Administrar um restaurante delivery: 7 dicas de como realizar essa tarefa

Descubra o que é necessário para administrar um restaurante delivery

Como administrar um restaurante delivery é uma pergunta recorrente para todos os novos empreendedores, afinal são muitas questões que devem ser pensadas até a abertura do negócio.

Pedir comida por aplicativos de delivery tem se tornado um hábito muito comum no mundo inteiro e esse é o tipo de negócio que tem tudo para dar certo caso as coisas sejam feitas corretamente.

Segundo o estudo da Statista, o setor prevê um crescimento de 7,83% ao ano, ou seja, deve movimentar cerca de US$1,89 trilhão até 2029.

Só no Brasil, em 2025, as entregas movimentam 38,8% de usuários de aplicativos online, mostrando que as pessoas estão interessadas no consumo de alimentos prontos em casa.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de como administrar um restaurante delivery de forma correta e aproveitar o crescimento desse mercado lucrativo. São eles:

  1. Garanta que seja fácil e rápido fazer um pedido;
  2. Escolha uma boa plataforma para o delivery online;
  3. Tenha embalagens apropriadas para cada comida;
  4. Fidelize seu cliente, sempre!
  5. Faça promoções frequentemente;
  6. Analise os feedbacks;
  7. Use a Saipos para administrar um restaurante delivery.
administrar um restaurante delivery - SAIPOS 1

1. Garanta que seja fácil e rápido fazer um pedido

O freguês não pode ter dificuldades na hora de fazer um pedido no seu restaurante delivery, principalmente se você trabalhar com app ou site próprio. 

Os clientes têm fome e ansiedade pela chegada da comida, então anote isso como ponto principal de como administrar um restaurante delivery de sucesso

É mais que necessário que a experiência na sua plataforma seja rápida, fácil e útil. Inclusive para o restaurante. Opte por um aplicativo que você saiba operar e que facilite seu atendimento. 

Uma das formas de ser ágil e oferecer um bom serviço, é descrever os ingredientes de cada prato dentro dos apps. Isso irá economizar tempo do restaurante e facilitará a compra do cliente. 

Mas, caso você trabalhe com pedido via telefone, o bom é evitar perguntas desnecessárias e responder sempre com objetividade às dúvidas do cliente.

Classificação iFood: O tempo de entrega está diretamente ligado à classificação positiva dentro das plataformas de entrega. Quanto maior a sua posição, mais confiança passa ao cliente.

De acordo com o iFood, é necessário realizar uma boa entrega nos seguintes requisitos: comida saborosa, boa aparência, boa quantidade, boa embalagem, temperatura certa, bons ingredientes e no ponto certo.

2. Escolha uma boa plataforma para o delivery online

Antes mesmo de administrar, todo empreendedor quer um delivery lucrativo e, para isso, é necessário usar o aplicativo de entrega.

Hoje em dia, a maioria das pessoas escolhe o que vai comer pelo seu próprio smartphone, então é inevitável não usar a tecnologia para vender mais. 

Os apps tradicionais geralmente cobram uma comissão sobre o valor de cada venda, que costuma ficar entre 10 e 15%. Você só paga pelo uso se efetivamente vender! Mesmo que comprometa um pouco do ticket médio, vale a pena pela exposição para novos clientes. 

Além disso, você ainda pode optar por ter um app próprio para tentar fidelizar o cliente com mais facilidade. Nesses casos, oferecer uma plataforma funcional é imprescindível.

Pensando nessa necessidade a Saipos criou o primeiro comparador delivery do mercado! Clique no banner para ter acesso de forma 100% gratuita:

3. Tenha embalagens apropriadas para cada comida

O drama de muitos empresários e donos de restaurantes delivery é a forma como o pedido chega para o cliente, pois do restaurante até o cliente, o alimento pode ser chacoalhado e estragar a experiência.

Todo mundo que pede por delivery deseja que sua comida chegue quentinha e organizada. Mas, com o número de entregas de um mesmo motoboy, por exemplo, às vezes fica difícil garantir a mesma qualidade para todos. 

