Prato executivo: veja como apostar nesse tipo de cardápio

Confira tudo sobre como montar um prato executivo!

O prato executivo, também conhecido como  prato feito, é um dos queridinhos dos restaurantes brasileiros! Isso porque, além do sucesso com o público, também é vantajoso para o negócio. 

Os menus executivos ficaram populares por serem uma opção rápida, barata e de fácil acesso. Ou seja, quem não tem tempo para almoçar ou viaja muito, é a alternativa ideal.

Afinal, o almoço é uma das refeições mais importantes do brasileiro. Dessa forma, é necessário um bom prato de comida para fortalecer seu dia!

Os pratos executivos costumam ser montados com a combinação brasileira mais simples e de sucesso: arroz, feijão, alguma proteína, salada ou batata frita. Porém, podem variar muito.

O cardápio, o público e tipo de restaurante vão decidir qual é o melhor prato executivo para o seu estabelecimento. Existem muitas combinações!

Vamos mostrar para você cada uma delas, além de falar mais sobre o prato executivo e como montá-lo!

Antes de começarmos, já deu uma olhada no nosso e-book gratuito “11 Dicas para Melhorar o Atendimento”? Se não, é a sua chance!

Clique no banner abaixo e faça download grátis! Aproveite!

Baixe o e-book e tenha as melhores dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante

 

O que é prato executivo?

São chamadas de prato executivo, prato comercial ou prato feito (PF), aquelas refeições que já vem montadas no cardápio, sem a opção do cliente montar ou servir.

Ao contrário do A lá carte, buffet ou self service, o prato executivo é montado com uma combinação fixa de alimentos, tornando uma opção ideal para quem prefere uma refeição prática e mais acessível.

Isso porque além do prato já montado, o preço costuma ser mais barato em relação às outras escolhas do cardápio.

Dessa forma, o consumidor que busca um almoço completo, rápido e barato, o prato executivo costuma ser a escolha principal! 

E não só isso, por ser uma forma econômica de oferecer a comida do seu restaurante, é possível ter em todo e qualquer estabelecimento. O sucesso entre a clientela não é à toa!

O que é almoço executivo?

O almoço executivo nada mais é do que um almoço completo no qual a refeição principal é um dos pratos executivos. O consumidor escolhe qual consumir no horário do almoço e o comum é que o cliente também possa pedir uma entrada e uma sobremesa, sem custo adicional. Ou seja, é um almoço completo e já montado.

prato executivo

Por que oferecer prato executivo?

Até o momento, o prato executivo não parece muito vantajoso para um restaurante. Mesmo que seja uma opção barata, na verdade, oferecer um menu executivo tem lá seus benefícios.

Afinal, não se tornou popular entre os brasileiros sem ter um porquê. A maioria dos estabelecimentos oferecem pelo menos um ou dois pratos executivos no cardápio.

Até mesmo restaurantes finos, com nome e cinco estrelas, optam por esse serviço. É uma forma de alcançar todo o tipo de público também e aumentar a popularidade do seu empreendimento!

Vantagens do menu executivo

Confira na tabela abaixo algumas vantagens que o prato executivo pode trazer para seu negócio:

Prático de fazer

Por ser um prato montado, a cozinha já sabe quais  alimentos e ingredientes serão usados na preparação. Tornando mais prático e rápido, otimizando até o seu atendimento.

Reaproveitar alimentos

Você consegue montar um prato executivo com os alimentos e insumos que estão parados no seu estoque e juntar com os mais vendidos. Assim, você consegue economizar e não desperdiçar.

Pode ter em qualquer lugar

Qualquer restaurante oferece um menu executivo: bares, lanchonetes, restaurante pet friendly, food hall entre outros.

Vende mais

Você consegue também ampliar seu público e atrair alguns clientes a mais com essa opção. Mesmo sendo uma opção mais barata, pode render mais vendas e compensar. 

Amplia o negócio

Com mais clientes frequentando o lugar, já que é inclusivo, mais será falado e mais divulgação você pode ter para seu negócio.

 

É o caso das vantagens valerem a pena o investimento. Mas, lembre-se, é importante sempre manter a mesma qualidade e apetitoso.

É sempre com a boa comida que atraímos a fidelização do cliente, não importa qual prato! Seu restaurante terá sucesso se souber a maneira certa de oferecer um prato executivo como montar.

