Como fazer um aplicativo de delivery: 8 passos para criar o seu

Confira 8 dicas de como fazer um aplicativo de delivery

Muitos empreendedores estão em busca de como fazer um aplicativo de delivery para driblar as taxas elevadas dos principais marketplaces do mercado.

De fato, investir em um canal próprio de vendas é uma estratégia importante para se destacar em relação à concorrência.

Afinal, com um sistema de pedidos online exclusivo, é possível reduzir custos, aumentar o faturamento e melhorar o atendimento ao cliente.

Mas criar uma plataforma própria exige a contratação de uma equipe especializada, além de ser um gasto com o qual nem todos podem arcar.

Neste artigo, vamos aprofundar o assunto para você entender como fazer um aplicativo de delivery de comida em poucos passos. Confira os tópicos:

Antes de continuar a leitura, aperte no banner e conheça gratuitamente o sistema para delivery que vai revolucionar o seu atendimento.

1. Como fazer um aplicativo de delivery?

O primeiro passo para criar uma plataforma de entrega é encontrar uma equipe de pessoas especializadas no desenvolvimento de tecnologia para delivery.

Além de programadores, é preciso contratar um designer visual, UX designer e copywriter para garantir que o aplicativo tenha um resultado profissional. 

Geralmente, a criação de um software envolve um time de 5 a 8 integrantes.

 

Por isso, procurar o que preciso estudar para criar um aplicativo não é o suficiente, porque o trabalho é complexo e exige diferentes conhecimentos técnicos.

2. Quanto custa para criar um aplicativo delivery?

Levando em consideração a necessidade de contratar uma equipe, os gastos com a criação de um aplicativo delivery são bastante elevados.

O preço a ser pago neste trabalho pode assustar e, na maioria dos casos, não é vantajoso para pequenos e médios empreendedores do mercado de food service.

A média de custo para criar um aplicativo de delivery pode variar entre R$500 mensais a R$500 mil no total.

O valor final depende da complexidade da equipe e de todos os processos do sistema. Quanto mais detalhado, mais caro fica o serviço.

Além disso, é preciso levar em consideração outros fatores como despesas com manutenção, hospedagem e atualização do produto.

Em busca de uma alternativa a esses preços, muitos empreendedores também procuram por como fazer um aplicativo de delivery gratis.

E, de fato, existem algumas iniciativas que oferecem soluções gratuitas para as vendas de pequenos negócios.

No entanto, nenhuma delas garante a criação de um marketplace específico para o seu negócio. 

A maioria disponibiliza um espaço de divulgação sem custos ou possibilita um sistema de entregas com gastos reduzidos.

Como fazer um aplicativo de delivery

3. Quanto tempo um aplicativo de delivery demora para ficar pronto?

O tempo de desenvolvimento da plataforma de delivery é outro fator que deve ser considerado por quem procura dicas de como criar o seu próprio aplicativo

Afinal, quanto mais demorada a finalização e efetivação do sistema, maiores são os gastos com a criação.

Para aplicativos mais simples, o período de concepção pode variar entre 1 e 3 meses, levando em consideração ajustes e correções operacionais.

4. Qual a importância de um canal de vendas delivery?

Como antecipamos, ter um canal de vendas delivery tem se tornado cada vez mais imprescindível para a lucratividade de um restaurante.

Devido ao conforto e à praticidade do serviço, a alimentação fora do lar se estabeleceu entre os consumidores. 

Por isso, um empreendedor que quer aumentar o faturamento do próprio negócio, precisa migrar para o delivery.

Confira as vantagens e desvantagens do investimento em um aplicativo de delivery próprio:

Vantagens

Desvantagens

  • Fidelização do cliente;
  • Exclusividade na interface;
  • Divulgação da marca;
  • Taxa delivery flexível;
  • Personalização;
  • Delivery sem comissão.
  • Alto investimento;
  • Tempo de produção;
  • Adaptação dos clientes com a plataforma.

 

Um dos principais benefícios de um sistema de entrega próprio, sem dúvidas, é a liberdade para calcular frete delivery de modo que o preço final seja bom tanto para o cliente quanto para o empreendedor.

Apesar de ser um investimento relativamente alto, ter um aplicativo de delivery próprio pode aumentar o faturamento do seu negócio a médio e longo prazo.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a economizar e vender mais com as suas próprias plataformas.

Aperte o play e confira!

