ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Como usar um aplicativo para pedir comida online no seu restaurante?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Como usar aplicativo para pedir comida online no seu delivery?

No mercado de Food Service, há uma enorme variedade em aplicativo para pedir comida online, e é necessário saber escolher qual deles representa mais benefícios para o seu delivery.  

Mas, afinal, como fazer essa escolha? Engana-se quem pensa que só a popularidade da plataforma importa. 

Na verdade, é necessário considerar as taxas de cada app, suas funcionalidades, pontos fracos e fortes e barreiras que seu restaurante encontrará na hora de divulgar seus produtos online.

Neste conteúdo, você vai entender tudo sobre aplicativo para pedir comida online, desde os detalhes que você ainda não sabia sobre cada app, até as melhores dicas de quem mais entende do assunto.

Confira o que você vai ver por aqui:

  • Quais são os tipos de plataformas de delivery?
  • Quais são os pontos de atenção na hora da escolha?
  • Como evitar a dependência das plataformas?
  • Taxas: entenda como elas são cobradas
  • Comparador dos principais apps de delivery
  • 3 cuidados que você precisa ter ao se vincular aos apps de delivery
  • Integração da Saipos: 5 razões pelas quais você precisa dela
  • Por que é importante ter um sistema para delivery?

E antes de continuar a leitura, aproveite para baixar o e-book Tudo sobre Delivery, ele é gratuito e vai te ajudar na gestão e estratégias do seu negócio. Para baixar aperte no banner!

 

3 tipos de plataformas de delivery: conheça!

Nem todo aplicativo para pedir comida online é igual. Existem 3 tipos:

  • Apps de delivery
  • Apps de logística
  • Aplicativos e sites próprios 

Cada categoria é ideal para um diferente perfil de restaurante, e apostamos que você nem sabia de todas essas possibilidades. Mas fique tranquilo, pois a Saipos te explica agora a diferença entre cada um deles!

1. Aplicativos de delivery

Essa categoria de plataformas é a mais conhecida e utilizada pelos restaurantes. Com elas, o cliente faz o pedido online, que é repassado para o seu delivery

A partir daí você, pode aceitar ou não a solicitação, mandar para a produção e depois preparar a entrega.

São os mais populares entre os deliveries: iFood, Rappi, Uber Eats, Delivery Much e 99 Food.

2. Aplicativos de logística

Como o próprio nome já diz, esses apps auxiliam na sua operação, atuando diretamente na parte de entrega ao cliente.

Quem utiliza um site próprio para vender precisa de um serviço que leve o produto até quem fez a compra. E é aí que os aplicativos de logística entram.

Com esse serviço, você também pode optar sobre o que é mais vantajoso para o seu restaurante, mesmo quando o app de delivery utilizado também faz entregas.

Quando a plataforma oferece essa possibilidade, as taxas são mais altas. Frente a essa realidade, você pode escolher por utilizar o serviço de entrega do app de delivery, ou contratar um aplicativo de logística que te ajude na entrega do pedidos online.

E quais são os principais apps de logística?

Atualmente, a Sode e a Foody Delivery desempenham muito bem o papel de logística para restaurantes de delivery.

A SODE é um sistema que cuida apenas das entregas do seu restaurante. Os “soldados de entrega”, como a própria plataforma chama, possibilita o rastreamento dos pedidos em tempo real.

E o melhor de tudo é que a automação permite que o caminho ideal para a entrega seja traçado, garantindo que o percurso seja feito em menos tempo, aumentando a qualidade do serviço.

Já a Foody Delivery pode ser útil em dois momentos: quando o seu restaurante já tem uma equipe de entregadores e quando você quer terceirizar este serviço.

Para quem já possui frota própria, a plataforma disponibiliza um aplicativo para ser instalado no smartphone do seu motoboy

Clicando no botão de rastreio, você passa a ter total acesso sobre a rota que o entregador está fazendo, podendo acompanhar em tempo real através do seu computador.

Ao todo, a plataforma processa mais de 250 mil entregas por mês, contando com 8 mil entregadores distribuídos em 240 cidades.

