SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Plano de marketing delivery: confira o passo a passo para construir o seu!

Saiba como montar um plano de marketing delivery para o seu negócio

Construir um bom plano de marketing delivery é fundamental para fazer o seu negócio se destacar diante da concorrência.

Com a pandemia, o serviço de entrega teve um aumento expressivo. Dados divulgados pela Mobills mostram que o gasto do brasileiro com alimentação fora do lar cresceu 187%, só entre o início e o fim de 2020.

O distanciamento social fez com que muitos empreendedores tivessem que adaptar seus restaurantes para o delivery. Diante de uma concorrência tão ampla, fazer com que o seu negócio se destaque pode ser desafiador. 

No entanto, ter um plano de marketing delivery eficiente é a chave para captar novos clientes, aumentar as vendas do seu empreendimento e tornar sua marca cada vez mais conhecida na região.

O que você vai ler:

E já que estamos falando de marketing, que tal baixar o nosso material com 5 dicas para divulgar seu restaurante e deixar as suas estratégias ainda mais eficientes?

Aperte no banner e comece o download de forma gratuita agora mesmo!

O que é um plano de marketing?

Antes de começar a traçar todos os pontos de um plano de marketing delivery, é importante saber o que ele representa para o seu negócio. 

O marketing surge como uma ferramenta essencial para atingir objetivos pré-estabelecidos, como aumentar o número de vendas, ou fazer seu delivery ser uma referência na região, por meio da propaganda.

Mas, diferente do que muitos pensam, não basta fazer posts nas redes sociais para construir a imagem da sua empresa.

É por isso que, para montar um plano de marketing de um restaurante delivery, é preciso passar por algumas etapas fundamentais, como o planejamento, para garantir os resultados.

Vale lembrar que é essencial ter o entendimento de que um bom marketing para restaurantes envolve ações fora do meio digital também. Divulgar um delivery tem a ver com a experiência que o cliente tem com a sua marca.

Por que é importante ter um plano de marketing delivery?

Um bom plano de marketing delivery não vai só divulgar a sua empresa nas redes sociais, mas também criar uma conexão com os clientes, aumentar as vendas e construir uma imagem sólida no mercado. 

Definir as ações de marketing certas para o seu delivery pode fazer com que sua marca se torne referência em qualidade de produto, relacionamento e atendimento ao consumidor na região.

Por isso, o planejamento é tão importante antes de colocar qualquer estratégia em prática. As ações que vão ser implementadas na comunicação do seu delivery precisam estar alinhadas com o serviço oferecido.

Por onde começar a montar um plano de marketing delivery?

Para definir estratégias assertivas no plano de marketing delivery, é fundamental conhecer bem o público que você pretende atingir com as ações. Então, antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa sobre o seu nicho.

Procure entender se o mercado está aquecido, como a concorrência está trabalhando, e quais são as novas tendências e inovações na gastronomia. 

Além disso, a pesquisa te ajudará a descobrir alguns pontos sobre o público-alvo do seu delivery, como:

  • Rotina;
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Renda mensal;
  • Preferência de produtos.

Aqui, as informações coletadas são mais genéricas e vão te ajudar a moldar o seu delivery, de acordo com um cenário mais amplo. 

Por exemplo, você pode descobrir que o seu público-alvo é composto por homens e mulheres, entre 21 e 35 anos, com uma jornada de trabalho de 9h às 18h, com uma renda de R$1600 e consomem hambúrguer, uma vez por semana. 

Conhecer as características dos potenciais clientes é essencial para desenvolver os produtos que serão vendidos, bem como os preços cobrados por cada item do cardápio. 

Além disso, tendo essas informações em mãos, é possível delimitar a persona do seu plano de marketing delivery e estruturar as ações a partir deste perfil.

Saipos explica: a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, criada de acordo com os dados, características e comportamentos encontrados na pesquisa do público-alvo. 

Uma persona precisa ter nome, idade, escolaridade, ocupação, hobbies e outros elementos que faça ela se aproximar o máximo possível de uma pessoa real que consome no seu delivery.

 

Vale lembrar que você pode trabalhar com mais de uma persona, afinal o seu estabelecimento vai lidar com muitos clientes e precisa atingir boa parte deles nas suas estratégias, mas não precisa passar de três perfis diferentes.

O que não pode faltar em um plano de marketing delivery?

O principal objetivo do marketing é divulgar seu delivery, certo? Sendo assim, é primordial que você tenha atenção com alguns pontos primordiais para a imagem do seu negócio, como a identidade visual.

A sua marca precisa ter um logo atrativo e cores que façam sentido para o segmento de mercado que você vai atuar. Nós recomendamos que você contrate um profissional para desenvolver uma identidade personalizada para o seu delivery.

Dessa forma, você terá uma marca única, que poderá ser replicada em png nas artes gráficas, e facilmente reconhecida pelo público.

Quais são as melhores estratégias para um plano de marketing delivery?

