Montar um delivery de massas é um investimento que tem tudo para dar certo! A forte influência da culinária italiana no Brasil fez com que os pratos caíssem no gosto dos consumidores.
O consumo de macarrão no Brasil cresceu 5,6% entre janeiro e agosto de 2024, com o volume de vendas chegando a 875.938 toneladas no período.
Com o mercado aquecido e investindo em um produto que já é sucesso entre os consumidores, com certeza esse ramo tem grandes chances de lucro!
Além de tudo, trabalhar com esse alimento é muito mais barato do que abrir outro tipo de negócio de alimentação, já que os ingredientes principais são bastante acessíveis.
Pensando em te ajudar a montar um delivery de massas, nós fizemos esse guia completo com 8 passos para começar o seu negócio. Confira:
O primeiro passo para abrir um delivery de massas é delimitar a área de atuação, a partir da localização do seu estabelecimento.
A distância ideal de atendimento é, no máximo, um raio de 8km do lugar de onde sairão as entregas.
Se você abrir um delivery em casa, por exemplo, precisa levar em consideração o acesso das vias residenciais do seu bairro.
Mas, caso o seu restaurante esteja localizado em uma região comercial, é fundamental que você se atente ao trânsito que pode atrasar os pedidos.
De todo modo, definir a área de cobertura do delivery também ajuda a mapear as rotas e a calcular as taxas de entrega dos seus motoboys.
Dica Saipos: primeiro teste em quilometragens mais próximas para entender seu fluxo de produção e adaptar sua equipe.
O segredo para conquistar os clientes é ter um cardápio atrativo e existem duas principais formas de vender massas por delivery, fresca e industrializada.
Ambas as opções são lucrativas e vantajosas tanto para o restaurante quanto para o público.
Vale lembrar que existe uma variedade de formatos e tipos de massas que podem ser utilizadas para compor o menu do seu delivery. Veja as mais tradicionais:
Isso sem contar as lasanhas, risotos e nhoques que também estão na categoria e fazem muito sucesso na alimentação brasileira.
Opte por um cardápio completo e simples dos seus clientes visualizarem. Quando se tem um sistema simples, ágil e inteligente que entrega a função cardápio digital, tudo fica mais fácil.
Separamos alguns pratos que podem te inspirar a montar o cardápio do delivery de massas. Veja na tabela a seguir:
Massas com proteína animal |
Massas veganas |
Spaghetti à carbonara; Spaghetti ao molho 4 queijos; Ravioli com ragu de carne; Fettuccine com filé mignon; Talharim à bolonhesa; Risoto de filé com cogumelos; Nhoque de frango. |
Spaguetti com molho branco vegetal e brócolis; Lasanha de berinjela; Capeletti de cogumelos; Risoto de legumes; Ravioli à romanesca; Penne ao pesto. |
Você também pode trabalhar com macarrão na chapa, uma novidade que tem atraído os olhares dos consumidores.
Clientes com alguma restrição alimentar, seja intolerância ao glúten e à lactose, ou preferência por uma alimentação vegana também devem estar no seu radar.
Invista em opções que atendam esse público! Dessa forma, você atrai mais consumidores e aumenta a reputação do seu delivery de massas.
Outra sugestão, embora seja um pouco mais inusitada para restaurantes, é criar um prato de sopa de macarrão para dias frios. Além de ser extremamente saboroso, carrega uma memória afetiva de comida de mãe/avó.
Ainda que você trabalhe com massas caseiras, sem bons acompanhamentos, a receita não terá todo o sabor que se espera.
Por isso, separamos algumas opções de molhos e outros ingredientes que podem fazer parte do seu cardápio, contrastando com as massas e ressignificando o sabor. Confira:
Apostando nesses itens é quase certa a aprovação dos clientes e a boa apresentação dos pratos. Invista no simples que funciona!
Para te ajudar nessa missão de montar um cardápio atrativo, a Saipos criou um e-book exclusivo e gratuito com todas as dicas que você precisa nesse momento. CLIQUE AQUI para acessar!
Não importa qual é o tipo de massa, sem um bom molho, ela não ficará saborosa.
Por isso, escolha as opções tradicionais para oferecer aos clientes, sem deixar de lado criações próprias, que agregam valor aos pratos. Nossas sugestões são:
Importante lembrar de incluir opções veganas no seu cardápio. Molhos feitos à base de tomate, por exemplo, são uma solução.
Queijos e vinhos são acompanhamentos perfeitos para as massas. Por isso, introduzir uma sessão de vinhos ao seu menu, com sugestões de harmonização é um diferencial que vai agregar valor aos seus produtos. Alguns queijos populares:
E essa ideia funciona tanto para delivery de massa fresca ou industrializada. Assim, o cliente garante um jantar caseiro e com uma bebida fantástica e alinhada ao cardápio.
Embora as massas possam ter proteínas como acompanhamento, um bom filé grelhado faz toda a diferença na refeição.
