalagens que formam o maior volume de resíduos gerados.

Como usar embalagens sustentáveis para delivery?

Este é o primeiro passo para que seu restaurante tenha um delivery sustentável: invista nas embalagens para delivery.

Reduza a quantidade de plástico e resíduos gerados com as entregas e inove seu negócio com materiais biodegradáveis.

Outro aplicativo que engajou nessa ideia é a Rappi, que se uniu à marca de cervejas Corona em uma ação para substituir embalagens de plástico por opções feitas com fécula de mandioca.

Conforme os testes apresentados, esses recipientes levam aproximadamente 12 semanas para completar a decomposição – enquanto o plástico leva anos – e podem ser utilizados como adubo ao final do processo de compostagem.

Assim, a Rappi enviou um lote com mais de 30 mil embalagens sustentáveis que foram entregues pela Ambev gratuitamente para dezenas de lojas.

Quando esses recipientes de cortesia se esgotaram, os restaurantes tiveram acesso aos fornecedores dos materiais e adquiriram as embalagens por valores próximos aos de plástico.

Esses materiais são evitados, pois geram um impacto mais complicado à cadeia de coleta e reciclagem.

Dessa forma, os usuários da Rappi podem optar e pedir refeições com as embalagens sustentáveis, usando o selo Less Plastic no aplicativo e, quando fizerem, terão descontos na compra de Corona Extra.

Bacana, não é mesmo? Assim, uma mão lava a outra e ajudamos a melhorar a situação do nosso planeta.

Todos os tipos de embalagens são recicláveis e recicladas?

Não. A grande responsabilidade dos deliveries, quando falamos de geração de resíduos, é que nem todas as embalagens escolhidas sejam recicláveis e recicladas.

Reciclável significa embalagens com um tipo de material que já tenha um processo de reciclagem possível para torná-la matéria-prima.

Então, visto que alguns materiais exigem um processo de reciclagem muito caro, nem todas as embalagens são realmente recicladas. 

Ou seja, no final seria mais barato comprar uma matéria-prima virgem do que investir em uma matéria reciclada.

Por esse motivo, é importante verificar se o material escolhido é realmente reciclado pelas cooperativas de reciclagem.

Como fazer uma entrega sustentável?

Existem algumas maneiras de seu bar ou restaurante realizar uma entrega sustentável, de acordo com o que vimos durante o texto.

A Saipos vai sugerir algumas dicas essenciais. Confira!

1. Os aplicativos de entrega

Bom, é claro que essa é a primeira dica. Sem dúvidas, um aplicativo que centralize e realize a disposição das viagens da forma mais eficiente possível diminuirá também a poluição ao diminuir a distância entre o cliente e o produto.

2. Carros vs Moto

Aqui, podemos dizer que as motos continuam sendo a maneira mais sustentável e rápida para entrega. 

Isso devido ao baixo consumo de combustível, quando comparada aos carros. 

Esse fator, além de tornar a entrega menos agressiva ao meio ambiente, também garante maior economia.

3. Entregas de bike!

A nova onda verde investe bastante no delivery de bicicleta em locais de curta distância.

Esse novo modelo é super sustentável por atrelar o consumo em empreendimentos locais, fazendo girar a economia da região, devido à baixa emissão de poluentes.

A escolha do tipo de transporte deve ser realizada de acordo com as suas necessidades e dos seus clientes.

Buscar inovar com propósito e transparência, nesse sentido, é o que garantirá destaque ao seu modelo de negócio.

Um outro ponto essencial, é escolher elaborar um plano de logística, para minimizar desperdícios.

Não esqueça de fazer um marketing sustentável para delivery!

Para ganhar a atenção, fidelidade e admiração do seu público, não esqueça de comunicar as principais ações implementadas e divulgar seu delivery sustentável.

Assim, é uma forma de seu restaurante demonstrar não apenas a preocupação com o meio ambiente, mas também o cuidado em agregar valor para a sua comunidade.

Realize atividades de marketing que produzam um crescimento sustentável. Negócios têm limitados recursos financeiros, humanos e de capital, então a dica é focá-los nas atividades de marketing mais efetivas para o seu negócio. 

Também promova e apoie negócios sustentáveis e seus produtos para ajudá-los a crescer, pois, como dono de um restaurante ou bar, você pode ter um impacto maior ao influenciar sua equipe e outros negócios a aderirem uma prática de negócios sustentável. 

Então, ajude os outros a entenderem a diferença que podem fazer na luta por um mundo mais sustentável.

Vale também minimizar o uso de recursos em suas operações diárias, especialmente reduzindo o consumo de gases do efeito estufa. 

Imprima seus documentos com tintas ecologicamente amigáveis e em papel reciclado; use comanda digital e crie catálogos online ao invés de utilizar papel.

Para ajudar nessa hora, a Saipos criou um material para divulgar seu delivery da maneira correta. Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

O Sistema Saipos é a solução para seu delivery

Ao longo desse artigo você descobriu tudo sobre delivery sustentável e embalagem para delivery, mas certamente notou que, quanto mais pesquisa, mais questões importantes aparecem, demandando mais tempo e atenção.

Para otimizar o seu tempo, a melhor opção é utilizar um sistema para delivery que, com tecnologia, é capaz de automatizar todas as etapas dos processos do seu negócio.

Imagina ter o controle do seu estoque, vendas delivery e finanças nas suas mãos sempre que precisar e sem chance de erros. E emitir cupom fiscal sem complicação?

O Sistema para Delivery da Saipos é a melhor opção, porque, além de todas essas funcionalidades, permite integração com os apps de delivery, e controle dos pedidos através do monitor KDS!

E o melhor de tudo é que a Saipos tem o melhor custo benefício do Brasil. Conheça e se surpreenda. É só apertar no banner para saber mais!

E-BOOK GRÁTIS: saiba TUDO SOBRE DELIVERY!