Como montar um prato executivo?

Agora que você sabe o que é o prato executivo e suas vantagens, é hora de aprender como montar um prato executivo.

Na verdade, é bem simples. Como falamos de praticidade, o ideal é sempre escolher os alimentos mais rápidos de preparo e também os que fazem mais sucesso.

Além da dupla inseparável, arroz e feijão, que não podem faltar, é preciso também completar com outras iguarias.

Outro ponto importante é sempre alterar o cardápio pratos executivos, para o cliente não enjoar com a repetição.

Trouxemos algumas sugestões de como montar um prato executivo, veja:

Carboidrato 

O arroz é o mais utilizado como carboidrato. Além de ser muito querido pelos clientes, também é mais barato. Porém, macarrão, purê de batata, batata doce e mandioca são bastante utilizados também.

Leguminosa

Para deixar a refeição mais suculenta e harmoniosa, é sempre bom colocar alguma leguminosa. O mais comum é o feijão, mas ervilha, grão-de-bico, lentilha e etc, também servem.

Proteína

A carne ou “mistura” é o que mais atrai os consumidores no geral. Por isso é importante caprichar na hora de fazer, podem ser: linguiça, frango assado, frito ou cozido, peixe, carne bovina, omelete e etc.

Acompanhamento

Como acompanhamento, é interessante ter mais de uma opção. Normalmente é: farofa, batata frita, salada etc.

Sobremesa

Sobremesa é o jeito perfeito para deixar o cliente mais satisfeito com seu cardápio. Dê a opção de um doce simples como mousse, goiaba ou até fruta.

 

Como dito antes, uma das vantagens é aproveitar os alimentos, normalmente baratos, que ficam na dispensa do seu estabelecimento.

É importante também oferecer variedade. Não é todo mundo que come carne bovina, por exemplo. Pratos vegetarianos ou infantis também são essenciais para a inclusão.

Se quiser saber mais sobre como escolher os ingredientes certos para seu menu, que tal conhecer nosso e-book gratuitoComo montar seu cardápio” ?

Além de oferecer dicas, você pode aprender mais sobre a engenharia do cardápio. Aproveite! Aperte no banner abaixo e faça download gratuito.

Baixe agora o e-book "Como montar um cardápio para restaurante" - Sistema para Restaurante Saipos

Como servir um prato executivo?

Para servir um prato executivo é preciso de alguns pontos importantes. É interessante saber a quantidade de cada ingrediente, por exemplo, para que assim possa calcular o preço.

O ideal é que a comida servida possa alimentar e satisfazer uma pessoa, mas que também possa ser vista e apreciada de longe. Afinal, um prato bonito chama atenção!

Normalmente, os chefes de cozinha colocam 2/3 de alimentos no prato servido. O suficiente para a maioria do público.

Lembre-se: é interessante fazer uma pesquisa, se houver muito desperdício de comida ou o cliente reclamar por não estar satisfeito, é hora de rever a quantidade da comida e o tamanho do prato!

Qual o preço do prato executivo?

É claro que o preço depende muito do tipo e do restaurante que estamos falando. Mas para precificar um prato feito, podemos calcular o valor dos insumos e do lucro que pode obter. Lembrando que é importante ser o mais econômico do menu.

Normalmente, o valor varia entre R$ 16,00 a R$ 22,00, sem  passar muito disso. É o valor comum, sem contar com: localização, público, insumos, cardápio e etc.

Pratos executivos mais vendidos

Como são pratos feitos, então as opções não costumam ser muito diferentes em cada estabelecimento. O que não é ruim, já que os pratos executivos mais vendidos são os favoritos do público!

Não apenas isso, mas quando falamos de prato executivo significado, falamos de comfort food, comida simples e popular. Ou seja, dificilmente  tem erro!

Tiramos, é claro, algumas exceções como pratos executivos gourmet, de restaurantes mais caros que atendem uma clientela com essa preferência. 

Por isso, vamos falar sobre os pratos feitos mais vendidos e procurados nos estabelecimentos, confira:

  • A la minuta;
  • Estrogonofe;
  • Bife à milanesa;
  • Bife bovino;
  • Feijoada;
  • Lasanha;
  • Peixe frito.

