Macarrão na chapa delivery: lucre mais com essas 6 dicas

O que é macarrão na chapa delivery?

O macarrão na chapa delivery é uma excelente opção para quem quer investir em um delivery de massas diferenciado e cheio de personalidade.

Os clientes têm buscado cada vez mais pratos novos e, por ser um prato típico de outros países, ele pode ser uma garantia de sucesso para o seu empreendimento.

Muitas pessoas que têm interesse em investir no segmento ainda têm dúvidas sobre como realizar essa função, sem saber qual chapa utilizar e até mesmo em qual embalagem servir o alimento.

Para vender macarrão na chapa delivery, é necessário seguir alguns passos simples mas que otimizam a produção do seu restaurante e deixam os pratos ainda mais saborosos.

Pensando nisso, a Saipos separou 6 dicas de como começar a vender macarrão na chapa delivery para você saber o necessário para abrir o seu negócio. Confira:

  1. Escolha a chapa correta;
  2. Tenha várias opções no cardápio;
  3. Mantenha a higiene da chapa;
  4. Utilize a embalagem correta;
  5. Obtenha integração com apps de delivery;
  6. Inclua um sistema delivery no seu restaurante.
marcarrao na chapa deivery - SAIPOS 1

1. Escolha a chapa correta

A primeira dica é saber escolher a chapa utilizada para fazer o macarrão. Essa etapa faz a total diferença tanto no sabor do alimento quanto na higiene do estabelecimento.

Primeiramente, é necessário escolher o material do equipamento. Neste tópico, não existe debate. A melhor opção é o aço inoxidável.

O primeiro motivo para isso é que, se for bem manuseado, o aço não enferruja, diminuindo os custos de manutenção, além de evitar uma possível contaminação do macarrão na chapa

Além disso, é extremamente fácil de realizar a limpeza, por ser antiaderente. Dessa forma, os resquícios dos ingredientes não ficam grudados.

Escolhido o material, é momento de escolher o tipo da chapa. As principais opções são as elétricas e as à gás. Aqui a definição vai depender de diversos fatores, como orçamento, características da sua região e até mesmo o espaço do estabelecimento.

Confira a tabela comparativa que montamos e escolha qual é a melhor opção para o seu delivery de macarrão:

Tipo de chapa

Pontos positivos

Pontos negativos

Elétrica

Não precisa de Alvará de Segurança do Corpo de Bombeiros;

Não é necessário construir uma estrutura extra para a chapa;

O controle de temperatura é muito eficaz;

Atinge a temperatura ideal rapidamente, causando uma economia considerável.

Pode gerar um custo elevado, de acordo com o preço médio da conta de energia elétrica da sua cidade;

Não é o tipo mais indicado para preparar carnes.

À gás

Retém o calor por mais tempo, aumentando a agilidade da produção;

Não produz muita fumaça;

É excelente para preparar carnes.

Precisa de Alvará de Segurança do Corpo de Bombeiros.

Pode gerar um custo elevado, de acordo com o prédio médio do gás de cozinha da sua cidade.

 

Leve em consideração também o valor de cada uma dessas chapas para escolher a que mais se encaixa no seu orçamento inicial.

Lembre-se de que com o crescimento do seu macarrão na chapa, você pode fazer novos investimentos, como em um delivery conteiner e trocar de equipamento!

2. Tenha várias opções no cardápio

O prato tradicional, normalmente, tem como ingredientes linguiça calabresa, cebola, bacon e queijo. No entanto, para agradar um número maior de clientes, é necessário adicionar outros insumos.

A escolha das novas opções será feita por você, mas a Saipos tem algumas indicações para te oferecer. A primeira delas é variar o tipo de carne.

Caso você tenha um delivery em casa, mais do que tudo deve investir em variedade no seu cardápio, pois, assim, você tem mais chances de atrair clientes e fidelizá-los.

As mais utilizadas são as de porco. No entanto, a alcatra de boi picada também é uma excelente pedida e com certeza será sucesso de venda. Veja abaixo uma dica importante para atender clientes com restrições alimentares.

Ofereça pratos vegetarianos e veganos

Outra indicação é oferecer opções vegetarianas e veganas. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope, aproximadamente 14% dos brasileiros pararam de consumir parcialmente ou totalmente produtos de origem animal.

Vale destacar que nem todos que optam por esse prato estão incluídos nesse número. De acordo com pesquisa realizada pelo Ipec, cerca de 46% dos brasileiros deixam de comer carne pelo menos uma vez por semana, por escolha própria. 

Dessa forma, oferecer um macarrão sem carne ou algum condimento de origem animal, como leite, queijo, mel e ovos agradará ainda mais pessoas. 

Os legumes são a melhor escolha para substituir esse ingrediente, além da carne vegetal e outras substituições presentes no mercado, que não comprometem qualidade alguma.

Diferentes molhos saborosos 

Também é interessante oferecer mais de uma opção de molho. Assim, o cliente pode escolher a que mais lhe interessa. Os mais utilizados são:

  • Bolonhesa;
  • Sugo;
  • Branco. 

Também existem algumas versões para o público vegano, como molho branco de tofu, tomate assado, bolonhesa, cremoso de castanha de caju e funghi, de abacate com tahine etc.

Por fim, ofereça também tipos diferentes de macarrão, fugindo somente do talharim e do espaguete. Duas ótimas opções são o penne e o parafuso.

Aprenda a montar um cardápio atrativo com o material gratuito que a Saipos criou para você! Aperte no banner e acesse agora mesmo!

