SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Ideias criativas para cafeteria: confira as melhores dicas para seu segmento

Veja 8 ideias criativas para cafeteria e aumente o lucro do seu negócio! 

Administrar um restaurante no Brasil pode ser um desafio, por isso é importante procurar ideias criativas para cafeteria  e manter o seu estabelecimento na frente sempre!

Com as sugestões certas e muita disposição, é possível chamar atenção que o seu negócio merece no ramo gastronômico e aumentar sua margem de lucro

Inovação no cardápio, criatividade no serviço e estar pronto para correr riscos são apenas algumas ideias que podem fazer bombar as vendas de sua cafeteria!

Pensando nisso, preparamos uma lista completa com informações que além de ajudar seu restaurante a faturar mais, também vai modernizar o seu atendimento e a sua gestão

Confira abaixo as 8 dicas imperdíveis que você verá:

  • Capriche na decoração;
  • Inove o cardápio;
  • Chame a atenção dos clientes;
  • Promova parcerias;
  • Faça promoções;
  • Seja criativo no marketing;
  • Amplie o atendimento;
  • Tenha um bom sistema de gestão.

Mas antes de explorar todas as nossas ideias, que tal conhecer nosso material “11 Dicas para Melhorar o Atendimento em sua cafeteria”?

Com apenas um click no banner abaixo, você faz um download gratuito do nosso e-book e fica por dentro das novidades! Aproveite!

Confira 8 ideias criativas para cafeteria

Ter ideias criativas para cafeteria pensando na venda e lucro do seu negócio não é uma tarefa fácil, por isso trouxemos 8 dicas e sugestões que vão ajudar você! 

1. Capriche na decoração 

Quando falamos de cafeteria, não podemos deixar de falar da decoração, já que é uma bilhete de entrada perfeito para conquistar o público.

Isso porque, além de ser um espaço ideal para transformar do jeito que quiser, também é ótimo para explorar todas as ideias criativas para cafeteria.

Existem diversos modelos de cafeteria que você pode investir, mas é essencial encontrar um que seja a sua cara e que combine não só com seus clientes, como também com o ambiente.

Sendo assim, alguns pontos para ficar atento quando for decorar seu negócio:

  • O estilo;
  • O design;
  • O tema.

O estilo

Algo que sempre funciona é atrair o público pelo olhar. Dessa forma, escolher um estilo único e pessoal para seu negócio é uma dica valiosa.

Claro que vai variar muito do tamanho do espaço disponível, mas é possível fazer algo criativo que combine com o seu restaurante. 

Por exemplo, se o seu foco é o público jovem, montar um espaço com temas mais atuais, com cores vivas e chamativas é uma opção.

Mas se o estabelecimento estiver localizado em uma área que tenha um grande fluxo de trabalhadores que procuram o espaço para relaxar, talvez seja melhor um lugar mais sério com espaço para coworking.

Alguns estilos de cafeteria:

  • Cafeteria rústica: com padrões vintage e decorações antigas.
  • Cafeteria com nacionalidade: focado em um típico de país ou estado do Brasil.
  • Cafeteria temática: com algum tema específico de livros, datas comemorativas ou até gato-café.
  • Cafeteria coworking: enfeitada para trabalhar em conjunto, mais séria.
  • Cafeteria nerd: decorada em todo estilo de nerd com livros, séries de televisão, filmes e etc.

O design

Conforto é indispensável em uma cafeteria. Assim, manter um lugar aconchegante  é importante para o sucesso com a clientela.

Mesmo que seu estilo seja para clientes jovens, é preciso manter um design agradável esteticamente que seja convidativo para permanecer no local e consumir mais.

Isso porque, as cafeterias são, muitas vezes, procuradas para relaxar, ler ou bater um papo. 

Então, é importante criar um ambiente que não só faça o público permanecer, como também querer voltar.

Algumas dicas de design:

Quadros e acessórios: quando combina com o estilo, paredes enfeitadas e prateleiras com objetos ajudam a criar um lugar agradável, quase íntimo.

Iluminação: a luz não pode ser forte e nem pouca iluminada, é essencial que seja uma luz ambiente, quase natural.

Mesas e cadeiras: cadeiras acolchoadas, puffs, coisas que podem combinar com o estilo e ficar confortável ao mesmo tempo.

Cores: cores do mesmo tom e paletas que combinem são de extrema importância para manter o local atraente. 

Fachadas: chamar atenção com o nome é uma ideia criativa. Por isso, se o espaço for grande, a sugestão é explorar colocando placas em neon ou que sejam convidativas do lado de fora. 

O tema

Assim como design e estilo,também é importante pensar um tema. Isso porque atrair o cliente com originalidade e criatividade funciona!