1. A la minuta

O nome a la minuta vem do francês e significa “a cada minuto”. É um tipo de prato que é feito com os alimentos mais rápidos de preparo e é servido em minutos. Normalmente, é composto por:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Bife;
  • Batata frita;
  • Ovo.

2. Strogonoff

O famoso strogonoff é um dos favoritos do país. Com arroz e batata palha de acompanhamento, são cubos de carne feitos com creme de leite. Podem ser de frango ou de carne bovina.

3. Bife à milanesa

Bifes empanados com ovo e farinha e depois fritos a óleo são muito populares no Brasil. Uma refeição rápida e típica de almoço, normalmente acompanhada de arroz, feijão, salada ou farofa. A carne pode ser bovina, de frango e até de peixe.

4. Bife bovino

O mais simples e amado bife bovino cozido e servido com arroz, farofa, batata frita, feijão e salada. É possível ser feito com outros tipos de carne como de porco e filé de frango.

5. Feijoada

A feijoada é o prato brasileiro mais conhecido do mundo. É feita com feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha, verduras variadas como couve, legumes e etc. 

Uma refeição que é completa sozinha, mas pode vir acompanhada de arroz, farofa e batata.

6. Lasanha

A famosa lasanha italiana é feita com uma massa e recheio, normalmente de carne, frango ou até berinjela, chuchu e de mais variados sabores. É assada com queijo por cima e finalizada com molho de tomate.

Não precisa de acompanhamento, mas é interessante servir com salada ou arroz, para completar o prato.

7. Peixe frito.

Se trata de fritar a carne de peixe com óleo ou azeite e servir com limão. Pratos típicos de restaurantes no litoral de praias, mas também são populares na cidade.

Pode ser servido com arroz, feijão e salada.

Vegetariano

Quando falamos de pratos executivos, é sempre bom e inteligente ter no cardápio uma opção vegetariana ou vegana. Além da inclusão de pessoas com essa dieta é importante ter mais opções saudáveis no menu! Afinal, muitos clientes optam pelo certo e saudável.

Algumas ideias de pratos vegetarianos e veganos:

  • Omelete;
  • Lasanha de legumes;
  • Feijão com legumes assados e salada;
  • Purê com arroz e legumes.

Existe delivery de prato executivo?

Sim, existe! É muito comum, por exemplo, restaurantes delivery oferecerem somente opções com pratos executivos, as famosas “quentinhas” .

Ou também as marmitas, que são ideais para negócios que querem vender mais pratos executivos. O sistema de delivery, além de ajudar na fidelização digital do cliente, também amplia o seu público.

Pessoas longe da área do seu negócio podem escolher o seu restaurante para o almoço executivo! É importante caprichar na qualidade, mesmo que seja prato executivo delivery, ainda precisa ser apetitoso, quentinho e bonito!

As embalagens para pratos executivos delivery e para marmitas devem ser de qualidade. Sem correr o risco de sujar, quebrar ou rasgar. 

O tamanho mais comum é uma embalagem divisória com 19 x 15 x 5 cm. Veja abaixo as embalagens mais utilizadas para marmita executiva:

  • Embalagem de plástico com divisória;
  • Embalagem de isopor com divisória;
  • Embalagem de plástico com tampa;
  • Embalagem de isopor térmica.

Capriche bem nas entregas dos pedidos! Delivery é simples, mas qualquer erro você pode sair no prejuízo. Por isso, é sempre bom automatizar seu restaurante!

Invista mais no seu cardápio 

É importante montar um cardápio com opções variadas e que mudam toda semana ou de 15 em 15 dias. Mas, quando o visual não é atraente, raramente o cliente chega a ler todas as opções.

Para vender mais pratos executivos, é importante que as fotos sejam claras e bonitas, já as fontes, legíveis e de fácil compreensão. 

Se quiser ideias fáceis e boas de experimentar para seu restaurante, leia o nosso material “70 artes para cardápio” e renove seu menu da melhor maneira! Clique aqui e confira!

E por falar em renovação, ter um sistema para restaurante é o jeito mais eficaz de ajudar no atendimento e automatizar seu delivery

E com o sistema da Saipos você pode fazer tudo isso de forma simples, ágil e inteligente!

Confira alguns dos nossos serviços:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Interessante, não é? aperte no banner abaixo e saiba mais sobre todas as funcionalidades do sistema de restaurante da saipos!

Confira: 70 Artes para cardápio!