Atendimento delivery: otimize em 6 passos

6 melhores dicas para otimizar seu atendimento delivery

Proporcionar um bom atendimento delivery é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Oferecer um serviço de entregas de qualidade exige alguns cuidados simples, porém muito importantes. 

Contar com uma estrutura tecnológica inovadora é interessante e pode fazer a diferença no seu empreendimento, mas não é o suficiente.

É necessário também investir em ações que ajudem a criar conexão com o cliente durante e depois do atendimento. 

Alguns pontos devem estar sempre alinhados no atendimento ao cliente delivery, como: praticidade para fazer o pedido, qualidade do alimento e pontualidade da entrega

A Saipos separou 6 estratégias para garantir que o seu negócio consiga oferecer um atendimento delivery eficiente e satisfatório aos seus clientes, são elas:

  1. Tenha um bom cardápio digital;
  2. Atualize os cadastros dos clientes;
  3. Tenha diferentes canais de atendimento para delivery;
  4. Selecione as melhores embalagens para delivery;
  5. Acompanhe a entrega dos pedidos;
  6. Valorize o feedback dos clientes.

Mas, antes de continuar a leitura, que tal ter acesso a um e-book com outras 11 dicas valiosas que vão te ajudar a melhorar o atendimento do seu delivery? 

O download é gratuito e você pode consultar o material quando e quantas vezes quiser! Aperte no banner e baixe agora mesmo!

O que é um atendimento delivery?

O atendimento delivery consiste, basicamente, em levar o pedido à casa do cliente. Para fazer isso da melhor forma, é preciso ter um sistema de pedidos online e uma boa organização dos processos.

Embora o mercado de food service tenha revolucionado o cenário delivery, vale lembrar que esse modelo de operação não funciona exclusivamente para a entrega de comidas. 

O significado de delivery ajuda a entender melhor o que é atendimento delivery e como ele deve ser trabalhado no seu negócio.

A palavra, de origem inglesa, significa entrega e chegou ao Brasil por volta dos anos 2000, substituindo um termo muito utilizado na época, a tele-entrega que muitos estabelecimentos com atendimento presencial já estavam aderindo.

Como ter um bom atendimento no delivery?

O atendimento é uma das bases do sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? Com o delivery não é diferente, afinal, a experiência do cliente impacta diretamente as vendas.

Como já antecipamos, é preciso ter um planejamento para conseguir proporcionar um bom atendimento delivery aos consumidores.

Confira as 6 dicas que a Saipos separou e saiba como atender delivery da melhor forma possível. 

1. Tenha um bom cardápio 

Muitas vezes, o primeiro contato do usuário com o seu estabelecimento é por meio do cardápio dentro dos aplicativos de pedir comida.

Por isso, descreva de forma atrativa os ingredientes e utilize fotos reais dos seus pratos nos marketplaces.

Mas é importante também investir no catálogo de pratos dos outros canais de venda, como o WhatsApp e o Site Delivery. 

Um menu bem feito é fundamental para que o cliente seja mais assertivo na decisão, uma vez que ele tem a descrição completa e uma fotografia do prato que está escolhendo.

Quando o seu delivery não tem um cardápio online organizado e realmente atrativo, as chances de o usuário procurar outro estabelecimento na interface do aplicativo são muito altas.

Cardápio digital

O cardápio digital é uma ferramenta de autoatendimento que ajuda os restaurantes a economizar tempo e dinheiro.

Além de ser um recurso personalizável, ou seja, que você pode fazer alterações quando quiser, o Cardápio QR Code da Saipos acelera a produção na cozinha.

Com a tecnologia, o atendente não precisa ir até a mesa anotar os pedidos. Basta que os clientes utilizem a câmera do celular para ler o QR Code e fazê-los no próprio smartphone.

Assim, todos os pratos que deverão ser preparados são encaminhados diretamente para a cozinha. Isso só é possível graças à integração do menu digital com o sistema de gestão para restaurantes da Saipos!

Quer saber mais detalhes sobre o Cardápio QR Code da Saipos? Aperte no banner e confira!

2. Atualize os cadastros dos clientes

Fazer um breve cadastro do cliente no sistema é uma prática adotada desde o começo do delivery de comida, quando o serviço ainda era conhecido como disk entrega.

O que antes era feito pelo telefone, agora pode ser otimizado com o atendimento pelo WhatsApp e pelos aplicativos.

Registre o nome, endereço e telefone do freguês para ter uma gestão do ticket médio e das preferências nos pedidos.

Assim, você terá ideias para atender o cliente de forma personalizada, oferecendo cupons de descontos nos pratos mais pedidos ou outras ofertas que fizerem sentido para o seu delivery.

3. Tenha diferentes canais de atendimento para delivery

Quando o seu restaurante disponibiliza apenas um canal de vendas, algumas situações desagradáveis podem acontecer, por exemplo:

  • Demora no atendimento, no caso do WhatsApp, onde a finalização do pedido deve ser conduzida pelo atendente;
  • Atrasos nas entregas, porque é fácil se perder na gestão dos pedidos;
  • Desistência do cliente, seja pela demora na entrega, no atendimento ou até mesmo na descrição dos pratos.