Agora que você já tem uma marca definida e conhece a persona do seu delivery, é hora de traçar as estratégias de marketing que serão executadas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Independente do segmento alimentício que o seu delivery contempla, as ações a seguir são fundamentais para a eficiência do seu plano de marketing delivery. O seu delivery de comida será outro depois de seguir essas dicas.

1. Artes gráficas

As artes gráficas, como banners e folhetos, são ferramentas importantes para a comunicação fora dos meios digitais. Você pode entregar um panfleto do seu delivery junto com o pedido, por exemplo.

Inclua informações relevantes para garantir que o cliente dê atenção ao papel que acompanha o pedido. Divulgar uma ação especial na semana pode ser uma boa opção.

Além disso, use-os para informar o número do WhatsApp, caso ele seja também um canal de atendimento, informações sobre as redes sociais, site e aplicativo delivery.

2. Use as redes sociais

As redes sociais são, atualmente, os meios mais indispensáveis para as ações de marketing. Sendo assim, o seu delivery não pode ficar de fora das principais plataformas, como o Instagram, Facebook e TikTok.

Explore os diferentes formatos que as redes oferecem e crie conteúdos sobre a rotina e os produtos do seu delivery. O TikTok é a grande tendência para negócios, devido ao alcance e engajamento orgânico proporcionado pelo algoritmo.

Confira na tabela a seguir algumas sugestões de publicações para o seu plano de marketing delivery.

Posts para redes sociais de um delivery

Instagram

Artes em carrossel sobre datas específicas do nicho, como o Dia da Pizza. Artes únicas com o produto carro-chefe do delivery, como o hambúrguer artesanal. Stories com enquetes para interação. Reels com a rotina da cozinha.

Facebook

Artes para divulgação de promoção especial. Artes que destaquem um produto e estimule o pedido. Vídeos um pouco mais longos com a produção de algum alimento.

TikTok

Como essa é uma plataforma de vídeos, acompanhe as trends, que são os vídeos que seguem um formato parecido e adapte ao seu delivery. Também vale a pena explorar a rotina da cozinha, o preparo de um alimento bastante pedido. 

 

Estabeleça uma rotina de, pelo menos, duas postagens por semanas, para garantir que a sua marca seja sempre vista. Vale lembrar que você não precisa se dedicar a todas as redes de uma vez.

Para isso, volte na sua persona e entenda em qual plataforma ela está mais presente e explore sua comunicação nela.

Os jovens estão mais conectados com o TikTok, por exemplo. Se esse for o seu público-alvo ideal, é fundamental que o seu delivery faça postagens constantes nessa rede.

A Saipos preparou um material com 58 artes para redes sociais editáveis que vão facilitar sua produção de conteúdo. Baixe gratuitamente apertando no banner!

3. Invista nas fotos do seu cardápio

Aquela máxima de que o cliente “come primeiro com os olhos” deve ser a regra para o seu cardápio.

É importante ter um menu bem construído, com informações detalhadas sobre as opções de pedido e fotos atrativas. Contrate um fotógrafo especializado em fotografias de alimentos e monte um ensaio para os seus pratos.

Essa é uma dica importante para plano de marketing de aplicativo delivery que conta apenas com a experiência digital do cliente.

4. Embalagens personalizadas

Assim como os folhetos, as embalagens para delivery são formas de comunicação bastante eficazes. Desde o material escolhido até a decoração dos invólucros, cada detalhe importa para a experiência final do cliente.

Em um plano de marketing delivery vegano, por exemplo, ter embalagens feitas com materiais recicláveis é uma estratégia que comunica ao consumidor que o seu delivery se preocupa com outras questões ambientais, além da exploração animal.

Mas, independente do nicho do seu restaurante, personalizar os invólucros faz toda a diferença na experiência do cliente. 

Você pode customizar as embalagens por meio de impressão em materiais de papel, por exemplo, ou ainda colar adesivos com o logo do seu delivery.

Administre suas vendas com sistema para delivery da Saipos!

Seguindo todas essas dicas, as vendas do seu delivery vão crescer cada vez mais. E, como você aprendeu ao longo do texto, os resultados do seu plano de marketing delivery dependem da eficiência do seu negócio.

O sistema para delivery da Saipos vai te ajudar a administrar os pedidos, evitar imprevistos e ter acesso a relatórios que vão deixar as próximas estratégias de marketing ainda mais assertivas.

Além disso, nosso software oferece outras facilidades de gestão, como:

  • Lista de compras;
  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Gestão de motoboys;
  • Sistema para controle de caixa (PDV);
  • Maior integração com aplicativos de delivery do mercado.

Aperte no banner e solicite uma demonstração gratuita das funcionalidades do sistema de delivery com o melhor custo-benefício do mercado!

SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
Sistema integrado aos principais apps de delivery do mercado, com funcionalidades que vão otimizar a gestão e o atendimento do seu negócio.
QUERO CONHECER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o sistema que vai transformar seu delivery!