3. Mantenha a higiene da chapa

A terceira dica é manter a chapa sempre muito bem higienizada. Isso afeta tanto a longevidade do equipamento quanto o sabor do macarrão.

A limpeza deve ser realizada no final do dia, para evitar que restos de comida e gordura fiquem expostos. Caso isso aconteça, pode criar crostas na chapa, o que deteriora o material.

Além disso, esse acúmulo também pode enferrujar o equipamento, mesmo sendo de aço inoxidável. Isso também afeta o sabor do macarrão na chapa delivery que será produzido no dia seguinte, pegando o gosto dos itens que ficaram presos na superfície.

Lembre-se: como em qualquer estabelecimento do ramo alimentício, a satisfação do cliente deve ser prioridade. Um alimento com gosto ruim certamente não contribuirá para isso. 

 

O acúmulo de resíduos e gordura também pode afetar a saúde do cliente, já que contribui para a proliferação de germes e bactérias na chapa.

A higienização do equipamento após o expediente é um processo muito simples e, como já foi dito, muito importante.

De início, é necessário tirar todo o resíduo superficial com uma espátula e descartá-lo. Após isso, com a chapa ainda quente, despeje água com bicarbonato, vinagre e limão, e espere agir.

Depois, basta passar uma esponja de aço e retirar toda a sujeira restante. Ao final, enxágue e o equipamento já estará disponível para uso no dia seguinte.

4. Utilize a embalagem correta

Nossa quarta dica é saber qual a embalagem correta para o delivery de macarrão na chapa. Cada uma possui sua característica, que pode manter ou não a qualidade do produto até chegar ao cliente. As embalagens mais utilizadas são:

  • Isopor: isola bem o calor, é extremamente higiênica, porém, não é muito resistente, o que pode resultar em vazamento de molho, por exemplo. 
  • Plástico: é extremamente resistente e também segura bem o calor. Dessa forma, o macarrão chega quente e inteiro na casa do cliente.
  • Alumínio:  é a que mais retém calor, no entanto, também sofre com a resistência, já que é um material que amassa com facilidade. 
  • Biodegradável: feita com fibras de planta, é ideal para estabelecimentos que pensam no acúmulo de resíduos. Possuem revestimento interno, que previne vazamentos e mantém a temperatura do alimento intacta.

Por possuir molhos e óleo na composição do macarrão na chapa, a escolha deve ser estratégica para trazer uma boa experiência ao cliente

Uma opção para evitar vazamento de molho, é entregar ele em uma embalagem separada e bem fechada, como um pote com tampa.

Portanto, é importante destacar que o macarrão na chapa é uma excelente ideia para delivery, mas se não for feito da forma correta, o resultado final será insatisfatório.

Macarrão na chapa delivery - SAIPOS 2

5. Obtenha integração com apps de delivery para vender mais

A melhor forma de garantir visibilidade para o seu novo delivery de macarrão na chapa é estando presente em diferentes aplicativos de entrega. 

Principalmente porque algumas plataformas, como o iFood, dedicam um espaço de destaque para restaurantes novos no app. 

Existem mais de 250 aplicativos de delivery cadastrados no Brasil. Esse dado só reforça a importância que os marketplaces têm na vida dos consumidores.

Além de dar mais visibilidade ao seu restaurante, os aplicativos para pedir comida facilitam o autoatendimento que muitos usuários consideram importantes na decisão de compra.

Mas, se por um lado, estar presente em diferentes apps é importante para as vendas, fazer a gestão de todos os pedidos pode ser um desafio grande sem a organização correta.

6. Inclua um sistema para delivery no seu restaurante

Foi pensando nisso que a Saipos construiu a maior e mais sólida integração com aplicativos de delivery do mercado. São mais de 30 opções disponíveis para atender os nossos clientes!

E o melhor de tudo, você tem uma visão completa de todas essas integrações em uma única tela, facilitando a gestão dos pedidos e agilizando o atendimento como um todo. 

Com o sistema para delivery da Saipos, ainda é possível realizar a roteirização das entregas de forma estratégica e automática. Esses e outros recursos foram desenvolvidos para facilitar a gestão de bares e restaurantes de todo o Brasil

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

A Saipos atende mais de 15 mil restaurantes, focado em proporcionar uma gestão cada vez mais simples, ágil e inteligente para os nossos clientes.

Para fazer parte desse time, é só apertar no banner e conhecer de perto todos os benefícios que temos a oferecer! Nossos consultores estão te esperando!

FAQ

Saiba mais sobre macarrão na chapa delivery!

O que posso colocar no macarrão na chapa?

Isso vai depender do tipo de molho que quer colocar, você pode combinar carnes com temperos, azeite, legumes, queijo e vegetais. Vai da sua criatividade ou da receita que está seguindo.

Como vender macarrão delivery?

Para vender o seu macarrão através do serviço de entregas, crie um cardápio variado, inclua molhos e acompanhamentos, defina preços estratégicos, escolha embalagens adequadas e divulgue.

Qual a melhor embalagem para macarrão delivery?

Isso vai depender do seu produto e objetivo, para produtos mais cremosos, embalagens de plástico e com tampas herméticas são boas para evitar vazamentos. Já as feitas de material biodegradável, geram menos resíduo.

Quantas gramas de macarrão na chapa é ideal por pessoa?

Para um adulto médio, é indicado 85g de macarrão. Já para os que comem em maior quantidade, é indicado pelo menos 100g.

Conheça todas as integrações do sistema Saipos!