Plano de negócio delivery: como fazer?

Passo a passo para montar um plano de negócio delivery

Ter um plano de negócio delivery é a forma mais segura de abrir um novo empreendimento no setor alimentício. 

Com um bom planejamento em mãos, é possível visualizar com detalhe todas as etapas a serem cumpridas, além de quais equipamentos são necessários para o funcionamento do restaurante.

O delivery é o setor que mais cresce no Brasil, representando mais de 48% da arrecadação no segmento em toda a América Latina, em 2021, segundo a empresa Statista.

Para fazer parte dos restaurantes que migraram para a modalidade de entregas e tiveram uma lucratividade alta, é necessário se debruçar sobre a criação de um plano de negócio para delivery lucrativo.

Pensando em te ajudar nesse processo, separamos as 8 etapas principais que você vai precisar executar no seu planejamento:

Mas, antes de continuar a leitura, faça o download do e-book “Tudo sobre delivery” que a Saipos preparou para te fazer conhecer melhor o mercado e como operar um restaurante no segmento.

Aperte no banner e baixe de graça agora mesmo!

O que é um plano de negócio delivery?

O plano de negócio delivery é um documento para abrir delivery fundamental para guiar a gestão de um restaurante que atua com o modelo de entrega de comida.

Nele, é preciso descrever minuciosamente o perfil da empresa e os objetivos que deverão ser alcançados, a partir dos processos a serem definidos no mesmo planejamento.

No entanto, para construir um plano de negócios restaurante delivery que seja realmente um norteador para a gestão, é necessário passar por uma etapa de pesquisa e aprofundamento no mercado.

Qual a importância de um plano de negócio delivery?

Você pode até pensar que o planejamento para o nicho de entregas é dispensável, já que parece mais fácil montar um restaurante delivery.

Mas, diante de um mercado em larga expansão, com novos concorrentes surgindo praticamente todos os dias, montar um plano de negócio pode ser o maior diferencial que vai te fazer ter um delivery de sucesso.

Alguns benefícios de um planejamento de negócio para delivery são:

  • Organização financeira do restaurante;
  • Metas claras e alinhadas com a equipe;
  • Acompanhamento do desenvolvimento do delivery;
  • Otimização de processos. 

Vale lembrar ainda que o plano de negócio delivery pode ser desenvolvido mesmo se o seu restaurante já estiver funcionando há um tempo.

Sendo assim, seja você um empreendedor que está iniciando, ou um dono de delivery que precisa de ajustes para aumentar a lucratividade, atenção às dicas que separamos para te ajudar a montar um plano de negócio para delivery.

8 etapas para criar um plano de negócio delivery

O passo a passo de planejamento e desenvolvimento de estratégias que você verá a seguir é útil para todos os segmentos do setor alimentício.

Ou seja, com esse modelo simplificado, é possível montar, entre outras opções:

  • Plano de negócio pizzaria delivery;
  • Plano de negócio sushi delivery;
  • Plano de negócio hamburgueria delivery;

Vamos às etapas!

1. Entender o próprio perfil empreendedor

Antes de começar a organizar o planejamento do delivery, é fundamental que o dono do negócio entenda o próprio perfil empreendedor.

Para ser um empreendedor administrativo, por exemplo, é preciso ter autoconfiança, senso de liderança e capacidade argumentativa tanto para as vendas quanto para as negociações com fornecedores.

Pode acontecer de uma pessoa abrir o próprio negócio no setor alimentício apenas porque se destaca muito na cozinha. Nesse caso, é fundamental uma parceria com alguém que tenha o perfil de gestor para a tomada de decisões.

Essa etapa é importante também para traçar metas de capacitação e aperfeiçoamento das características para administrar e montar o plano de negócio delivery.

2. Fazer o planejamento financeiro

Analise detalhadamente todos os custos fixos e variáveis do delivery, que podem ser maiores ou menores, de acordo com o modelo de negócio escolhido.

Um delivery em casa, por exemplo, vai custar bem menos que um restaurante que migrou para o modelo de entregas. Isso porque os gastos com aluguel, quadro de funcionários e impostos serão menores, ou até inexistentes.

Vale ressaltar que devem ser considerados, inclusive, os casos de pedidos de empréstimo para bancos para a abertura do negócio. A lucratividade do restaurante será diretamente impactada por essa questão.

Nessa etapa, se dedique também à precificação dos pratos e lembre-se de que o ticket médio deve estar equiparado ao mercado, sem que o seu estabelecimento tenha prejuízos.

Para facilitar a gestão financeira do seu delivery, a Saipos desenvolveu uma planilha exclusiva para calcular o preço dos pratos de forma inteligente e simplificada. Tenha acesso gratuitamente apertando no banner a seguir!

3. Analisar a concorrência

Fazer uma profunda análise da concorrência vai te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu delivery.

Se possível, experimente os produtos dos concorrentes diretos do seu nicho. Caso você esteja montando um plano de negócio pizzaria delivery, por exemplo, conheça as pizzarias que fazem mais sucesso na região.

Prove os diferentes sabores, mas se atente também aos detalhes, como as embalagens para delivery, o tempo de entrega, as variações do cardápio.