Para otimizar um delivery de comida, esteja presente em diferentes meios de atendimento. Assim, tenha mais organização na administração das demandas e diminua os erros na cozinha.

Confira na tabela as possibilidades de canais de vendas para atendimento delivery:

Melhores canais para atendimento delivery

Aplicativos de entrega

Os famosos apps de delivery são fundamentais para aumentar a visibilidade do seu negócio, uma vez que são muito utilizados pelos consumidores. A interface intuitiva dos marketplace proporciona o autoatendimento que muitos clientes consideram indispensável.

Site delivery

Para quem busca formas de vender por delivery sem ter os lucros comprometidos pelas comissões, o site delivery é uma solução simples e muito útil. Já para os clientes, a grande vantagem é a facilidade de fazer o pedido pelo navegador da web, sem precisar baixar algum app.

Aplicativo ou site próprio

Um aplicativo ou site próprio transmite credibilidade para o seu restaurante, além de também proporcionar o autoatendimento que a maioria dos usuários valorizam.

WhatsApp

Proporciona um atendimento mais humanizado, característica importante para criar conexão com o cliente, mas também é uma ferramenta que possibilita automatizar parte do atendimento com o chatbot disponível no WhatsApp for Business.

 

Essa dica dos canais de atendimento ajuda a aperfeiçoar o atendimento até de quem tem um delivery em casa.

Mas, provavelmente você terá dúvidas sobre qual a melhor opção para o seu negócio, afinal, é preciso levar em consideração as taxas e a frequência de pedidos de cada plataforma. Acertamos?

Foi pensando nisso que a Saipos desenvolveu o primeiro comparador de aplicativos de delivery do mercado. Com ele, é possível analisar e escolher o marketplace que mais se encaixa ao momento do seu restaurante.

Clique aqui e explore essa ferramenta de graça!

4. Selecione as melhores embalagens para delivery

Receber um pedido bem embalado e com todas as características preservadas durante o transporte é o desejo de todo cliente que opta pelo atendimento delivery.

Por isso, não negligencie a escolha das embalagens para delivery!

Dê preferência aos invólucros feitos com materiais resistentes, com capacidade de conservar a temperatura e a integridade dos pratos. O alumínio e o papelão são boas opções para quase todos os nichos da gastronomia.

Se possível, adote um atendimento mais sustentável, evitando embalagens feitas de isopor e plástico.

 

O importante é assegurar que o seu cliente irá receber o pedido com a melhor qualidade possível, desde o sabor até a apresentação!

Atendimento delivery

5. Acompanhe a entrega dos pedidos

As empresas de motoboy para delivery são grandes aliadas nesta etapa do atendimento. Nesse caso, logística consiste em terceirizar as entregas do seu restaurante.

A SODE e a Foody Delivery são duas parceiras da Saipos que organizam a entrega dos pedidos e definem a rota dos entregadores, de acordo com o trajeto mais estratégico para a região.

Assim, as entregas ficam mais ágeis, além de não ser necessário investir em uma frota própria para o seu restaurante, o que aumentaria consideravelmente os custos do seu empreendimento.

Sem contar que os profissionais são capacitados para lidar com o público, fator que também evita situações desagradáveis no atendimento ao cliente delivery.

6. Valorize o feedback dos clientes

A melhor forma de melhorar o atendimento delivery do seu restaurante é ouvindo a opinião dos seus clientes sobre o serviço prestado.

Estimule o feedback dos consumidores nos canais de venda, sejam eles os aplicativos ou o WhatsApp.

Dê atenção também às opiniões que chegam pelas redes sociais do seu restaurante, elas podem representar uma divulgação orgânica do seu delivery, como também podem despertar insights de melhoria para o atendimento.

Dica extra: utilize o Saipos BOT

Como você está focado em melhorar o atendimento delivery, recomendamos que invista em ferramentas específicas para esse propósito, 

Aqui na Saipos, nós oferecemos um mecanismo de automação do WhatsApp, o Saipos Bot, que tem como objetivo agilizar os atendimentos, a partir de respostas automáticas para o cliente.

O recurso é vinculado ao site delivery do estabelecimento e possui respostas automáticas para diferentes etapas do processo de atendimento, como saudação, cardápio, formas de pagamento e status do pedido.

Mas você também pode configurar e enviar mensagens manuais, se for necessário. Dessa forma, você garante agilidade e satisfação do cliente com o seu atendimento delivery.

Essa é só uma das inúmeras opções de recursos que o sistema para delivery da Saipos oferece para a gestão dos restaurantes. 

Quer saber mais? Converse com um de nossos consultores para ter uma demonstração completa do sistema para delivery da Saipos!

BAIXE GRÁTIS: 11 dicas para melhorar seu atendimento