Quando seu estabelecimento oferece pratos com nomes descontraídos, decoração temática e lugares confortáveis, é mais fácil de conquistar a clientela. 

E o tema não precisa ser algo complexo ou bem elaborado. Por exemplo, é possível fazer uma cafeteria e livraria. Assim, o cliente pode aproveitar a leitura ao mesmo tempo que toma um bom café.

Alguns temas para ideias de cafeteria:

  • Cafeteria e doceria;
  • Cafeteria e sorveteria;
  • Cafeteria e bar;
  • Cafeteria universitária;
  • Cafeteria e lanchonete.

2. Inove seu cardápio

Conquistar o público pelo estômago é velho, mas nunca é falho! Dessa forma, inovar e ser criativo no cardápio é uma ótima ideia.

O café pode ser a atração principal do seu negócio, porém colocar opções mais elaboradas não só de bebidas, mas também de lanches e doces, é o ideal para atrair mais pessoas.

Em sua cafeteria, é importante ter algumas opções de bebidas, como: 

  • Cappuccino;
  • Café com leite;
  • Chá;
  • Café gelado;
  • Macchiato;
  • Frappuccino;
  • Opções sem cafeína;
  • Suco.

Já com lanches e doces, esses são os mais comuns:

  • Crepe;
  • Tapioca;
  • Cheesecake;
  • Bolo;
  • Brownie;
  • Torta;
  • Salgados.

A dica de ideias criativas para cafeteria é apostar em ingredientes novos e sair do mesmo. Seu menu pode ter as opções de sempre, é claro, mas e se oferecesse algo novo toda semana?

Uma ótima forma de fazer isso e ainda conseguir vender as opções mais caras do cardápio é criando combos especiais.

Ideias de combos:

Salgado + doce + uma bebida quente ou gelada = preço especial.

Doce + bebida quente ou gelada = preço especial.

Salgado + bebida quente ou gelada = preço especial.

Além de poder oferecer do mais simples, por exemplo: Café puro + salgado

Você pode ampliar suas opções em combos elaborados também, com bebidas e lanches que quase nunca são pedidos.

Assim o cliente consegue uma oportunidade de experimentar tudo do menu e quem sabe, pedir mais vezes.

Outras ideias inovadoras para cafés podem surgir no seu cardápio semanal ou mensal, explorando os ingredientes que já possui, mas criando bebidas novas.

Veja na tabela abaixo, alguns exemplos de bebidas com café:

Café com outro gosto:

A bebida quente batida com ingredientes inusitados, como: menta, pimenta, avelã, leite de coco etc.

Milkshake de café

Café com sorvete, leite e chantilly. É possível acrescentar outros ingredientes, fazendo uma bebida diferente para cada cliente.

Drinks de café

Batidas de café com  bebidas alcoólicas , como tequila, vodka, vinho, conhaque etc. Além de poder acrescentar outras coisas (leite, açúcar, mel), é ousado, mas perfeito para atrair um público pronto para experimentar coisas novas.

Batidas geladas de café

Misturar a bebida com leite condensado, gelo, creme de leite entre outros para fazer uma combinação única e congelante.

E se você quer saber mais sobre inovar seu menu, que tal conhecer nosso e-book “Como montar um cardápio?”

Não perca! Clique no banner abaixo e faça download gratuito.

3. Chame atenção dos clientes

Um atendimento competente, sem dúvidas, é um dos principais jeitos de fidelizar o cliente em seu restaurante. Mas não é o único! 

Existem formas criativas e inovadoras que ajudam não só a manter a clientela que já existe, como também a atrair uma nova. 

São mais ideias criativas para cafeteria que servem para o cliente se sentir acolhido e queira voltar! 

Confira na tabela abaixo, algumas ideias:

Campanhas de reciclagem

Fazer campanhas de reciclagem é uma maneira de além de atrair a clientela, também ajudar o meio ambiente. Seu negócio pode ter copos de papel para trocar ou ponto de descartes.

Entrada de animais domésticos 

Se o espaço for favorável, oferecer essa opção  é um ótimo jeito de conquistar pessoas que andam com seus pets. Mas claro, apenas se tiver condições no espaço.

Descontos com gentileza

É uma estratégia utilizada por restaurantes para incentivar a gentileza e também garantir a fidelização do cliente. Placas como “Um café, por favor = desconto de R$ 1,00”; “Bom dia, um café, por favor = desconto de R$ 2,00”.

Opinião do cliente

Separar um espaço para ouvir o público em relação a comida e bebida é uma maneira de ganhar a confiança do cliente.

Degustações

Ofereça algumas degustações para experimentar de graça as novas receitas. Assim, além de garantir que vão gostar se incluído no cardápio, também agrada o público.

