Pedido por WhatsApp: como fazer?

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como fazer pedido por WhatsApp?

Fazer pedido por WhatsApp é algo muito simples e rápido, talvez mais do que o próprio delivery por iFood, Rappi ou Uber Eats. 

Sempre que você quiser utilizar este meio para pedir comida, basta informar o que deseja comer, a quantidade, o que quer adicionar ou retirar, o endereço e a forma de pagamento.

A grande diferença de como fazer pedido por WhatsApp é que você mesmo terá de informar seu pedido, que é justamente o oposto dos apps de delivery. 

Alguns restaurantes costumam até usar o WhatsApp Business, que usa respostas automáticas, e é uma grande facilidade. Independentemente disso, não se esqueça de dar detalhes sobre as formas de pagamento, local de entrega e, claro, o seu pedido.

O WhatsApp, principalemnte na sua versão business, pode ajudar nas vendas, mas ele não é um aplicativo próprio para delivery ou restaurante. Justamente por isso, é necessário detalhar exatamente o que deseja consumir e onde deve ser entregue.

Mas, antes de entender o funcionamento do aplicativo, que tal compreender tudo sobre delivery? Baixe o e-book e fique por dentro. Aperte no banner abaixo.

Entenda o WhatsApp Business 

O WhatsApp Business é uma tecnologia exclusiva para empresários de pequenas empresas. O objetivo dele é proporcionar um diferencial na relação dos estabelecimentos e clientes.

O aplicativo oferece ferramentas que automatizam e organizam os processos de comunicação do seu negócio. Com ele, você pode agilizar as respostas dos pedidos por WhatsApp dos seus clientes.

A plataforma é igual ao WhatsApp de uso pessoal, portanto, tem as ferramentas básicas, além dos outros diferenciais, como catálogo e mensagens automáticas.

Cuidados na hora de fazer pedidos por WhatsApp

Apesar de ser um meio bem simples e fácil, é importante que você tenha cuidado fazer pedidos por WhatsApp.  

Há certas coisas que as pessoas não curtem, então, pense bem sobre o modo como vai conversar com o atendente. Pode ocasionar, inclusive, de o restaurante estar passando por um grande pico de atendimento e não conseguir responder imediatamente. 

Em casos como esse, é interessante entender que nem sempre o atendimento será tão ágil. 

Tenha paciência e tome outros cuidados na hora de fazer pedidos por WhatsApp, como: 

  • Não envie sucessivas mensagens;
  • Não seja grosseiro com o atendente; 
  • Evite pedir desconto ou cortesia; 
  • Não use este canal para fazer ligações. 

Vantagens do WhatsApp para fazer pedido 

Além de tornar o relacionamento entre restaurante e consumidor mais próximo e ágil, o WhatsApp fornece outras vantagens para uso empresarial. 

O uso da tecnologia é grátis. Então, é possível montar um banco de dados de contatos de clientes e enviar mensagem sem cobrança.

Outra vantagem, diferentemente de redes sociais como o Facebook, é que as mensagens não têm a influência de algoritmos.

Além disso, tudo o que é enviado para o restaurante na hora de fazer o pedido por WhatsApp fica salvo na conversa. 

Para os clientes mais ativos e assíduos, não há nem a necessidade de ficar enviar o endereço sempre que quiser pedir a sua comida. 

Como o restaurante recebe pedidos por WhatsApp?

A partir do WhatsApp Business, muitos clientes terão maior facilidade de entrar em contato com os estabelecimentos para realizar pedidos e tirar dúvidas sobre cardápio e valores.

Com isso, as empresas podem aproveitar diversas funções do aplicativo, como:

  • Inserir o horário de atendimento;
  • Cadastrar os clientes como contato;
  • Responder automaticamente, com mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas.

Há restaurantes que enviam uma resposta automática, com o link do site delivery que utilizam. Dessa forma, não é preciso manter um atendente disponível exclusivamente para ficar respondendo as mensagens no WhatsApp.

Funcionalidades

A versão business permite ter acessos a funcionalidades únicas, que não são compatíveis com o modelo messenger. Um desses recursos é um perfil próprio para o negócio, com informações de endereço e site do restaurante.

Outra coisa possível de fazer é ter o controle de quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. O uso desse recurso é totalmente recomendado para ter melhores resultados!

Como lidar com a demanda de pedidos por WhatsApp?

Como já falamos, há estabelecimentos que não curtem receber pedido por WhatsApp e direcionam o cliente para o aplicativo de delivery ou site.

Isso porque podem ter lugares em que não há tempo hábil para ficarem respondendo os pedidos de clientes pelo aplicativo. Isso acontece pois, no WhatsApp, algum funcionário terá que ficar enviando informações.

Uma dica para agilizar o processo é utilizar a ferramenta de respostas automáticas que o aplicativo fornece. Dessa forma, você pode selecionar mensagens padrão, que venham a sanar dúvidas dos clientes. É importante que você seja direito nas conversas.

Portanto, é importante que você seja organizado para que não ocorram erros entre as mensagens, e você acabe confundindo as conversas e os pedidos por WhatsApp.

Curiosidades do WhatsApp Business

Você não precisa comprar outro smartphone para utilizar o aplicativo da sua empresa. Basta que o número do seu estabelecimento seja diferente do seu número pessoal.

Pode-se migrar as suas mensagens do pessoas, para o aplicativo com a conta da empresa. Entretanto, após feito um backup, não se pode recuperar de novo.

Além disso, é possível utilizar o WhatsApp Business no seu computador, por meio do WhatsApp Web. Isso facilita o trabalho de quem está respondendo clientes.

Como vender por WhatsApp?

É importante que toda ação feita em seu estabelecimento, seja planejada e tenha uma estratégia.

Então vamos mostrar algumas dicas de estratégia para que possa otimizar os processos de atendimento via Whatsapp, do seu negócio. Confira:

  • Defina um número de celular que você utilizará no aplicativo;
  • Selecione as mensagens automáticas que serão enviadas;
  • Qualifique seus funcionários para interagir com seus clientes;
  • Se qualifique para saber como utilizar o Whatsapp para novas experiências, como para o marketing da sua empresa.

Fazer planejamentos e traçar estratégias tornam seu trabalho mais otimizado e seus clientes mais satisfeitos com o atendimento.

Como o aplicativo tem uma grande potencialidade para fazer marketing. Então, utilize-a! Você pode ter bons resultados nas suas finanças sabendo utilizar o WhatsApp.

Estratégias para aumentar pedidos por WhatsApp

Utilize seu aplicativo não só para atendimento, mas para vendas, promoções e também para contatar possíveis novos clientes.

A partir disso, você pode usar o Whatsapp para saber qual a opinião dos clientes sobre novas ideias implantadas, para críticas e sugestões. Além disso, para tirar dúvidas.

Por isso, venha algumas sugestões de ideias que você pode implantar em seu estabelecimento para melhorar suas estratégias.

  • Qualidade na relação e no atendimento ao cliente;
  • Divulgação de ofertas e promoções;
  • Envio de conteúdos relacionados ao seu estabelecimento;
  • Listas de transmissão;
  • Pense em ações de engajamento;
  • Crie uma identificação visual da sua marca;
  • Crise pesquisas de satisfação.