3. Sites e Aplicativos Próprios

Essas também são opções interessantes para quem tem um restaurante delivery, principalmente se o objetivo for ter o máximo de independência possível.

Em um site próprio você pode manter a essência e identidade do seu restaurante. Entre as opções, as mais conhecidas são: Delivery Direto, Neemo, CCM, Accon e JotaJá

Em todas essas opções você terá a vantagem de não precisar pagar comissão para as grandes plataformas, como iFood, Rappi e Uber Eats.

Assim, o valor a ser desembolsado será apenas o da mensalidade, sem comprometer o seu faturamento.

Quais são os pontos de atenção na hora da escolha?

Agora que você já sabe que existem vários tipos de aplicativo para pedir comida online, está na hora de entender o que é relevante na hora de decidir qual é mais vantajoso para o seu negócio.

Nesse sentido, elencamos os 3 pontos principais para analisar antes de tomar uma decisão assertiva, que são:

  1. Popularidade;
  2. Custos;
  3. Expectativas de crescimento.

1. Popularidade

Vincular-se a um aplicativo para pedir comida online que já faz sucesso é muito importante, porque seu cliente dificilmente irá baixar um app sem nenhuma recomendação.

Assim, para que ele encontre sua loja na plataforma, será necessário um trabalho de marketing consistente. Só assim ele encontrará o gatilho necessário para baixar um aplicativo novo.

Uma dica importante é pesquisar os apps de menor alcance, eles costumam ter taxas mais baixas e atendem em locais mais seletivos, principalmente em pontos interioranos.

Fazer essa busca pode fazer você encontrar plataformas que operam em um local mais restrito. Mesmo assim, nada impede que o local onde seu delivery opera esteja na lista.

Nesses casos, é preciso ficar atento à disponibilidade de entregadores vinculados à plataforma, caso utilize também o serviço de entrega.

Fazer parceria com um aplicativo que possui baixa aceitação pelos entregadores parceiros pode causar vários problemas que impactam diretamente na qualidade do serviço, por conta dos prováveis atrasos na entrega.

2. Custos

Sim, os custos representam um ponto fundamental na hora de decidir qual é o melhor aplicativo de comida online para o seu restaurante.

Mas isso não se refere apenas às taxas que cada plataforma cobra, e sim no impacto que esses valores terão no seu orçamento.

Antes de tomar uma decisão, estude as finanças do seu delivery e entenda quanto você pode gastar mensalmente com um aplicativo.

3. Expectativas de crescimento

Unido ao passo anterior, para entender se os custos compensam, e qual é o limite de gastos para o seu negócio, é preciso ter objetivos.

Quanto você deseja crescer utilizando uma plataforma de delivery? E esse app promete um aumento nas suas vendas? Dados como esse são fundamentais para desempatar a sua escolha em casos de dúvida.

Vale destacar que antes mesmo de estudar qual aplicativo para pedir comida online compensa mais, é necessário se aprofundar no seu próprio negócio.

Caso esteja iniciando no setor, foque nas suas metas a curto, médio e longo prazo, pensando sempre em como cada um dos aplicativos pode lhe ajudar.

Como evitar a dependência das plataformas?

O uso das plataformas de delivery existe para te ajudar a vender mais, facilitando a acessibilidade do seu cliente e o processo de compra como um todo, mas qual é o limite entre o bom uso e a dependência?

Sabemos que um aplicativo para pedir comida online é como uma vitrine de produtos, e muita gente vê essa divulgação. 

No entanto, acreditar que apenas por estar em um app de delivery os seus problemas serão resolvidos, é um grande tiro no pé.

Um dono de restaurante que constrói toda a sua estratégia sobre uma plataforma externa corre o risco de perder autoridade caso seja necessária alguma mudança nos processos.

Um restaurante que fica vinculado ao iFood, por exemplo, durante 5 anos e decide que por uma questão financeira precisa trocar de plataforma, acaba perdendo uma quantidade gigantesca de dados sobre seus clientes.

O que fazer para não ser um refém dos aplicativos?

Ao longo da parceria, estimule o cliente que compra pelo aplicativo a criar um relacionamento com o seu estabelecimento. 