4. Promova parcerias 

Parcerias com empresas e outros tipos de negócios pode dar muito certo! A ideia de coffee break é uma novidade no Brasil que ajuda a beneficiar os empreendedores.

O coffee break, ou “pausa para o café”, é uma pausa de eventos oferecidos por empresas com comes e bebes para discutir o que foi ouvido e compartilhar lanches.

E é cada vez mais comum parcerias entre esse tipo de negócio e lojas de café, que alugam seu espaço para eventos como: comissões, sessão de autógrafos, palestras e até encontro de empresas.

Além de funcionar de um jeito simples, basta fechar um contrato com o responsável pela organização do evento, também promove o mercado e conquista benefícios. 

Mesmo uma cafeteria pequena, esse tipo de oportunidade não só abre portas para pessoas novas conhecerem o seu empreendimento, fazendo com que retorne,  como também pode obter um lucro vantajoso através desses acordos.

5. Faça promoções 

Quem não gosta de promoções? É uma alternativa que compensa muito, além da possibilidade do aumento das vendas.

Mesmo que não pareça, mas fazer desconto promocionais ou abaixar o preço dos produtos de vez em quando, é uma alternativa que muitos restaurantes usam para atrair a clientela.

Promoções como “Pague 3, leve 2”, ou “pague um e leve outro” incentivam o público a consumir mais do que precisam, por despertar uma sensação de vantagem. 

Promoções e Ideias criativas para cafeteria:

  • Datas comemorativas: Abaixar o preço no dia dos namorados? ou talvez um café especial para os dias das mães? São coisas que transmitem a mensagem que seu estabelecimento é flexível e confiável.
  • Promoção do dia: Combo do dia, café com desconto de sábado. Separar um lanche do cardápio para ganhar uma promoção a cada dia da semana pode ser vantajoso para o cliente fiel.
  • Experimente e ganhe: Usar novas receitas já com preço promocional também é uma opção viável se você quer mudar o cardápio e precisa saber a opinião do público. 

6. Seja criativo no marketing 

O marketing é essencial para aumentar o lucro de suas vendas, então é preciso fazer um bom e eficaz. 

E como estamos na era da internet, a frequência digital é importante para aparecer e ganhar visibilidade. 

Antes de tudo, é importante criar um logotipo para seu restaurante. Dessa forma você consegue criar uma identidade única para usar e divulgar. Assim todos reconhecem de longe a sua marca.  

Confira na tabela abaixo algumas estratégias para ajudar na divulgação:

Faça produtos personalizados

Camisas, acessórios, copos entre outros com a marca de sua cafeteria são perfeitos para divulgação. 

Monte cafés característicos 

A beleza das bebidas feitas com café fazem muito sucesso na internet, se investir em algo único  e especial, o seu negócio pode se tornar ainda mais atraente.

Panfletos também funcionam 

A distribuição de panfletos ainda pode funcionar! Com as informações de promoções do dia, localização e cardápio tem tudo para atrair um certo público. 

Seja ativo nas redes sociais

Criar contas no Instagram, Facebook e WhatsApp é quase como obrigatório. Faça um perfil e mostre regularmente o cardápio na internet. O online pode alcançar muitas pessoas.

 

7. Amplie o atendimento

Para alcançar mais público e aumentar a margem de lucro, é importante não só ter ideias criativas para cafeteria, como também ampliar a forma de vender

Por isso, ter opções como delivery, take away, por exemplo, em seu estabelecimento é uma estratégia que vale a pena tentar.

Para isso, é preciso investir em objetos como copos para viagem, embalagens especiais e uma boa tecnologia para não só acompanhar as tendências do food service, como também agir com qualidade.

Além do atendimento online, via WhatsApp ou Instagram que disponibiliza um contato mais íntimo com o cliente!

Utilizando cardápio digital via QR code e comanda eletrônica, seu empreendimento ganha velocidade e eficiência, um detalhe que faz muita diferença na hora de vender.

8. Tenha um bom sistema de gestão

Para otimizar seu estabelecimento e garantir um aumento nos ganhos, é necessário mais que ideias criativas para cafeteria, ter um sistema  de gestão simples, ágil e inteligente é o que você precisa!

E quem melhor que a Saipos para ajudar a aumentar a qualidade da sua tecnologia e automatizar seu restaurante

Oferecemos serviços ideias para melhorar o atendimento de sua cafeteria, como integração com Apps delivery, controle de estoque e muito mais!

Confira a lista de algumas das funcionalidades do Software da Saipos:

  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Com a Saipos, seu empreendimento pode oferecer muito mais automatização e agilidade!

Não perca! Clique no banner abaixo para conhecer mais funcionalidades e benefícios do Sistema para cafeteria da Saipos! Aproveite!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

11 dicas para melhorar seu atendimento