Pesquisa Food Service 2021
50% de desconto na adesão do Sistema Saipos

Automatize seu restaurante! Esteja preparado para 2022 e impulsione suas vendas.

QUERO MEU DESCONTO!

8 tipos de embalagem ecológica para o seu restaurante

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Saiba tudo sobre embalagem ecológica para restaurante!

O consumo de usar embalagem ecológica para comida mostra que o mundo mudou e as práticas sustentáveis se tornaram um diferencial competitivo no ramo da gastronomia.

É aí que as embalagens para delivery consideradas ecológicas entram como símbolo de inovação para os restaurantes.

Claro que isso afeta os consumidores que já entenderam a importância em fortalecer as marcas responsáveis.

Por isso, vamos ajudar você a compreender  melhor o universo das embalagens sustentáveis e auxiliar na escolha daquela que melhor se encaixa com o estilo do seu restaurante. 

Isso vale para um delivery de churrasco, frango no balde, uma doceria ou um estabelecimento de marmitex e congelados.

Está pronto para conhecer 8 tipos de embalagem ecológica para comida? Antes disso, que tal algumas dicas essenciais para acelerar seu delivery?

Aperte no banner abaixo e acesse o e-book “Tudo sobre delivery”, preparado pela Saipos. É totalmente gratuito e com certeza vai ajudar você!

O que é considerado uma embalagem ecológica?

Embalagens ecológicas, também conhecidas como eco-friendly ou sustentáveis, são aquelas feitas a partir de matérias-primas que podem ser reutilizadas, recicladas ou reaproveitadas

No mercado já existem diversos tipos de embalagens sustentáveis, feitas com papel reutilizado, plásticos PLA, material orgânico, fibra de côco, sacos de juta, entre outros.

Quer saber detalhes sobre cada um deles? Acompanhe abaixo e faça a melhor escolha para o seu restaurante.

Diferença entre embalagem ecológica, sustentável e biodegradável

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber a diferença entre os tipos de embalagens: ecológicas, sustentáveis e biodegradáveis.

Embalagens ecológicas

São feitas a partir de processos que respeitam o meio ambiente como, por exemplo, aquelas fabricadas com material reciclado. 

Embalagens sustentáveis

São fabricadas por meio de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar e o milho. 

Embalagens biodegradáveis

São as que se autodestroem em até 180 dias, porém, o processo depende do descarte correto e de um clima favorável.

8 tipos de embalagens ecológicas

Agora vamos listar 8 modelos diferentes de embalagens ecológicas que podem fazer a diferença para seu negócio. Confira!

1. Embalagens de papel reciclado

Além de conservarem o alimento, também são uma poderosa ferramenta de marketing. Do mesmo modo, reduzem os danos causados pelos descartes

Toda embalagem de papel reciclado pode passar pelo processo de reciclagem e se tornar matéria-prima para a indústria novamente.

2. Embalagens de bagaço de cana de açúcar

São embalagens feitas com o resíduo seco das fibras da cana após a extração de seu caldo, em geral mesclados com polpa de bambu. É possível moldar diferentes formatos utilizando somente o calor e a água. Potes, pratos e bandejas são os mais procurados.

3. Embalagens de sacos de juta

Com composição natural, a juta é uma fibra têxtil vegetal e seu processo de criação utiliza somente óleos vegetais, o que torna o saco de juta 100% biodegradável. 

A produção é feita na Amazônia e cerca de 15 mil famílias de ribeirinhos vivem disso. Ou seja, além de contribuir para o meio ambiente, ao usar embalagens de sacos de juta você também ajuda a comunidade da maior floresta do mundo.

 

4. Embalagens de plástico PLA 

Comparado com os plásticos convencionais, tais como o poliestireno (PS) e polietileno (PE), que demoram de 500 a mil anos para se degradarem, o PLA (poliácido láctico) é uma opção interessante, visto que leva de seis meses a dois anos para se decompor. 