Por isso, além das opções que citamos até agora, vender carnes também dá um toque especial ao cardápio.
Grelhadas ou assadas, os preparos são mais simples, já que apenas bons temperos e o ponto certo garantem um sabor e textura de qualidade.
Tenha opções de carne bovina, suína e frango. Assim, o cliente pode escolher o que mais gosta, e combinar com a massa que deseja.
Para aumentar o ticket médio dos clientes, a melhor opção é inserir combos no menu do seu restaurante.
Em um delivery de massas, você pode usar diversas combinações. Por exemplo:
Para as entradas, saladas regadas com um bom azeite sempre caem bem, principalmente as que levam castanhas e outros ingredientes crocantes na composição.
As sobremesas podem ser variadas, como pudim, petit gateau, mini tortas, tiramisù, panna cotta e até fondue. A escolha de combinações pode ser direcionada para diversas ocasiões, desde o cliente que só quer uma opção prática, até o casal que busca um jantar romântico.
Confira outras dicas de como montar um cardápio de massas para o seu delivery no vídeo que a Saipos preparou. Confira!
Ter um delivery de massas envolve diversos cuidados específicos, considerando a textura, consistência e temperatura adequada para manter o produto com a qualidade desejada.
Sendo assim, o tempo é o maior aliado na cozinha e após a preparação. Afinal, ninguém gosta de comer um macarrão frio e com textura emborrachada, não é mesmo?
As embalagens para delivery são um ponto de atenção importantíssimo quando se escolhe esse modelo de vendas. É necessário escolher os materiais adequados para cada tipo de produto.
Massas congeladas precisam estar em invólucros que possam ir ao freezer, enquanto as frescas devem ser protegidas do ar para que não fiquem ressecadas.
Se você apostar em pratos quentes, para o consumo imediato, deve priorizar a conservação da temperatura, com recipientes bem lacrados.
O plástico de polipropileno é uma boa escolha, porque evita vazamentos e mantém a temperatura. Além disso, pode ir ao freezer.
No entanto, se você quer fortalecer a sua marca usando as embalagens como propaganda para delivery, a melhor opção são as caixas ou box, que podem ser impressas e personalizadas.
A melhor forma de atrair clientes para o seu delivery de massas é o marketing digital.
Tenha perfis nas principais redes sociais para restaurantes, como o Instagram e o Facebook, e faça publicações frequentes.
Vale criar artes gráficas, vídeos e até postar fotos atrativas dos melhores pratos do cardápio.
O importante é manter o seu delivery de massas à vista dos usuários e tentar, o máximo possível, despertar o interesse dele pelas suas massas.
Uma dica para driblar o algoritmo e alcançar ainda mais pessoas é utilizar as ferramentas das próprias plataformas, como o Reels do Instagram, para criar os conteúdos.
Dessa forma, as próprias redes vão impulsionar as suas publicações e atrair mais visualizações.
Agora que você já sabe como conquistar os clientes, é agora de fidelizá-los à sua marca.
É claro que o primeiro passo para garantir que ele volte a comprar no seu delivery de massas é a qualidade dos seus pratos.
Mas existem algumas outras estratégias que também podem e devem ser utilizadas para aumentar o apreço dos consumidores pelo seu restaurante.
Os brindes para delivery são opções simples e baratas que já fazem a diferença em um atendimento.
Já que você não tem contato direto com quem está comprando, essa é uma forma gentil de agradecer a preferência e demonstrar a importância do pedido para o estabelecimento.
Vale enviar bombons e outras guloseimas, como paçoquinhas e balas macias, junto com o pedido.
Outra opção são os programas de fidelidade que estimulam a compra em troca de um benefício exclusivo e vantajoso para o cliente.
As condições mais comuns para essa ação envolvem um número específico de pedidos feitos em um período determinado.
Como recompensa, são oferecidos descontos no próximo pedido e até mesmo gratuidade em algum item do cardápio.
Um sistema completo, como o da Saipos, garante integração com o Ifood e demais aplicativos de delivery do Brasil! Assim, você tem os dados de forma simples dentro da interface do sistema.
As nossas integrações estão prontas para atender o seu negócio desde o recebimento dos pedidos até a logística das entregas.
Você ainda conta com ferramentas de assistentes virtuais para agilizar o atendimento e deixar o cliente ainda mais satisfeito com a sua marca.
Atendendo mais de 15 mil restaurantes em todas as regiões do país, a Saipos também oferece outras vantagens, como:
Clique no banner e agende uma demonstração 100% gratuita do melhor sistema de gestão do país.
Saiba mais sobre esse assunto!
Invista em um cardápio inovador, bom marketing e o melhor sistema de gestão do mercado, o da Saipos!
O valores tendem a partir de R$ 7 mil, podendo variar de acordo com a localidade e o nicho.
Uma porcentagem acima de 10% costuma ser aceitável.
O sistema Saipos é o mais completo do Brasil, contando com mais de 70 funcionalidades para seu restaurante.