Para isso, é importante caprichar na embalagem do produto, enviando folders e cartões do seu delivery, com o intuito de direcionar o cliente para sua rede de contatos, seja no Whatsapp ou no Instagram.

O importante é trazê-lo para perto de você, e isso garante que em casos de rompimento das vendas na plataforma, você ainda terá um canal de comunicação com quem costumava comprar de você.

Com o uso de um site próprio também é possível vender por delivery sem comissão para os aplicativos, mas a divulgação é outro passo fundamental para garantir esse vínculo com o cliente. Para te ajudar nisso, a Saipos preparou um material exclusivo. Aperte no banner e baixe grátis nosso e-book com 5 Dicas para Divulgar seu Delivery.

Taxas: entenda como elas são cobradas

Independentemente de se tratar de um aplicativo de delivery, logística ou site próprio, sempre haverá um custo pela parceria.

Cada plataforma tem suas diretrizes. Algumas cobram apenas a mensalidade, outras cobram uma taxa de implantação + mensalidade, e ainda há aquelas que com taxas de comissionamento.

Ou seja, uma parte do faturamento obtido por cada venda vai diretamente para a plataforma. 

Confira a tabela criada pela Saipos para comparar os três principais aplicativos para pedir comida online.

Comparador dos principais aplicativos de delivery

App

Mensalidade

Comissão

Comissão Full Service

Taxa pagamento Online

iFood

100 a 130


(cobrada apenas se faturar mais de R$ 1.800 por mês)

12%

27%

3,50%

Rappi

150

12%

27%

3,50%

99 Food

Não há

22%

27%

0,00%

Como você viu, a mensalidade, no caso do iFood, só é cobrada para restaurantes com faturamento maior que R$ 1.800,00, uma boa iniciativa para quem está começando.

No entanto, como empreendedor, você sabe que esse valor é muito baixo e facilmente será superado, obrigando o pagamento da mensalidade.

Para quem opta por usar o serviço de entrega do iFood, a comissão pode chegar a 27%, e o mesmo acontece com a Rappi. 

É nesse sentido que recomendamos uma análise criteriosa sobre o custo de usar um entregador da plataforma, pois dependendo da região pode sair muito mais barato montar a própria equipe.

Além disso, usar o serviço de um aplicativo de logística também pode ser uma medida visando economia e refinamento na qualidade do serviço.

3 cuidados que você precisa ter ao se vincular aos apps de delivery

Muitas pessoas ainda cometem erros no que diz respeito ao uso das plataformas de delivery. Há uma ideia de que basta estar lá e todos os problemas serão resolvidos, mas isso é uma mentira.

Sabemos que é necessário tomar alguns cuidados para garantir eficiência e boas vendas. Veja quais são os 3 cuidados fundamentais para atingir bons resultados:

  1. Uso da palavra-chave do seu negócio;
  2. Saiba fazer a precificação;
  3. Use boas fotos no cardápio

1. Use palavras-chave no seu cardápio de aplicativo

Você já deve ter ouvido falar que existe um algoritmo por trás dos aplicativos de delivery mais populares, e isso é real.

Para estar no topo da lista de restaurantes dos apps, é importante usar a palavra-chave do seu nicho o máximo de vezes possível.

É bem simples, digamos que você vende hambúrguer artesanal. O mais interessante para facilitar a busca pelo seu negócio seria utilizar essa palavra-chave no nome do estabelecimento.

Desse modo, o cliente que está buscando hambúrguer artesanal, terá muito mais chances de encontrar a sua loja no topo da lista.

Mas e se eu não tiver o meu produto no nome da loja? Não tem problema, o algoritmo também localiza a palavra-chave nas descrições.

Por isso, ainda que o seu delivery tenha um nome diferenciado para um combo de hambúrguer, é necessário em todas as descrições de prato, dar ênfase para a palavra-chave “hambúrguer artesanal”.

2. Saiba precificar

Pode parecer difícil de acreditar, mas inúmeros empreendedores vendem muito mas ganham pouco. Como isso é possível?

É simples de explicar. Quando não se sabe ao certo quais são os custos que envolvem o processo de produção e venda, é muito fácil “ganhar um calote” na hora de mensurar o preço para o prato.