Há também aqueles problemas de recheios de pizzas que se misturam, molhos que vazam da embalagem e bebidas que chegam mornas.

Para evitar problemas como esse é mais que necessário que você invista em embalagens para delivery apropriadas para o tipo de comida que o local serve.

Encontre bons fornecedores! O custo pode até ser mais caro do que o normal, porém, investir no produto do seu restaurante pode facilitar para você ganhar dinheiro com delivery, já que fideliza mais clientes. Conheça alguns tipos a seguir:

Recipientes de alumínio:

Essa é uma ótimas opção para manter o alimento aquecido ou gelado. São bons para itens com pouco molho, como carnes assadas e legumes salteados.

As embalagens de alumínio são leves e práticas, tanto para o cliente, já que ele pode esquentar dentro do forno, quanto para o vendedor, visto que possui bom custo benefício.

Vale ressaltar que o alumínio possui algumas desvantagens, como a fragilidade da embalagem a impactos fortes, podendo amassar ou romper.

Outro problema, está nos alimentos com molho, como massas e sobremesas, visto que as tampas, geralmente, são de papel e possuem pouca vedação.

Embalagens de isopor

Já as embalagens de isopor, são consideradas uma das mais baratas, e também a mais utilizadas no mercado de entregas para restaurantes delivery.

Suas qualidades se dão devido a boa conservação da temperatura dos alimentos e boa vedação das tampas, o que diminui a chance de derramar molhos.

Sua desvantagem está na conservação de alimentos fritos, como batatas fritas, pois a embalagem sua e tira a crocância ao ser fechado.

Além disso, é considerado uma embalagem frágil para grandes impactos, um pouco menos que a de alumínio, mas ainda sim merece um cuidado especial do entregador.

Caixa de papel resinado

Uma das poucas embalagens do mercado que oferecem a possibilidade de personalização. Com esse modelo, você pode inserir sua marca e uma mensagem bacana para o cliente.

Além de bonitas e uma forma de propaganda visual, seu custo não é tão alto e garante segurança para o alimento devido a resina que sela o papel.

Sua principal desvantagem está na baixa resistência à umidade. Mesmo sendo melhor que os papéis sem revestimento, dependendo do produto pode não proteger alimentos muito quentes e com molhos.

Ele é mais indicado para o delivery de sushi, hambúrguer e sanduíches, por ser alimentos mais secos e com pouco molho para transferir para o papel.

4. Fidelize seu cliente, sempre!

Se você está se perguntando em como administrar um restaurante delivery de sucesso a longo prazo, a principal dica é esta: invista na fidelização do seu cliente.

Geralmente, manter um cliente antigo custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo, para o empresário. Por isso, fidelizar é uma questão de sobrevivência. 

O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo. Você também pode disponibilizar:

  • Programa de fidelização: onde o cliente junta pontos a cada compra, que podem ser convertidos em descontos ou cortesias;
  • Bebida inclusa para pedidos com x valor: ofereça um brinde para pedidos acima de um valor específico;
  • Refeição grátis: disponibilize um cartão fidelidade que forneça, a cada dez refeições consumidas, uma gratuita;
  • Entrega gratuita: uma ótima opção para disponibilizar nos dias menos movimentados, isso motiva o cliente a comprar, pois ele sente que está economizando.

Quer saber ótimas técnicas para ter um delivery de sucesso? Nós separamos um vídeo exclusivo para você! Dê o play para assistir!

5. Faça promoções frequentemente

É isso mesmo! Quem não quer fazer uma refeição por delivery pagando menos? Ainda mais quando estamos falando do seu prato predileto. 

Veja algumas opções de promoções para implementar no seu restaurante e conseguir fidelizar mais clientes:

Menu do dia

Um menu especial a um preço mais acessível durante a semana pode atrair clientes que procuram uma refeição rápida e econômica.

Happy hour

Um happy hour com descontos em bebidas e petiscos durante um período de pouco movimento no delivery incentiva os clientes a fazerem mais pedidos neste horário.

