Saber como fazer a divisão de contas da maneira correta é muito importante para o seu restaurante. Caso seja feita do jeito errado, pode prejudicar bastante o seu fluxo de caixa. Erros simples afetam a eficiencia da ferramenta e podem te trazer transtornos à longo prazo.
Essa prática é extremamente comum em bares e restaurantes, quando clientes solicitam que a conta seja dividida entre as pessoas que consumiram. No entanto, isso pode causar diversos problemas, principalmente quando a divisão for feita por produto ou por muitas pessoas.
Afinal, ao realizar essa tarefa de maneira manual, a chance de erro humano é alta, pois podem acontecer falhas no cálculo. Assim, pode ser que o estabelecimento cobre a menos, a mais ou até deixe de cobrar um valor dos clientes.
A automatização desse processo é uma das soluções para que esse problema seja solucionado. Existem outras opções que podem funcionar para evitar transtornos ao dividir contas.
Portanto, é preciso ter muito cuidado no momento da divisão de contas. Mas como fazer isso da maneira correta?
Foi pensando nessa pergunta que a Saipos preparou este artigo. Confira os tópicos que abordaremos:
Existem diversas maneiras de realizar a divisão de contas, como de forma manual, através de aplicativo ou, a melhor delas, através de um software de gestão.
Optar por fazer de forma manual pode afetar suas finanças, afinal um cálculo errado ou um número trocado pode deixar seu restaurante no prejuízo.
O ideal é que esse processo seja facilitado de forma simples, ágil e inteligente. Quando você confia em um sistema, está facilitando sua gestão e permitindo que seu tempo possa ser aplicado em outras prioridades.
Com achegada do Pix, a tarefa de dividir pode ser um desafio maior ainda. Um relatório da Fiserv de 2023 apontou que 35% dos consumidores brasileiros preferem pagar com Pix no varejo físico. Isso significa que eles preferem métodos ágeis e práticos, esperando um serviço que entregue o mesmo.
Além da automatização de divisão de contas, outras ferramentas podem tornar seu dia a dia no restaurante mais tranquilo e eficiente.
A melhor maneira de realizar a divisão de contas é através da funcionalidade disponível no sistema de gestão da Saipos. Com ele, todo o processo será otimizado e agilizado.
Essa ferramenta permite realizar, de maneira automática, três tipos de divisão: conta inteira, por produto, ou por um valor específico.
Maneira |
Como funciona |
Conta inteira |
A opção de divisão da conta inteira é a mais simples das três. Caso os clientes optem por ela, basta selecionar a opção “dividir tudo” e inserir a quantidade de pessoas que irão pagar. A partir disso, basta selecionar a forma de pagamento que cada consumidor escolher e ir recebendo. A partir de cada transação, o valor da conta é atualizado, até zerar. Isso evita que alguém não pague ou que pague menos. |
Por produto |
A divisão da conta por produto é uma excelente alternativa para que o valor fique mais justo para os clientes. Imagine que, em uma mesa de cinco pessoas, apenas duas beberam cerveja. Nada mais correto que apenas esses consumidores paguem o valor da bebida, correto? Com o sistema da Saipos, isso é possível e facilitado. No dashboard da conta estarão registrados todos os produtos que foram consumidos. Ao lado deles terá a opção de dividir. Basta clicar e inserir o número de pessoas que entrarão nessa divisão. A partir daí, o processo é o mesmo da conta inteira. |
Valor específico |
Outra opção oferecida pelo sistema de gestão da Saipos é a de divisão por um valor específico. Caso algum dos clientes queira pagar mais que os outros, é possível selecionar apenas o valor restante para ser dividido. Para isso, basta selecionar o dividendo a ser dividido e realizar o mesmo procedimento das outras duas opções. Assim, para pagar o que sobrar, é necessário selecionar “pagar restante”, que o número será automaticamente calculado. |
Erros manuais ou pequenos equívocos podem ofender alguns clientes e trazer constrangimento em algumas situações. Por isso, opte por garantir a satisfação total de seus consumidores e invista em uma solução facilitada.
A divisão de conta manual é uma das formas mais utilizadas pelos bares e restaurantes. No entanto, ela é muito arriscada, uma vez que a chance de erro humano é alta.
Realizar os cálculos de apenas uma mesa, com três pessoas, é um processo até fácil. Porém, o dia a dia do estabelecimento não funciona dessa maneira.
São diversas contas a serem divididas, uma atrás da outra. Com isso, a mente do atendente do caixa vai se cansando. É nesse momento que a confusão acontece.
