Tecnologia para delivery: 5 ferramentas para alavancar as vendas

Conheça 5 ferramentas de tecnologia para delivery e aumente as suas vendas

Investir em tecnologia para delivery é a melhor estratégia para intensificar as vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio.

As melhores ferramentas para otimizar um delivery de comida são as redes sociais, os aplicativos e o site delivery, além das tecnologias de atendimento e gestão do restaurante.

Pensando em te ajudar a ser referência em entregas na sua região, separamos as 5 principais ferramentas de tecnologia para delivery que você precisa ter no seu empreendimento. Confira:

  1. Redes sociais para delivery;
  2. Cardápio digital para delivery;
  3. QR Code para delivery;
  4. Aplicativos para delivery;
  5. Sistema para delivery.

Antes de continuar a leitura, que tal conhecer todas as integrações que o sistema para delivery da Saipos pode oferecer para melhorar a rotina do seu restaurante?

Aperte no banner e confira de graça agora mesmo!

1. Redes sociais para delivery

Com a pandemia, muitos empreendedores tiveram que adaptar o restaurante para delivery e as redes sociais se tornaram grandes aliadas para as vendas online.

As plataformas possibilitam a divulgação do delivery, por meio de posts estratégicos que geram conversão orgânica e anúncios pagos, mas também podem ser utilizadas para atendimento dos clientes.

Confira como cada rede social pode ser explorada como uma tecnologia para delivery no seu negócio.

Como usar o Facebook para delivery

O Facebook é uma rede excelente para fazer propaganda delivery. Ao criar um perfil comercial para o seu negócio, você aumenta a visibilidade da empresa na região e tem acesso a ferramentas e métricas exclusivas para empreendedores.

Os anúncios pagos, por exemplo, são uma alternativa que impulsiona ainda mais o alcance do seu delivery para os usuários, fazendo com que mais pessoas sejam atraídas para o seu negócio.

Também é possível iniciar o atendimento dos consumidores a partir do chatbot no messenger e redirecionar, quando necessário para outro sistema de pedidos online.

Como usar o WhatsApp Pay para delivery

Vender pelo WhatsApp é uma estratégia que muitos deliveries já adotam. Isso porque a plataforma possibilita um atendimento mais humanizado, fator que ajuda a fidelizar o cliente.

Além disso, a opção do WhatsApp Pay é um facilitador para aqueles consumidores que preferem pagar online.

No entanto, para utilizá-lo no seu delivery, é preciso que o número seja cadastrado na versão WhatsApp Business.

Essa ferramenta de WhatsApp para restaurantes disponibiliza outros recursos técnicos que fazem a diferença nas vendas, como o cardápio online e a automatização de mensagens com o chatbot.

 

É comum entre os restaurantes que utilizam esse meio de atendimento possuírem também um Site Delivery, onde seus clientes podem realizar pedidos e enviá-los automaticamente.

Como usar o Instagram para delivery

Outra rede social muito importante para alavancar as vendas delivery é o Instagram.

A plataforma é a terceira mais utilizada no mundo e oferece diversas ferramentas para divulgação da marca e fidelização, por meio da conexão com o cliente.

Seja por meio de fotos ou vídeos, é possível utilizar os recursos de forma estratégica para alcançar novos clientes.

O Instagram ainda permite a inclusão de links na bio que podem direcionar aos canais de vendas do seu delivery, como o WhatsApp, aplicativos de entregas ou site próprio.

Tecnologia para delivery instagram

2. Cardápio digital para delivery

O cardápio delivery é a melhor oportunidade para aumentar o ticket médio e conquistar o cliente. Afinal, é por meio dele que o consumidor conhece os pratos do seu restaurante.

Você pode disponibilizá-lo nas redes sociais do delivery, enviá-lo no atendimento por WhatsApp e, principalmente, utilizá-lo em seu Site Delivery.

Mas é preciso ter atenção na hora de definir e montar o cardápio digital para o seu negócio.

Preparamos uma tabela com todas as informações que precisam estar no seu menu online. Confira:

Como montar um cardápio digital

Detalhamento dos pratos

Deixe claro todos os ingredientes que são utilizados para o preparo de cada prato do seu cardápio. Isso facilita a decisão dos clientes com alguma restrição alimentar.

Preço dos pratos

Uma das primeiras coisas que o cliente procura, quando olha um cardápio, são os preços de cada prato. Inclua os valores em um lugar de fácil visualização.

Informações adicionais

Acompanhamentos, bebidas e combos também precisam estar à mostra no cardápio. Monte um cardápio que mostre todas as possibilidades de pedido possíveis para o seu cliente.

Fotografias realistas

É fundamental que o seu cliente possa ver uma reprodução fiel do pedido que ele está fazendo. Fuja dos bancos de imagem e invista em um ensaio fotográfico profissional dos pratos do seu cardápio.

 

O cardápio online é uma tecnologia para delivery que pode ser utilizada também como uma estratégia de atendimento presencial. 

Em vez de fazer a impressão, disponibilize um Cardápio QR Code, como o da Saipos, de acesso ao menu para os clientes.

Com a tecnologia, o atendente não precisa ir até a mesa anotar os pedidos. Basta que os clientes utilizem a câmera do celular para ler o QR Code e fazê-los no próprio smartphone.

Assim, todos os pratos que deverão ser preparados são encaminhados diretamente para a cozinha. Isso só é possível graças à integração do menu digital com o sistema de gestão para restaurantes da Saipos!

Quer saber mais detalhes sobre o Cardápio QR Code da Saipos? Aperte no banner e confira!