Promoções sazonais

Promoções relacionadas a datas comemorativas, feriados e estações do ano, como um cardápio especial de Dia dos Namorados, Natal, ou um menu de inverno.

Programa de fidelidade

Um programa de pontos ou cartão de fidelidade, no qual os clientes ganham recompensas após um número determinado de visitas.

Refeições para crianças

Tenha um menu infantil com preços acessíveis, afinal, crianças comem bem menos!

 

Com essas estratégias, você aumenta o fluxo de clientes, principalmente nos dias menos movimentados durante a semana, consegue subir o ticket médio e divulgar novos produtos do cardápio.

6. Analise os feedbacks

Essa é uma das partes que, normalmente, quem administra um restaurante delivery acaba ignorando: analisar os feedbacks deixados pelos clientes.

Mas, ver as respostas e avaliações que a clientela faz de cada produto, é uma forma de tornar o seu estabelecimento melhor e mais adequado com o que o público que frequenta deseja.

As redes sociais e os aplicativos de entrega de comida dão muita voz ao consumidor. Não basta só agradecer os elogios e ignorar as críticas. É necessário enxergar quais são os pontos fracos e fortes do seu restaurante delivery.

Utilize as redes sociais e a área de feedback dos aplicativos de delivery para estabelecer um relacionamento de confiança com os clientes. Inclusive, incentive que eles façam comentários e responda publicamente.

Resolver alguns problemas dos clientes também faz muita diferença, pois uma pessoa que está insatisfeita com o seu pedido, poderá ir até às redes sociais e criticar o restaurante, aumentando a taxa de rejeição do estabelecimento.

7. Use um sistema para delivery 

A Saipos tem a solução ideal para ajudar você a administrar um restaurante delivery! Ao adquirir o nosso sistema de pedidos online, você estará dando um passo gigantesco para simplificar, agilizar e aprimorar a gestão do seu estabelecimento.

Sendo o software com o maior número de integrações com aplicativos de delivery e logística do mercado, a Saipos já está presente em mais de 15 mil restaurantes em todos os estados do Brasil.

E claro que você terá diversas vantagens e funcionalidades, veja quais são algumas delas:

  • Sistema 100% localizado na nuvem: possibilitando que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora;
  • Sistema PDV: integra todas as ferramentas essenciais da plataforma com o seu negócio;
  • Concentração dos pedidos em uma única tela: tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação a cozinha;
  • Site delivery com tela customizável: espaço virtual personalizado, que transmita a identidade do seu negócio e facilite a experiência de compra para os seus clientes.
  • Localização de pedidos através de filtros: localize os pedidos de forma rápida e prática, tornando todo o processo de gestão de entregas mais eficiente e organizado e muito mais!

Chegou a hora de levar o seu restaurante ao próximo nível! Com a Saipos, você terá uma parceria sólida e eficiente para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso.

Não perca tempo, junte-se aos milhares de restaurantes que já confiam em nós. Converse com um dos nossos representantes para conhecer mais detalhes!

FAQ

Saiba mais sobre como administrar um restaurante delivery!

O que é preciso para administrar um restaurante delivery?

Você deve prestar atenção no atendimento oferecido pelos seus funcionários, conhecer as regras e legislações, fazer uma análise da concorrência, investir em marketing, manter o controle do estoque e das finanças e manter a sua equipe qualificada.

Que tipo de restaurante dá mais lucro?

Geralmente, são os fast-foods e lanchonetes, pois possuem um alto volume de vendas e menor custo de operação. No ramo delivery, restaurantes que atendem 100% de entrega, como as Cloud Kitchens, também entram nessa categoria.

Qual a margem de lucro de um restaurante delivery?

Dependendo da eficiência e outros fatores administrativos, um restaurante delivery pode faturar entre 10% e 15%.

Como ser um bom gestor de restaurante?

Para ser um bom gestor, você precisa ter liderança, conhecimento da área de atuação, boa comunicação com a equipe, adaptação para os diversos cenários, ser organizado e estar atualizado sobre as tecnologias do mercado.