Administrar um restaurante delivery: 7 dicas de como realizar essa tarefa

Descubra o que é necessário para administrar um restaurante delivery

Como administrar um restaurante delivery é uma pergunta recorrente para todos os novos empreendedores.

Afinal, pedir comida por aplicativos de delivery tem se tornado um hábito muito comum no mundo inteiro e esse é o tipo de negócio que tem tudo para dar certo caso as coisas sejam feitas corretamente.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de como administrar um restaurante delivery de forma correta:

  1. Fazer o pedido deve ser rápido e fácil!;
  2. Escolha uma boa plataforma para o delivery online;
  3. Tenha embalagens apropriadas para cada comida;
  4. Fidelize seu cliente, sempre!;
  5. Faça promoções frequentemente;
  6. Analise os feedbacks;
  7. Use um sistema para delivery.

Mas antes, que tal entender como entregar o melhor atendimento possível para os seus clientes? Clique no banner e baixe nosso e-book 100% gratuito!

1. Fazer o pedido deve ser rápido e fácil!

O freguês não pode ter dificuldades na hora de fazer um pedido no seu restaurante delivery, principalmente se você trabalhar com app ou site próprio. 

Os clientes têm fome e ansiedade pela chegada da comida, então anote isso como ponto principal de como administrar um restaurante delivery de sucesso. 

É mais que necessário que a experiência na sua plataforma seja rápida, fácil e útil. Inclusive para o restaurante. Opte por um aplicativo que você saiba operar e que facilite seu atendimento. 

Uma das formas de ser ágil e oferecer um bom serviço, é descrever os ingredientes de cada prato dentro dos apps. Isso irá economizar tempo do restaurante e facilitará a compra do cliente. 

Mas, caso você trabalhe com pedido via telefone, o bom é evitar perguntas desnecessárias e responder sempre com objetividade às dúvidas do cliente.

2. Escolha uma boa plataforma para o delivery online

Antes mesmo de administrar um delivery você vai precisar ter lucro e, para isso, é necessário usar o aplicativo de entrega.

Hoje em dia, a maioria das pessoas escolhe o que vai comer pelo seu próprio smartphone, então é inevitável não usar a tecnologia para vender mais. 

Os apps tradicionais geralmente cobram uma comissão sobre o valor de cada venda, que costuma ficar entre 10 e 15%. Você só paga pelo uso se efetivamente vender!

Mesmo que comprometa um pouco do ticket médio do seu restaurante delivery, vale a pena pela exposição para novos clientes. 

Além disso, você ainda pode optar por ter um app próprio para tentar fidelizar o cliente com mais facilidade. Nesses casos, oferecer uma plataforma funcional é imprescindível.

Pensando nessa necessidade a Saipos criou o primeiro comparador delivery do mercado! Clique no banner para ter acesso de forma 100% gratuita:

3. Tenha embalagens apropriadas para cada comida

O drama de muitos empresários e donos de restaurantes delivery é a forma como o pedido chega para o cliente.

Todo mundo que pede por delivery deseja que sua comida chegue quentinha e organizada. 

Mas, com o número de entregas de um mesmo motoboy, por exemplo, às vezes fica difícil garantir a mesma qualidade para todos. 

Há também aqueles problemas de recheios de pizzas que se misturam, molhos que vazam da embalagem e bebidas que chegam mornas.

Para evitar problemas como esse é mais que necessário que você invista em embalagens para delivery apropriadas para o tipo de comida que o local serve.

Encontre bons fornecedores! O custo pode até ser mais caro do que o normal, porém, investir no produto do seu restaurante delivery torna-se mais lucrativo, já que fideliza mais clientes.

pessoa recebendo encomenda do delivery

4. Fidelize seu cliente, sempre!

Se você está se perguntando em como administrar um restaurante delivery de sucesso a longo prazo, a principal dica é esta: invista na fidelização do seu cliente.

Geralmente, manter um cliente antigo custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo, para o empresário. Por isso, fidelizar é uma questão de sobrevivência. 

O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo.

Disponibilizar um programa de fidelização, com pontos que podem ser convertidos em descontos, é importantíssimo.

Também dá para oferecer um brinde para pedidos acima de um valor específico, uma refeição grátis a cada dez consumidas ou então uma entrega gratuita.

Quer saber ótimas técnicas para ter um delivery de sucesso? Nós separamos um vídeo exclusivo para você! Dê o play para assistir!

5. Faça promoções frequentemente

É isso mesmo! Quem não quer fazer uma refeição por delivery pagando menos? Ainda mais quando estamos falando do seu prato predileto. 

Veja algumas opções de promoções para implementar no seu restaurante e conseguir fidelizar mais clientes:

Menu do dia

Um menu especial a um preço mais acessível durante a semana pode atrair clientes que procuram uma refeição rápida e econômica.

Happy hour

Um happy hour com descontos em bebidas e petiscos durante um período de pouco movimento no delivery incentiva os clientes a fazerem mais pedidos neste horário.

Promoções sazonais

Promoções relacionadas a datas comemorativas, feriados e estações do ano, como um cardápio especial de Dia dos Namorados, Natal, ou um menu de inverno.

Programa de fidelidade

Um programa de pontos ou cartão de fidelidade, no qual os clientes ganham recompensas após um número determinado de visitas.

Refeições para crianças

Tenha um menu infantil com preços acessíveis, afinal, crianças comem bem menos!

6. Analise os feedbacks

Essa é uma das partes que, normalmente, quem administra um restaurante delivery acaba ignorando: analisar os feedbacks deixados pelos clientes.

Mas, ver as respostas e avaliações que a clientela faz de cada produto, é uma forma de tornar o seu estabelecimento melhor e mais adequado com o que o público que frequenta deseja.

As redes sociais e os aplicativos de entrega de comida dão muita voz ao consumidor. Não basta só agradecer os elogios e ignorar as críticas. 

É necessário enxergar quais são os pontos fracos e fortes do seu restaurante delivery.

Resolver alguns problemas dos clientes também faz muita diferença, pois uma pessoa que está insatisfeita com o seu pedido, poderá ir até às redes sociais e criticar o restaurante, aumentando a taxa de rejeição do estabelecimento.

7. Use um sistema para delivery 

A Saipos tem a solução ideal para tornar o seu restaurante um verdadeiro sucesso! 

Ao adquirir o nosso sistema de pedidos online, você estará dando um passo gigantesco para simplificar, agilizar e aprimorar a gestão do seu estabelecimento.

Sendo o software com o maior número de integrações com aplicativos de delivery e logística do mercado, a Saipos já está presente em mais de 10 mil restaurantes em todos os estados do Brasil.

E claro que você terá diversas vantagens e funcionalidades, veja quais são algumas delas:

  • Sistema 100% localizado na nuvem: possibilitando que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora;
  • Concentração dos pedidos em uma única tela: tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação a cozinha;
  • Site delivery com tela customizável: espaço virtual personalizado, que transmita a identidade do seu negócio e facilite a experiência de compra para os seus clientes.
  • Localização de pedidos através de filtros: localize os pedidos de forma rápida e prática, tornando todo o processo de gestão de entregas mais eficiente e organizado. 
  • E muito mais!

Além do mais, por meio do sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores, e mais!

Chegou a hora de levar o seu restaurante ao próximo nível! Com a Saipos, você terá uma parceria sólida e eficiente para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso. Não perca tempo, junte-se aos milhares de restaurantes que já confiam em nós. 

Converse com um dos nossos representantes para conhecer mais detalhes!

Atendimento para delivery