Divulgar um delivery: veja 7 passos simples

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como divulgar um delivery com 7 passos simples

Muita gente sabe como levar a comida até o cliente, mas poucos sabem como divulgar um delivery de comida!

Com o passar do tempo, a praticidade do delivery alcançou um público bastante variado, tanto de clientes, quanto de restaurantes que trabalham com isso.

Embora o termo tenha crescido, quem busca saber como divulgar um delivery continua em um limbo cheio de controvérsias.

Existem várias dicas de divulgação na internet, mas a verdade é que poucas são criadas a partir da realidade de um delivery, e acabam não trazendo resultado para este tipo de negócio.

Pensando nisso, a Saipos preparou uma lista com as 7 etapas certeiras de como divulgar um delivery tendo resultados sólidos e rápidos.

E antes de descobrir de quais dicas estamos falando, aproveite para fazer o download do e-book "8 dicas para migrar para o delivery". É só apertar no banner e é totalmente grátis!

1. Defina o processo de entregas

Antes de sair fazendo várias ações para atrair clientes para o seu delivery, é bom que tenha uma estrutura no processo de entregas.

Isso porque, caso os usuários não tenham uma experiência tão boa assim, dificilmente voltarão a fazer pedido e não recomendarão seu estabelecimento para outras pessoas.

O foco do processo é fidelizar o cliente e para isso, é importante definir alguns tópicos, sobre os quais falaremos a seguir.

As entregas são o que definem o que é um delivery, então, estabeleça a região onde o negócio irá funcionar com este serviço.

O modo como o seu restaurante funciona é um dos meios de como divulgar um delivery. Pense nisso na hora de estabelecer o local de atendimento.

Não prometa ao seu cliente uma entrega rápida se o estabelecimento estiver longe da área que será atendida!

E lembre-se de definir custos e taxas de entrega que sejam adequadas. Alguns locais calculam o valor de acordo com a distância, já outros optam por um valor médio dos custos.

Horário

Com a revolução do delivery, muita gente começou a pedir comida em diversos horários, inclusive de madrugada.

Pense bem nos dias e horários que o seu negócio irá trabalhar. Nem todos os deliveries funcionam durante o dia ou no meio da semana.

O horário pode ser definido de acordo com o seu tipo de comida e público que deseja atingir.

Por exemplo, o delivery de lanches, hot dogs, hambúrgueres e japonês costumam fazer mais sucesso durante a noite.

delivery de quentinha ou marmitex, churrasco e açaí como sobremesa costumam ter mais vendas no período do meio dia, até as 14h.

De qualquer maneira, deixe claro ao cliente sua carga horária, afinal é uma das formas de como divulgar um delivery.

2. Redes sociais - o primeiro passo para divulgar um delivery

As redes sociais, como Facebook e Instagram, são um dos meios mais populares de como divulgar um delivery.

Assim como o delivery, elas também expandiram muito com o tempo e podem ser usadas até para a promoção de campanhas.

Explore tudo que for possível destas ferramentas. Faça postagens diárias sobre seus produtos e o que tem a oferecer.

Procure por estratégias que atraiam o seu público consumidor. O Facebook, principalmente o Instagram, são ótimos meios de interação com a clientela.

Veja essas dicas de ação que são certeiras para utilizar nas redes sociais:

  • Fazer posts e stories todos os dias;
  • Publicar vídeos em estilo bem caseiro mostrando o preparo dos pratos;
  • Criar sorteios;
  • Fazer enquetes para descobrir opiniões e preferências dos clientes;
  • Divulgar promoções.

Para ver detalhes de como fazer um plano de marketing para delivery, aperte no banner e baixe nosso e-book grátis!

3. Crie um plano de fidelidade

Existem diversas formas de como divulgar um delivery e uma delas é criando um plano de fidelidade.

Os clientes gostam de sentir que o delivery de cerveja, lanchonete ou restaurante se importam com eles.

Faça um cadastro do cliente ou um cartão com pontos, no qual ele vai acumulando pontos conforme o número de pedidos.

Esse tipo de estratégia incentiva o freguês a comprar mais, por isso pense sempre em formas de bonificar o cliente fiel, que compra sempre com você.