Existem também diversos aplicativos para dividir conta de bar em que o cliente pode fazer a divisão por conta própria. Assim, ele pode controlar de acordo com o que cada pessoa presente na mesa consumiu.
Para o consumidor, essa é uma boa opção, mas o estabelecimento deve tomar cuidado para não sofrer nenhum prejuízo.
Pode acontecer do cliente agir de má fé, somando um valor inferior ao que deveria ser pago, na tentativa de ludibriar o bar ou restaurante.
Além disso, a pessoa pode se confundir no momento da soma e deixar de incluir um produto ou até mesmo esquecer de incluir o couvert artístico.
Portanto, é extremamente necessário que o responsável pelo caixa do estabelecimento confira se o valor dividido é o correto, para evitar prejuízos.
O cliente é obrigado a pagar couvert artístico?
Muitas pessoas não sabem se são obrigadas a pagar o valor do couvert artístico. A resposta é sim, mas somente se o restaurante cumprir com as normas. É necessário que o valor que é cobrado esteja explícito, seja no cardápio ou na parede do estabelecimento. Além disso, o valor deve ser fixo.
Como já destacamos durante o artigo, a melhor maneira de fazer a divisão de contas é com o software de gestão da Saipos.
No entanto, alguns donos de bares e restaurantes não estão dispostos a contratar um sistema, pois acham desnecessário - o que é um grande equívoco..
Dessa forma, é importante destacar os riscos que estes estão correndo. Caso optem pelo cálculo manual ou por aplicativo, feito pelo cliente, os erros irão acontecer.
Claro, uma vez ou outra, o impacto no controle de caixa acontecerá, mas será pequeno. No entanto, caso aconteçam de forma frequente, o seu restaurante começará a enfrentar dificuldades.
Isso porque você estará oferecendo insumos sem receber nada em troca. Ou seja, o dinheiro gasto para a compra deles não será compensado. Assim, além de não ter lucro, seu restaurante ainda ficará no prejuízo.
Além disso, relatórios financeiros e de desempenho, como o fechamento de caixa, serão imprecisos. Isso dificulta a tarefa de encontrar onde está o erro.
E os impactos não são somente para o estabelecimento. Também pode acontecer de, no momento da confusão, cobrar um valor a mais do cliente.
Isso, além de ter a possibilidade de gerar problemas judiciais, ainda suja a imagem do restaurante.
Ao contratar um gerenciador financeiro para o seu restaurante, você consegue diversos benefícios que empreendedores do ramo sem um sistema de gestão não possuem.
Alguns desses pontos positivos já foram destacados quando falamos sobre as funções de um gestor de finanças.
Com um bom software de gestão financeira, é muito mais fácil manter as contas do seu restaurante em dia. Afinal, você recebe relatórios diários, semanais e mensais.
Todas as movimentações financeiras realizadas são registradas e levadas até você através do próprio sistema. Pagamentos, recebimentos, contas, parcelas. Todos esses dados são registrados.
Além disso, com o gerenciador correto, você diminui o desperdício e aumenta as vendas do seu restaurante. O motivo para isso é simples: com a ficha técnica do seu estoque, você consegue saber quais pratos vende mais e quais vende menos.
A partir dessa informação, você pode realizar promoções para os itens do cardápio que são menos consumidos ou até mesmo deixar de oferecê-los, caso entenda que não são rentáveis.
Agora que você já sabe como ter um controle eficiente do fluxo de caixa com a divisão de contas da Saipos, é hora de entender a importância do nosso sistema de gestão.
Isso porque para ter um restaurante de sucesso, não basta apenas saber gerir a parte financeira do negócio. É preciso ter domínio completo de toda a administração.
A melhor forma de atingir o patamar mais alto do mercado é com uma boa gestão. Para isso, a alternativa ideal é se tornar um parceiro Saipos!
O nosso software de gestão, além de cuidar da parte financeira com excelência, ainda é responsável por automatizar várias outras áreas administrativas do seu negócio.
Com isso, toda a produtividade do restaurante aumenta, com uma administração otimizada, ágil e eficiente.
Confira algumas das funcionalidades do nosso software:
Tenho certeza que ficou interessado! Para saber mais, aperte no banner abaixo!
Confira mais sobe o assunto!
O software da Saipos é a melhor opção do mercado para agilizar os atendimentos;
A ferramenta de divisão de contas da Saipos facilita na hora de dividir contas em duplas ou grupos.
Ela pode te trazer prejuízos e transtornos. Prefira de forma automatizada.
Depende. Em alguns casos, sim. Mas pode trazer transtornos para os gestores de restaurante, portanto tome cuidado.