Ter uma visão clara de todos os gastos mensais (água, energia elétrica, internet, produtos de limpeza, pagamentos, etc) é indispensável na hora de precificar os produtos.

O erro na precificação é mais comum do que se imagina. O dono do restaurante começa a notar que apesar das vendas crescentes e de todo o trabalho envolvido, só consegue o valor suficiente para se manter.

Se isso está acontecendo com você, o melhor a ser feito é uma análise financeira profunda, considerando todos os custos diretos e indiretos do seu delivery.

Não existe fórmula mágica nem regra para a precificação. Tenha em mente a barreira de preço dos concorrentes e seu lucro pretendido.

Para te ajudar nessa função, a Saipos preparou uma planilha super didática para organizar suas despesas e definir os preços dos pratos. Aperte no banner e baixe agora sem nenhum custo!

Quanto custa para usar os apps de delivery?

A Saipos saiu na frente e criou o primeiro comparador de aplicativos delivery do mercado! Com ele, você terá clareza para decidir qual é a melhor opção de plataforma para o seu negócio.

Utilizando o Comparador da Saipos, você consegue analisar todas as taxas: mensalidades, taxas de adesão, comissão e ainda pode filtrar as infomações de acordo com o que você procura. Confira!

Comparador de aplicativos delivery da Saipos

Selecione as opções no filtro abaixo e veja qual é o melhor aplicativo delivery para seu restaurante.

Ifood
Ifood
iFood

O iFood é uma empresa brasileira e um dos principais players do mercado. Atuam em mais de 1200 cidades no Brasil sempre trazendo o que há de mais inovador no mercado.

Mensalidade
R$100 a R$130
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
12%
Comissão Full Service
27%
Taxa de Pagamento Online
3.5%
Rappi
Rappi
Rappi

O Rappi é um aplicativo de delivery de comida, remédios, compras, entre muitos outros. O app está disponível em dezenas das principais cidades brasileiras.

Mensalidade
R$150
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
12%
Comissão Full Service
27%
Taxa de Pagamento Online
3.5%
Delivery Much
Delivery Much
Delivery Much

O Delivery Much é uma empresa gaúcha de delivery. Ele é o maior aplicativo de delivery de comida do interior do Brasil estando presente em mais de 300 cidades brasileiras.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
12%
Comissão Full Service
25%
Taxa de Pagamento Online
3.5%
Aiqfome

Há 13 anos no mercado o Aiqfome está presente em mais de 20 estados brasileiros e é o terceiro maior app delivery do país com mais de 2 milhões de usuários cadastrados.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
8% a 12%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
2.99% a 3.5%
Uai Rango
Uai Rango
Uai Rango

A empresa mineira está há 4 anos no mercado e atende mais de 200 cidades brasileiras. O app apresenta diversas opções de filtros e um programa de bonificação de pontos por pedido feito.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
8% a 12%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
2.99% a 3.5%
Quero Delivery
Quero Delivery
Quero Delivery

O Quero Delivery está disponível em mais de 100 cidades brasileiras. Possui diversos formatos de pagamento e apresenta uma seção voltada para informar descontos e promoções.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
5% a 10%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
4.99%
Bigou
Bigou
Bigou

O app está presente em mais de 34 cidades brasileiras nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Eles são uma plataforma completa de divulgação, marketing e vendas online.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
10%
Comissão Full Service
Não há
Taxa de Pagamento Online
Não há
To no Lucro
To no Lucro
To no Lucro

A empresa está presente em mais de 40 cidades e com 5 mil restaurantes cadastrados e 2 mil entregadores ativos.

Mensalidade
R$75
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
15%
Comissão Full Service
25%
Taxa de Pagamento Online
Não há
99 food
99 food
99 Food

O app está presente nas principais capitais e regiões metropolitanas do país. Tem dezenas de restaurantes cadastrados e você consegue pagar pelo app e acompanhar seu pedido.