Nesse sentido, mesmo que não haja um incentivo para o pedido de um determinado número de pratos, criar ações que qualifiquem a relação entre restaurante - cliente é muito favorável.

Lembre-se que gerar empatia é fundamental para qualquer empresa, e demonstrar gratidão com aqueles que valorizam a sua marca só traz pontos a seu favor!

E se você está começando a montar um delivery agora, aperte no banner e acesse nosso e-book "Como divulgar meu restaurante e aumentar as vendas"

4. Disponibilize cupons de desconto

Todo mundo gosta de um desconto, principalmente em comida! Invista em cupons de desconto como uma forma de como divulgar um delivery.

Esta é uma das estratégias que mais dá certo em como divulgar um delivery. Ela serve tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar os que já conhecem o seu restaurante.

Inclua cupons para serem baixados ou distribua a quem fizer um pedido.

5. Dê atenção para a identidade visual

Lembre-se que um livro é julgado pela capa e o mesmo acontece em como divulgar um delivery. Trabalhe em um bom visual no seu site, blog ou qualquer outra rede social. Se possível, ainda faça um projeto gráfico.

Ofereça isso nos seus folders, folhetos ou, até mesmo, no seu próprio cardápio. A criatividade irá contar muito nesta parte! Para isso você pode utilizar diversas imagens de delivery png, para entender veja aqui.

Aproveite para dar brindes também e use o projeto gráfico como arte para copos, adesivos ou porta-copos, por exemplo.

Mas o que poucos donos de deliveries sabem é que as embalagem representam muito aos olhos dos clientes. Elas são responsáveis não só por manter a temperatura e consistência do alimento.

Imagine que além da comida, a embalagem é a única coisa que chega ao cliente, e pode levar  uma ótima ou péssima impressão.

Por isso, capriche nos invólucros, com embalagens personalizáveis ou, no mínimo, um adesivo para identificar a sua marca.

Outra dica que costuma dar super certo é escrever uma mensagem a mão na embalagem, dá um ar de cuidado com o cliente e deixa tudo mais intimista.

6. Site Delivery, a melhor forma de fazer divulgação!

Há muito tempo os sites são vistos como uma ferramenta que traz credibilidade a qualquer negócio. Hoje em dia, existem outras formas de vender, mas um site sempre é mais profissional.

Por isso, a dica de ouro deste texto é usar o Site Delivery da Saipos! Diferentemente de outros, ele é prático e comporta o seu cardápio completo, além de ser personalizável de acordo com a sua identidade!

O site próprio da Saipos aceita pagamento online, por isso, você não precisa se preocupar com troco ou acertos com o motoboy.

Além disso, o Site Delivery é uma ferramenta mágica para a divulgação. Com o link, você pode programar mensagens automáticas no WhatsApp e enviar o cardápio completo assim que receber uma mensagem.

No Instagram, a sugestão é colocar o link na bio, e facilitar a experiência de compra do seu cliente.

Já na parte financeira, existem muitos benefícios! O principal deles é que com um site delivery você não precisa pagar taxas para os marketplaces - tudo que você precisa fazer é pagar a mensalidade, e o lucro é todo seu!

Aperte no banner e conheça a fundo o Site Delivery da Saipos, que faz parte do nosso Sistema de Delivery!

7. Otimize o tempo para se dedicar a divulgação

Um delivery precisa otimize o tempo, e isso todo mundo sabe! E a melhor forma de fazer isso é utilizando um sistema para delivery.

A Saipos possui soluções criadas especialmente para o seu negócio, com uma visão focada no delivery e nos problemas que fazem parte da rotina desse nicho.

Com esse software você ganha benefícios em toda a parte financeira, de controle de estoque, vendas, emissão de cupons fiscais, integrações com diversos apps de delivery e entrega, como a Foody Delivery e relatórios completos.

São benefícios em absolutamente todas as etapas de processo. Adquirindo o sistema de gestão para delivery, você pode também contratar o Site Delivery, já que, por enquanto, ele só está disponível para clientes Saipos.

E antes que você pense que tudo isso custa muito, saiba que o valor é acessível e vai aumentar o seu faturamento consideravelmente.

Aperte no banner e conheça os detalhes do Sistema Saipos!