3. QR Code para delivery

O QR Code é uma tecnologia para delivery que surge para facilitar o pagamento e proporcionar um atendimento inovador ao cliente.

A maioria dos smartphones já possuem um leitor QR para a leitura dos códigos que podem redirecionar para páginas da web, cardápio online ou ainda inserir dados de pagamento em aplicativos de bancos.

O recurso pode ser utilizado tanto para atendimentos presenciais no seu restaurante quanto como uma tecnologia para delivery para o seu negócio. 

Vale a pena ser explorada aos poucos para acompanhar a inovação do mercado e a aceitabilidade dos consumidores. 

O importante é não abrir mão das ferramentas analógicas, como o cardápio físico, por exemplo, para garantir a acessibilidade e inclusão do maior número de pessoas no seu atendimento.

4. Aplicativos para delivery

A tecnologia delivery mais importante para aumentar as vendas do seu negócio, sem dúvida, são os aplicativos de entregas.

Existem mais de 250 apps de delivery cadastrados no Brasil. Isso indica que é fundamental estar presente nas plataformas de pedidos para garantir o sucesso da sua empresa.

Além de dar mais visibilidade ao seu restaurante, os aplicativos para pedir comida proporcionam um autoatendimento que é essencial para usuários com pouco tempo de decisão.

A principal desvantagem dessa tecnologia para delivery é que a grande maioria das plataformas cobram taxa de adesão ou comissão por vendas.

Essa cobrança acaba influenciando nos lucros do delivery, por isso, ainda que seja importante estar presente nos marketplaces, invista também em outros sistemas de pedidos online, como o WhatsApp e o Site Delivery.

Para te ajudar a decidir qual o melhor aplicativo de delivery para o seu negócio, a Saipos desenvolveu o primeiro comparador de apps do mercado.

Aperte no banner e faça comparações gratuitas com a nossa ferramenta!

5. Sistema para delivery

Quando se fala em tecnologia para delivery, não se pode deixar de lado a importância de um sistema para delivery.

A implantação de um software no seu restaurante pode automatizar a sua gestão de uma forma que você nem imagina.

Além de um simples sistema de gerenciamento, o sistema para delivery da Saipos reúne diversas ferramentas de tecnologia para delivery em um único serviço.

Confira como nosso software pode auxiliar o crescimento do seu negócio:

Site Delivery

A Saipos oferece a possibilidade de venda por site delivery, um canal de pedidos que pode ser utilizado para a divulgação do seu negócio e proporciona um atendimento personalizado, de acordo com a conduta do seu restaurante.

Além disso, um site próprio aumenta o ticket médio do seu delivery, uma vez que retira a obrigatoriedade das comissões por pedido cobradas pelos aplicativos mais famosos.

Ou seja, você não é obrigado a destinar uma parte do seu lucro a nenhuma outra empresa, graças ao delivery sem comissão do site delivery.

O Site Delivery da Saipos ainda disponibiliza a opção de pagamento por PIX, a modalidade financeira mais utilizada atualmente para compras.

Tecnologia para delivery

Monitor KDS

Um recurso que torna mais simples, ágil e inteligente o processo de produção dos pedidos e atendimento das entregas.

Com o monitor KDS, as demandas são atualizadas e repassadas à cozinha de forma automática no sistema.

Além do item do cardápio a ser produzido, há também algumas informações importantes, como o tempo para a produção e o bairro de entrega, que podem dar prioridade ao pedido, dependendo da rota das entregas.

Dessa forma, é possível pensar em estratégias que otimizem o atendimento e satisfaça o consumidor.

Gestão de estoque

Não tem nada mais desagrável do que receber um pedido na tela e só depois ficar sabendo que há insumos necessários para a preparação do prato, não é mesmo?

Comunicar isso ao cliente exige muito domínio em gestão de crises, o que pode acabar provocando o cancelamento do pedido, em vez de uma substituição do prato.

Por isso, ter um controle de estoque atualizado e com controle automatizado é fundamental para evitar esse tipo de situação.

O sistema para delivery da Saipos proporciona uma atualização automática dos itens do estoque, de acordo com a ficha técnica dos pedidos.

Tudo o que é utilizado para o preparo dos pratos é retirado da contagem do estoque instantaneamente.

Assim, quando não houver ingredientes suficientes para o atendimento, você pode retirar a opção do cardápio antes de abrir o restaurantes nos aplicativos e site.

Mas o melhor de tudo é a possibilidade de antecipar a compra dos materiais para evitar essa retirada e garantir ainda mais vendas para o seu delivery.

Integração com aplicativos de entrega

Como antecipamos, os aplicativos de entrega são uma ferramenta de tecnologia para delivery essencial para as vendas do seu restaurante.

Por isso, muitos negócios estão presentes em mais de uma plataforma. A ideia é que quanto maior o público atingido, mais vendas possam ser feitas.

No entanto, gerenciar todos os canais pode ser um desafio, se você não tiver um sistema como o da Saipos, que oferece a melhor e mais completa integração com aplicativos de delivery do mercado.

Em uma única tela, você recebe os pedidos de todos os apps em que o seu delivery está cadastrado, como o iFood e a Rappi.

Além disso, nosso software integra com mais de 30 aplicativos de logística de entrega para empreendedores que terceirizam o serviço de motoboys dos seus restaurantes.

Quer saber mais sobre o sistema para delivery que conta com o maior número de integrações do Brasil?

Aperte no banner abaixo e peça sua demonstração gratuita!

Quero contratar o sistema Saipos!