Mensalidade
Não há
Taxa de Adesão
Não há
Comissão
22%
Comissão Full Service
27%
Taxa de Pagamento Online
Não há

3. Sempre utilize boas fotos no seu cardápio

Muitos donos de restaurante acham que inserir imagens no cardápio das plataformas não é necessário, mas isso é o maior erro que se pode cometer!

Nenhum cliente vai se sentir confiante para comprar um produto sem ao menos ver uma foto antes.

Mas além de ter imagens ilustrando o cardápio, é necessário que essas fotos sejam de qualidade profissional.

Organizar um alimento para uma boa fotografia é uma tarefa que exige bom senso e conhecimento, já que o foco será o alimento, e cada detalhe será notado.

Imagine que a qualidade das imagens do cardápio funciona como critério de desempate entre você e seus concorrentes. 

Comece a olhar com mais atenção para esse ponto e certamente verá seus pedidos aumentados.

Integração da Saipos: 3 razões pelas quais você precisa dela

Talvez você não entenda porque é tão importante utilizar um sistema que integre com as plataformas de delivery, por isso vamos te mostrar 3 razões:

  1. Controle em uma só tela;
  2. Acerto de entregadores;
  3. Facilidade na análise das vendas.

1. Controle em uma só tela

Utilizar a integração da Saipos facilita a sua operação porque com ela é possível organizar e gerenciar todos os pedidos em uma única tela.

Não importa se o cliente fez o pedido diretamente para o seu delivery ou se ele veio a partir dos aplicativos.

Você pode fazer todo o controle dos pedidos de maneira simples e fácil sem precisar se desdobrar entre diversos gestores de pedido. 

Assim, se você utiliza mais de uma plataforma de delivery, poderá fazer toda a gestão em apenas uma tela.

Essa organização é dividida em quatro etapas: pedido na cozinha, aguardando entrega, pedido em entrega e entregue.

Ao lado de cada ticket de pedido, é possível visualizar facilmente a procedência da venda, com o logo da plataforma de origem.

2. Acerto de entregadores

Essa é outra funcionalidade que só a Saipos oferece. Na mesma tela em que você administra os pedidos, é possível selecionar quem será o responsável pela entrega, caso você tenha frota própria.

Com essa ferramenta, você registra todas as entregas por nome do entregador, junto com o valor e a rota. 

O melhor de tudo é que no final do expediente é possível gerar um relatório com todas as entregas feitas e pedir para o entregador assinar.

Essa ação gera mais segurança para o seu restaurante e também para a sua equipe de entrega, que tem clareza de quanto deve receber na diária.

3. Facilidade de análise das vendas

Já imaginou poder analisar todos os dados sobre suas vendas em um único lugar e com separação por aplicativo?

Com a integração da Saipos você pode! Se você utiliza mais de um aplicativo e também faz vendas diretas para o cliente, é difícil manter a organização na hora de entender o que tem gerado mais lucro.

Com um sistema de gestão integrado aos aplicativos, tudo fica registrado em um único lugar, e você pode obter os dados macro e selecionar a análise individual por apps. Incrível né?

Tenha um sistema para delivery e otimize o dia a dia

A Saipos é o sistema para restaurantes e delivery que mais integra com outras plataformas, e isso representa muito mais facilidade e ganho de tempo para o seu negócio.

E falando em tempo, eu aposto que você perde muitas horas do seu dia desempenhando tarefas que poderiam facilmente serem automatizadas.

É justamente esse o maior benefício de utilizar a tecnologia da Saipos: ela cuida de todas as etapas dos seus processos e garante eficiência e diminuição de todos os erros manuais.

E você ganha tempo para pensar em estratégias eficientes ou simplesmente para aproveitar o que realmente importa.

A Saipos possui soluções tecnológicas que revolucionaram o dia a dia de milhares de restaurantes. 

O Sistema para Delivery da Saipos em uma única noite processa mais de 190 mil vendas, chegando a 30 pedidos por segundo.

São mais de 200 milhões de reais transacionados, a partir dos restaurantes, em apenas um mês!

Os números surpreendem, não é à toa que a Saipos tem o melhor sistema para delivery do mercado! Confira alguns dos benefícios:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com o melhor custo-benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!

BAIXE: 8 dicas para migrar para delivery