5. Vale a pena estar em um app de delivery famoso?

Estar presente nos principais marketplaces, como o iFood e a Rappi, é importante para a visibilidade e aumento de vendas do restaurante. Então, sim, vale a pena!

Mas, é preciso ter em mente que os clientes não são necessariamente do seu estabelecimento, e sim da plataforma.

E é a partir desse entendimento que ter outras ferramentas de atendimento, como aplicativo ou site próprio, se torna importante.

Os canais de venda exclusivos garantem uma fidelização ainda maior com o público, algo que todo empreendedor busca conquistar. 

Além disso, ajuda a reduzir os custos com as taxas e, consequentemente, aumentar o faturamento ao fim do mês.

Uma forma ainda mais eficiente de economizar dinheiro e otimizar o seu delivery é implementando um sistema de gestão, como o da Saipos, que proporciona a maior integração com outros aplicativos do mercado.

Ao todo, são mais de 30 integrações com apps de delivery e logística, além de assistentes virtuais e site delivery. 

Tudo pensado para te ajudar a oferecer um atendimento cada vez mais personalizado e ágil aos seus clientes, com o melhor custo benefício do Brasil.

Para conhecer gratuitamente todas as parcerias da Saipos, e como elas podem impactar positivamente o dia a dia do seu negócio, aperte no banner!

6. O que um aplicativo de delivery precisa ter?

Além de saber como fazer um aplicativo de delivery, é preciso ter conhecimento sobre o que é necessário para uma jornada completa e satisfatória para o cliente.

Alguns pontos como identificação do restaurante e cardápio são itens essenciais no desenvolvimento de uma plataforma de entrega exclusiva. 

Confira tudo o que um aplicativo de delivery precisa ter:

  • Identidade visual;
  • Descrição e fotografia dos pratos;
  • Seções por categoria dos pratos (combos, sobremesas, bebidas etc);
  • Preço dos produtos;
  • Opção de adicional nos pedidos;
  • Campo de observações nos pedidos;
  • Visualização da sacola de compras;
  • Formas de pagamento online;
  • Acompanhamento do pedido em tempo real.

Com esse padrão, a experiência do cliente fica mais intuitiva, o que pode influenciar na decisão de manter, ou não, o app baixado no smartphone.

7. Como fazer um site delivery?

O site delivery é uma alternativa inteligente para solucionar as necessidades de um canal de vendas próprio, mas com um investimento muito menor.

A plataforma direto da web é um meio que permite a realização e o acompanhamento dos pedidos. 

Tudo isso sem a obrigação de fazer o download de um app e ocupar a memória interna do smartphone.

Isso é muito importante para alguns clientes que sabem das vantagens de usar as plataformas exclusivas, mas não podem ou não querem instalar um aplicativo.

O custo baixo, em relação ao desenvolvimento de um aplicativo, é outra vantagem que torna o site delivery mais interessante para restaurantes no segmento.

Com a Saipos, esse investimento pode ser ainda mais econômico para os empreendedores, uma vez que nós oferecemos a possibilidade de venda por meio de um Site Delivery personalizado integrado ao nosso sistema!

8. Qual é a melhor solução para criar um aplicativo delivery?

Você chegou até aqui para aprender como fazer um aplicativo de delivery e agora vai receber a dica mais importante para o seu negócio.

A Saipos está com uma novidade exclusiva: o Saipos Bot. Uma ferramenta de automação de atendimentos feita a partir de Inteligência Artificial.

É uma solução mais econômica e funcional, já que você não precisa criar um aplicativo de delivery para oferecer um atendimento personalizado aos clientes.

O Bot da Saipos divide o atendimento em alguns processos, como envio do cardápio, atualização do status do pedido e informar as formas de pagamento

Mas, caso você não abra mão de ter um app próprio, o nosso sistema também integra com empresas especializadas na criação de um aplicativo personalizado!

Ou seja, o nosso sistema para delivery oferece tudo o que você precisa para administrar o seu estabelecimento e colher bons resultados.

Para as operações cotidianas, você ainda tem acesso a:

  • Controle de estoque;
  • Fluxo de caixa;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Monitor KDS;
  • Sistema para controle de caixa PDV.

E muito mais! Tudo isso com o melhor custo-benefício do mercado e com uma tecnologia exclusiva!  

Aperte no banner para conhecer nosso sistema, em uma demonstração gratuita, e tirar suas dúvidas com um de nossos consultores!

Crie um site delivery agora mesmo!