Entender como os deliveries da região se comportam é fundamental para a estruturação do próprio negócio, porque a pesquisa de mercado dá uma visão geral de oportunidades que vão ser diferenciais no seu atendimento delivery.

4. Definir o público-alvo do delivery

Embora o delivery seja um serviço capaz de atender a todos os públicos, é totalmente inviável abrir um restaurante sem definir o público-alvo esperado para o seu estabelecimento. 

Delimite um perfil base que você pretende atrair para o seu negócio, isso vai ajudar inclusive na propaganda delivery que falaremos a seguir. O público-alvo é um indicador geral de clientes em potencial do restaurante.

Aqui, as informações coletadas são mais genéricas e vão te ajudar a moldar o seu delivery, de acordo com um cenário mais amplo. 

Veja um exemplo para um plano de negócio hamburgueria delivery:

Público-alvo para hamburgueria delivery

Gênero

Homens e mulheres

Idade

Entre 18 e 35 anos

Classe social

Classes B e C

Tem algum tipo de restrição alimentar?

Podem ser vegetarianos

 

Esse modelo vai te ajudar a decidir de forma mais assertivas os preços e as opções do cardápio, além dos melhores horários e dias de atendimento do delivery.

Aperte o play e confira outras dicas fundamentais para ter um delivery de sucesso!

Vídeo - Saipos

5. Definir os canais de atendimento delivery

Quais as opções dar ao cliente para fazer um pedido? Essa é a principal pergunta a ser respondida antes de definir os canais de venda do seu delivery.

Os principais aplicativos de entrega fazem muito sucesso e garantem uma visibilidade maior para o seu negócio, mas não são os únicos meios de atendimento possíveis. 

Existem no mercado outras opções, como:

  • Site delivery;
  • WhatsApp;
  • Aplicativo próprio.

E ambas oferecem benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende. O mais importante aqui é garantir que o usuário enfrente menos obstáculos para finalizar o pedido e tenha opção de usar a plataforma de sua preferência.

6. Planejar a divulgação do delivery

Um bom plano de negócio delivery envolve o planejamento de divulgação do restaurante, porque entende a importância da publicidade para as vendas.

Para montar um plano de marketing delivery, é preciso ter uma identidade visual bem definida, com nome criativo, cores e figuras que representem o seu nicho de mercado.

A segmentação por persona é uma forma de garantir a eficiência das ações de divulgação que forem colocadas em prática, porque assim é possível criar estratégias que, de fato, despertem o interesse dos consumidores.

Saipos explica: a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, criada de acordo com os dados, características e comportamentos encontrados na pesquisa do público-alvo. 

Uma persona precisa ter nome, idade, escolaridade, ocupação, hobbies e outros elementos que faça ela se aproximar o máximo possível de uma pessoa real que consome no seu delivery.

 

Esteja presente nas redes sociais, mas invista também em artes gráficas físicas (folders e folhetos), em fotografias reais e bem produzidas para o cardápio, além de personalizar as embalagens que vão ajudar a reforçar a marca do delivery.

No plano de negócio delivery, você pode estipular um calendário de postagens, delegar a função de divulgar o seu negócio para um outro colaborador ou terceirizar o serviço com agências de publicidade da região.

7. Identificar os processos operacionais do delivery

Agora que você já tem todo o escopo do seu plano de negócio delivery, conhece bem o mercado e sabe exatamente as metas que deseja alcançar, é hora de organizar os processos que vão gerar os resultados esperados!

Algumas atividades são essenciais para o funcionamento de um delivery, como a produção dos pratos, que depende de um controle de estoque assertivo e as vendas, diretamente relacionadas com a capacidade de gestão dos pedidos.

Além disso, é preciso ter muita cautela com o carro-chefe do atendimento, que é a entrega dos pedidos. Para garantir a satisfação nesse quesito, é fundamental fazer a gestão de motoboys, bem como a organização do pagamento.

Documente todas as operações que envolvem a administração do delivery, identifique aquelas que precisam ser realizadas por uma pessoa e aquelas que podem ser automatizadas e invista em um tecnologia para delivery.

8. Otimizar os processos com um sistema para delivery

Como você pode perceber, administrar um delivery e garantir a qualidade do atendimento são processos complexos e que demandam muitos esforços. 

Um plano de negócios ajuda a montar estratégias que possam tornar o restaurante mais eficiente e lucrativo, gastando menos. E é nesse momento que um software surge como um aliado na sua gestão.

Otimize o controle de estoque e vendas, a gestão de motoboys e todo o controle financeiro do seu negócio com o sistema para delivery da Saipos. 

Além dessas ferramentas, nosso software ainda oferece:

  • A maior integração com aplicativos de delivery do mercado;
  • Organização de produtos;
  • Lista de compras;
  • Possibilidade de vendas por Site delivery;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios de desempenho e produtos vendidos;
  • Relatório de vendas por período e por valor.

Tudo isso com o melhor custo benefício do mercado. Aperte no banner e seja referência no segmento que mais cresce no Brasil!

SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
Sistema integrado aos principais apps de delivery do mercado, com funcionalidades que vão otimizar a gestão e o atendimento do seu negócio.
QUERO CONHECER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Seja referência em delivery com o sistema Saipos!