Atualmente, esse tipo de material é facilmente encontrado em todo Brasil, e pode ser utilizado para diversos tipos de comida, desde embalagens para frango frito delivery, até doces ou churrasco.

5. Embalagens de fibra de côco

As embalagens sustentáveis de fibra de côco são perfeitas para embalar lanches e não prejudicam o organismo, diferentemente de outros tipos de plásticos. 

São feitas a partir de matéria-prima nacional e biodegradadas em contato com o solo.

6. Embalagens de cera de abelha

Esse tipo de embalagem reutilizável também é perfeito para envolver qualquer tipo de produto, desde hambúrguer até frutas.

A manutenção das embalagens de cera de abelha é simples, feita apenas com água corrente, sabão neutro e esponja macia. 

7. Embalagens de vidro 

Livres de substâncias tóxicas, são interessantes para um restaurante que deseja manter um estilo mais caseiro. Essas embalagens são consideradas as mais sustentáveis do planeta

A cada 10 embalagens de vidro, quatro são recicladas, duas são reutilizadas pelos consumidores e quatro são do tipo retornáveis.

Dica da Saipos

Uma sugestão interessante para utilizar embalagens de vidro no restaurante, é  o esquema retornável.

Dessa forma, você pode vender os mais variados produtos em potes reaproveitáveis, que o cliente entrega na próxima compra e ganha um desconto, por exemplo.

Estimular esse método evidencia o pensamento ecológico do seu negócio e ajuda na fidelização dos clientes.

8. Embalagens de alumínio 

Por fim, e não menos importante, estão as embalagens de alumínio, ideais para marmitas. Eficientes para todo tipo de alimento em delivery.

Também são materiais que afastam a umidade e as impurezas. Isso garante a preservação das características, o consumo seguro e o aumento da vida útil dos produtos.

Porém, o alumínio não é tóxico para o organismo, mas é preciso tomar cuidado com o bisfenol, um tipo de plástico que reveste latas de alimentos e age como um disruptor endócrino.

Por que usar embalagem ecológica?

Você sabia que um terço do lixo doméstico é composto por embalagens?

Em outras palavras, mais de 80% das embalagens são descartadas após o primeiro uso, o que significa 25 mil toneladas que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Esses dados são do Ministério do Meio Ambiente.

Só esse já poderia ser um ótimo motivo para que você adote embalagem ecológica. Porém, podemos citar outros:

  • Não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção;
  • Reduzem os impactos ambientais;
  • Ser sustentável faz parte da nova geração, tanto na visão dos consumidores, quanto na visão das marcas;
  • Clientes preferem restaurantes com responsabilidade ambiental, então, adotar embalagens ecológicas se tornará um diferencial competitivo para o seu negócio.

Meio ambiente como um dos propósitos do negócio

Não adianta mudar os materiais do restaurante, investindo apenas em embalagem ecológica. É preciso compreender por quais razões se deve fazer isso

A conscientização deve partir da gerência e se instalar em todas as dependências do estabelecimento. 

Cultura de proteção ao meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e os consumidores identificam os estabelecimentos realmente envolvidos nessa causa. 

Por isso, escolha a embalagem que tenha mais adequação com o que você trabalha e passe adiante essa ideia, incentivando todos os seus colaboradores, instituindo isso como parte da filosofia do seu negócio. Faça a diferença!

A tecnologia a serviço do meio ambiente

Chega de comandas de papel e livro de caixa. A tecnologia agora nos ensina a utilizar sistemas amigáveis para seu restaurante, sem a necessidade de consumir recursos escassos.

Com um sistema para delivery, você consegue controlar seu restaurante todo apenas com o computador. Sim, tudo está nas suas mãos!

O Sistema Saipos oferece soluções completas para empreendimentos que oferecem entrega, como:

  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Monitor KDS - tudo na tela;
  • Integrações com aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi;
  • Gestão de entregadores;
  • Relatórios completos!

Conheça agora o Sistema para Restaurante Delivery da Saipos! Aperte no banner abaixo.

GRÁTIS: e-book Tudo Sobre Delivery!